Caldeirão da Bolsa

Toque de Midas - Semapa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 9/11/2006 0:05

Ò Alien... o potencial e as sinergias podem não dar pilim. Os movimentos ditos 'aleatórios' dão. :wink: Eu gosto mais dos ultimos...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Alien » 9/11/2006 0:02

Para quem acompanha os mercados quase em permanência, a Semapa é um papel que provoca grandes calafrios porque as flutuações intradiárias são essencialmente feitas à custa de ordens ao melhor, o que, dada a relativamente baixa liquidez, quando comparada com outras acções, faz com que as subidas e descidas sejam, por vezes, explosivas. Daqui resultam gaps, por vezes enormes, nos cofres, facto que, regra geral, provoca grande receio dos investidores nas descidas, fazendo-a descer ainda mais, ou euforias desmedidas nas subidas. Na prática, os investidores menos experientes acabam por ficar entalados e, por vezes, entalam o papel. Sugiro que se olhe mais para o potencial da empresa e para as suas sinergias e não tanto para os seus movimentos aleatórios.
Abraços e BN :wink:

Registado: 8/9/2006 1:02

por Midas » 8/11/2006 23:48

Sim penso que esta com força para isso e muito mais, mas la esta, tudo depende dos mercados e nao devemos formar certas ideias, mas definir uma estrategia de entrada e saido dos titulos e obedecer a essa estrategia. Diz que subiu muito, mas desde a quebra do triangulo subiu apenas 4.5% e digo apenas, pq o triangulo durou meses, ou seja, o seu potencial é muito maior que essa percentagem. Deixo uma frase do Livermore que diz muita coisa.

"Instead of hoping he must fear and instead of fearing he must hope.He must fear that his loss may develop into a much bigger loss, and hope that his profit may become a big profit."
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Cali » 8/11/2006 23:48

O caminho até aos 9 euros pode ser mais complicado do que gostariamos. Há muita gente entalada nela há 6 meses, e que está mortinha para se ver livre do susto. Isso vai decerto gerar alguma turbulencia, mas se os 8.50 cairem desta vez, julgo que teremos o caminho traçado para Norte, de novo até aos máximos.
Os 11 - 12 €, são neste momento, apenas um alvo distante e pouco plausivel. Mas, se olharmos o percurso dela no inicio do ano veremos que não há impossiveis! :wink:

Registado: 9/12/2002 13:40

por Brah » 8/11/2006 23:42

Midas, acha que a semapa tem força e está com aspecto de conseguir passar a barreira dos 8,6? já ouvi/li comentarios que poderia chegar aos 11/12€, tendo em conta o valor da sua participação na portucel... não será especulação em demasia? no caso de nas proximas sessões não conseguir passar a resistencia para onde poderá cair?

Gostava de saber a sua opinião (e outras), mais conhecedoras do mercado que a minha, pois estou com receio que face a estas fortes subidas haja muita muita gente a querer ganhar o dinheiro já e ela comece a corrigir, acabando por perder a "alma"...

O que é que a AT prevê?

obrigado e abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por 1963 » 8/11/2006 21:15

Que aspecto óptimo :lol: :lol:

Registado: 24/8/2006 20:09

por Midas » 8/11/2006 20:21

Mais uma sessao positiva para a semapa a confirmar a quebra do triangulo. Teve mais volume que o dia de ontem e em termos de volume esta a ser parecida com o arranque de Fevereiro, em que os 2 primeiros dias de subida fez na casa das 400 mil accoes... Veremos se o movimento é identico. Tem como primeira resistencia os 8.60, que ultrapassados muito me admirava que nao fosse tapar aquele gap.
Anexos
semapa.png
semapa.png (29.03 KiB) Visualizado 2632 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

SEM

por JAS » 8/11/2006 18:44

Keyser Soze Escreveu:a comparação, a ser feita, tem que ser entre a Cimpor e a Secil

A crítica foi feita por um accionista da Semapa numa AG da Semapa e à administração da Semapa.
E a acusação era que não defendiam os interesses dos accionistas da Semapa.

Baseou as críticas na comparação da evolução das quotas de mercado da Cimpor e da Secil em que esta última estava a perder terreno.

Acontece que não são as "quotas de mercado" que se traduzem em mais valias para os accionistas.
São os resultados e, em consequência, a valorização das acções.

Portanto as contas têm que ser feitas entre SEM e CPR.

Eu limitei-me a mostrar a evolução das cotações que são favoráveis à SEM.

Um abraço,
JAS
----------------------------
CCL Escreveu:Parece que foi 'FALSO ALARME' a subida de ontem...
aproveitei para vender e entrar na... COFINA (pelo menos ha noticias reais vindas de Espanha...)

Não me parece que tenha sido falso alarme, o que me soava a falso era ela não se valorizar em tempos de privatização da PTI...

Eu prefiro ter as duas... SEM e CFN.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 8/11/2006 18:23

Jabba, apenas para clarificar a questão que abordas. Eu não digo que não existe nem que não é possível. Gigo que ela acontece 1% das vezes que as pessoas referem. Porque a maioria dos investidores quando as cotações não segeuem o rumo que esperavam rapidamente se agarram a esses fantasmas manipulatórios.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Quico » 8/11/2006 18:23

Jabba_Hut Escreveu:já vi muita cotação a ser manipulada ( sei que o Ulisses não acredita mas paciencia) para desenhar" figuras tecnicas de engodo.
e mais não digo..

jabba_Hut

Eu também não acredito em bruxas, mas que as há... :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Jabba_Hut » 8/11/2006 18:19

já vi muita cotação a ser manipulada ( sei que o Ulisses não acredita mas paciencia) para desenhar" figuras tecnicas de engodo.
e mais não digo..

jabba_Hut

Registado: 6/4/2006 21:42

por Mourinho » 8/11/2006 18:04

Caro Viera,

O que é que chaste deste fecho? não compromete...

P.S-Espero que os teus comentários não sejam substituidos pelos do JOLI, ficavamos todos a perder!!!

Registado: 12/9/2005 17:28

por Ulisses Pereira » 8/11/2006 17:49

Joli, a forma como se dizem as coisas é essencial para que nos respeitemos uns aos outros. Discordar é uma coisa. Falar em asneiras e afins é diferente.

És novo no Caldeirão e é natural que ainda não conheças a forma de estar dos intervinentes, por isso, aqui estou eu a pedir-te que meças a forma como aqui estás.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por vieira » 8/11/2006 17:38

JOLI Escreveu:Sei que és um ADEPTO da análise técnica, mas desculpa lá a frontalidade, mas nunca li tamanha asneira da tua parte.

A AT consegue seguir/predizer o andamento dos mercados (para quem acredita na AT, que não é propriamente o meu caso), mas o contrário não é válido, ou seja, os mercados não seguem/predizem a AT.

Bem, que blasfémia que devo ter dito. Não batas mais, ok? E já agora, ADEPTO só sou do Benfica!

Eu ainda sou do tempo em que havia respeito neste forum pelas pessoas mais antigas. Enfim... É por isso que, tenho quase 1.900 comentários neste fórum, mas nos ultimos tempos escrevo apenas 1 ou 2 por dia (e é quando escrevo). E irei acabar por deixar de escrever...

Em relação ao tema e à minha blasfémia.. o caríssimo deve compreender que existem gráficos em real time que são acompanhados pela maior parte dos intervenientes no mercado que tentam antecipar o movimento dos outros. Como também deve saber, o trading é um movimento de massas e que mede o sentimento dessas massas, pelo que, a formação de uma longa doji após a subida de ontem da Semapa, seria interpretada pelo mercado como um topo, podendo a partir daí haver distribuição.

Registado: 9/12/2005 18:40

por JOLI » 8/11/2006 16:59

Vieira Escreveu:Tiveram que a puxar porque se andasse ali na vizinhança dos 8,20-8,22, acabaria por fazer uma doji muito feia num topo, podendo levar a forte distribuição amanhã.

Ora como ainda não é para cair, teve que se gastar mais uns trocos para a puxar.

Sei que és um ADEPTO da análise técnica, mas desculpa lá a frontalidade, mas nunca li tamanha asneira da tua parte.

A AT consegue seguir/predizer o andamento dos mercados (para quem acredita na AT, que não é propriamente o meu caso), mas o contrário não é válido, ou seja, os mercados não seguem/predizem a AT.

Registado: 25/10/2006 20:40

por vieira » 8/11/2006 16:46

Tiveram que a puxar porque se andasse ali na vizinhança dos 8,20-8,22, acabaria por fazer uma doji muito feia num topo, podendo levar a forte distribuição amanhã.

Ora como ainda não é para cair, teve que se gastar mais uns trocos para a puxar.

Registado: 9/12/2005 18:40

por mcstreet » 8/11/2006 16:46

Vamos ver se confirma o "breakout"...

Registado: 28/4/2006 17:30

por silva_39 » 8/11/2006 16:41

Parece que quer testar a resitência dos 8.3 antes do fecho.
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

por Keyser Soze » 8/11/2006 11:18

mas as contas da secil estão discriminadas no relatórios de conta da semapa

o accionista na assembleia criticava a estratégia de crescimento da secil...dando o exemplo da cimpor

e verdade seja dita a semapa actualmente depende bastante mais da portucel do que da secil

Registado: 8/2/2006 17:32

por DOW » 8/11/2006 11:14

Keyser Soze Escreveu:
a comparação, a ser feita, tem que ser entre a Cimpor e a Secil

Sim Keizer, mas Secil não está cotada, e se falamos de Semapa temos que incluir todas as ares de negocio...

Registado: 29/12/2005 1:10

por Keyser Soze » 8/11/2006 11:05

DOW,

podias ter posto o que vinha a seguir:

atenção com essas contas

a Cimpor é cimentos

a Semapa é cimentos + pasta de papel + energia renováveis (área de negócio vendida o ano passado)

e actualmente a pasta de papel (Portucel) é responsável por 69% das receitas e 71% do EBITDA da holding

a comparação, a ser feita, tem que ser entre a Cimpor e a Secil

independentemente disto, tecnicamente, a Semapa deu um sinal que quer ir par cima

Registado: 8/2/2006 17:32

por vitorigus » 8/11/2006 10:56

Bom, então é melhor leram bem os dados que vêm a demonstrar o contrario...Arte com os numeros é o que é

Registado: 9/8/2005 11:17

por DOW » 8/11/2006 10:50

vitorigus Escreveu:E aquilo que vinha nos Semanarios sobre a gestão da Semapa estar a ficar para tras relativamente a Cimpor? O sr Queiroz nem quiz comentar. Nao acham um bocado aberrante? (Nao tenho uma nem outra!)
Abraço

:arrow:

JAS Escreveu:Acho graça a este tipo pois não sabe fazer contas...

Não consigo ver as cotações de "há 12 anos" mas vejamos o que aconteceu quanto aos interesses da maioria dos accionistas desde 2002 que já chega muito bem:

02 JAN 2002
SEM = 4,50
CPR = 19,68, com o split posterior equivale a 3,936

06 NOV 2006
SEM = 7,90
CPR = 5,59

A SEM, apesar de distribuir anualmente maiores dividendos, valorizou-se 75% e a CPR apenas 42%.

Como se vê a SEM defendeu melhor os interesses dos accionistas...
Não admira que nem lhe tenham respondido.

JAS

Registado: 29/12/2005 1:10

por vitorigus » 8/11/2006 10:37

E aquilo que vinha nos Semanarios sobre a gestão da Semapa estar a ficar para tras relativamente a Cimpor? O sr Queiroz nem quiz comentar. Nao acham um bocado aberrante? (Nao tenho uma nem outra!)
Abraço

Registado: 9/8/2005 11:17

Re: !!

por Quico » 8/11/2006 9:44

CCL Escreveu:Parece que foi 'FALSO ALARME' a subida de ontem...

O algodão... perdão ...o volume não engana! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Ferreiratrade, Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic, yggy e 95 visitantes