Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 14/7/2006 17:05

artista Escreveu:
artista Escreveu:Bem o BCP até se aguentou muito bem hoje, mas este já eu o conheço, aguenta-se e depois cai (ou sobe) quando ninguém espera...

Ora cá está de repente fecha a 2.21 e já estão a vender a esse preço...

O QUÊ...! QUEM...! ONDE...! PORRA, tava eu na minha obcessão... De repente deixei-me dormir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: !!!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por artista_ » 14/7/2006 16:54

artista Escreveu:Bem o BCP até se aguentou muito bem hoje, mas este já eu o conheço, aguenta-se e depois cai (ou sobe) quando ninguém espera...

Ora cá está de repente fecha a 2.21 e já estão a vender a esse preço...

Registado: 17/3/2003 22:51

por James Wheat » 14/7/2006 16:53

pedras11 Escreveu:
James Wheat Escreveu:
pedras11 Escreveu:Eh eh James. :mrgreen: Tem calma....

Uuufffff ! QUE ALÍVIO ! Fiquei de facto muito mais calmo... De tão calmo que estou, não me decido a comprar papel :lol: :lol: :lol: !!

Eu até acho que fazes bem ficar de fora. Agora penso que tens uma pequena obcessão pelo BCP :mrgreen: É pena porque até tens qualidade...

Lolololo :lol: :lol: !!! Com que então o meu amigo agora acha que faço bem, hããaa ! Sim senhora... Com que então andava aborrecido com os comentários e afinal... O 'malandreco' :wink: :wink: !!
Deixe lá, que eu vou voltar a entrar e ainda vamos cavalgar essa onda em grande estilo :lol: :lol: !!
Chame-lhe obcessão, chame-lhe o que quiser - I couldn't care less ! Tenho a CONVICÇÂO de que ali se vai ganhar muito dinheiro, SE - e tão sómente 'se' - se acertar no tempo de entrada. É que aquilo vai mexer - para cima... ou para baixo - muito rápido, não vai ser uma transicçãozita.

(PS: com que então "tens qualidade"... Ai o 'malandreco' :lol: :lol: !!)
James Wheat
Position Trader

por pedras11 » 14/7/2006 16:37

James Wheat Escreveu:

Uuufffff ! QUE ALÍVIO ! Fiquei de facto muito mais calmo... De tão calmo que estou, não me decido a comprar papel :lol: :lol: :lol: !!

Eu até acho que fazes bem ficar de fora. Agora penso que tens uma pequena obcessão pelo BCP :mrgreen: É pena porque até tens qualidade...
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por James Wheat » 14/7/2006 16:32

James Wheat
Position Trader

por pedras11 » 14/7/2006 16:21

Eh eh James. :mrgreen: Tem calma....

Estado escolhe BCP, CGD, UBS e Credit Suisse para IPO da REN
Estado já escolheu os bancos que vão assessorar o IPO da Rede Eléctrica Nacional (REN). O BCP, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Credit Suisse e o UBS são as instituições bancárias escolhidas para montar a dispersão em bolsa dos activos da REN, que deverá estar concluída até ao final do ano, avançou hoje José Penedos, presidente da empresa.
Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt

O Estado já escolheu os bancos que vão assessorar o IPO da Rede Eléctrica Nacional (REN). O BCP, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Credit Suisse e o UBS são as instituições bancárias escolhidas para montar a dispersão em bolsa dos activos da REN, que deverá estar concluída até ao final do ano, avançou hoje José Penedos, presidente da empresa, aos jornalistas, à margem da conferência que esta tarde estar a decorrer no Porto sobre estratégia nacional para a energia.

Sobre o valor da participação que será dispersa José Penedos escusou-se a revelar essa informação, afirmando apenas que o Estado não precisa da maioria do capital da REN para a controlar.

«O Estado controla a REN por via dos contratos de concessão de transportes de electricidade e gás e também através da regulação sectorial.Como tal não precisa do controlo accionista», disse José Penedos.

O presidente da REN lembrou ainda que no âmbito desta operação nenhum accionista individual poderá vir a ter mais de 10% do capital da REN. No caso de serem agentes do sector eléctrico o limite máximo é de 5%. Isto faz com que a EDP tenha de vender parte dos 25% que hoje detém na REN.

Sobre o Mibel, José Penedos afirmou: «não se pode dizer que é por falta de interligação das redes de electricidade portuguesa e espanhola que não se faz o Mibel». Estas declarações foram feitas a propósito de críticas que têm surgido sobre os atrasos do arranque operacional do Mibel.

por artista_ » 14/7/2006 16:10

O BCP deve estar na próxima... não estou a ver um banco que financia tanto os partidos políticos a ficar de fora destas coisas!?

por James Wheat » 14/7/2006 15:59

CADÊ O BCP ?
Excluido... BES e BPI ? Surpreendente. Estas operações dão muito 'pastel' a quem as monta... Mau sinal para um banco que se governa(va) tão bem nos corredores de Lisboa.

"13/07/2006
LISBON, July 13 (Reuters) - Lisbon has mandated Portugal's BES and Caixa Geral and U.S. based Merrill Lynch and Morgan Stanley for an initial public offering of Galp Energia shares, a Finance Ministry spokesman said on Thursday.
For a secondary offering of its 25.7 percent stake in paper maker Portucel , it has appointed BPI and JP Morgan , the spokesman said. The offering of the stake in Portucel -- which is 67 percent owned by conglomerate Semapa -- is due in September.
Portugal's cabinet approved on Thursday the next phase in Galp's privatisation, an initial public offering and share placement to sell up to 25 percent of the company.
The government, which owns about 30 percent of Galp, has said the deal would take place in October.
Galp's other shareholders are Italian energy firm ENI and Portuguese cork tycoon Americo Amorim, holding about a third each."
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 13/7/2006 20:03

Bull market... na "cabana do pescador" a melhor praia da zona :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem o BCP até se aguentou muito bem hoje, mas este já eu o conheço, aguenta-se e depois cai (ou sobe) quando ninguém espera...

por James Wheat » 13/7/2006 16:39

Petroleo acima de $76/barril... Os mercados bolsistas estão muito feios... Estamos aqui a debater Bcp... Qual Bcp, qual carapuça, isto está bom é mesmo para ir para a praia ! E É PRA JÁ :lol: :lol: !!!!
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 13/7/2006 16:19

artista Escreveu: Em relação às cotações de um título e ao valor que lhe atribuem os bancos e operadores, a história diz-nos que isso é pouco relevante...

Estou consigo e não abro :clap: :clap: !!!!
Talvez isso ajude alguns que o não sabem e estranham que outros não se guiem por esses valores. Boa praia. Abraço. JW
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 13/7/2006 15:27

OK, já deve ter perdido, mas da forma como falou parecia-me que conhecia algum caso especifico...

Em relação às cotações de um título e ao valor que lhe atribuem os bancos e operadores a história diz-nos que isso é pouco relevante... por exemplo a Cofina esteve há poucos anos cotada regularmente na casa dos 2 euros, eu sempre disse que estava muito barata, muita gente dizia o mesmo mas as avaliações que lhe faziam não andavam muito acima daquela cotação.. passados cerca de 3/4 anos aquelas mesmas acções valem hoje mais de 8 euros (3,7 da Cofina+ 4,5 da Altri) e os analistas continuam a dar preços próximos das cotações actuais :) :) !????!!! há muitaos mais exemplos similares, mesmo no pequeno mercado português, mas não tenho tempo para falar de tudo, as praias da Costa esperam ansiosamente por mim :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por James Wheat » 13/7/2006 15:11

artista Escreveu:
James Wheat Escreveu:Agora também ninguém duvide que já fez maus negócios - só que esses são os que ninguém sabe!

Por acaso não sei, você sabe?

James Wheat Escreveu:É o que o meu caro colega disse: o Sr. Berardo pode dar-se ao luxo de esperar... faz com que não esteja preocupado com o valor actual / momentâneo.

Não é que ele não se preocupe... ele sabe que os mercados mais tarde ou mais cedo dão o valor real aos títulos... é claro que o "valor real" é algo muito dificil de determinar mas há referências que nos podem ajudar a classificar um título barato ou caro!

Vou aqui responder com 'boa onda' a si, caro colega "A", e às 2 mensagens anteriores.

1º Com toda a certeza afirmo que o Berardo perdeu dinheiro em bolsa. Why ? Pq ele é mortal - como qq investidor ! Quem nega das 2 uma: ou está a mentir (o mais comum) ou nunca ganhou grande coisa (pq nunca correu riscos).
George Soros himself, que foi responsável pelo descalabro da libra esterlina e é dos investidores de maior sucesso, perdeu mais de 800 milhões de euros durante o descalabro dos mercados financeiros na Russia. Tb o Warren Buffet nas suas biografias admite que perdeu muito dinheiro. Porque há-de o Sr. Berardo ser excepção ?
Não entender / assumir isto, é não compreender a própria essência do mercado: a sua imprevisibilidade.

2º Há mts formas de determinar o valor justo de uma acção. No caso do Bcp, basta consultar o weekly do Activobank7 para se comprovar que na opinião de alguns bancos o preço justo do Bcp é mesmo... €2,20-€2,25.
PESSOALMENTE não concordo com esse valor (acho muito baixo) e outros analistas (bancos de investimento) também não, mas a verdade é que a cotação hoje é de... €2,23.
Para complicar: há avaliadores acima de €3,00 (BBVA), mas que se saiba nem esses andam a comprar Bcp no mercado; pelo menos chegou nada à CMVM, pelo que nada de relevante. Estamos a falar de 35% de desconto / potencial de valorização e... nada, não compram !

3º Seguir o mercado é de facto um privilégio, sobretudo quando se gosta: quem corre por gosto... Além do mais quando se tem necessidade de ganhar dinheiro e se tem mais vezes sucesso do que o contrário, então tudo faz sentido.
Dito isto, quero fazer alguém feliz neste forum: já perdi mt dinheiro em bolsa ! Sim, sou mortal (unlike Berardo) :lol: :lol: ! Esta constatacção é uma evidência, de outra forma não abria / fechava posições a ganhar 1 centimo. Aprendi muito e sobretudo às custas dos erros !! Aprendi que vale a pena fechar posições a ganhar 1 centimo, a perder 5 centimos, do que esperar por estar a perder... 15 centimos ! Faz sentido - é irrefutável !

4º Tem sido um excelente ano de bolsa para mim e faço tensões que assim continue.

Over & out. JW
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 13/7/2006 14:00

James Wheat Escreveu:Agora também ninguém duvide que já fez maus negócios - só que esses são os que ninguém sabe!

Por acaso não sei, você sabe?

James Wheat Escreveu:É o que o meu caro colega disse: o Sr. Berardo pode dar-se ao luxo de esperar anos / décadas até que o valor fundamental se aproxime do valor de mercado; isto faz com que não esteja preocupado com o valor actual / momentâneo.

Não é que ele não se preocupe com o valor actual ele preocupa-se com valor do que compra porque sabe que os mercados mais tarde ou mais cedo dão o valor real aos títulos... é claro que o "valor real" é algo muito dificil de determinar mas há referências que nos podem ajudar a classificar um título barato ou caro!

por bolinha » 13/7/2006 13:37

James Wheat Escreveu:Ele pode dar-se a esse luxo, enquanto outros - como eu - mesmo acreditando que o Bcp está barato, têm que analisar e ver se o mercado vai subir/descer, para tentar entrar ao melhor preço possível. Eu entrei a €2,23 e saí a €2,24. Why ? Ele pode perder, eu... não !

Nem todos podem "dar-se ao luxo" de seguir constantemente a cotação e sair 0,01 EUR acima do valor de compra...

Registado: 26/7/2005 20:28

por pedras11 » 13/7/2006 13:24

James Wheat Escreveu:Ele pode dar-se a esse luxo, enquanto outros - como eu - mesmo acreditando que o Bcp está barato, têm que analisar e ver se o mercado vai subir/descer, para tentar entrar ao melhor preço possível. Eu entrei a €2,23 e saí a €2,24. Why ? Ele pode perder, eu... não !

Pois e no meio de tanta analise como sabes se os mercados sobem ou descem :?: Então porque não foi o teu ponto de entrada a 2,15 :?:

Isto de falar a posteriori é fácil....

PS: Tenho BCP a 2,37

...

por englishman » 13/7/2006 13:19

Olá a todos. :)

Esse "senhôre" (Joe Berardo, claro) :) não foi o mesmo que comprou SON a 1.33 ou 1.34... nesses valores??!!

Conclusão que se pode retirar destes seus investimentos:

1. Não tem lido o meu tópico e as regras fundamentais para se ter sucesso. :idea:
Já agora deixo o link para o caso do "sô" Joe Berardo querer fazer uma consulta:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
E devo dizer que não é um tópico qualquer pois já conta com 12483 visitas em 6 meses (contando com os 12000 clicks que eu próprio fiz :mrgreen: :mrgreen: )
É claro que essas regras têm sido um pouco esquecidas por mim, também... logo vão ser difíceis de encontrar :roll: :) :mrgreen: Quem me manda a mim, passar de "swingtrader" para "positiontrader"... mas como já disse, este será assunto de reflexão no meu tópico... quando tiver um pouco mais de tempo... porque vem aí uma "tempestade" de palavras. E as actualizações não têm sido feitas porque não há grandes novidades, a não ser as comissões que se vão acumulando, de mês para mês... ou seja, as mais-valias que a corretora está a fazer comigo! :twisted: :oops:

2. Este segundo ponto é a consequência do primeiro (de não seguir regras para os seus investimentos, sejam elas quais forem)... eu concluo que o Joe Berardo anda a fazer preços médios! :mrgreen: :mrgreen:

Mas, no fim, ainda se vai ficar a rir de todos nós... daqui a 3 ou 5 anos! :mrgreen: :mrgreen:

Para além de ter Fé, tem muito dinheiro! :roll:

Só um pouco de humor... inglês :P :) :lol:

EnglishMan
Abraços

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por James Wheat » 13/7/2006 13:18

artista Escreveu:
James Wheat Escreveu:Repare que mesmo tendo-se conhecimento que grandes investidores estão a reforçar no papel, a cotação ontem / hoje permanece baixa e quase sem liquidez. Isto significa que o mercado - essa mole enorme de investidores - de momento não partilha da leitura - individual - do Sr.Berardo.

Ou então o Sr Berardo é bastante esperto e sabe que os mercados oscilam bastante fazendo com que haja muitas vezes acções que a médio prazo lhe proporcionaram rentabilidades muito interessantes...

Sim, sem margem de duvida, até porque como toda a gente sabe, o Sr. Berardo já fez excelentes negócios na bolsa !
Agora também ninguém duvide que já fez maus negócios - só que esses são os que ninguém sabe !

É o que o meu caro colega disse: o Sr. Berardo pode dar-se ao luxo de esperar anos / décadas até que o valor fundamental se aproxime do valor de mercado; isto faz com que não esteja preocupado com o valor actual / momentâneo. Falemos claro: para o Sr. Berardo, que tem 3,5% ou uma inormidade do género, se amanhã fôr a €2,10... who cares ?!? Compra é mais !!
Ele pode dar-se a esse luxo, enquanto outros - como eu - mesmo acreditando que o Bcp está barato, têm que analisar e ver se o mercado vai subir/descer, para tentar entrar ao melhor preço possível. Eu entrei a €2,23 e saí a €2,24. Why ? Ele pode perder, eu... não !
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 13/7/2006 13:00

James Wheat Escreveu:Repare que mesmo tendo-se conhecimento que grandes investidores estão a reforçar no papel, a cotação ontem / hoje permanece baixa e quase sem liquidez. Isto significa que o mercado - essa mole enorme de investidores - de momento não partilha da leitura - individual - do Sr.Berardo.

Ou então o Sr Berardo é bastante esperto e sabe que os mercados oscilam bastante fazendo com que haja muitas vezes acções que a médio prazo lhe proporcionaram rentabilidades muito interessantes...

por James Wheat » 13/7/2006 11:44

Caro colega Pedras11,

A culpa é da Merche :lol: :lol: !!

Agora a sério:
1º mantenho que o Bcp é, a nível de multiplos, o banco mais barato da IBÉRIA, isto segundo uma análise publicada / efectuada pelo Bpi - que pode ou não ser partilhada por outros analistas !
Eu limito-me a interpretar os rácios que veem no estudo desse banco, o qual estando debaixo de uma Opa do próprio Bcp, poderia ser menos 'simpático'.
2º eu não critiquei a compra de mais Bcp pelo Berardo e, pelo contrário, até dei razões para o fazer: A) dinheiro de sobra para o fazer; B) outros interesses para tomar posições em grandes empresas nacionais, para além da mera óptica de valorização dos activos. (que cabeça a minha... É a Merche !!).

Agora no que toca a questão do 'valor' do Bcp, eu acho que deve entender-se que uma coisa é a 'teoria' e outra a 'prática':
> O Bcp a €2,23-€2,26 parece, em termos fundamentais (TEÓRICOS), estar barato;
> contudo, o mercado de momento não paga mais do que €2,23-€2,26 - e esta é a realidade (PRÁCTICA).

Repare que mesmo tendo-se conhecimento que grandes investidores estão a reforçar no papel, a cotação ontem / hoje permanece baixa e quase sem liquidez. Isto significa que o mercado - essa mole enorme de investidores - de momento não partilha da leitura - individual - do Sr.Berardo.

O reconhecimento de valor numa acção não é como uma ciencia exacta. O Bpi está, em termos fundamentais, carissimo e contudo não sai dos €5,80. Novamente uma coisa é o valor fundamental que vale e outra é o que realmente vale. Em principio seria de esperar que os dois valores no tempo tendam a juntar-se, mas infelizmente nem sempre é o caso. Melhor, MUITAS VEZES, NA MAIOR PARTE DAS VEZES, não é caso. De outra forma era muito fácil ganhar dinheiro na bolsa e toda a gente vivia disso.

Abraço. JW
James Wheat
Position Trader

por pedras11 » 13/7/2006 11:05

James Wheat Escreveu:
The Mechanic Escreveu:James Wheat :
O objectivo é outro ...começa bem o dia , sim senhor ... Um abraço, The Mechanic

Pela presente peço desculpa a todos os participantes no Forum e ao visado em particular... O meu e-mail anterior não faz qualquer sentido... Óbviamente que não !

(PS: escrevi-o depois de receber um e-mail da Merche Romero pelada... Fiquei coma visão turva... turvinha de todo :wall: !!)

Claro que não faz qualquer sentido o teu Post! Ainda por isso vindo de alguém que disse á dias que o BCP era dos bancos mais baratos da Europa e agora critica a compra de um grande empresário de capital desse mesmo banco. Vá se lá perceber....

A única diferença é que como disse e muito bem o Artista o Berardo pode esperar anos para ver as suas acções valorizarem. Aliás, aquilo que julgo ser importante nos investimentos em bolsa, a não existência de pressão com necessidade imediata de capital.

PS: Já agora, o dinheiro dele também não cai do céu, ele vendeu a participação na Cimpor. :mrgreen:

por The Mechanic » 13/7/2006 10:25

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

... oooohh , pá !! Eu tou sempre a receber esse e-mail !! Todos os dias !!!

:lol: :lol: :lol:

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por James Wheat » 13/7/2006 10:22

The Mechanic Escreveu:James Wheat :
O objectivo é outro ...começa bem o dia , sim senhor ... Um abraço, The Mechanic

Pela presente peço desculpa a todos os participantes no Forum e ao visado em particular... O meu e-mail anterior não faz qualquer sentido... Óbviamente que não !

(PS: escrevi-o depois de receber um e-mail da Merche Romero pelada... Fiquei coma visão turva... turvinha de todo :wall: !!)
James Wheat
Position Trader

por The Mechanic » 13/7/2006 10:13

James Wheat :
O objectivo é outro: quanto mais acumular, mais peso político-institucional ganha e mais a cobro se põe de qualquer 'problema' (dentro e fora do País).

:lol: :lol: :lol: :lol:

Com as participações que o Berardo já acumulou em grandes empresas portuguesas, alguém neste País se atreverá alguma vez a apertá-lo - no caso se ter rabos de palha, óbviamente ?

" Srs. da Judiciária !! Não me podem prender que eu tenho bué d`acções no BCP !!!"

...uma coisa deste genero não é !? hhhhhhmmmmm, bem pensado ...

" ... vou pra onde !? Tribu - quê ?! ....aaaaaaaaaaaiii !! Mau !!! Olhem que eu tenho acções da Sona e !!! ... querem lá veeeeeeeer !! "

...começa bem o dia , sim senhor ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por James Wheat » 13/7/2006 9:59

artista Escreveu:
JCS Escreveu:Os €33,6 milhões não devem ser para se perder.

JCS

De certeza absoluta que não... mas ele pode ficar com elas meia dúzia de anos que o dinheiro não lhe faz falta! :)

O Joe Berardo pura e simplesmente não tem que fazer ao dinheiro / à liquidez que gera mensalmente. Pode-se dar perfeitamente ao luxo de comprar milhares de Bcp a €2,24. De onde é que vem tanta 'plata' é que é um mistério... Talvez um dia se venha a revelar.

O Abramhovic também asbanja milhões a comprar casas super-inflaccionadas pela Inglaterra fora, mais yates, clubes de futebol, super-carros, puros sangues, participações em grandes empresas britânicas, etc. e na maior parte dos casos isso não faz qq sentido 'negocial' (isoladamente). O objectivo é outro: quanto mais acumular, mais peso político-institucional ganha e mais a cobro se põe de qualquer 'problema' (dentro e fora do País).

Ou seja, não é por o Sr.Abramhovic comprar algo, que isso é sinal de bom negócio; pelo contrário, na maior parte dos casos não é - ele gasta pelo prazer, pelo gozo, prestigio e notoriedade social que lhe dá. Além do poder que vai acumulando e que o torna perigoso de abater.

Com as participações que o Berardo já acumulou em grandes empresas portuguesas, alguém neste País se atreverá alguma vez a apertá-lo - no caso se ter rabos de palha, óbviamente ?

(PS: Nãããããã, não tem nada, aquilo é tudo legítimo ! James Wheat ÉS UM INVEJOSO !!!!!!!)
James Wheat
Position Trader

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, castrojjf, danielme1962, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO e 233 visitantes