Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Anatomia do meu "trade" no DAX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Excelente , Ulisses

por Montaigne » 13/3/2003 16:56

Excelente trade, parabéns.

Também gostei muito de toda a explicação sobre o trade.
O factor psicológico que realças é, na minha opinião, tão ou mais importante que a componente técnica, para um trader.
Confesso que sou um novato nestas andanças ( 1 ano e meio), e estas chamadas de atenção são,para mim, muito importantes.
Ao assumires estas tuas hesitações e duvidas revelas uma humildade e nobreza que só te ficam bem.

Mais uma vez, parabéns Ulisses :-)

Registado: 7/11/2002 22:45

por Ulisses Pereira » 13/3/2003 13:46

Obrigado a todos pelas respostas. :)

Baco, exactamente. Um "trailing stop" é mesmo isso... irmos ajustando os "stops" de forma a irmos protegendo os ganhos. Já agora, olhando para o que escreveu, há uma outra ilação a tirar deste "trade": Hoje em dia está muito na moda dizer que o "daytrade" é que é bom e que é demasiado perigoso deixar posições abertas de um dia para o outro. Eu continuo a insistir que a ânsia do "daytrade" costuma ser fatal e o "position trading" é bem mais rentável.

FPC, não sei responder-lhe à sua pergunta, pois não faço ideia se este é uma mera correcção técnica de um ou dois dias ou se é um ressalto mais forte. O que sei é que muita gente tentou antecipar este ressalto de há vários dias para cá e correu mal. Por isso, apesar da bela subida de hoje, não vejo uma entrada longa no DAX como uma boa relação rentabilidade/risco, pelo que fico de fora à espera de sinais mais claros.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Silveira » 13/3/2003 12:49

Penso que nao havera ninguem que tenha uma postura 100% fria no mercado, porque gelidos sao os numeros e a emoção que eles provocam somos nos que a incutimos, isso por diversas razões (porque os ultimos trades correram mal, porque preferencialmente temos uma tendencia perante o mercado, ou entao porque temos uma posição no mercado e queremos que esta vaia-a de encontro á nossa posição), mas uma coisa tenho vindo a aprender durante o tempo que estou nos mercados, ELE é que manda, ELE tem sempre razão...

Como aconteceu com o Ulisses, acontece comigo e por certo com muitos outros traders, fazer o estudo de um grafico determinar pontos de entrada e de saida ter tudo prontinho e depois chegar á altura e nao executar o planeado, ver o grafico a ir de encontro com o no estudo estando de fora por nao ter entrado por um motivo psicologico, é frustante. No entanto nos mercados todos os dias aprendemos e muitas oportunidades acabam por surgir para novos investimentos...

O MERCADO é quem mais ordena :):):):):):)

Cumprimentos Silveira

Registado: 5/11/2002 19:00

por FPC » 13/3/2003 12:34

Bom-dia Ulisses!
Após a leitura deste excelente artigo, será pedir-lhe muito que faça uma nova an´lise ao Dax? Será que estamos no início de um gorte rebound, ou apenas uma pequena correcção de um dia ou dois? Enfim gostava de saber a sua opinião.
Abraço
FPC

Registado: 11/11/2002 13:07

excelente!

por Scubawarrior » 13/3/2003 12:05

Palavras para quê!!

abraço

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Caro Ulisses

por Baco » 13/3/2003 5:58

Já estou registado neste forum há algum tempo mas esta é a primeira vez que escrevo. Aproveito para cumprimentar a equipa deste Caldeirão e saudar todo o pessoal que aqui se junta.

Gostei muito desta sua explicação. Calhei a também negociar no Dax neste período (entrei aos 2500). Como sou maçarico fui entrando e saindo em cada dia com medo de deixar posições abertas de um dia para o outro. Mesmo assim consegui amealhar alguma coisita de jeito.
Um aspecto que achei interessante, e me parece recordar ter referido noutros posts, foi a utilização de "trailing stops". Se bem percebi em cada dia ia ajustando os stops à evolução do mercado para deixar correr as mais valias, garantindo por outro lado o que já tinha conseguido. Entendi bem?

Felicitações

Registado: 17/1/2003 16:54

Caro Ulisses...

por basher » 13/3/2003 3:46

Esta é uma daquelas lições que cheira a poção do druida...

Na minha opinião merece ir para junto das outra poções mágicas.

Continue a remexer bem no caldeirão, todos agradecemos!!
Riding the wave..

Registado: 12/12/2002 1:41

Meu Deus...

por SEMIDEUS » 13/3/2003 3:12

Algum dia deixarei de aprender contigo? 8-)

Cumprimentos,

SEMIDEUS

Registado: 4/11/2002 22:05

Anatomia do meu "trade" no DAX

por Ulisses Pereira » 13/3/2003 2:52

Durante quase todo o mês de Fevereiro, andei constantemente aqui no caldeirão a dizer que a ruptura do suporte dos 2555 pontos no DAX era um claro sinal de abertura de posições curtas sobre o DAX. Os meus argumentos eram simples: Era o último mínimo deste índice, era o valor sobre o qual o DAX andava a consolidar e, abaixo disso, entrava num terreno completamente virgem, ficando à mercê dos ursos para massacrarem.

Perto do final de Fevereiro, o DAX quebrou mesmo esse suporte. Mas eu, quase que petrificado a olhar para o ecrã, hesitei. Hesitei. Hesitei. Na minha cabeça só passavam argumentos contrários: - Isto vai subir porque os investidores vão antecipar o início da Guerra; - Os meus últimos dois "trades" correram mal, não posso arriscar; - Isto é óbvio demais... está tudo a olhar para este suporte, por isso, vai ser uma falsa ruptura.

Imagem

Claro que, com tantas hesitações acabei por não entrar. Nessa sessão e na outra vejo o DAX a cair cerca de 4%. Decerto compreenderão a minha frustração porque 4% no DAX nos mercados alavancados que eu negoceio correspondem a uma percentagem muito mais elevada.

Percebi o meu erro. Revolto-me comigo mesmo porque, mesmo depois de 12 anos nos mercados, por vezes caio nestes erros. Escrevo num papel em letras garrafais: NÃO QUEIRAS SER MAIS ESPERTO QUE O MERCADO! SE TENS O SINAL NÃO HESITES!

Imagem

Duas sessões depois, vejo o DAX fazer uma excelente recuperação e voltar ao local onde eu hesitei. O mercado estava a dar-me uma segunda oportunidade que, a maioria das vezes, só nos livros é que acontece. Não podia errar outra vez.

Não pensei na Guerra, não pensei no sentimento, não pensei na simplicadade da análise. Pensei que se não o fizesse, iria voltar a irritar-me comigo mesmo. Abri a posição!

Imagem

O que aconteceu a seguir todos sabem: O Dax começou a cair em queda livre e caiu quase 15% em apenas algumas sessões. Fecho a posição naquele que foi um dos meus melhores "trades" do ano.

Porque vos conto esta história?

:arrow: Para vos mostrar que, todos os dias, continuo a cometer erros;

:arrow: Para perceberem que, sempre que tentamos ser mais espertos que o mercado, ele dá-nos a volta;

:arrow: Para vos fazer sentir a necessidade de acreditarmos nas nossas análises feitas a frio, por mais disparatadas que possam parecer;

:arrow: Para que se constate que reconhecer um erro é fundamental para evoluirmos;

:arrow: Para reforçar a minha convicção que é na simplicidade das análises que devemos negociar;

:arrow: Finalmente, para vos dizer uma vez mais que não podemos controlar o mercado, mas podemos controlar-nos a nós próprios.

O mercado é grande demais para acharmos que somos maiores que ele... Sempre que me acho mais inteligente que o mercado, acabo por fazer as minhas maiores asneiras.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado: