Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BruSantos » 14/10/2006 10:46

A partir de que dia se podem dar ordens de compra em mercado aberto? Como funciona?
Se quiser comprar na abertura posso dar uma ordem dias antes?

Registado: 7/2/2006 15:50

por lutav » 14/10/2006 10:29

PS - a administracao do forum, devia considerar a hipotese de permitir que se editassem mensagens:

havia menos posts (podiamos editar posts anteriores, em vez de escrever sempre novos como eu estou a fazer agora!),

e por outro lado, escusava de ficar com erro de confundir 1 conto de reis com 1 euro....

ahhh, caso nao tenha dito nada antes, bom dia :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por lutav » 14/10/2006 10:26

Só avisar, que sao 10h28 da manha (sim, o horario do forum nao está certo), e para informar que eu às vezes qdo escrevo e falo com sono, digo alguns disparates.....

nao sei se o fiz ontem, antes de ir dormir :roll: ....

:oops:

Rateio da OPV da GALP

por Menor_Valia » 14/10/2006 9:45

Saudações!!

Corrijam-me se estiver enganado...

Valor rateio da GALP = Oferta / (2 X subscrição 1ª fase + subscrição 2ª fase)

Um abraço,

JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton

Registado: 3/12/2005 16:58

por Menor_Valia » 14/10/2006 9:13

Saudações!!

Lutav Escreveu:modesta opiniao:

rateio 1/10, dá 1500 accoes ~ 1500 euros ~ 300 contos moeda antiga!

eu posso perfeitamente ter o dinheiro disponivel, e fazer o crédito, e nao é nada de mais;

Atenção que ninguêm lhe vai vender as acções pelo valor nominal!! Se, por hipótese, lhe fossem atribuidas 1500 acções(Publico em Geral), isso representaria um investimento de 1500 X 6,12 euros = 9180 euros.

Quanto ao rateio que será definido, ele terá de ter em conta a diferenciação preferencial de rateio entre as duas fases de subscrição, pelo que, uma subscrição global(em numero acções) dez vezes superior à oferta não significa um valor de rateio de 0,1(1/10)... A propósito, alguem se lembra como foi apurado o valor de rateio na ultima OPV da PT que tinha contornos semelhantes?

Um abraço,

JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton

Registado: 3/12/2005 16:58

por marcolopes » 14/10/2006 3:47

http://www.semanarioeconomico.com/edito ... index.html

13-10-2006, Mafalda Anjos

À vista da adesão que está a ter o IPO da Galp, com mais de metade das acções disponíveis para o retalho já subscritas, os portugueses parecem adorar risco. O que em si não teria nada de mal, fosse este um risco calculado. O pior é que não é.
Quando pensam em Galp, os portugueses não se lembram de balões, mas de centenas de bombas de gasolina cor-de-laranja. Este deve ser um negócio próspero, pensam, afinal a Galp não está em todo o lado, e o preço dos combustíveis não continua a subir imparável? Quantos são os que acompanharam o folhetim das guerras de poder na empresa ou, tão pouco, sabem sequer o nome do presidente da empresa que se dispõem a tornar accionistas? Quando se fala em gás, quantos são os que vão além da imagem da menina da bilha, e conhecem o impacte do novo quadro regulamentar definido pela ERSE no mês passado e que esmaga a rentabilidade daquela área de negócio? Poucos. Vão assim, alegremente mas às escuras, comprar acções de uma empresa da qual só conhecem a ponta do iceberg.
Só que o que está por baixo da tona de água deixa qualquer investidor esclarecido boquiaberto. Motivo pelo qual ninguém tem qualquer esperança no sucesso da colocação das acções junto de institucionais estrangeiros. Esses olham para a Galp de soslaio, afinal detestam conflitos de poder na gestão das empresas (pior do que o governo e os privados não se entenderem é os parceiros guerrearem entre si) e já estão escaldados com a) quadros regulatórios que mudam em Portugal à última da hora - ainda está fresca na memória a última fase de privatização da EDP, quando se comprou uma coisa no prospecto que não era a mesma passados dois meses - e b) com a mais recente colocação em bolsa da Saras, uma empresa italiana idêntica à Galp, que em cinco meses afundou 33%.
Não foi pois à toa que o governo, além de ter definido um intervalo de preços considerado baixo (se bem que acima dos 3,7 mil milhões que a Morgan Stanley definiu como mínimo), estabeleceu um rácio pouco usual neste tipo de operações em que as acções se dividem em partes iguais pelo retalho (particulares e trabalhadores) e pelos institucionais. Assim, sempre se podem apanhar desprevenidos alguns portugueses que gostam de cor-de-laranja, sem se correr o risco de ficar com acções no bolso sem procura por parte dos fundos, especialmente os estrangeiros. Sim, porque aos institucionais portugueses não restam muitas alternativas senão ir à OPV, mesmo que com ordens com limites de preço bem definidos. Afinal, a Galp vai estar entre as maiores empresas do PSI, e vem estrear um novo sector até agora não representado na Euronext Lisboa.
Resta saber como vai ser a partir de Novembro, quando as entidades colocadoras deixarem de segurar as cotações da empresa, e o mercado começar a funcionar verdadeiramente em pleno. E quando a Galp começar a apresentar descidas dos lucros em 2007, tal como aliás prevê o Espírito Santo Investment, que podem chegar até aos 40%. Se as acções começarem a cair, pelo menos que seja só a partir de Janeiro, mês a partir do qual os pequenos investidores podem começar a transaccionar os títulos que compraram. Não há nada pior do que estar num quarto escuro com um incêndio a deflagrar, e a porta da rua estar trancada.

Registado: 20/11/2006 23:11

por lutav » 14/10/2006 1:14

modesta opiniao:

rateio 1/10, dá 1500 accoes ~ 1500 euros ~ 300 contos moeda antiga!

eu posso perfeitamente ter o dinheiro disponivel, e fazer o crédito, e nao é nada de mais;

se faço o crédito, sem condiçoes, se calhar, nem telemovel devia ter; pk ha mto crédito mal parado numa série de diferentes situacoes em valores e proporcoes mto mais graves...

agora, isso é por outro lado diferente, da questao "de principio", da empresa valer mais ou menos, quer agora, quer em termos de valorizacao (positiva ou negativa) futura, tendo em conta informacoes (mais ou menos crediveis), sobre o desempenho da GALP no proximo ano....

mas por outro lado, tantos de nós com acoes de empresas com bons resultados, e que "marinam" mais que devia...

conclusao, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.... :)

beijos e abraços

Semanário Económico

por Rural » 13/10/2006 23:00

Já vi no site o que tinha lido na capa.
Entretanto tomo a liberdade de chamar a V/atenção para o editorial deste jornal (em www.semanarioeconomico.com).

Registado: 15/3/2005 16:34

Capa do SWemanário Económico

por Rural » 13/10/2006 22:09

Pareceu-me ver na 1ªpágina do semanário Económico de hoje que cada acção não valeria mais que 5 euros.
Alguém confirma ou infirma isto ?
Um abraço. Bons negócios.

Registado: 15/3/2005 16:34

por Nyk » 13/10/2006 20:27

Procura de acções na OPV da Galp já supera em mais de 6 vezes a oferta
A procura da OPV da Galp continua a aumentar a bom ritmo, superando já em mais de seis vezes a oferta. No público em geral a procura está a ser 14,3 vezes superior à oferta, enquanto entre os pequenos subscritores e emigrantes, supera em mais de 3 vezes.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A procura da OPV da Galp continua a aumentar a bom ritmo, superando já em mais de seis vezes a oferta. No público em geral a procura está a ser 14,3 vezes superior à oferta, enquanto entre os pequenos subscritores e emigrantes, supera em mais de 3 vezes

A principal dúvida dos investidores que estão a dar ordens na oferta pública de venda (OPV) passa por saber quantas acções vão pedir, já que só no final da operação vai ser conhecido o rateio e, consequentemente, quantas acções calham a cada um.

Os dados dos primeiros cinco dias da oferta mostram que os 68 mil portugueses que já deram ordens estão a aguardar uma forte procura, pois grande parte dos pedidos estão a ser feitos pela quantidade máxima. Até hoje, foram dadas 68 mil ordens, equivalentes a 533 milhões de acções, anunciou a Parpública.

Este valor indica que a procura actual na OPV já supera em 6,4 vezes a oferta disponível de 83 milhões de títulos. Só hoje os investidores foram ao banco subscrever 268 milhões de acções, tantas quantas as pedidas nos quatro dias anteriores.

Forte procura no público em geral

Pela primeira vez são conhecidas as divisões da procura pelas várias tranches, pelo que os investidores têm agora uma melhor noção sobre a procura por cada segmento.

Os pequenos subscritores e emigrantes, que beneficiam de um desconto de 5% no preço mas não podem vender as acções durante três meses, deram ordens para comprar 175 milhões de acções da Galp, apurou o Jornal de Negócios. Para esta tranche estão destinadas 53,9 milhões de acções, pelo que a procura já supera a oferta em 3,2 vezes.

No público em geral, onde a oferta é de 24,87 milhões de títulos, a procura é largamente superior. O número de acções pedidas é já de 355,9 milhões. Ou seja, já supera em 14,3 vezes a oferta.

Entre os trabalhadores a procura está a sem bem menor, segundo apurou o Jornal de Negócios. Foram dadas menos de mil ordens, para subscrever menos de dois milhões de acções, quando a oferta para este segmento é de mais de 4 milhões de títulos.

O período da OPV teve início no passado dia 9 de Outubro e decorrerá até ao dia 20 de Outubro, sendo que o primeiro período da OPV, durante o qual as ordens de compra recepcionadas pelas instituições financeiras beneficiarão de um coeficiente de atribuição superior em 100% em caso de rateio, termina no dia 16 de Outubro.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por artista_ » 13/10/2006 20:21

artista Escreveu:
Vieira Escreveu:O que quer dizer que quem pedir o máximo (15.000 em publico em geral), vai ter 1.500 acções. Também não estou disposto a expor-me mais que isso.

Duvido muito, se quem subscrever 15 mil no público em geral tiver direito a 500 ainda ficarei surpreendido... mas enfim é um mero feeling!

No público em geral, onde a oferta é de 24,87 milhões de títulos, a procura é largamente superior. O número de acções pedidas é já de 355,9 milhões. Ou seja, já supera em 14,3 vezes a oferta.

Neste momento, no público em geral, já só dá direito a cerca de 1000 acções e eu ainda nem subscrevi pelo cão pelo piriquito e mais os 125 amigo que tenho na minha conta... :lol: :lol:

Bom fim de semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 13/10/2006 20:07

Acho que ela vai entrar directamente no Psi-20, não tenho a certeza mas sei que já li alguma coisa sobre isso e foi com a idéia que fiquei...

Bom fim de semana

por Nyk » 13/10/2006 19:06

Nyk Escreveu:Em que dia a galp começa a tansacionar acções na bolsa?

A que valor vão ser vendidas na opv?

Entra para o psi20 ou o psi geral?

Segundo o que me informaram num outro forum, é assim:

Em que dia a galp começa a tansacionar acções na bolsa?

24 de Outubro de 2006
Data prevista para a admissão à negociação das acções ordinárias

Ainda não se sabe. Só a 23 de Outubro de 2006 é que é fixado o preço final da OPV e da venda directa.

Depois da OPV entra para o PSI geral... mais tarde, aquando da revisão das empresas que constituem o índice, é provável que entre no PSI20.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 13/10/2006 17:55

Em que dia a galp começa a tansacionar acções na bolsa?

por MMaduro » 13/10/2006 12:21

artista Escreveu:MMaduro, sim o teu racíocínio está correcto mas não vale a pena preocupares-te muito com o rateio, pelo menos para já, ainda vai mudar muito...

Caro artista

muito obrigado pelo esclarecimento.....

a minha preocupação não é saber o rateio agora, mas sim perceber como funciona...
.... e assim já percebi!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

bons negócios!

Registado: 21/6/2005 12:32

por artista_ » 13/10/2006 12:07

Vieira Escreveu:O que quer dizer que quem pedir o máximo (15.000 em publico em geral), vai ter 1.500 acções. Também não estou disposto a expor-me mais que isso.

Duvido muito, se quem subscrever 15 mil no público em geral tiver direito a 500 ainda ficarei surpreendido... mas enfim é um mero feeling!

por pedrom » 13/10/2006 11:30

Da minha parte podem juntar mais 60.000 a esse valor que vão ser subscritas hoje ou na segunda!

Registado: 29/7/2004 19:55

por vieira » 13/10/2006 11:26

Visto que decorreu 1/3 do periodo de subscrição, estimo que o rateio seja de 1/10 (partindo do pressuposto que os portugas deixam tudo para a última da hora).

Penso que é o normal em operações deste género.

O que quer dizer que quem pedir o máximo (15.000 em publico em geral), vai ter 1.500 acções. Também não estou disposto a expor-me mais que isso.

Registado: 9/12/2005 18:40

por artista_ » 13/10/2006 11:06

MMaduro, sim o teu racíocínio está correcto mas não vale a pena preocupares-te muito com o rateio, pelo menos para já, ainda vai mudar muito...

mais uma dúvida sobre como se processa uma OPV

por MMaduro » 13/10/2006 10:17

bom dia....

mais uma dúvida daquelas típicas de um tipo que começa a dar os 1º passos nos mercados:

- existem cerca de 83 milhões de acções para o público em geral, trabalhadores e pequenos subscritores.
- os pedidos de subscrição atingem já os 265 milhões.
- se o rateio fosse feito hoje, com estes dados, quer dizer que cada um dos subscritores iria ficar com cerca de 31% das acções que pediu? (83/265 = 0,31)

o meu raciocínio está correcto?

obrigado pela atenção.

Registado: 21/6/2005 12:32

por Nyk » 13/10/2006 7:43

Procura já é três vezes a oferta

13/10/2006

A procura de acções da Galp Energia já mais que ultrapassou o triplo da oferta. Ontem, ao final do dia, tinham sido dadas mais de 35 mil ordens correspondentes a 265 milhões de acções. Estão disponíveis 83 milhões de acções na OPV da petrolífera.

Ao que o Jornal de Negócios apurou, junto de fontes próximas do processo, a Caixa Geral de Depósitos é o banco que já recebeu mais ordens de compra.

A procura por parte dos investidores tem vindo a disparar. No primeiro dia foram pedidas 1 milhão de acções, no segundo 27 milhões, no terceiro 102 milhões e ontem 135 milhões. No total, a procuraatingiu já 265 milhões de acções, um valor 3,1 vezes superior à oferta.

Estes números indicam que vai haver rateio. Os investidores que derem ordens no primeiro período da OPV, entre 9 de Outubro eaté dia16, beneficiamde um rateio 100% superiro às ordens dadas no segundo período que começa dia 17 e se estende até dia 20 de Outubro.

por Jacsilva » 12/10/2006 0:06

quem viu as outras OPV e que está a ler sobre esta , a diferença é muita.
o nome será maturidade ; desconfiança ; medo ; falta de capital ;ou tudos isto junto.
eu pessoalmente vou a opv.

o melhor negócio é o que é feito os outros pertencem ao "SE"
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por artista_ » 12/10/2006 0:04

isavale Escreveu:Pois eu discordo do pardal.
Eu não vou comprar Galp. O povinho anda tapadinho, a acção esta cara ,serei só eu que pensa assim?
Vejo aqui pessoas a dizer que vão comprar , e não fazem ideia dos riscos. Os bancos vão tentar suster a cotação , acho que isso diz tudo.
Penso que nos 2 primeiros dias haja muita euforia e muito volume , talvez suba um pouco, mas tambem acredito que passado alguns dias começe logo a queda. Não acredito que os bancos iram suster a cotação muito tempo. Manipulação é assim que se ganha.

Suster??! A expressão usada não é suster...

Da mesma forma que tu pensas isso há muitos outros que pensam o contrário, é por isso que a cotação de um título resulta do equilíbrio entre os que querem vender e os que querem comprar...

Eu vou à OPV, duvido que isto dê para o torto, o próprio estado (leia-se governo) tem todo o interesse em que as coisas corram bem pois caso contrário terão muita dificuldade em vender depois a Ren e as outras que estão a preparar... talvez tenha sido por isso que baixaram o preço da avaliação que se falaou há algum tempo atrás...

Ainda assim sei que existem riscos mas que neste caso estou disposto a correr! De cada vez que compro títulos faço-o porque me parece que nesse momento as probqabilidades de subir são maiores que as de descer, este também me parece um caso desses, a diferença é que a minha análise não é baseada na AT como é costume!

Bons negócios

por isavale » 11/10/2006 23:49

Pois eu discordo do pardal.
Eu não vou comprar Galp. O povinho anda tapadinho, a acção esta cara ,serei só eu que pensa assim?
Vejo aqui pessoas a dizer que vão comprar , e não fazem ideia dos riscos. Os bancos vão tentar suster a cotação , acho que isso diz tudo.
Penso que nos 2 primeiros dias haja muita euforia e muito volume , talvez suba um pouco, mas tambem acredito que passado alguns dias começe logo a queda. Não acredito que os bancos iram suster a cotação muito tempo. Manipulação é assim que se ganha.
Em quase tudo, é mais fácil a gente meter-se do que sair.

Registado: 2/5/2006 23:58

Re: A CGD

por pardal » 11/10/2006 20:00

pedrom Escreveu:
BonVivant Escreveu:possibilita a aquisição c/ linhas de crédito.

Abraço

Não aconselho ninguém a comprar acções recorrendo ao crédito, pois deve ser dos piores negócios que se podem fazer em bolsa!!! (opinião pessoal)

Eu tenho opinião contrária, e por isso vou a todas as tranches e com crédito(bem como todos os meus familiares), uma vez que posso desistir do crédito se o valor das acções a que tiver direito no rateio, for inferior ou igual ao que estou disposto a dispender c/ capital próprio.. Como já é habitual, terei que estar atento ao evoluir da OPV, nomeadamente nos 1ºs. dias de negociação em bolsa de modo a vender se assim se justificar.

Acredito que vai ser uma boa oportunidade, para aumentar o meu património financeiro a curto/médio prazo.

Registado: 11/5/2006 21:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, macau5m, PacoNasssa, PAULOJOAO, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2 e 233 visitantes