Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E a si?... O que mais lhe interessa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HenriqueF » 25/3/2003 11:00

Olá Marco!

Devido ao pouco tempo que disponho e à pouca experiência nestas andanças, procuro ler "tudo" sobre: BCP, BPI, Brisa, EDP, Impresa, PT, PTM, Sonae e Sonae.Com

Mas, em resumo, estou com o FT

Flying Turtle Escreveu:
...
Daqui se colnclui, respondendo directamente à tua questão, que aquilo que eu gosto mais de ver são a detecção de oportunidades de investimento, para além dos títulos e índices que já normalmente são acompanhados com regularidade.
FT

Abraço
Henrique - Na anterior encarnação, Touro Sentado

Registado: 5/11/2002 23:02

por MarcoAntonio » 25/3/2003 2:03

Não será difícil concluir ao que dou mais importância nos mercados. Decorre facilmente das minhas participações no forum.

Invisto mais agressivamente no DAX e mais ocasionalmente num grupo restrito de títulos da nossa praça (PTC, SON, EDP, BRI... e alguns outros ainda mais raramente).

A selecção do DAX tem a ver com a sua extrema volatilidade (tornando-o muito atractivo para o <i>daytrading</i> e curtíssimo-prazo), com o seu bom comportamento a nível técnico e ainda com dois aspectos relacionados com o seu horário: por um lado, mais próximo do nosso horário quando em comparação com os índices americanos; por outro a sua sessão sendo mais longa... é como jogar num campo maior... cria mais espaços para «trabalhar» a bola...
:wink:

A escolha dos títulos na nossa praça está mais uma vez relacionada com o comportamento técnico e liquidez. O título de eleição da nossa praça nestes aspectos é obviamente a PTC. Mas existe ainda mais um punhado de títulos onde a Análise Técnica pode ser aplicada com elevado êxito em minha opinião. Em relação ao BCP, que o Oeiras referiu, na minha opinião, de há uns meses para cá, o comportamento do BCP em termos técnicos tem sido pouco interessante e muito expeculativo. Teve até há cerca de um ano atrás um comportamento técnico bastante regular e «algo previsível» mas entretanto degenerou completamente e considero que para quem invista com base em sinais técnicos é actualmente um título em relação ao qual se deve manter alguma distancia. Como consequência, não o tenho analisado.

Alguns participantes interpretaram a pergunta como estando relacionada com as minhas participações actuais e/ou futuras. Não era esse o sentido da pergunta mas respondo obviamente a algumas solicitações: com a minha disponibilidade de tempo torna-se difícil acompanhar melhor alguns títulos e ainda mais acompanhar uma maior diversidade de activos. Felizmente o forum está bem servido a esses níveis nomeadamente com as excelentes análise do Ulisses (em particular com os «Rabiscos» que vão de encontro a essa necessidade de diversidade).

Pessoalmente tenho então optado por analisar os índices que já sigo naturalmente por questões de investimento «directo» ou por questões de necessidade - os índices americanos S&P e Nasdaq (considero o Dow Jones irrelevante e o Nasdaq 100 menos eficaz tecnicamente que o Composite), índices onde não tenho investido mas que se torna necessário seguir para quem investir no DAX, por exemplo.

Apesar do que foi dito atrás, posso sempre efectuar análises esporádicas a outros títulos, caso me seja solicitado (desde que tenha acesso a uma BD desse título). Nesses casos farei sempre uma ressalva dado que entendo que uma análise a um título que não se segue não é exactamente a mesma coisa que uma análise a um título que se segue há algum tempo e com o qual já existe uma certa experiência.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dreamer » 23/3/2003 21:30

As mensagens que costumo abrir para ler, são todas as que tenham a ver com PT, EDP e BCP e a nível de índices: PSI e Nasdaq.

Depois interessa-me tudo o que tenha a ver com mercados em geral, AT, Economia, conselhos genéricos de trading, etc.
"Se choras por ter perdido o sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas..."

Registado: 5/11/2002 17:33

por Flying Turtle » 23/3/2003 19:54

Olá Marco

Para mim, e face à falta de tempo que tenho para analisar centenas de títulos todos os dias, o que mais me é útil é aquilo que o Ulisses começou a fazer recentemente: A publicitação do seu esforço diário de scanning, detecção e identificação de potenciais boas oportunidades de investimento nos vários mercados. Eu reconheço que isso tem um risco, que é o de poder desencadear movimentos de seguidismo cego (o que é péssimo e potencialmehte muito prejudicial), mas quem usar essa preciosa informação de forma crítica, independente e para tomar decisões de forma autónoma ganha uma capacidade de intervenção muito acima da que resulta da sua própria disponibilidade de meios (tempo e informação).

Uma vez que o Ulisses apenas se dedica aos mercados nacional e americano (mais o DAX), e sem prejuízo das excelentes análises que regularmente apresentas sobre os papéis nacionais mais líquidos, o DAX e os índices americanos, quem sabe se não poderias complementar o trabalho dele, por exemplo, com algo semelhante relativamente aos mercados alemão e espanhol, por exemplo...?

Daqui se colnclui, respondendo directamente à tua questão, que aquilo que eu gosto mais de ver são a detecção de oportunidades de investimento, para além dos títulos e índices que já normalmente são acompanhados com regularidade.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por jph320 » 23/3/2003 19:53

Olá Marco, para mim análises do do Dax e dp SP500.
Obrigado.
João Paulo
JPH

Registado: 6/11/2002 11:02

Muito sinceramente ....

por Millhouse » 23/3/2003 13:25

todas as AT são sempre bem vindas , porque gosto sempre de ver os diversos pontos de vista de cada participante , no entanto as AT que me podem atrair mais , são as que incidem sobre o Dow , Nas comp , XAU ( ok , nestas 3 sou suspeito :P ) , S&P 500 , NDX e alguns indices europeus .

Gostava de fazer aqui uma resalva , que ADORARIA ver , mais não fosse meramente no ponto de vista académico , AT a indices como Bovespa , Hang-Seng , Nikkei , e ainda AT sobre algumas commodities , bonds , forex ... , por uma razão simples que tem a ver com a interligação de todos os mercados .

Gostava de ver o forum alargado a todos os mercados , eu sei que os EUA são o motor do mundo , mas serão mesmo ? então porque está o Hang-Seng num efervesvente bull market , e o Bovespa que não para de subir desde o Outubro de 2002 .

Abraço
Milhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

Análises preferenciais

por joaosilva » 23/3/2003 10:19

Marco António:

Julgo que o que se vem fazendo aqui no Caldeirão está, no essencial, correcto. São análises diversificadas de títulos nacionais e estrangeiros, e de índices, com perpectivas diversas e também com interesse didáctico diverso ( p. ex., as do allen e as suas sobre a PTC em que abordava a acumulação /distribuição têm um manifesto interesse didáctico que ultrapassa a simples análise do título).

Como o mercado é muito vasto, julgo que vale a pena analisar as acções portuguesas habitualmente mais transaccionadas - PTC, BCP, EDP e BRI - e, por vezes, algumas que estejam mais em foco - BPI, IPR, SNC.

Quanto ao estrangeiro, sugiro os índices DAX, NAS COMPOSITE e S&P500, dada a sua evidente influência no desenrolar diário dos mercados. E, talvez, o IBEX.

Quanto às acções estrangeiras, dado o seu número, é difícil estabelecer critérios. Um critério possível seria, p. ex. o de analisar as telecoms europeias ou os bancos europeus (todos subjacentes aos CFD's da LJCarregosa. p. ex.) e, nas americanas, proceder a uma votação semanal entre os participantes do Caldeirão para definir as 5 acções a analisar na semana seguinte e/ou "aproveitar" os "rabiscos americanos" do Ulisses (o Ulisses dá as dicas e certamente que não se importaria que outros também procedessem à análise dos títulos por ele seleccionados).

E pronto. Bom domingo.

joaosilva.
"Somos o que fazemos, sobretudo o que fazemos para mudar o que somos" citado por António Fagundes em entrevista a Marília Gabriela do canal GNT.

Registado: 4/11/2002 22:25

O Dax é sem dúvida o

por Visitante » 23/3/2003 10:10

Índice que mais acompanho, porque é o que mais negoceio (via warrants). Claro que o Nasd e o S&P também me cativam o interesse porque acabam por estar relacionados entre eles. A nível de acções só mesma a PT (vou vendo ao longe a Oracle, porque ainda temos que acertar umas contas um dia... :mrgreen: )

Um abraço
ABsurdo 8-)
Visitante

US Indices

por Camisa_Roxa » 23/3/2003 2:26

Quanto a mim: índices americanos: Compx + S&P + DJI

Negoceio exclusivamente no mercado americano e apenas em entradas longas e curtas em acções

Cumprimentos
Camisa_Roxa

Olá, creio ser bastante pertinente a colocação desta

por La Palisse » 23/3/2003 2:14

questão:a mim interessa-me particularmente o indice dax e os Americanos.em relação a ações,a pt e a telefónica e a infineon(do dax).cumprimentos e bons negócios.
La Palisse

por Ruca » 23/3/2003 2:07

Bem, só agora vi o esclarecimento, no entanto, a opinião mantém-se. Acompanho preferencialmente os índices indicados porque são os mais referenciados para análise e como eu estou numa fase de aprendizagem é bastante útil. Começo também a fazer a minha prória análise, mas de uma forma ainda ligeira. Outra razão, é pelo facto de investir principalmente com cfds e por isso os índices e as acções são preferenciais.

Registado: 7/11/2002 1:26

por Ruca » 23/3/2003 1:55

Sou fiel leitor das suas análises e updates. Interessa-me particularmente Dax, SP500, Nasdaq100 e Composite. Era interessante também acompanhar algumas acções destes índices e do mercado espanhol e inglês. Já estou a exagerar!
Quanto ao mercado português, preferência pelas pts, edp,...

Resta-me agradecer esse contributo, reforçado ainda com aqueles comentários tão didácticos e necessários que por vezes aqui aparecem.
Continue!

Abraços.
Ruca

Registado: 7/11/2002 1:26

por nunofaustino » 23/3/2003 1:46

pois parece q n tinha percebido a tua pergunta. De qquer modo a minha resposta e semelhante. Gosto de ler posts que me ensinem como posso melhorar o meu sistema de negociacao. Ou melhor, houve um post (ou melhor uma serie deles) que o Cem publicou que ensinava como construir um sistema de trading. Foram das sequencias de posts que eu mais gostei, porque me deu a cana de pesca e nao o peixe :). Deu-me ideias e trabalho para casa...
Um abraco
nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por nunofaustino » 23/3/2003 1:41

ola Marco.
Mais uma boa pergunta...
A nivel de indices ou accoes que eu gosto mais de ler, nos ultimos tempo apenas lido com a PTC. Ainda so negoceio com accoes portuguesas e a PTC e a unica que me permite ter alguns lucros desta forma (e a unica accao com volume que nao esta quase a 1Euro (em que a variacao minima da cotacao e quase 1%) e em que as subidas tem boas amplitudes).
Apesar disso leio os post que aparecem no caldeirao sobre os outros mercados (qquer dia tenho de me internacionalizar... :))
Um tema que eu gosto de ler (e que tem tido um ou dois posts nos ultimos dias) e o money management, ou como eu entendo, como melhorar a performance do meu sistema de negociacao (seja ele institivo ou mecanico).
Penso que ainda nao focaste este aspecto nos teus artigos.
Olhar para um grafico, colocar os parametros que se achem importantes (um , dois, tres ou mil... depende de cada um... mas podias dizer quais os q achas mais importantes e pq :mrgreen: ) e testar o sistema no computador fazendo diversos acertos de modo a aumeentar a rentbilidade. Depois, durante algum tempo testar o sistema com melhores resultados no mundo real utilizando uma quantidade de $$ reduzida, fazer acertos de estrategia e finalmente por o sistema a funcionar a todo o vapor.

Se puderes fazer um post deste estilo... agradecia imenso
Um abraco
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 23/3/2003 1:39

Um pequeno esclarecimento para o caso de não ter ficado claro, não pretendo que respondam tendo em vista as minhas participações (falei delas a título de exemplo e porque foi uma observação a partir delas que me fez colocar a questão). Mas a resposta que pretendo é mais ampla...

Não quero que me digam o q é q queriam ver-me a analisar, mas o que gostam de analisar, onde gostam investir ou o que gostam de ver analisado (independentemente de quem faz a análise). Apresentando razões para as vossas escolhas, se possível...

Tb prentendo «responder a mim próprio»... mas primeiro preferia ver outros responderem... nessa altura falarei então do BCP, oeiras... ;)
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

feed-back

por Oeiras » 23/3/2003 1:29

Eu leio-os todos, mas como só jogo internamente, tenho interesse especial pela PT e EDP.
Se não fosse pedir muito dava para por durante algum tempo o BCP, é que actualmente começa a ser um título a entrar em moda, e raramente alguem lhe faz uma análise. Isto é só uma opinião pessoal.

Registado: 4/11/2002 22:29

E a si?... O que mais lhe interessa?

por MarcoAntonio » 23/3/2003 0:59

Já algum tempo notei que nem todos os meus <i>updates</i> são lidos com a mesma assiduidade. Acompanhando eu um número restrito de títulos e índices, torna-se para mim evidente as disparidades, pelo menos no que se refere aos meus <i>updates</i>. Mas tal não significa que isso se extenda nas mesmas proporções a outros participantes. Por exemplo, poderemos apreciar as análises de <i>y</i> ao DAX e as de <i>z</i> ao Nasdaq.

O que eu pretendia é que se manifestassem, a título de curiosidade, sobre os títulos e/ou índices que mais apreciam e mais vos interessa acompanhar ou ver acompanhados. Sublinho que não pretendo que enumerem os <i>quem</i> mas os <i>quês</i>. Poderia tornar-se deselegante para o esforço e dedicação de alguns além de que tal iniciativa extravasaria o espírito deste espaço!

Recapitulando, digam o que vos interessa em Bolsa: que títulos e/ou que índices (se possível apresentando as razões das vossas escolhas, quer seja do ponto de vista da análise quer seja do ponto de vista do investimento).
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 221 visitantes