Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Então mas o que é isto ?! Deiam as vossas opiniões !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 11/3/2003 17:54

Incognitus Escreveu:Não. Tributar as heranças NÃO é um roubo, porque quem herda não fez ABSOLUTAMENTE NADA para merecer esse rendimento, ao passo que quem morre deveu a hipótese de ter acumulado riqueza à sociedade e ao sistema que assim lho permitiu. Ou seja, o sistema tem mais direito a essa riqueza do que quem herda.

Ou ao facto de limitar o consumo familiar ou o bem estar próprio, por forma a alimentar a sociedade após a morte LOLLL

Não achas que seria mais eficaz aplicar o TEU suposto desejo democrático perguntando, em vida ao 'gerador da riqueza'? Assim género do que acontece com os dadores de órgãos :wink:

Ou será que tanta fervilhar democrático não dá para questionar essa forma de solução alternativa 8-)
Visitante

por Incognitus » 11/3/2003 17:51

O Buffet ser português ou não é irrelevante. E quanto paga também é irrelevante, ele acha que devia ser mais. Aliás, quando ele e a mulher morrerem, 99% da riqueza vai para uma fundação, que é quase o equivalente a ser totalmente tributado (visto que a fundação tentará distribuir o dinheiro pela sociedade, e não pelos herdeiros).

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 11/3/2003 17:48

Não. Tributar as heranças NÃO é um roubo, porque quem herda não fez ABSOLUTAMENTE NADA para merecer esse rendimento, ao passo que quem morre deveu a hipótese de ter acumulado riqueza à sociedade e ao sistema que assim lho permitiu. Ou seja, o sistema tem mais direito a essa riqueza do que quem herda.

Heranças à americana

por boxopen_ » 11/3/2003 17:45

Incognitus Escreveu:Devia tributar-se o consumo, talvez o rendimento, e brutalmente as heranças (mesma opinião tem o Warren Buffet). Não a poupança, investimento e património.

Curioso oh Incognitus, tributar heranças não é roubo??? :shock:

E quanto à frase do Buffet, o nosso problema é mesmo só lermos o que nos interessa para defender algum ponto de vista! :wink:

Posso fazer uma pergunta? O Buffet é português? Ele falava relativamente à nossa tributação de heranças? Ou para ser mais directo: QUANTO é que um AMERICANO (como o Buffet, presumo) PAGA de IMPOSTO SUCESSÓRIO?

Topas? :wink:
boxopen_

Re: Simples

por Tecnoboy » 11/3/2003 16:42

exsterior Escreveu:Simples . Contas abertas no exterior do país e ja esta ....

Podem mesmo ser na Europa !!!! o na terra do novo ditador

Então deiam ai ideias sobre correctoras fixes e baratas em paises da união europeia sff ;)

Registado: 10/12/2002 0:26

Simples

por exsterior » 11/3/2003 15:18

Simples . Contas abertas no exterior do país e ja esta ....

Podem mesmo ser na Europa !!!! o na terra do novo ditador
exsterior

Re: É melhor não comer tanto queijo...

por Tecnoboy » 11/3/2003 15:02

JAS Escreveu:... pois afecta a memória.

Tecnoboy Escreveu:Na tou pra alimentar xulos que diziam que iam baixar os impostos e agora é o que se vê... :roll:
Bem, tambem não foi com o meu voto que foram para la ! Por isso agora quem os elegeu que os ature, so tenho pena dos outros que não votaram neles e tem que os gramar... :roll:

A Lei das Mais-Valias é muito antiga, ninguém subiu agora os impostos!!!
Se a lei existe, é conveniente que não seja só para vista, que paguem todos e não apenas alguns como até aqui...

E convém não esqueceres que o Pina Moura, provavelmente do partido em que votaste, agravou substancialmente essa lei mas felizmente as estúpidas e inoportunas alterações que fez já não estão em vigor.

JAS

Eu não tenho partido, voto por quem axo que vai fazer o melhor por nós.
Quanto á lei das mais valias eu sei que ela é antiga, e não me estava a referir a esse tipo de impostos, mas sim ao IVA.
Se a lei existe que paguem todos, ok, mas a pagar todos, que fosse um imposto cobrado na altura e não um embroglio burucratico em que o estado sabe o que nos fizemos em mais valias, mas mesmo assim ainda vamos ter que o declarar, era muito mais facil eles cobrarem logo e deixarem-se de burocracias, se fosse assim e não tivessemos que declarar nada, ainda era capaz de concordar !
Quanto ao que falas do Pina Moura, nem sei, nem me recordo, como já disse não tenho cor partidária...

É melhor não comer tanto queijo...

por JAS » 11/3/2003 14:56

... pois afecta a memória.

Tecnoboy Escreveu:Na tou pra alimentar xulos que diziam que iam baixar os impostos e agora é o que se vê... :roll:
Bem, tambem não foi com o meu voto que foram para la ! Por isso agora quem os elegeu que os ature, so tenho pena dos outros que não votaram neles e tem que os gramar... :roll:

A Lei das Mais-Valias é muito antiga, ninguém subiu agora os impostos!!!
Se a lei existe, é conveniente que não seja só para vista, que paguem todos e não apenas alguns como até aqui...

E convém não esqueceres que o Pina Moura, provavelmente do partido em que votaste, agravou substancialmente essa lei mas felizmente as estúpidas e inoportunas alterações que fez já não estão em vigor.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Retenção de MAIS VALIAS

por lr » 11/3/2003 14:49

Tecnoboy

informar o fisco das transacções em bolsa já os intermediários financeiros eram obrigados há vários anos. Uns faziam-no, outros preferiam pagar a multa.

Há 2 anos era obrigatorio informar as vendas com de acções detidas há menos de 1 ano.

No ano passado foi obrigatório informar todas as vendas.

Este ano o que eles queriam era que os intermediarios financeiros fizessem a retenção do imposto sobre as mais valias, e aí é que ia ser uma confusão, porque os investidores podem transferir acções de um banco para outro, há aumentos de capital, há premios de fidelidade, um ror de operações que era preciso considerar para saber quanto tinham custado as acções e quanto o investidor tinha ganho.

Agora fazer um abaixo assinado para não apresentarem a informação ao fisco é o mesmo que dizer que não queremos pagar os impostos, e isso, nós não queremos, mas não queremos que se saiba.

Um abraço
Luis
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

tributação nos mercados de capitais

por Scubawarrior » 11/3/2003 14:48

sobre este assunto prefiro não fazer grandes comentários. De qq modo e em consideração ao tecnoboy digo o seguinte:

Sou totalmente contra a tributação de impostos em mercados financeiros, penso memso que num funcionamento saudavel o mercdao é uma forma de financiamento directo das empresas, contribuem para o crecimento do tecido productivo e as empresas por sua vez já são tributadas em sede de irc bem como os índividuos-irs!!!

As razões são mais do que o tempo que tenho para dedicar a estas coisas, o meu campo é não é o fiscal e portanto fico me por aí.

abraço

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Re: Onde é que tiraste essa noticia ?

por Tecnoboy » 11/3/2003 14:36

LR Escreveu:Tecnoboy

de onde é que tiraste essa noticia ?

É que isso interessa-me directamente.

Obrigado

Luis

O sitio onde vi esta noticia hoje e de onde a transcrevi na sua totalidade foi da página on-line do banco TOTTA.

Eu penso que nós investidores portugueses e que ainda investimos no nosso mercado e através de correctoras e bancos portugueses, deveriamos fazer um abaixo assinado e envia-lo para as nossas instituições bancarias e correctoras onde temos contas, a pedir que estas fizessem um lobbie pra exercer pressão sobre o nosso governo para acabar com estas medidas absurdas e ridiculas e que vem penalizar o proprio estado, uma vez que os investidores nacionais vão começar a fugir, as instituições bancarias e correctoras, uma vez que iram ter de gastar muito dinheiro em sistemas para puderem manter um controle certo sobre as mais valias e tributações e em ultimo caso os seus clientes tambem que vão perder dinheiro...
Se alguem estiver a favor de fazer este abaixo assinado, contra estas medidas do estado, eu sou o 1º a apoiar e a dar a minha assinatura !
Caso contrario e caso isto vá para a frente, fexo conta no meu banco e vou arranjar um intermediario financeiro estrangeiro onde não me cobrem nada destas tretas e onde não sejam xulos de 1ª como este nosso estado !

Onde é que tiraste essa noticia ?

por lr » 11/3/2003 14:22

Tecnoboy

de onde é que tiraste essa noticia ?

É que isso interessa-me directamente.

Obrigado

Luis
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

por Incognitus » 11/3/2003 14:08

O problema não é do Governo presente. O problema é do sistema em geral, que se porta como um cancro que necessita de cada vez mais alimento. Ninguém pega no estado e o diminui brutalmente. Durante uma porcaria de umas eleições autárquicas elegem-se neste país algumas 100000 pessoas. O sistema político e governativo deste país está falido, é um cancro. Dá vontade de comprar uma fazenda, tornar-se autosuficiente e declarar independência.

por Incognitus » 11/3/2003 14:04

Mais ainda, tributar património TAMBÉM é sempre estúpido. Se um ladrão te parar no meio da rua e te pedir a carteira, roubou-te. Se te parar e pedir metade do que tiveres na carteira, tb te roubou. Se te parar e pedir 1% do que tiveres na carteira, tb é roubo.

Além de que taxas de 1-1.5% de tributação, numa altura em que o rendimento (juros) do património está em queda (por via das taxas de juro), são uma % elevadíssima do rendimento que o património pode gerar.

Devia tributar-se o consumo, talvez o rendimento, e brutalmente as heranças (mesma opinião tem o Warren Buffet). Não a poupança, investimento e património.

por Tecnoboy » 11/3/2003 14:02

Incognitus Escreveu:Na verdade, isso vai dar uma grande confusão, pois os Intermediários financeiros NÃO têm capacidade para calcular se um determinado contribuinte fez ou não mais valias, devido a diversos problemas:
1) O Contribuinte pode ter contas em mais que um intermediário.
2) O Intermediário necessitaria de ter uma contabilidade suficientemente desenvolvida para SABER se o contribuinte fez ou não mais valias (nomeadamente a nível dos eventos que afectam as cotações, como splits, aumentos de capital, etc).

Seja como for, acho que grande parte de quem ainda anda no mercado vai acabar por abrir contas lá fora, e depois estes mamões vão ficar a chuchar no dedo. O Capital que se aplica no mercado já foi tributado, e ninguém devolve uma % das menos valias, por isso esta tributação é estúpida. Tributar poupança, de resto, é sempre estúpido.

Eu ca acredito que eles conseguem calcular as mais valias, mas a ser assim vou abrir conta nalgum intermediario estrangeiro e o estado português (ok, na verdade é só o Governo do Durão e da Manuela Ferreira Leite) que fiquem a xuxar no dedo ! :P
Na tou pra alimentar xulos que diziam que iam baixar os impostos e agora é o que se vê... :roll:

por Incognitus » 11/3/2003 13:55

Na verdade, isso vai dar uma grande confusão, pois os Intermediários financeiros NÃO têm capacidade para calcular se um determinado contribuinte fez ou não mais valias, devido a diversos problemas:
1) O Contribuinte pode ter contas em mais que um intermediário.
2) O Intermediário necessitaria de ter uma contabilidade suficientemente desenvolvida para SABER se o contribuinte fez ou não mais valias (nomeadamente a nível dos eventos que afectam as cotações, como splits, aumentos de capital, etc).

Seja como for, acho que grande parte de quem ainda anda no mercado vai acabar por abrir contas lá fora, e depois estes mamões vão ficar a chuchar no dedo. O Capital que se aplica no mercado já foi tributado, e ninguém devolve uma % das menos valias, por isso esta tributação é estúpida. Tributar poupança, de resto, é sempre estúpido.

Então mas o que é isto ?! Deiam as vossas opiniões !

por Tecnoboy » 11/3/2003 13:51

:shock:

1º Disseram que iam implementar isto, depois desmentiram e até se disse aqui no forum que já não iam fazer isto e agora voltam ao mesmo ?! :shock:

La vem o estado xular-nos mais um bocadinho... :x :cry:

"Governo obriga intermediários financeiros a revelar mais valias de clientes em Bolsa
11-03,11:40

O Governo vai obrigar os intermediários financeiros a prestar todas as informações sobre a realização de mais valias bolsistas à Administração Fiscal a partir de Junho próximo, revelou Vasco Valdez, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
«Vamos ter um controlo efectivo das mais valias bolsistas», afirmou aquele responsável na Comissão de Economia e Finanças que decorre no Parlamento.

Desta forma, os intermediários financeiros vão prestar informação «via Internet à Administração Fiscal das operações realizadas pelos clientes no mercado de capitais», acrescentou Valdez. Esta norma entra em vigor a partir de Junho deste ano.

«Vamos ter, de facto, os instrumentos de gestão, podendo avaliar quem deve pagar e não o faz», justificou o secretário de Estado de Manuela Ferreira Leite.

Os contribuintes que não declararem essas mais valias passíveis de tributação serão punidos pela lei. A legislação obriga que sejam tributadas a 10% as mais valias realizadas num período em que os títulos foram detidos num espaço de 12 meses, período a partir do qual os investidores ficam isentos.

Bárbara Leite"

O que axam disto ?
Eu ca perferia muito mais que eles: ou não cobrassem nada nem obrigassem os intermediarios a isto ou então, cobrassem isto logo directamente no intermediario financeiro e nós não tivessemos que estar com mais burucracias a declarar mais valias e a preencher papelada desnecessária... :roll:

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre_MF, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Karra, latbal, Luzemburg, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 326 visitantes