Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investigando a VAA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Será que amanhã se vende?

por Charlie » 7/2/2007 18:02

[quote="carcanhol"]Embora o JAS remeta a explicação para o capitulo 2, eu insisto será que um dos bancos o dois deles não despacharam já o material? a avaliar pelo nº de acções por banco segundo o que tem sido dito +/- 30.000.000 por banco, se calhar o BCP já passou as suas em busca de uns trocos para a OPA, não é muito mas 5 aqui 10 ali, (grão a grão).

Caro Carcanhol,

A exaustiva e fundamentada análise do JAS parece apontar a razão para o que está a acontecer com o título - entrada de um parceiro estratégico!
Qual o interesse do BCP em registar umas valentes menos-valias?

Abraço e BN

Registado: 19/1/2007 17:48

Re: Será que amanhã se vende?

por Charlie » 7/2/2007 17:57

[quote="carcanhol"]Embora o JAS remeta a explicação para o capitulo 2, eu insisto será que um dos bancos o dois deles não despacharam já o material? a avaliar pelo nº de acções por banco segundo o que tem sido dito +/- 30.000.000 por banco, se calhar o BCP já passou as suas em busca de uns trocos para a OPA, não é muito mas 5 aqui 10 ali, (grão a grão).

Caro Carcanhol,

A exaustiva e fundamentada análise do JAS parece apontar a razão para o que está a acontecer com o título - entrada de um parceiro estratégico!
Qual o interesse do BCP em registar umas valentes menos-valias?

Abraço e BN

Registado: 19/1/2007 17:48

Será que amanhã se vende?

por carcanhol » 7/2/2007 17:44

Boa tarde a todos!
Bom hoje assisti a um dado que até agora não tinha registado, pelo mênos nas duas ultimas semanas. Para meu grande espanto a V.Alegre ALT veudeu mais que a V.Alegre ALT-K um pouco mênos que o dobro, quando em duas semanas tem sido exactamente o contrário, a ALT-K vende o dobro, o tripolo por ai.
Geralmente até ao almoço a ALT ganha á tarde a ALT-K recupera e dobra o volume da 1ª. Hoje isso não aconteceu e para alem disso o volume não teve qualquer significado (ridiculo face aos ultimos dias). Fiquei na espectativa e pensei que a mulher a dias ainda aparece-se por volta do fecho para as limpesas a .21 mas qual quê!
Será que amanhã vende?
Embora o JAS remeta a explicação para o capitulo 2, eu insisto será que um dos bancos o dois deles não despacharam já o material? a avaliar pelo nº de acções por banco segundo o que tem sido dito +/- 30.000.000 por banco, se calhar o BCP já passou as suas em busca de uns trocos para a OPA, não é muito mas 5 aqui 10 ali, (grão a grão).

Um abraço!

Registado: 16/11/2006 12:47

por Ulisses Pereira » 7/2/2007 17:15

Roberto, deixa-me só dar-te os parabéns por algumas coisas que foste escrevendo ao longo dos tempos, já que és uma daquelas pessoas que gosto bastante de ler. Velhos tempos o do primeiro jogo da Bolsa da BDP ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Roberto Torrão » 7/2/2007 17:10

Já cá estou.

Obrigado "Pata"

Registado: 31/10/2006 9:54

por PATRICIA » 7/2/2007 17:03

Pata-Hari Escreveu:
Sempre tive curiosidade em perceber a motivação de se criar um nick do sexo oposto. É uma espécie de fetiche recorrente no fórum. Alguém me ilucida...?

Ora bem, a razão por ter pedido a activação do meu antigo nick (que de facto é o meu nome e sobrenome), é justamente por não gostar de anonimatos, tudo aquilo que digo e escrevo(neste caso), apenas é vinculado a mim mesmo e segundo as minhas convicções, e por isso não percebo muito bem qual é a utilidade dos "nicks" sejam eles masculinos, femininos ou andrógenos, pois de facto deveríamos todos dar a cara e os nomes, para sabermos com quem falamos.

Já agora, quanto à mim, a razão de ter posto o novo nick (enquanto esperava a activação do outro, que é o meu nome), prende-se apenas com o facto de ser o nome da minha mulher, e foi aquele que me lembrei no momento do registo, e portanto nãó há nenhum resquício de fetiche ou outra conotação qualquer.

Post Scriptum: Já agora no seu caso será mesmo algum fetiche? ou a "Pata" pertence mesmo ao gênero feminino?

Cumprimentos.

Registado: 30/1/2007 11:58

Re: DÚVIDA DO JAS...

por PATRICIA » 7/2/2007 10:14

JAS Escreveu:
Só haver mais 8,6M de VAKF é que acho estranho pois ela tem movimentado volumes muito grandes...

Já há algum tempo que tem havido hipótese de arbitragem entre a VAF e VAFK (nos últimos tempos tem sido assim), e portanto mesmo antes dela arrancar, houve muitas vezes situações em que estiveram a comprar VAF mais caro do que estavam a vender VAFK, e portanto, muitos investidores devem ter trocado VAF por VAFK, pois afinal, ficam com a mesma acção, e alocam a diferença positiva da troca.

Claro está, que também "alguém" ou "alguéns" compraram estas VAF's que foram vendidas neste processo de arbitragem, pois elas não desaparecem...mas pode ser uma explicação...

Cumprimentos.

por Pata-Hari » 7/2/2007 10:03

Patricia, o teu outro nick não estava activo (logo, não há nada a recuperar). Acabei de o activar.

Sempre tive curiosidade em perceber a motivação de se criar um nick do sexo oposto. É uma espécie de fetiche recorrente no fórum. Alguém me ilucida...?
Editado pela última vez por Pata-Hari em 7/2/2007 10:20, num total de 2 vezes.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

DÚVIDA DO JAS...(rectificado)

por PATRICIA » 7/2/2007 10:01

JAS Escreveu:
Já agora onde conseguiste descobrir os números?

Bjs,
JAS

Os dados são tirados da Bloomberg

Já agora prefiria um abraço em vez de um beijo, pois estou a usar um nick feminino, mas pertenço ao outro gênero...estou à espera de reaver o meu antigo nick/nome aqui no Caldeirão...(note na assinatura)

Abço.

por carrancho » 7/2/2007 10:00

JAS então já nem destingues m/f? lol

E é TORRÃO carago, não é torrinha! :lol:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por PATRICIA » 7/2/2007 9:52

Os dados são tirados da Bloomberg

Bjs,
JAS[/quote]

Já agora prefiria um abraço em vez de um beijo, pois estou a usar um nick feminino, mas pertenço ao outro gênero...estou à espera de reaver o meu antigo nick/nome aqui no Caldeirão...(note na assinatura)

Abço.

Re: Até quando?

por JAS » 7/2/2007 0:18

carcanhol Escreveu:O que é certo é que um dia 600.000, ontem 1.000.000, hoje 700.000 salvo erro. mais uma semana disto ou duas e uma boa parte do que os bancos possuem já era (não deve faltar muito se é que falta alguma coisa) e depois de tal acontecer.

Lê o capítulo 2 escrito no dia 01 de Fevereiro.

Eu não acredito que tenha havido vendas ou compras por parte dos Bancos e explico porquê.

Continuo a pensar o mesmo...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Até quando?

por carcanhol » 6/2/2007 19:13

Boa tarde a todos! boa tarde JAS!

Pararece que como diz os tais .20 são sólidos, comtinua alguma limpesa a .21 de tempos a tempos, cada vez mais espaçada. Penso que as compras a .20 se devem a Malta que vái perdendo a paciência á medida que os dias passam, e lá vão vendendo com mênos valias ou sem ganhos, para por a massa em outros negócios (mas tambem não deve ser muita dado os preços da "Vista").
O que é certo é que um dia 600.000, ontem 1.000.000, hoje 700.000 salvo erro. mais uma semana disto ou duas e uma boa parte do que os bancos possuem já era (não deve faltar muito se é que falta alguma coisa) e depois de tal acontecer. Qual a prespectiva da cotação subir, se o papel já passou dos bancos, sabe-se lá para onde. É que não tarda já vamos com um mês nesta jogada, assim "nem o pai morre e nem a gente almoça".
Se estiver disponível e com paciência, agradecia um comentário sobre as prespectivas nos próximos dias!
Já agora, no tópico da carteira JAS se bem percebi fez hoje mais uma compra a .20 é isso?

Agradeço a atenção.
Um abraço.

por JAS » 6/2/2007 18:27

PATRICIA Escreveu:já mencionou aqui algumas vezes uma dúvida acerca das quantidades relativas a cada código de negociação das acções que compõem a VAA Atlantis SGPS, e portanto aqui vai:

145,4 milhões no total

67.73 milhões com o código VAFK
77.31 milhões com o código VAF

Obrigadinho Patrícia.

Que havia mais de 59,1M de acções do tipo VAFK já eu tinha calculado pois o último AC teria que ser dessa espécie.
Essa quantidade sabemos que está nas mãos dos Bancos.

Só haver mais 8,6M de VAKF é que acho estranho pois ela tem movimentado volumes muito grandes...

Bjs,
JAS

DÚVIDA DO JAS...

por PATRICIA » 6/2/2007 16:30

Caro JAS,

já mencionou aqui algumas vezes uma dúvida acerca das quantidades relativas a cada código de negociação das acções que compõem a VAA Atlantis SGPS, e portanto aqui vai:

145,4 milhões no total

67.73 milhões com o código VAFK
77.31 milhões com o código VAF

Cumprimentos.

por carcanhol » 5/2/2007 15:48

Viva boa tarde a todos! Boa tarde JAS!

Quando diz que limparam o 0,21 está a refere-se á parte da manhã, certo?

Um abraço.

por JAS » 5/2/2007 15:17

Titleist Escreveu:Estrutura Accionista
Grupo BCP 29.340.407 acções 20.229%
Grupo BCP 28.824.073 acções 19.873%
Grupo CGD 29.003.661 acções 19.997%
Outros (com menos de 10% do capital 39.901%

Na segunda linha deve ler-se BPI e não BCP.

Um abraço,
JAS
-------------------------

Hoje limparam o 0,21 da VAFK todo de uma vez...

JAS

por Titleist » 4/2/2007 20:05

Artigo sobre Vista Alegre na edição deste fds do SOL.

"Cerca de 60% do grupo está nas mãos da banca"

Dados Financeiros a 30 Set 2006

Demonstração Resultados
Créditos 54.184 (-5% Set 2005)
Custo das Vendas 14.455 (-6% Set 2005)
Res Liquido ao Trimestre 9.903 (-24% Set 2005)

Vendas (Jan/Set 2006)
Mercado interno 28.672 (-6.2% período Jan/Set 2005)
Mercado externo 24.605 (-1% período Jan/Set 2005)

Balanço
Total activo 148.631 (175.502 em Set 2005)
Total Capital Proprio 17.979 (-2.201 em Set 2005)
Total Passivo 130.652 (177.703 em Set 2005)

Estrutura Accionista
Grupo BCP 29.340.407 acções 20.229%
Grupo BCP 28.824.073 acções 19.873%
Grupo CGD 29.003.661 acções 19.997%
Outros (com menos de 10% do capital 39.901%

Registado: 5/12/2006 16:44

por acintra » 4/2/2007 20:03

Vamos ver como começa a semana. Se fôr igual à semana anterior, 2ª feira temos algumas vendas para a fazer descer até 0,18 e depois começa o comprador mistério a limpar tudo por etapas, até aos 0,21.

Registado: 17/7/2006 16:09

Re: Investigando a VAA - capítulo 2

por JAS » 4/2/2007 14:57

Resina Escreveu:Boa analise, assim sendo quer dizer que se eu colocar uma ordem de compra estacionada nos .20 e esperar que seja realizada, tenho em principio "a garantia" que não irei perder!?

Penso que os 0,20 são preço "absolutamente garantido" ao qual podes ser devolver...

Um abraço,
JAS
-------------------------

Vem uma reportagem no semanário SOL sobre a VAA.
2ª feira já se pose ler on-line.

Re: Investigando a VAA - capítulo 2

por Resina » 1/2/2007 20:30

JAS Escreveu:Sendo assim temos um "comprador anónimo", que deve ter adquirido uma percentagem importante da VAA, que não comunicou nada...
E temos mesmo um "comprador" porque ninguém me convence que se transaccionaram mais de 40% de uma empresa só com movimentos especulativos.
O "comprador anónimo" será um parceiro estratégico que os Bancos terão arranjado e que também estará disposto a subscrever o Aumento de Capital ao valor X>0,20.

Não és tú e não o queres divulgar.!??? :lol: :lol: :lol: :lol:
Boa analise, assim sendo quer dizer que se eu colocar uma ordem de compra estacionada nos .20 e esperar que seja realizada, tenho em principio "a garantia" que não irei perder!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Investigando a VAA - capítulo 2

por JAS » 1/2/2007 20:24

Jas em 01 de Out 2006 Escreveu:De qualquer forma é impossível que algum Banco deixe de ser accionista sem retirar primeiro os suprimentos.
Pela simples razão de que estes perderiam a qualidade de “prestações suplementares de capital”.

Como conclusão lógica do exposto parece que o “retirar suprimentos” deverá sempre preceder qualquer “diminuição das participações” e, sendo assim, não será de recear vendas de acções por parte dos bancos.

Com a VAA nos 0,20, ou ligeiramente acima, há que reanalisar a situação...

Ainda não saíram os resultados do 3ºT.06 (e já passaram 4 meses...) e a recente subida até poderia ser explicada por uma antecipação desses Resultados.
Normalmente o "inside trading" costuma ocorrer algumas horas antes das notícias saírem...
Como as notícias não saíram e já decorreram quase duas semanas o melhor é esquecermos essa justificação.

Que os Bancos quererão sair parece evidente.
Portanto vamos analisar as hipóteses que têm para sair...

CAPITAL
- BPI 5,8ME (20%)
- CGD 5,8ME (20%)
- BCP 5,8ME (20%)

SUPRIMENTOS (total 38,15ME)
- BPI 17,17ME (45,0%)
- CGD 11,78ME (30,9%)
- BCP 9,23ME (24,2%)

Hipótese 1: Obtenção de cash
Por venda de Activos ou por Resultados positivos parece-me muito difícil conseguir libertar 38ME para reembolsar os suprimentos.
É uma hipótese muito remota e que seria de longo prazo...

Hipótese 2: OPA à VAA
A mera venda de acções não resolveria o problema dos Bancos pois não podem deixar de ser accionistas e ficarem lá com os suprimentos.
Seria necessário que o opante também "comprasse" os suprimentos o que seria esquisito numa opa.
É hipótese, mas implica que se façam primeiro algumas alterações no capital+suprimentos...

Hipótese 3: Aumento de Capital
Os Bancos podem propor a transformação dos suprimentos em Capital.
Precisam de convocar uma AG e precisam que 2/3 dos accionistas presentes concordem com a alteração do Capital Social.
Obter os 2/3 não parece difícil para quem detém 60%.
Como não é possível fazer AC's abaixo do valor nominal estará justificado porque a VAA passou a estar cotada a 0,20...
(Isto garante que não vem para baixo deste valor)

Sub-Hipótese 3.1: - Aumento de Capital a 0,20 e de 29ME para 92,5ME
A este valor de 0,20 os Bancos apenas garantem que transformam os Suprimentos em Acções mas não acrescentam qualquer valor à empresa.
Ficariam com mais uns milhões de acções para vender e continuariam donos de 60%.
Além disso poderia acontecer que os outros accionistas nem sequer subscrevessem o AC (e seria um sindicato de bancos a ficar com essas acções) donde poderia resultar que os 3 (ou mais) bancos se tornassem donos de mais de 90% da VAA.
Não acredito nesta subhipótese...

Sub-Hipótese 3.2: - Aumento de Capital a X>0,20 e de 29ME para ...ME
A venda de acções a um valor superior ao valor nominal permitiria à VAA um encaixe do diferencial x número de novas acções.
Com esse encaixe seriam pagos os suprimentos ou parte dos suprimentos.
Nesta subhipótese já acredito bastante.
(Isto começa a ficar interessante, não é?)

Sub-Hipótese 3.3 - Aumento de Capital a X>0,20 e de 29ME para ...ME + Entrada de parceiro estratégico
Não acreditei, nem acredito, que os Bancos tenham andado a comprar mais acções para a fazerem subir.
Não acredito porque 2 deles (que têm 19,99%) eram obrigados a comunicar se ultrapassassem os 20% e porque o BCP (20,01%) teria que comunicar se passasse dos 25%.
Nada foi comunicado e não me parece que ocultassem esse facto se isso correspondesse à realidade.
Sendo assim temos um "comprador anónimo", que deve ter adquirido uma percentagem importante da VAA, que não comunicou nada...
E temos mesmo um "comprador" porque ninguém me convence que se transaccionaram mais de 40% de uma empresa só com movimentos especulativos.
O "comprador anónimo" será um parceiro estratégico que os Bancos terão arranjado e que também estará disposto a subscrever o Aumento de Capital ao valor X>0,20.
Esta hipótese garante que a cotação vai para o X>0,20 e isso já me chega.

(Se a seguir ainda tem que fazer uma OPA fica para o capítulo 3...)

JAS

Re: Re

por Titleist » 30/1/2007 16:07

JAS Escreveu:O 0,22 foi já promovido a "valor seguro".

E confirma-se que estava 1 ou 2 ordens no 0,23 com um total de 3M para a travarem.
Já as retiraram...

JAS

Boa tarde.

Esperemos que se aguente nos 0,22 e que este valor se torne efectivamente 1 valor seguro, para ganhos posteriores.

Obrigado JAS ... como tu disseste, para ter esta menina é preciso paciência

Saber esperar é uma virtude.

Registado: 5/12/2006 16:44

por ZAHO » 30/1/2007 15:52

Está suspensa?

Ainda vale a pena entrar? Não é questao que se coloque mas, o que dizem os analistas?
ZAHO

Re

por JAS » 30/1/2007 15:27

O 0,22 foi já promovido a "valor seguro".

E confirma-se que estava 1 ou 2 ordens no 0,23 com um total de 3M para a travarem.
Já as retiraram...

JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP, Shimazaki_2 e 87 visitantes