Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

OPA

por afonsinho » 15/12/2006 20:16

Tenho Acções do BCP e até gostava de reforçar, mas isto da OPA deixa-me confuso. A OPA sempre vai para a frente ou já é uma miragem?

Registado: 3/9/2006 1:50

por Nyk » 15/12/2006 19:25

LISBOA, 15 Dez (Reuters) - O Millennium bcp acredita que a Autoridade da Concorrência (AdC) terá um projecto de decisão da OPA sobre o BPI até ao fim do ano e está disponível para ajustar a sua proposta desde que não desvirtue o racional estratégico, disse Paulo Teixeira Pinto, presidente do BCP.

O BCP lançou uma OPA sobre o BPI, oferecendo 5,70 euros por acção.

"Acredito que o processo (projecto de decisão) possa ficar anunciado até ao final do ano. Sempre manifestamos disponibilidade para ajustamentos (...) sem desvirtuar o racional estratégico da oferta", referiu.

Afirmou que, no entender do BCP, não há nenhum problema de posição dominante em qualquer segmento com esta fusão, adiantando: "sem prejuízo disso, estamos dispostos a colaborar com as autoridades, todas, as regulatórias".

O CEO do BCP não quis comentar directamente a subida das acções do Millennium bcp hoje --pondo o market cap acima dos 10.000 milhões de euros-- referindo que o mercado é livre de funcionar e que a cotação ainda está abaixo da média dos últimos price targets de casas de research.

Afirmou que os 10.000 ME era o patamar mínimo definido para estar no radar da relevância das instituições internacionais, mas "não há um patamar de defesa de ninguém".

Explicou que os processos de consolidação vão continuar, também em termos transfronteiriços e que a concentração "vai jogar-se em diversos patamares e não há nenhum que possa dizer que não tem nada a ver com o processo".

"Há várias instituições maiores do que nós que podem vir a ser compradas", disse.

Teixeira Pinto não quis tecer comentários acerca do BPI ter anunciado que vai pedir uma AG para votar a alienação das acções que tem no BPI, frisando que respeita e que 'cada um tem de valer pelos seus próprios interesses".

"Nós faremos o que temos de fazer, e quando entendermos que devemos fazer", afirmou.

Interrogado sobre se o BCP poderia aproveitar as AGs do BPI para interpor pontos na sua agenda disse:

"tecnicamente (...) sim, que é diferente de dizer que vai ocorrer".

Teixeira Pinto disse ainda que, apesar do BCP prever uma sobreposição de balcões do BCP e BPI no âmbito da fusão, isso não significa que o BCP esteja disposto a abrir mão de carteiras de clientes.

Explicou que um processo destes é idêntico ao que o BCP já fez em outras fusões, realocando os clientes à rede bancária que subsistiu, adiantando que 'não significa que estejamos dispostos a prescindir desses clientes".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 15/12/2006 18:45

Teixeira Pinto
“Os 10 mil milhões não nos protegem de uma OPA”
As acções do Banco Comercial Português subiram 5,32%, elevando a capitalização bolsista do banco para mais de 10 mil milhões de euros, um nível que Paulo Teixeira Pinto considera importante mas que não protege o banco de movimentos de consolidação.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

As acções do Banco Comercial Português subiram 5,32%, elevando a capitalização bolsista do banco para mais de 10 mil milhões de euros, um nível que Paulo Teixeira Pinto considera importante mas que não protege o banco de movimentos de consolidação.

A forte subida das acções na sessão de hoje foi motivada por rumores de que o banco poderia ser lavo de uma OPA, depois do BPI ter anunciado que vai vender a posição que detém no banco.

Esta subida levou as acções do BCP para máximos desde Março e a capitalização bolsista para mais de 10 mil milhões de euros.

Teixeira Pinto considera que a subida das acções do BCP é justificada "pelo livre funcionamento do mercados", recusando-se a comentar a especulação sobre uma potencial OPA sobre o banco.

O CEO do BCP salienta que a actual cotação do BCP está ainda abaixo dos últimos "targets" definidos para o bancos de investimento.

"Os 10 mil milhões de euros que tínhamos definido não nos protegem dos movimentos de consolidação", disse Paulo Teixeira Pinto, explicando que "estes 10 mil milhões são o mínimo definido por nós para crescer".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por James Wheat » 14/12/2006 9:11

Timber !!! 2,62 - carga ao mar :wink: !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Re: Re

por James Wheat » 14/12/2006 1:57

JAS Escreveu:
James Wheat Escreveu:Pessoalmente interpreto este movimento como:
1. o reconhecimento do Bpi (e so o Bpi) de que nao quer contra-opar.
2. uma defesa adicional anti-opa, ao libertar fundos para inclusive poder comprar accoes proprias em bolsa (ja vai acima do 6 euros, cada vez mais longe dos 5,70).
3. o convite a que aparecam potenciais interessados numa opa ao Bcp (teem acesso facil / imediato a 7% do banco).
4. pressao sobre a gestao do Bcp, para que preste muita atencao 'a sua propria cotacao.
'E uma excelente jogada, na medida em que complica cada vez mais o plano inicial do Bcp, que tem cada vez mais obstaculos e problemas com que se preocupar.

Esquece o ponto 2... Enquanto durar a OPA não podem comprar acções próprias.

Quanto ao ponto 3 convém não te esqueceres que ao La Caixa pode ser um dos interessados. E que isso está de acordo com uma possível troca de participações na qual o La Caixa passaria a deter uma participação no BCP deixando o BPI.
Se fosse para o La Caixa opar o BCP (coisa que convinha muito aos accionistas do BCP...) não faria sentido o BPI vender, faria sentido manter a posição e garantir que vendia na opa.
Se é uma excelente jogada do BPI ainda vamos ver... Para já é um sinal de fraqueza.
Um abraço,
JAS

JAS, nao concordo nada com a sua interpretacao da realidade ! E em relacao ao ponto 2, nao 'e nada de esquecer: o Bpi pode nao comprar directamente, mas indirectamente, ao devolver esse cash aos accionistas actuais. Ou o La Caixa nao anda a comprar Bpi ha meses ?
Fraqueza ? Caramba, nao acho nada, mas... dado que ainda tenho 50% da posicao inicial em Bcp, que o Divino o ouca !

PS: Directores Regionais do Bcp foram todos chamados a Lisboa para uma reuniao amanha no banco 'as 7h00.
James Wheat
Position Trader

Re

por JAS » 14/12/2006 1:39

James Wheat Escreveu:Pessoalmente interpreto este movimento como:
2. uma defesa adicional anti-opa, ao libertar fundos para inclusive poder comprar accoes proprias em bolsa (ja vai acima do 6 euros, cada vez mais longe dos 5,70).
3. o convite a que aparecam potenciais interessados numa opa ao Bcp (teem acesso facil / imediato a 7% do banco).
4. pressao sobre a gestao do Bcp, para que preste muita atencao 'a sua propria cotacao.
'E uma excelente jogada, na medida em que complica cada vez mais o plano inicial do Bcp, que tem cada vez mais obstaculos e problemas com que se preocupar.

Esquece o ponto 2... Enquanto durar a OPA não podem comprar acções próprias.

Quanto ao ponto 3 convém não te esqueceres que ao La Caixa pode ser um dos interessados. E que isso está de acordo com uma possível troca de participações na qual o La Caixa passaria a deter uma participação no BCP deixando o BPI.
Se fosse para o La Caixa opar o BCP (coisa que convinha muito aos accionistas do BCP...) não faria sentido o BPI vender, faria sentido manter a posição e garantir que vendia na opa.

Se é uma excelente jogada do BPI ainda vamos ver... Para já é um sinal de fraqueza.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por vitor79 » 14/12/2006 1:24

Sou mesmo novato nestas coisas.
Agora que eu achava que era altura de investir...
A espera de uma OPA, Claro.
E afinal...

Registado: 9/12/2006 20:01

por James Wheat » 14/12/2006 0:21

James Wheat Escreveu:
user Escreveu: ( Será que as "Administrações" tb "tiram daí as devidas" conlusões"?! :evil:
PS: eu não sou o James!!!!!!!! :lol: cumps user

De facto James ha so um, mas voce aos poucos la vai questionando / concordando :wink: ...
Esta gestao de topo do Bcp 'e uma cambada de farsantes, 'e uma pandilha de encartados como ha poucos. Este ano foi, em termos bolsistas, perfeitamente desastroso: teve uma underperformance para ai de 15% em relacao ao pior dos bancos ibericos comparaveis (o BES, com 26% de valorizacao ytd), o que significa mais de 1 biliao de euros de capitalizacao bolsista por acrescentar, devido a uma Opa planeada com os pes, que amarrou a cotacao bem no fundo.
Dito isto, olhe que ate final do ano tenho a fezada que vai puxar bem... Eu tenho uma perspectiva de venda a 2,70. Porque ? Os bonus do PTP & Cia, caro, ate 31 Dez da-lhes muito jeito que a cotacao suba :wink: !

'Obviamente que esta minha perspectiva de valorizacao se esfumou com a noticia pos-fecho... Embora tenha vendido metade da posicao que tinha em Bcp, neste momento nao queria ter era nenhum papel !
'E uma grande confusao, o Bcp 'e dos papeis mais ingratos que ha, porque nunca a cotacao reflecte o valor fundamental do activo, mas sim a inseguranca que o mercado sente em relacao 'a estrategia e aos reais interesses que movem aqueles que lideram / gerem o banco. Por isso transacciona sempre a desconto e anda sempre na cauda a nivel de desempenho bolsista no sector. Over.
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 13/12/2006 22:09

Concordo. Obviamente uma venda desta dimensao nao 'e feita tranquilamente em bolsa, 'e acordada com quem a quiser tomar - embora me pareca o acordo possa ser posterior 'a decisao de alienacao (pode ainda nao ter destino).
A questao 'e simples: o Bpi decidiu por a participacao de 7% que tinha no Bcp 'a venda. Ate pode ser que nao apareca ninguem interessado... Ou ate pode ser que o La Caixa se chegue 'a frente... Who knows ?!?
Pessoalmente interpreto este movimento como:
James Wheat
Position Trader

por INICIADO_2000 » 13/12/2006 21:51

Participações desta dimensão, na generalidade dos casos, são vendidas a um preço pre-acordado com um ou mais compradores( muitas vezes fundos e(ou) parceiros com interesses bem definidos). Ou seja, o BPI já deverá saber a quem vai vender, se optar por essa decisão.

Claro que uma venda directa em bolsa faria teoricamente cair a cotação, sendo o BPI um dos principais prejudicados por deter uma participação significativa, e por só poder reagir à posteriori( após decisão da AG).O que seria uma decisão que iria prejudicar os resultados do Banco e portanto o valor para o accionista.

Por outro lado, esta participação, mudando de mãos, designadamente para alguem mais hostil ao BCP pode levar a especular que.... :wink: (.....).

Esperemos por novos desenvolvimentos.

cumps
user

Registado: 12/12/2004 18:57

por iurp » 13/12/2006 21:18

[quote="Tecnoboy
Então, mas ele hoje fechou a subir, como explicam isto ?

Admito que não estive atento às notícias, nem ao mercado, mas como se explica o fecho em subida se as supostas notícias são más pro BCP, como alguns aqui querem dar a entender ?

Cumprimentos[/quote]

Devemos ter o cuidado de lermos as notícias primeiro e depois emitirmos opiniões. A notícia só saiu depois do mercado fechar. A não ser que tenha havido inside. Mas quanto a mim não será esse o caminho que o título teve hoje. Embora possa aumentar o valor especulativo de uma opa sobre o BCP. O mercado o dirá.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por James Wheat » 13/12/2006 21:17

user Escreveu: ( Será que as "Administrações" tb "tiram daí as devidas" conlusões"?! :evil:
PS: eu não sou o James!!!!!!!! :lol: cumps user

De facto James ha so um, mas voce aos poucos la vai questionando / concordando :wink: ...
Esta gestao de topo do Bcp 'e uma cambada de farsantes, 'e uma pandilha de encartados como ha poucos. Este ano foi, em termos bolsistas, perfeitamente desastroso: teve uma underperformance para ai de 15% em relacao ao pior dos bancos ibericos comparaveis (o BES, com 26% de valorizacao ytd), o que significa mais de 1 biliao de euros de capitalizacao bolsista por acrescentar, devido a uma Opa planeada com os pes, que amarrou a cotacao bem no fundo.
Dito isto, olhe que ate final do ano tenho a fezada que vai puxar bem... Eu tenho uma perspectiva de venda a 2,70. Porque ? Os bonus do PTP & Cia, caro, ate 31 Dez da-lhes muito jeito que a cotacao suba :wink: !
James Wheat
Position Trader

por eulid » 13/12/2006 21:15

Tecnoboy Escreveu:Então, mas ele hoje fechou a subir, como explicam isto ?

Admito que não estive atento às notícias, nem ao mercado, mas como se explica o fecho em subida se as supostas notícias são más pro BCP, como alguns aqui querem dar a entender ?

Cumprimentos

E porque hão de de ser más ?
Segundo o mercado hoje anteveu, são boas...

Registado: 6/12/2006 9:45

por Tecnoboy » 13/12/2006 21:03

iurp Escreveu:Há uma estratégia definida pelo Bcp de fazer subir o título de forma a tornar o BCP caro e portanto de mais di´fícil compra. Eu não acredito que seja possível vender em bolsa tamanho lote rapidamente.Acredito sim que vão vendendo de forma a pressionar em baixa o BCP

Então, mas ele hoje fechou a subir, como explicam isto ?

Cumprimentos

Registado: 10/12/2002 0:26

por valves » 13/12/2006 20:20

Boas noites, guerras que apenas trazem instablidade aos mercados e não resolvem o problema decisivo que é o da inevitabilidade da concentração do negocio bancária, este é um fenomeno a nivel mundial e que por muito que se façam guerrilhas não se pode lutar contra o curso das coisas ...é lamentavel o extremar de posições todos podem perder com isto ...

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por eulid » 13/12/2006 20:04

Já agora, esta decisão de alienação será para ser debatida em Assembleia Geral. Ainda não foi nada decidido.

por iurp » 13/12/2006 20:04

Há uma estratégia definida pelo Bcp de fazer subir o título de forma a tornar o BCP caro e portanto de mais di´fícil compra. Eu não acredito que seja possível vender em bolsa tamanho lote rapidamente.Acredito sim que vão vendendo de forma a pressionar em baixa o BCP e quando acharem que o preço é bom, lançarem uma OPA ao BCP. Mas poderá haver outros cenários. Assistamos aos desenvolvimentos.

Abraço

..-.

por Negocios Mendes » 13/12/2006 19:55

Adicionar apenas esta informacao: a participacao que o BPI tem no BCP, é de 7,23% que representam 260 milhoes de accoes.

A pergunta do milhao é: quem estará disposto nesta altura de comprar 260 milhoes de accoes?

Já agora, apenas mais isto: se o objectivo do BPI sempre foi tentar evitar a OPA, eu acho que o BPI está a usar o ultimo cartucho que tem, tentando com isto fragilizar o BCP. Se assim fôr, nao sei se nao vao tentar por todas as formas vender todas essas accoes em bolsa em vez de uma ou mais passagens.

Obviamente tudo isto é especulacao. Os próximos dias irao ditar a sorte de ambos bancos.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Re: gfh

por eulid » 13/12/2006 19:52

luis lobs Escreveu:Amanha se verá.

Eu diria que já se viu hoje ;)

gfh

por luis lobs » 13/12/2006 19:51

Broker_Invest Escreveu:Se isso acontecer Um dos accionistas FORTIS compra essa Possicão como passagem de bolsa ou proprio BCP agarra para se defender contra uma futura OPA.
Estou dentro pra ver o que vai acontecer :?

Isso seria muita despeza seguida, hum ...bela jogada, será a jogada da semana, está visto que o bcp vai ter tarefa dificil.

Pior é que pode haver subida do ac para recompra de acçoes proprias, ou arranjam parceiros.

Amanha se verá.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por Broker_Invest » 13/12/2006 19:42

Se isso acontecer Um dos accionistas FORTIS compra essa Possicão como passagem de bolsa ou proprio BCP agarra para se defender contra uma futura OPA.
Estou dentro pra ver o que vai acontecer :?
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

Re: ...

por eulid » 13/12/2006 19:40

Alex Tomás Escreveu:Boas,

sinceramente acho que vocês devem ter-se esquecido que estao em Portugal.
Porque digo isto? porque os insiders funcionam muito bem e fizeram com que o mercado comecasse a mexer mesmo antes da informacao priveligiada publicada na CMVM as 17:22 --> http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR11465.pdf
Agora que a noticia saiu, e a meu ver, uma má noticia, se o BPI decidir vender em bolsa todas essas accoes representativas do capital do BCP, a cotacao deste poderá ser bastante pressionada nos próximos tempos.
O engracado da situcao é que "supostamente" por muitos aqui no Caldeirao, esta posicao já teria sido vendida aquando da descida do BCP desde os 2,80 ate aos 2,15.

Ninguém garante que o BPI vá efectuar a venda na bolsa aos "pequenos investidores". O mais natura irá ser haver uma passagem.

...

por Negocios Mendes » 13/12/2006 19:33

Boas,

sinceramente acho que vocês devem ter-se esquecido que estao em Portugal.
Porque digo isto? porque os insiders funcionam muito bem e fizeram com que o mercado comecasse a mexer mesmo antes da informacao priveligiada publicada na CMVM as 17:22 --> http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR11465.pdf
Agora que a noticia saiu, e a meu ver, uma má noticia, se o BPI decidir vender em bolsa todas essas accoes representativas do capital do BCP, a cotacao deste poderá ser bastante pressionada nos próximos tempos.
O engracado da situcao é que "supostamente" por muitos aqui no Caldeirao, esta posicao já teria sido vendida aquando da descida do BCP desde os 2,80 ate aos 2,15.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por iurp » 13/12/2006 19:29

O banco liderado por Fernando Ulrich detém directamente 2,634% do BCP e o BPI Vida - Companhia de Seguros de Vida outros 1,928%. Se optar por alienar apenas estas duas tranches - as duas referidas no comunicado - o encaixe potencial seria de 427 milhões de euros.

Este era o valor de encaixe imediato do BCP na OPA. Sem nada pagar por ele. Agora as coisas complicam-se. A acontecer, ficam sem margem para subir o preço. e agora???

Abraço

por iurp » 13/12/2006 19:16

Vão fazer uma assembleia extraordinária para brincarem aos cow-boys. :idea: Só pode ser isso. Ou então já pensaram que é uma "task force" para cilindrar o preço da OPA de uma vez por todas.

Vejamos a reacção dfo BCP, dizendo que isto não é um acto de gestão corrente.

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], OCTAMA, Opcard33 e 148 visitantes