Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC GA para a mãe

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 18/3/2003 17:34

Se fizer uma pesquisa aqui no forum, eu já debati este indicador aqui. Existe ainda um artigo sobre Distribuição na secção dos meus artigos onde ele é referido. O OBV (<i>on balance volume</i>) é um indicador relativamente simples e que serve para analisar o comportamento do volume e relaciona-lo com as subidas e descidas na cotação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Esse OBV...

por maeinvestidora » 18/3/2003 17:23

...eu não conhecia...não o sei interpretar e não lhe dei importância quando o vi nos gráficos...

...vou estudar isso (não se pode parar!).

Talvez da próxima vez consiga estar mais bem preparada.

Beijinhos e obrigada, Marco António!
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

por MarcoAntonio » 18/3/2003 17:12

O MACD eu não sigo (é um indicador muito desinteressante, na minha modesta opinião, o que poderá não extender-se a outras opiniões logicamente). Quanto ao RSI, o unico sinal que existia era um ligeiro ascendente das sessões de alta. Esse ascendente é mais claro ainda no OBV (ver os meus updates) o que quer dizer que não só as sessões de alta era mais fortes em termos de volatilidade como em termos de volume o que nos leva a concluir que terá existido acumulação durante aquele período.

Ainda na fase inicial da consolidação eu tinha chamado a atenção para esse pormenor (está logo no primeiro post da sequência, datado do dia 9 de Março).

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=7041
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

pois...

por maeinvestidora » 18/3/2003 17:04

...erro de iniciada...

Olhe, Marco António, obrigada!

Só mais uma questão: Havia sinais, a partir do fecho de sexta feira ou da abertura de segunda que permitiam prever (talvez esta palavra seja muito forte) este impulso( o MACD já dava sinal de compra desde as subidas de fim de Fevereiro e o RSI andou nos últimos dias abaixo dos 50) ?

Gostaria de comparar com os gatafunhos que andei a desenhar nos meus gráficos (que nunca consigo postar...)

Beijinhos e até já!

por MarcoAntonio » 18/3/2003 16:44

«mae», a vela de sexta não me parece uma <i>shooting star</i> válida por duas razões:

:arrow: em primeiro lugar, falta-lhe uma cauda longa que forme um martelo invertido - a sessão teve uma volatilidade intraday reduzida e na minha opinião só por isso invalidaria a <i>shooting star</i> enquanto sinal;

:arrow: por outro lado não surge na sequência de um <i>upswing</i> (nesse caso a vela sería um sinal de aviso de inversão de <i>swing</i>) mas na sequência de um relativamente longa consolidação, mais uma razão para não considerar o sinal.

Na realidade, na minha óptica e dado que estes sinais são válidos apenas para o curtíssimo-prazo (refiro-me a estes sinais dados por velas), não havia nada para inverter pois a PTC estava a lateralizar num <i>range</i> entre um suporte e uma resistência. Na sexta-feira passada abriu fora do <i>range</i> e em <i>gap up</i> e veio a fechar no topo do <i>range</i>. Pessoalmente não retiro qq ilacção daí (apenas que foi uma sessão atípica, quer pela abertura e comportamento posterior, quer pela falta de volatilidade <i>intraday</i>).

Espero ter ajudado...
Imagem

Administrador Fórum

Gosto amargo...

por maeinvestidora » 18/3/2003 16:33

...das tarefas domésticas, e de não ter entrado a 6 euros, como ainda me cheguei a questionar...

O que é que falhou no meu raciocínio? Acham que terei dado demasiada importância à vela negra de sexta feira (que interpretei como shooting star)?

Houve sinais que simplesmente ignorei?...

Agradecia os vossos comentários, mesmo!

Até já!

por Pata-Hari » 18/3/2003 10:35

MACD está em terreno positivo, nada a dizer, e rsi com muito espaço para subor, ou descer, a 56. No worries desse lado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Não sei...

por maeinvestidora » 18/3/2003 10:25

Acredito que possa atingir os 6.40 euros ainda hoje, mas eu devia era ter entrado ontem...enfim, não acreditei o suficiente...

Por agora, vou continuar quieta no meu canto... Já agora, a Pata-Hari tem indicação dos níveis de RSI, MACD (e outros, eventualmente)?

Até já!

PTC GA para a mãe

por Pata-Hari » 18/3/2003 9:30

Mãe, ontem só vi o teu post depois do fecho, sorry... não deu mesmo tempo.

Aqui fica o gráfico já com o dia de hoje. Olha, agora acho que fica com bom aspecto, sim. A vela de ontem foi mais uma vez esquisita, tendo feito um novo minimo, mas também um novo máximo...

Tens uma linha de tendência a azul claro lá em cima, mas aquela linha vem do máximo histórico e foi ignorada no ultimo up-swing. Logo tem uma validade duvidosa - nota que uma linha muiiiiiiito antiga é também muito complicada de desenhar, uma pequenissima variação no declive projecta para o futuro valores que podem não ser muito precisos. Já a outra parece ter contido as últimas subidas - mas está bastante acima dos valores de hoje.

Não te sei dizer se os valores de agorinha mesmo são bons pontos de entrada e se à tarde estará em cima ou abaixo dos valores actuais. O que posso dizer é que com uma vela com um novo máximo (que já fez) e um minimo superior ao de ontem e já agora superior ao mid point da vela de ontem, continuamos na minha opinião com bom aspecto..
Anexos
PTC.png
PTC.png (29.6 KiB) Visualizado 1208 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado: