BCP...
artista Escreveu: Eu acho é que devias largar o BCP ou ficar com a posição até dar sinal de saída que até a mim já me estás a stressar com tanta entrada e saída à toa... entrar agora parece-me que é muito próximo de uma resistência e o BCP não é a Altri para subir sem pausas, penso que mais valia entrar se quebrasse os 2.40 com convicção...
Artista,
De facto demonstra a realidade que não têem sido entradas e saídas 'justificadas' pelo andamento do título, porque o mesmo tem sido de consolidação. Agora isso de ser à toa... Eu já sei que o colega é 100% adepto da AT, mas eu não ! Além disso é fácil falar à posteriori, mas se tinha voltado a pressão vendedora que levou o papel a 1 mês atrás a operar a €2,20 (fecho a 18 de Julho), teria sido uma óptima jogada.
Eu não me importo nada de entrar e sair e operar num range de 1-3 centimos, até ter a certeza de que a consolidação se está efectivamente a dar.
Se vir bem não tenho perdido dinheiro - entrei a €2.22, sai a €2.32; entrei a €2.35, saí a €2.36; entrei a €2.37 e aí estou -, pelo que as dúvidas que me levaram a sair/entrar não têm causado mossa. Ou tem ? Objectivamente não. Tem irritado alguns ? Epá, já nem sei, por incrível que pareça parece ser o caso. Ab. JW
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
James Wheat Escreveu:Luis/Jcs:
Eu reentrei ontem a €2,37 (depois de sair a €2,36), mas continuo com mais dúvidas do que certezas... Partilho inteiramente esse "SE" (quebrar os €2,40), porque se no ínicio da tarde entram ordens grandes a tentar limpar / afugentar na venda, essas revelam-se sol de pouca dura e acaba-se o dia com volumes totais ainda baixos.
Dito isto têm sido dias muito positivos, porque ao aguentar a níveis de €2,35-€2,36, tem dado, por um lado, para eliminar as perdas de alguns e por outro para recomeçar a ganhar a confiança de outros. Eu ainda sigo muito desconfiado...
Eu acho é que devias largar o BCP ou ficar com a posição até dar sinal de saída que até a mim já me estás a stressar com tanta entrada e saída à toa... entrar agora parece-me que é muito próximo de uma resistência e o BCP não é a Altri para subir sem pausas, penso que mais valia entrar se quebrasse os 2.40 com convicção...
Luis/Jcs:
Eu reentrei ontem a €2,37 (depois de sair a €2,36), mas continuo com mais dúvidas do que certezas... Partilho inteiramente esse "SE" (quebrar os €2,40), porque se no ínicio da tarde entram ordens grandes a tentar limpar / afugentar na venda, essas revelam-se sol de pouca dura e acaba-se o dia com volumes totais ainda baixos.
Dito isto têm sido dias muito positivos, porque ao aguentar a níveis de €2,35-€2,36, tem dado, por um lado, para eliminar as perdas de alguns e por outro para recomeçar a ganhar a confiança de outros. Eu ainda sigo muito desconfiado, mas desta feita permaneço com a posição... com o dedo no gatilho
!
Dito isto, a verdade é que o período de todas as decisões ainda vem longe e pessoalmente aposto:
1. que a AdC não vai chumbar a Opa, mas vai impôr alguns remédios - altura em que o Bcp poderá aproveitar para saltar fora de cara levantada.
2. no caso do Bcp não saltar fora da corrida, vai aumentar a oferta para valores na casa dos €6,50.
Percentagens que atribuo a cada um dos cenários ? 30% para o 1; 70% para o 2.
Over & out. JW
Dito isto têm sido dias muito positivos, porque ao aguentar a níveis de €2,35-€2,36, tem dado, por um lado, para eliminar as perdas de alguns e por outro para recomeçar a ganhar a confiança de outros. Eu ainda sigo muito desconfiado, mas desta feita permaneço com a posição... com o dedo no gatilho

Dito isto, a verdade é que o período de todas as decisões ainda vem longe e pessoalmente aposto:
1. que a AdC não vai chumbar a Opa, mas vai impôr alguns remédios - altura em que o Bcp poderá aproveitar para saltar fora de cara levantada.
2. no caso do Bcp não saltar fora da corrida, vai aumentar a oferta para valores na casa dos €6,50.
Percentagens que atribuo a cada um dos cenários ? 30% para o 1; 70% para o 2.
Over & out. JW
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Actualização do gráfico.
A sessão de hoje foi de clara acumulação (veja-se o indicador) tendo feito um novo máximo relativo nos €2,39. Macd de boa saúde. Tendência de clara subida (segundo as médias móveis de 5,21 e 50 dias). A quebra dos €2,40 já esteve mais longe (vamos ver se sempre tem força nas próximas sessões para se pôr a cotar acima desse valor). Penso que haverá alguma luta nestes valores (€2,33-2,37) antes da quebra (isto se a quebra acontecer...). Reparo que a acção tem feito consecutivos higher-lows.
Cumprimentos
JCS
A sessão de hoje foi de clara acumulação (veja-se o indicador) tendo feito um novo máximo relativo nos €2,39. Macd de boa saúde. Tendência de clara subida (segundo as médias móveis de 5,21 e 50 dias). A quebra dos €2,40 já esteve mais longe (vamos ver se sempre tem força nas próximas sessões para se pôr a cotar acima desse valor). Penso que haverá alguma luta nestes valores (€2,33-2,37) antes da quebra (isto se a quebra acontecer...). Reparo que a acção tem feito consecutivos higher-lows.
Cumprimentos
JCS
- Anexos
-
- bcp_22Agosto2006.PNG (16.5 KiB) Visualizado 4845 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
artista Escreveu:Óh valha-me Deus!!! não havia nexecidade...na guerreêm...
Colega Artista, 'no problema' !!
O colega "EnglishMan" já descarregou as semanas de 'encarquilhamento' e feita a 'catarse', estou certo que vai regressar ao tópico de forma construtiva ! Se esteve chateado tanto tempo, também acho compreensível - fair enough ! JW
James Wheat
Position Trader
Position Trader
EnglishMan Escreveu: E vou acabar como acabou o seu "post" em resposta ao meu... Briefly, "O Mundo não gira em torno de si". See you 2morrow. Over&Out
Abraços. EnglishMan. Nota: continue a fazer-nos chegar notícias dos "bastidores"...![]()
EnglishMan... Tantas semanas a guardar rancor ! Shame on you !
Acredite que fico contente por o ter de volta. Quando voçê se zangou e disse que não participava mais neste tópico, fiquei a pensar quando é que a sua posição de bcp lhe permitiria sair da 'toca'.
Acredite que gosto de o ver aliviado - é do coração ! JW
James Wheat
Position Trader
Position Trader
...
Ai que este tópico vai ficar "bloqueado"!
Olá, Vieira.
Desculpe ainda não lhe ter respondido, no meu tópico... na minha rendibilidade estão calculadas as despesas/comissões, claro. É de lá que sai todos os meses...
Pois... com o "dedinho nervoso" que parece ter, não sei, não. Ou é excesso de receio/medo de investir, por exemplo, por ter tido alguns "kabums" na carteira, no passado, o que é compreensível...
Mas para quem não utiliza AT (nem AF, penso eu) e fundamenta-se nos bastidores... tudo é possível.
Abraços.
EnglishMan

Olá, Vieira.

A não ser que seja paper-trading como tantos outros que se vangloriam com os seus ganhos.
Pois... com o "dedinho nervoso" que parece ter, não sei, não. Ou é excesso de receio/medo de investir, por exemplo, por ter tido alguns "kabums" na carteira, no passado, o que é compreensível...

Mas para quem não utiliza AT (nem AF, penso eu) e fundamenta-se nos bastidores... tudo é possível.

Abraços.
EnglishMan
EnglishMan Escreveu:E ainda por cima escreve que é mais rápido do que o Lucky... essa venda a 2.36 deve ter sido pela "porta do cavalo", pq tinha que ser comprado primeiro um milhão de acções, à hora do seu "post"![]()
A não ser que seja paper-trading como tantos outros que se vangloriam com os seus ganhos.

Bolinha escreveu:
James Wheat escreveu:
O que é que é LINDO?
Olá, James Wheat.
Tenho seguido os seus escritos e ainda não percebi estas suas palavras dirigidas à minha pessoa (ou melhor, ao meu nick
):
E ainda por cima escreve que é mais rápido do que o Lucky... essa venda a 2.36 deve ter sido pela "porta do cavalo", pq tinha que ser comprado primeiro um milhão de acções, à hora do seu "post"
.
Mas como o James Wheat é conhecedor dos bastidores, tudo pode acontecer... mas tenha calma, homem. Parece que anda desesperado com o BCP... parece um "bicho saltitão"...
Ao início, parecia o pior título da nossa praça... agora anda a correr atrás dele!
Por isso eu intervi em relação ao que vinha a escrever no seu tópico: Não tinha nenhum fundamento e andava a "cativar" as pessoas (algumas menos experientes do que o J. Wheat) para vender papel e havia pessoas que estavam com preços bastante elevados e que iria levar a perdas elevadas na sua carteira... Mas tudo estava a ser feito para que o J. Wheat... comprasse BCP a 2.10
! Parece que o meu caro colega gosta de se rir dos outros...
E vou acabar como acabou o seu "post" em resposta ao meu...
Briefly, "O Mundo não gira em torno de si". See you 2morrow
Over&Out
Abraços.
EnglishMan
Nota: continue a fazer-nos chegar notícias dos "bastidores"...

Já reparaste que sempre que dizes que o BCP já não tem força para subir, que mais vale ver as coisas de fora, etc., é justamente quando o BCP sobe ?

James Wheat escreveu:
LINDO....
O que é que é LINDO?
Posição fechada a €2,36, com bons lucros em caixa.
Olá, James Wheat.

Tenho seguido os seus escritos e ainda não percebi estas suas palavras dirigidas à minha pessoa (ou melhor, ao meu nick

É pena que o meu amigo não faça um exame de consciência sobre as verdadeiras causas / origem do seu estado de irritação... Voçê tem Bcp porque quis e entrou nele pq quis e se a coisa não correu bem, DEIXE QUE OUTROS CONTINUEM A OPINAR, PARA EVITAR FICAR EM SITUAÇÃO SEMELHANTE À SUA !
E ainda por cima escreve que é mais rápido do que o Lucky... essa venda a 2.36 deve ter sido pela "porta do cavalo", pq tinha que ser comprado primeiro um milhão de acções, à hora do seu "post"

Mas como o James Wheat é conhecedor dos bastidores, tudo pode acontecer... mas tenha calma, homem. Parece que anda desesperado com o BCP... parece um "bicho saltitão"...

Ao início, parecia o pior título da nossa praça... agora anda a correr atrás dele!

Por isso eu intervi em relação ao que vinha a escrever no seu tópico: Não tinha nenhum fundamento e andava a "cativar" as pessoas (algumas menos experientes do que o J. Wheat) para vender papel e havia pessoas que estavam com preços bastante elevados e que iria levar a perdas elevadas na sua carteira... Mas tudo estava a ser feito para que o J. Wheat... comprasse BCP a 2.10

E vou acabar como acabou o seu "post" em resposta ao meu...
Briefly, "O Mundo não gira em torno de si". See you 2morrow
Over&Out
Abraços.
EnglishMan
Nota: continue a fazer-nos chegar notícias dos "bastidores"...

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
bolinha Escreveu:James Wheat Escreveu:LINDO....!
Já reparaste que sempre que dizes que o BCP já não tem força para subir, que mais vale ver as coisas de fora, etc., é justamente quando o BCP sobe ?![]()
![]()
É para ajudar a minha colega - não acha útil

Olhe que eu sou como o Lucky Luck: disparo mais rápido do que a própria sombra

James Wheat
Position Trader
Position Trader
Liquidez a níveis muito baixos
. Voltam as dúvidas sobre a força do papel - parece-me que não é desta que arranca. Posição fechada a €2,36, com bons lucros em caixa. De volta ao camarote, para seguir o título sem risco
. JW

James Wheat
Position Trader
Position Trader
Re: er
bullsista Escreveu:James Wheat Escreveu:PS: dizem-me pessoas muito 'mexidas' que a TD vai a €1,75 até final do mês. Talvez, mas não vou lá, porque não conheço de todo a empresa, nem o seu projecto.
Ora, isto é o que eu chamo uma pessoa sensata...
Pois isso depende sa estratégia de cada um, eu não conheço os fundamentais de quase nenhuma empresa, o BCP até é o que conheço melhor, e invisto sem receios em qualquer uma desde que "goste" do gráfico...
Invisto em prazos muito curtos e não me interessa se a empresa está falida ou vale dez vezes mais do que a sua cotação...
parece-me que as pessoas confundem um bocado as coisas, quem investe em prazos muito curtos não deve olhar para os fundamentais, é claro que mesmo em dois ou três dias pode acontecer algo que atira os mercados para baixo com violência... é por isso que eu quando me monto em alguma mais perigosa não largo o PC por muito tempo!

James Wheat Escreveu:PS: dizem-me pessoas muito 'mexidas' que a TD vai a €1,75 até final do mês. Talvez, mas não vou lá, porque não conheço de todo a empresa, nem o seu projecto.
Ora, isto é o que eu chamo uma pessoa sensata...

Abraços e bons negócios
artista Escreveu: Talvez neste contexto de Opa o melhor seria mudar de "cavalo" que este, exceptuando as últimas sessões, corre muito pouco e ás vezes até anda em sintido contrário!Just kidding!!!
Dear Artist, o que o meu colega diz faz muito sentido... Eu perdi 'o rastro' à Altri desde Março, pq achei que estava mais do que puxada e risquei-a do 'radar screen'. Também me fartei de ter Sonaecom (a €3,60s !!) e saí então em grande, só que ainda subiu mais. Qual Bcp, qual quê ?!?
Dito isto para mim a bolsa é mesmo assim, uma pessoa estuda, analisa e persegue um objectivo, para se concentrar naquilo que acredita que vale (mais), até porque sabe que não pode ir a todas. Umas vezes sai bem, noutras... pena, não, revela-se uma má opção !!
Eu se fosse bruxo e soubesse 100% seguro o que se vai passar nos mercados nas próximas 24hrs, num dia - bem, nem precisava de tanto - ficava milionário !!
O Bcp tem sido claramente uma fraca opção, mas talvez esteja montado nesse cavalo quando ele começar a correr a sério - porque o banco vale bem mais do que o mercado actualmente indicia. O mesmo não sei se se pode dizer na Altri e da Sonaecom, mas quem apostou aí está de parabéns - só tenho pena de também não ter mantido a aposta !
Eu no Bcp não esmoreço e tb não tenho pressa em investir noutras, porque para mim os mercados estão globalmente puxados e estou contente com o que já amealhei no ano. A ver vamos... JW
PS: dizem-me pessoas muito 'mexidas' que a TD vai a €1,75 até final do mês. Talvez, mas não vou lá, porque não conheço de todo a empresa, nem o seu projecto.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
James Wheat Escreveu:luis lobs Escreveu: Em condições normais concordaria consigo (“deixar correr os lucros” é boa regra), mas o que a realidade me demonstra, é que esta estratégia do ‘bate e foge’ com o Bcp, no actual contexto da Opa, tem produzido excelentes resultados; de outra forma teria papel pendurado como tanta gente que conheço.
Talvez neste contexto de Opa o melhor seria mudar de "cavalo" que este, exceptuando as últimas sessões, corre muito pouco e ás vezes até anda em sintido contrário!

Just kidding!!!
luis lobs Escreveu:Tss..tss.tss, falta de disciplina james..subir os stops e deixar correr os lucros.![]()
Depois de tanto esperar largar logo.Enfim por vezes nao deixar um trade positivo chegar a negativo, mas tudo leva a crer que chegue aos 2.40.
GOOOOODDDDDDD MORNING VIETNAM

Back in the game… 'Louis', não se trata de uma questão de 'falta de disciplina'… Em condições normais concordaria consigo (“deixar correr os lucros” é boa regra), mas o que a realidade me demonstra, é que esta estratégia do ‘bate e foge’ com o Bcp, no actual contexto da Opa, tem produzido excelentes resultados; de outra forma teria papel pendurado como tanta gente que conheço.
Eu não esperei tempo nenhum, pq larguei papel muito bem largado, depois do anuncio da Opa e tenho vindo a seguir o titulo 'de bancada'. Estive quase sempre liquido e não investido.
Lembre-se que eu tinha entrado a €2,22, para sair a €2,25, era um trading de muito curto prazo... Saí a €2,32 – nada mau ! – pq tinha muito papel e não vi o título com força. Quando assim é, para quê aguentar / arriscar ? Só ganha na bolsa quem vende e podia sempre seguir a cotação e emendar a mão se as minhas previsões provassem erradas. No dia seguinte entrou comprador forte – ao contrário do que esperava – e voltei a entrar a €2,35. Fair enough ! Não há crise, mas hoje está muito fraco e a fazer esses preços… e menos. Tenho lá um stop, mas já jogo com 10 centimos de mais valia recente em caixa (os ganhos anteriores já os esqueci, não contam).
Tal como muitos dos que intervêm neste tópico, continuo a achar que o Bcp tem um grande potencial de subida, mas entendo que os ‘saltos-em-frente’ da gestão de topo do banco são mais ‘destruidores’ do que ‘criadores’ de valor – algo que me distingue claramente do colega JCS. Isso torna a cotação do banco particularmente volátil e exposta a longos e penosos castigos, como se tem visto desde o lançamento da Opa. Não está em causa a racionalidade de uma eventual compra do Bpi, mas sim “a forma” como a mesma foi feita, “os valores” a que foi feita e sobretudo - em função dos anteriores - “o preço a que se terá que chegar” para que a mesma se concretize ! E quando o Bcp subir a parada, não quero ter papel na mão; prefiro estar fora para entrar... logo a seguir, quando o 'rebound' acontecer.
Yours. JW
James Wheat
Position Trader
Position Trader
er
James Wheat Escreveu:JCS Escreveu:Na minha opinião uma paragem a estes niveis (a rondar os €2,30) é saudavel para permitir que quem queira vender que o faça. É preciso que a cotação aguente a venda que está (e que vai haver) nestes valores para continuarmos com a subida. É destas subidas que eu gosto (com niveis de consolidação). As subidas especulativas costumam ter correções fortissimas e não costumam dar tempo a ninguém para sair.
JCS
Caro colega,
Subscrevo inteiramente, mas... eram 16:19 e foi a carga toda ao mar. Vim a banhos com muito papel na mão... fechei posição para pagar as férias deste ano e do próximo (já cá canta, Verão e Inverno!). Valeu a pena trabalhar um dia.
Não sinto o papel com força. Ontem fez algum volume, mas nada de extraordinário e hoje perdeu força. Não me convenceu que seja desta q 'arranque sólido' e dado que os mercados lá fora estão muito esticados, acho mesmo que o risco de retroceder é maior.
Os gráficos podem estar 'bulish', mas no contexto actual do banco esse tipo de análises não é, para mim, determinante para entrar/sair em Bcp.
Posso sempre voltar a entrar... Aliás, é certinho que vou voltar a entrar, resta saber se mais baixo... ou mais alto. Também acho que o próximo obstáculo é €2,40, senão.... vai voltar aos €2,25. Encontramo-nos num desses níveis.
Bons negócios. JW
Tss..tss.tss, falta de disciplina james..subir os stops e deixar correr os lucros.

Depois de tanto esperar largar logo.Enfim por vezes nao deixar um trade positivo chegar a negativo, mas tudo leva a crer que chegue aos 2.40.
e' preciso viver nao apenas existir
- Registado: 22/12/2004 11:38
James Wheat Escreveu:Ao colega JCS agradeço os sempre interessantes gráficos.
JW
Não tens que agradecer

Quanto à questão colocada pelo margem sul, concordo no geral com o James quando diz que esta subida não terá muito (ou nada) a ver com a OPA. Também penso que não. Penso que é uma subida "técnica" de um titulo penalizadissimo pelo mercado nos ultimos meses, mas que (na minha opinião) com ou sem OPA tem uma capacidade enorme de gerar cash (e isto tem valor).
A sua vontade de crescer tem-se traduzido em esforços financeiros, mas todos sabemos que uma empresa para crescer tem de colocar capital na rua e o BCP não é diferente. Está a esforçar-se para crescer (se consegue com esta OPA ou não é outra conversa, mas nota-se que é uma prioridade para o banco). Este crescimento para mim é uma boa noticia porque traduzir-se-á em aumento de resultados e ganho de dimensão.
As empresas em várias fases das suas vidas são por vezes penalizadas demais por decisões tomadas, mas eu sou dos que acredita sempre que o mercado mais cedo ou mais tarde acaba sempre por reflectir o real valor das empresas. Por vezes é preciso esperar... por vezes muito até...
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Ao colega JCS agradeço os sempre interessantes gráficos.
Se pode ajudar alguém, fyi na 4ªf e hoje o papel subiu 4% e movimentaram-se 1% do capital do banco.
Fala-se no mercado que "tem sido evidente a entrada de um estrangeiro" no banco... Se fôr um reforço pode ficar por aqui, mas se fôr alguém novo vai continuar - pq ainda não tem nada. Eu inclino-me mais pela segunda hipótese, o que é positivo.
Em relação a esta subida... EU acho que não tem nada a ver com a Opa, cujo processo de decisão ainda está numa etapa preliminar. A AdC não vai tomar posição antes de Novembro e até lá tudo na mesma: no Bcp há instrucções claras dadas ao staff de dar o facto como consumado e no Bpi há a precaução evidente de quem sabe que a oferta vai ser melhorada, só não se sabendo se vai ser suficiente para vergar o Itaú e o La Caixa (a Allianz + os restantes pequenos vendem se esses o fizerem). Over & out. JW
Se pode ajudar alguém, fyi na 4ªf e hoje o papel subiu 4% e movimentaram-se 1% do capital do banco.
Fala-se no mercado que "tem sido evidente a entrada de um estrangeiro" no banco... Se fôr um reforço pode ficar por aqui, mas se fôr alguém novo vai continuar - pq ainda não tem nada. Eu inclino-me mais pela segunda hipótese, o que é positivo.
Em relação a esta subida... EU acho que não tem nada a ver com a Opa, cujo processo de decisão ainda está numa etapa preliminar. A AdC não vai tomar posição antes de Novembro e até lá tudo na mesma: no Bcp há instrucções claras dadas ao staff de dar o facto como consumado e no Bpi há a precaução evidente de quem sabe que a oferta vai ser melhorada, só não se sabendo se vai ser suficiente para vergar o Itaú e o La Caixa (a Allianz + os restantes pequenos vendem se esses o fizerem). Over & out. JW
James Wheat
Position Trader
Position Trader