Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedido sobre warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 18/11/2002 1:40

Referes-te ao DAX15 do CZ, certo?... Se é esse, as características são muito parecidas. A diferença está no MM. Eu ando já com aquele par do CT há algum tempo e não tenho razão de queixa. Os problemas q sinto são os q referi no outro post, mas sinceramente não me preocupam por aí além... podem-me prejudicar num ou noutro trade no meio de muitos mas não é por aí... Sinceramente, e já manifestei essa opinião noutro forum e acabei sendo muito atacado por isso, penso que existe algum misticismo em torno dos MM q acabam por ser o bode espiatório para as nossas falhas como investidores. É certo que eles fazem o seu jogo, não estão ali para nos entregar lucros de bandeja... Enfim, mas há que contar com isso. Ninguém é obrigado a comprar warrants, nem é obrigado a comprar warrants muito susceptíveis à volatilidade, ou a comprar warrants sobre-avalidados, etc, etc. Isto para dizer q não me preocupo muito com os MM. Como não tenho razão de queixa do CT e já fiz muitos trades (largas dezenas) e umas massas jeitosas nestes warrants não sinto necessidade de «mudar de casa». Mas fui espreitar os q indicaste e as características são muito próximas. O spread deve ser idêntico, o valor dos warrants anda próximo, a elasticidade tb, o theta é praticamente o mesmo... São praticamente almas gémeas... lol

Em relação à outra questão, bem a decisão primordial deve-se à AT. Já tentei uma vez ou outra jogar com a volatilidade (comprando warrants put e call ao mesmo tempo, até uma vez) mas não é a minha preocupação central. Tenho-me centrado principalmente em dois tipos de trade: nuns casos, se sinto que a situação técnica está muito indefinida ou o título está em consolidação e qnd tal é possível (por questões de acompanhamento) faço trades intradiários (por vezes vários por dia, já cheguei a fazer mais de meia-duzia numa única sessão). Noutras alturas, ou porque não tenho hipótese de acompanhar o intraday por razões profissionais ou porque penso que o índice está numa swing duradoura, aguento a posição por dias ou semanas. Esta última alternativa tem uma vantagem: se acertarmos no movimento, só temos que nos preocupar com o momento de saída, até lá estamos sempre certos. Poderíamos ganhar mais com trades intradiários mas tb corríamos o risco de errar alguns trades (e erramos concerteza) pelo que qnd a tendência está bem definida, mais vale estar quietinho a ver o rio seguir o seu curso «lentamente» em vez de nos estarmos a arriscar nos «rápidos» turbolentos... :wink:

Portanto, conforme a necessidade ou a situação do subjacente, oscilo entre estas duas estratégias. Aposto sempre que possível em warrants muito elásticos e relativamente perto do strike de forma a não ter de me preocupar demasiado com a volatilidade ou o theta nem estar a arcar com spreads de 5, 10, 20 ou mais %... Com os warrants que costumo escolher, o essencial é acertar no movimento do índice (na altura certa). E isso... já dá água pela barba... :mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Guloso » 18/11/2002 0:02

É isso mesmo Marco António, concordo inteiramente contigo. Nos warrants eu invisto numa perspectiva de curto prazo (que não é forçosamente day-trade), podendo ficar com os warrants em carteira umas semaninhas. Pelo que penso ser extremamente arriscado nesta fase do campeonato abrir posições neste Warrant. Se falhar o movimento, as hipóteses de recupera-lo são reduzidas. Eu fechei as minhas posições no Dax 13 e tenciono abrir no DAX 15, assim que houver oportunidade.
Que é que dizes dos DAX15? Tem o mesmo strike do DAX20.

Já agora outra coisa. As tuas decisões de investimento em Warrants, são baseadas somente na análise técnica do Indice/Título, ou também acompanhas a volatilidade implicita do Warrant? Que sites é que usas para acompanhar a VI? Por vezes existem boas oportunidades, quando a V.I. baixa significativamente ( e o contrário também é verdade – pode ser extremamente perigoso abrir posições quando a VI sobe significativamente)

Registado: 4/11/2002 23:51

warrants

por War Ant » 17/11/2002 23:52

Não há bons ou maus warrants.É o investidor que, tendo em conta a sua estratégia, escolhe o warrant que melhor se adapte a essa estratégia.
Se estiver todo o dia diante do monitor ou se tiver estabelecido um stop longo pode optar por um warrant com grande elasticidade. Se fôr um position trader, o warrant talvez deva ser outro e para um long term trader as características a ter em conta no warrant são outras.
Posso adiantar que, enquanto day trader, as únicas características que me interessam no warrant são
A data de maturidade, não vá eu comprar um warrant que esteja a dias do exercício e não poder corrigir qualquer asneira.
A elasticidade, que representa a variação de % do warrant por cada 1% de variação do subjacente. ( aqui, quem tiver menos medo arrisca mais).
O spead, ou diferença entre bid e ask, em que eu não pago mais de 0,01por cada 0,80 € do preço do warrant. E fujo do commerzbank, que começa com spreads aceitáveis e os altera durante o jogo, comendo-nos os lucros.
cumprimentos.

Registado: 7/11/2002 17:48

por falido » 17/11/2002 23:37

Pois, eu não costumo ficar com acções durante o fim-de-semana, muito menos com warrants... Mas às 4 da tarde de sexta parecia tudo tão encaminhadinho para uma queda do DAX... Agora com esta recuperação e com os futuros do NASDAQ tão verdinhos acho que na segunda-feira vai ser dia para... reforçar os puts :mrgreen:
É aproveitar antes que acabem.
Cumprimentos.
falido

por MarcoAntonio » 17/11/2002 23:01

É verdade, estes <i>warrants</i> estão a chegar ao «fim da linha»...

No entanto, a questão do <i>theta</i> não é muito significativa face aos restantes parametros, porque o <i>warrant</i> está <i>in the money</i> e uma parte significativa do seu valor corresponde a valor intrinseco. Assim, temos mesmo nesta altura um <i>warrant</i> muito interessante (0.7% por sessão não é significativo quando a elasticidade é de -6.4 aproximadamente).

Convem notar que o grande interesse destes <i>warrants</i> é para <i>daytrade</i> devido à sua grande elasticidade e inerentemente volatilidade <i>intraday</i>. No entanto, mesmo para <i>swing</i> ou <i>position trade</i> continuam interessantes porque os restantes parametros acabam por se sobrepor claramente ao <i>theta</i>. O que é preciso é acertar no movimento... :D

De qq das formas já não têm muito mais para dar... Já agora, os próximos na mira são os CTDAX20P...
:mrgreen:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Warrants

por Gpinto » 17/11/2002 22:50

Eu, pessoalmente, prefiro os warrants do Citibank. Contudo, no nasdaq tenho seguido os Puts 900 do NDX da Commerzbank. No calls e puts do dax, acompanho os da Citibank.

Com a commerzbank já tive alguns dissabores, partilhados com outros utilizadores também experts na matéria, tal como o Bigusa
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

por Guloso » 17/11/2002 22:46

Cuidado com os DAX 13. A data de vencimento esta-se a aproximar, pelo que o Theta tende a aumentar. O simples facto de ficar com estes Warrants em carteira no fim de semana (com todos os outros factores constantes) , implica uma desvalorização superior a 2%.

Registado: 4/11/2002 23:51

Obrigado!

por falido » 16/11/2002 14:27

Engraçado! São exactamente esses dois que tenho na minha lista!
"Atenção q só são aconselháveis para corações fortes!..." Nem mais! Os DAX13 têem delta -0.64, basta o indíce mexer um bocadinho que aqui dá logo um salto. Bem, para quem gostar de adrenalina não há como comprar destes warrants! Melhor ainda, fazer como eu: comprar na sexta os puts com o DAX a 3215, não vender e depois passar o fim-de-semana a pensar na asneira :-) HEHEHE

Bem, muito obrigado a ambos.
falido

por MarcoAntonio » 16/11/2002 0:27

Em relação ao DAX uso para calls os CTDAX10C e para puts os CTDAX13P (ambos do Citibank).

Gosto destes warrants porq são muito elásticos e simultaneamente um <i>spread</i> baixo. Têm um bom compromisso e tornam-se facilmente negociáveis. Aliás têm bastante volume. Atenção q só são aconselháveis para corações fortes!... :mrgreen:

Em relação ao MM, o tipo ausenta-se nos momentos críticos e de longe a longe «esquece-se de aparecer pela manhazinha»... Deve gostar de aproveitar bem os 20% de liberdade que tem... lol

Mas isso não tem afectado seriamente a minha performance. Aliás, nem gosto de me mexer nesses momentos críticos, gosto de deixar assentar a poeira para ver como param as modas, por isso não me afecta qnd ele sai... até me dá uma ajudinha, porq eu não acompanho notícias e assim fico a saber logo q se passa algo no mercado... :wink:

PS: O MM da SG é muito gabado, mas os warrants da SG sobre o DAX são muito pouco interessantes - o put está muito <i>deep-in-the-money</i> e os call têm um strike tão alto q acabam por não ter qq interesse (<i>spread</i> incomportável).
Imagem

Administrador Fórum

Re: Pedido sobre warrants

por MozHawk » 16/11/2002 0:00

Falido Escreveu:Olá. Alguem aqui que negoceie em warrants me pode dizer qual o melhor MM e quais os melhores warrants (put e call) para Dax, Nasdaq, Dow e PT? É que os que encontro têem todos baixo volume...
Muito obrigado.

Caro Falido,

A preferência da maioria das pessoas neste fórum que se manifestaram é para a Societe Generale. Contudo, o mais popular ainda é o CommerzBank devido ao DAX.

Quanto a volumes, o facto de serem inexistentes ou reduzidos pode ser ou não relevante. Este tipo de mercado levou a que muitos investidores perdessem muito do seu capital pelo que o afastamento deste tipo de produtos tornou-se notório. Há alguns derivados muito interessantes mas sem movimento devido, penso eu, aos aspectos que referi.

Entretanto, aconselho-o a dar uma vista de olhos nos sites dos MMs.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Pedido sobre warrants

por falido » 15/11/2002 23:32

Olá. Alguem aqui que negoceie em warrants me pode dizer qual o melhor MM e quais os melhores warrants (put e call) para Dax, Nasdaq, Dow e PT? É que os que encontro têem todos baixo volume...
Muito obrigado.
falido

Quem está ligado: