Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 22/6/2006 10:57

ISP pronuncia-se no início de Julho sobre OPA do BCP
O Instituto de Seguros de Portugal vai dar o seu parecer sobre a Oferta Pública de Aquisição do BCP sobre o BPI no início de Julho, adiantou o presidente da entidade de supervisão, Rui Martinho.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O Instituto de Seguros de Portugal vai dar o seu parecer sobre a Oferta Pública de Aquisição do BCP sobre o BPI no início de Julho, adiantou o presidente da entidade de supervisão, Rui Martinho.

De acordo com o «Diário de Notícias», em Agosto o ISP vai pronunciar-se sobre a OPA da Sonaecom sobre a PT.

Sobre a operação de concentração bancária, o ISP tem de analisar as carteiras de seguros de vida e não vida detidas pelo BCP e BPI. Vai ainda pronunciar-se sobre a situação de solvabilidade dos fundos de pensões das duas instituições e se esta é ou não posta em causa.

O Banco de Portugal já anunciou que não se opõe à OPA, faltando apenas a Autoridade da Concorrência dar o seu parecer à operação.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por James Wheat » 22/6/2006 10:44

njdg73 Escreveu:Eu entrei no título a 2,41, por isso só tenho que aguentar até voltar a esses valores, hoje volta a subir (2,27 neste momento) e como calcula, não estava nada contente com a tendência negativa da cotação. É lógico que fico contente com a recuperação e quando vejo todos os price targets muito acima da cotação actual é de ter esperança...

Caro 73,
É meu entendimento que o grande desafio situa-se nos €2,35. Até chegar lá deverá andar a marear entre €2,15 (min) e €2,29 (max), que será util para aqueles que entraram mais baixo do que voçê fecharem posições ou então para os day traders operarem.
Quando chegar aos €2,35 e se o atingir com grandes volumes (estamos a falar de 30 milhoes de papeis para cima), então sim, poderá o meu amigo ter muito boas razões para sorrir.
Eu como lhe disse estou / estarei atento e sobretudo em função da forma como os €2,35 serão abordados, tomarei então uma decisão concreta, mas neste momento não penso entrar em nenhum papel até meados de Agosto - mês sempre de mt baixa liquidez e que costuma dar excelentes oportunidades de compra.
Nisto dos mercados financeiros prezo muitissimo a palavra "DISCIPLINA" e para mim é prefirivel perder a eventual subida até aos €2,35 e sentir que então entro numa vaga sustentada, do que estar a correr agora riscos, entrando a €2,25 (meio caminho entre €2,18 e €2,29) em períodos de muito baixa liquidez - o que costuma ser muito ilusório.
Abraço e fico a torcer para que o Bcp vá rápidamente aos €2,41 - acredite que dá-me gosto ver as pessoas fazer dinheiro :clap: ! Over & out.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por njdg73 » 22/6/2006 10:20

Eu entrei no título a 2,41, por isso só tenho que aguentar até voltar a esses valores, hoje volta a subir (2,27 neste momento) e como calcula, não estava nada contente com a tendência negativa da cotação. É lógico que fico contente com a recuperação e quando vejo todos os price targets muito acima da cotação actual é de ter esperança...

Registado: 23/5/2006 12:19

por James Wheat » 21/6/2006 18:05

njdg73 Escreveu:Pois é meu, caro James Wheat, posso estar muito enganado, mas as tuas previsões mesmo para 10 sessões acho que vão sair furadas...

Vendeu ? Parabens :clap: ! Se não... pq celebra :-k ?

Agora a sério, vá com calma... Olhe que hoje fez menos de 7 milhoes de papeis, o que é metade da média diária... Sem tendência definida.
Vejo que tem papel, pelo que sugiro que esteja muito atento e lembre-se que as subidas servem tanto para encaixar lucros, como para minorar as perdas... Lembre-se da maior máxima das bolsas: só ganha quem vende.

Eu estou 100% liquido e estou contentissimo com a rentabilidade ytd. Pergunto-me quanta gente poderá dizer o mesmo (?). Lembre-se de outra máxima de ouro: há que saber estar liquido !

Eu permanecerei na bancada, a ver como o mercado se comporta e a tomar o pulso 'ao bicho'. Os mercados estão maus, presos por arames... Vão continuar assim por uns tempos. Bons negócios.

PS: sopra-me um passarinho que os resultados do 2º trimestre do Bcp vão ser excelentes - anuncio previsto a 24 de Julho (ALGUÉM PODE CONFIRMAR ?). Boa fonte. Mesmo assim não pretendo fazer sequer um 'day trading'. Aproveite bem.
James Wheat
Position Trader

por njdg73 » 21/6/2006 17:19

última transacção: 21-06-2006 16:37 Cotação (EUR) actualizar

última cotação 2,24 var % +1,82
quantidade 6.926.176 máximo 2,24
mínimo 2,2 fecho anterior 2,2
abertura 2,2 máx. 52 sem. 2,8

min. 52 sem. 2,14

Pois é meu caro James Wheat, posso estar muito enganado mas as tuas previsões mesmo para 10 sessões acho que não sair furadas...

por James Wheat » 20/6/2006 11:48

[quote="njdg73] Caro colega de Forum,
Não vai não... Amanhã veremos a acção a descer, em linha com os mercados lá fora. Aguardemos, mas para mim vai aos €2,15 novamente. Ab.[/quote]

Pois é amigo, eu não tinha razão em dizer que a cotação ia por aí acima, mas também não se está a verificar o que preveu...
última transacção: 20-06-2006 11:07 Cotação (EUR) actualizar
última cotação 2,2 var % 0 [/quote]

Caro Colega,
Eu não disse que a cotação ia testar HOJE os €2,15. O que eu defendi foi que "não ia por aí acima" e que, ao invés, a tendência de curto prazo - next 10 sessions - é de queda e que vai testar novamente os €2,15.
Dito isto quero deixar claro que não tenho qq interesse em ver o Bcp descer e para que ninguém tenha falsas ideias, informo que à data de hoje não detenho qq posição no titulo - não estou curto nem longo, pelo que opino livre e descontraidamente.
Dito isto, é um papel que estou a seguir de muito perto (diáriamente) e sobre o qual conto tomar uma posição longa... quando achar adequado. Quer que seja bem concreto ? Meados de Agosto. Abraço e bons negócios.
(Nota: fico a torcer para ver o titulo 'bombar', para que o meu caro colega possa saltar de contente).
James Wheat
Position Trader

por njdg73 » 20/6/2006 11:33

BCP controla 6,42% dos direitos de voto do BPI
19-06-2006 19:54 por Canal de Negócios
O Banco Comercial Português anunciou hoje que controla 6,42% dos direitos de voto do Banco BPI, depois da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter deliberado a posição detida pelos fundos de pensões também são imputáveis ao banco liderado por Paulo Teixeira Pinto.

Directamente e através de subsidiárias, o BCP controla 1,63% do capital e 1,67% dos direitos de voto do BPI. Através dos fundos de pensões do Grupo BCP, o banco controla 4,63% do capital do BPI e 4,75% dos direitos de voto.

Assim, é imputável ao banco liderado por Paulo Teixeira Pinto 6,26% do capital e 6,42% dos direitos de voto do BPI, banco sobre o qual o BCP lançou uma oferta sobre 100% do capital a 5,70 euros por acção.

Esta comunicação do BCP surge depois da na semana passada a CMVM ter deliberado que a posição detida pelo fundo de pensões do BCP deve ser tida em conta no apuramento dos direitos de voto do banco no BPI, por considerar que «há indícios de uma influência efectiva do Banco Comercial Português na política de exercício do direito de voto do Fundo de Pensões do BCP».

No comunicado de hoje, o BCP contraria esta ideia, afirmando que «a sociedade gestora do fundo de pensões do Grupo BCP exerce de forma independente os respectivos direitos de voto».

por njdg73 » 20/6/2006 11:30

James Wheat Escreveu:
njdg73 Escreveu:
última transacção: 19-06-2006 11:37 Cotação (EUR) actualizar

última cotação 2,21 var % +1,38
quantidade 2.023.915 máximo 2,21
mínimo 2,18 fecho anterior 2,18
abertura 2,19 máx. 52 sem. 2,8

min. 52 sem. 2,14

Lá vai por aí acima outra vez...

Caro colega de Forum,
Não vai não... Amanhã veremos a acção a descer, em linha com os mercados lá fora. Aguardemos, mas para mim vai aos €2,15 novamente. Ab.

Pois é amigo, eu não tinha razão em dizer que a cotação ia por aí acima, mas também não se está a verificar o que preveu...
última transacção: 20-06-2006 11:07 Cotação (EUR) actualizar

última cotação 2,2 var % 0
quantidade 4.547.706 máximo 2,21
mínimo 2,18 fecho anterior 2,2
abertura 2,19 máx. 52 sem. 2,8

min. 52 sem. 2,14

por pedras11 » 19/6/2006 19:30

James Wheat Escreveu: Quem mais ganhou com a fuga de informação ? Quem sabia, de forma absolutamente segura, que a Opa ia acontecer e que isso lhe iria trazer um lucro fácil, elevado e imediato - who else ? Imagine lá quem será... hummmm, não está dificil, pois não ? Umas ordenzitas dadas através das contas de uns amigos de infância e ninguém associa nada.
Over & out.

Olhe, o BPI foi um deles, que comprou acções próprias no dia em que foi anunciada a OPA, e não foram poucas.

Quanto ao AC ele nada tem haver com o último realizado para "tapar buracos". Aqui o grande problema está no prémio que se está a pagar pelo BPI e "eles" ainda pedem mais.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por James Wheat » 19/6/2006 19:29

Vieira Escreveu:Relativamente a esta situação, soube que o assunto está a ser internamente analisado pela CMVM (em estado adiantado). Ou seja, não foi, nem está esquecido pela Comissão.

Caro Vieira,

A investigação deveria partir do próprio banco, que não deveria necessitar de nenhuma CMVM para tomar as medidas necessárias a identificar e a afastar os 'bufos' a nível interno.
Para um banco que cria Comissões de Ética, com o objectivo publico de se auto-vigiar / auto-regular a nível de standards de boas práticas, estar à espera das conclusões da CMVM cheira a... deixa ver se passa, que isto não vai dar em nada.
É que não vai mesmo dar em nada - quer uma aposta ? Ponho 1 para 10 !

O meu amigo sabe em que País vive e aqui mais uma vez a culpa vai morrer solteira: os 'espertalhaços' fizeram o dele e saem limpos. Ninguém vai conseguir identificar nada de concreto - além de que houve crime - e a explicação a nível oficial, vai ser que a fuga pode ter partido de multiplas fontes - do banco, dos corredores do governo, das entidades que assessoraram o banco, etc. -, mas cuja origem concreta é impossível de identificar.
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 19/6/2006 19:20

pedras11 Escreveu:
James Wheat Escreveu:O virús é bem conhecido e está identificado há anos: os Administradores querem crescer às custas de aumentos de capital pedidos a accionistas dispersos e pouco reivindicantes

O AC para além de ser uma imposição do Banco de Portugal, diga lá outra forma de comprar o BPI :?:

PS: Outra coisa, esclareça lá quem mais ganhou com a fuga de informação relativamente á OPA. :?:

Caro colega de Forum,
1º O AC é preciso, não questionei isso. O problema é precisamente esse: é preciso este, como foram os anteriores e como serão os futuros. Por outras palavras, o banco não cresce por si - pela riqueza, pelos fundos que gera -, cresce pelo dinheiro que constantemente pede aos accionistas que lhe injectem.
2º Quem mais ganhou com a fuga de informação ? Quem sabia, de forma absolutamente segura, que a Opa ia acontecer e que isso lhe iria trazer um lucro fácil, elevado e imediato - who else ? Imagine lá quem será... hummmm, não está dificil, pois não ? Umas ordenzitas dadas através das contas de uns amigos de infância e ninguém associa nada.
Over & out.
James Wheat
Position Trader

por pedras11 » 19/6/2006 17:32

James Wheat Escreveu:O virús é bem conhecido e está identificado há anos: os Administradores querem crescer às custas de aumentos de capital pedidos a accionistas dispersos e pouco reivindicantes

O AC para além de ser uma imposição do Banco de Portugal, diga lá outra forma de comprar o BPI :?:

PS: Outra coisa, esclareça lá quem mais ganhou com a fuga de informação relativamente á OPA. :?:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Ulisses Pereira » 19/6/2006 17:28

James, mal a notícia da OPA foi divulgada manifestei a minha indignação pela claríssima fuga de informação ocorrida, clramente visível no gráfico do BPI e que dei conta detalhadamente no artigo "Os episódios da nova novela" disponível em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=488

Contudo, penso que não poderemos ser tão peremptórios a afirmar que a fuga de informação partiu do BCP já que também o Governo foi avisado antecipadamente da operação. E nestas coisas basta uma pessoa deixar escapar a informação para crescer uma bola de neve incontrolável...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por vieira » 19/6/2006 17:05

Relativamente a esta situação, soube que o assunto está a ser internamente analisado pela CMVM (em estado adiantado). Ou seja, não foi, nem está esquecido pela Comissão.

Registado: 9/12/2005 18:40

por James Wheat » 19/6/2006 16:57

Desculpem bater no ceguinho, mas faltou-me acrescentar, em relação à Opa sobre o Bpi, que ficou provado que houve fuga de informação nos dias que antecederam a Opa, sendo sómente impossível identificar a origem e o praticante... sim, 'shit happens' !
Ora, sendo o Bcp o planeador da Opa e sabendo os seus decisores que com esse ataque que iam fazer subir muito a cotação do Bpi, alguém terá dúvidas sobre a origem da fuga de informação ? E sobre quem lucrou com ela ?

Quais foram as consequências à data da quebra desse sigilo ?
Alguém ao mais alto nível no Bcp foi colocado em causa quer pela CMVM, quer pelas famosas Comissões de Ética que o próprio banco criou para o manter imaculado ? Se a decisão foi tomada ao mais alto nível no Bcp e no maior sigilo (para os standards do banco), houve algum inquérito interno sobre o sucedido, para identificar os delinquentes e credibilizar o banco perante o mercado ? Nada, rigorosamente nada !

O que a 'estória' reza é que o Bcp é a maior escola de banqueiros do País e que quem lá está ou é genial, ou está muito acima da competência dominante - o resto é treta !

Resumindo: EM MUITAS SITUAÇÕES, PORTUGAL É PIOR DO QUE O PIOR DO TERCEIRO MUNDO ! É que esses ao menos admitem o que são ou estão bem catalogados.
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 19/6/2006 16:22

Zé, em relação a essa citação quem é que não está?!! :) :) :mrgreen:

Registado: 17/3/2003 22:51

por zé povinho » 19/6/2006 16:04

o BCP já adiantou mais alguma informação.

[quote]
Contactada pelo Jornal de Negócios Online, fonte oficial do BCP disse que «nós [o banco] não estamos envolvido no processo», não descartando entretanto que possa ter recebido informações do Citigroup.[/quote]

Pª James Wheat:

estou completamente de acordo contigo nesta parte, que é verdade desde o início do banco, especialmente de+pois que o Amorim deixou o núcleo de accionistas:
[quote]
os Administradores querem crescer às custas de aumentos de capital pedidos a accionistas dispersos e pouco reivindicantes, por forma a se perpetuarem no poder e assim manterem remunerações perfeitamente insultuosas qd comparadas com toda e qq empresa que tb opera no mercado doméstico[/quote]

Registado: 4/11/2002 23:38

por artista_ » 19/6/2006 15:58

Não te digo isto por mal mas ás vezes a forma como o dizes parecem realmente certezas... :wink:

Bons negócios

por James Wheat » 19/6/2006 15:50

artista Escreveu:Esqueci-me de dizer que também não compreendo bem este vírus que a administração do BCP apanhou que parece que o está a obrigar a comprar qualquer coisa, e depois vai a todas e não compra nada... será que já assumiram que não vão conseguir comprar o BPI??!

O virús é bem conhecido e está identificado há anos: os Administradores querem crescer às custas de aumentos de capital pedidos a accionistas dispersos e pouco reivindicantes, por forma a se perpetuarem no poder e assim manterem remunerações perfeitamente insultuosas qd comparadas com toda e qq empresa que tb opera no mercado doméstico. Quer infecção mais virulenta do que esta ? Sobre a questão do Bpi, sopram-me de dentro do banco que "o Engº e o moço de recados vão até ao fim, vão comprar doa a quem doer e custe a quem custar, pq a credibilidade / idoneidade do banco foi posta em causa pelo Bpi !". Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos.

Nota: durante a minha participação neste forum não faço tensões de revelar qual a minha posição nem em relação a esta, nem a qq outra acção. Com as minhas ideias - que não são certezas, senão não perdia tempo com isto - pretendo sómente ajudar a construir um raciocinio aqueles que, tal como eu, investem por sua conta e risco. Compete a cada um guardar aquilo que quiser e deitar fora o que muito bem entender. No final... no hard feelings !
James Wheat
Position Trader

por zé povinho » 19/6/2006 15:50

[quote]
Contactada pelo Jornal de Negócios Online, fonte oficial do BCP não quis comentar a notícia[/quote]

por enquanto temos que dar alguam crédito: não confirmam mas também não desmentem, veremos se ´no futuro próximo há ou não confirmação.

se houver confirmação podemos esperar o pior cenário para o futuro, a médio prazo, porque virá confirmar que no BCP não há uma ideia firme de estratégia.

se antes da OPA ao BPI a aposta era na internacionalização....e acabou na OPA,

se agora que estão na OPA ao BPI mostram vontade de continuar a apostar em compras lá fora... :roll:

quem os entender, que os compre :)

Registado: 4/11/2002 23:38

por artista_ » 19/6/2006 14:13

Esqueci-me de dizer que também não compreendo bem este vírus que a administração do BCP apanhou que parece que o está a obrigar a comprar qualquer coisa, e depois vai a todas e não compra nada... será que já assumiram que não vão conseguir comprar o BPI??!

Se é assim talvez fosse melhor retirar a OPA pelo menos vingavam-se dos accionistas do BPI :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: brincadeirinha...

por artista_ » 19/6/2006 14:08

James Wheat Escreveu:Caro colega de Forum,
Não vai não... Amanhã veremos a acção a descer, em linha com os mercados lá fora. Aguardemos, mas para mim vai aos €2,15 novamente. Ab.

Eu sinceramente também estou inclinado para a queda do BCP mais ou menos pelas mesmas razões que invoca, mas não consigo ter tantas certezas, nem mesmo naquelas situações muito óbvias... se tem tanta certeza que o BCP amanhã vai cair não deveria entrar curto??! ou será que já o fez?!

por James Wheat » 19/6/2006 13:12

njdg73 Escreveu:BCP interessado na compra do banco Emporiki Bank of Greece. Será que não ajuda o título a subir?

Não ajuda nada - poderá mesmo contribuir para descer !
Se o Bcp não andasse a opar o Bpi até faria sentido, porque o banco anunciou que queria aumentar o share da área internacional nos lucros do Grupo para 33% - o que é muito ambicioso, dado o reduzido peso actual.
Contudo, se o esforço do aumento de capital para comprar o Bpi já é grande, com outra compra em cima ainda pior - seria necessário mais !
Dito isto, o que o artigo indicia é que a informação foi pedida pelo Bcp e mais 6 outros bancos, o que está longe de constituir uma intenção de compra.
Atente que a posição do Bcp na Grécia é pequena e é normal que o banco esteja atento e peça informação sobre dossiers de possiveis aquisições, para acelarar a sua expansão e assim potenciar economias de escala.
Em resumo: comprar na Grécia faria sentido (óbviamente a preços razoáveis) e seria positivo, se... não viesse depois de uma Opa a outro banco em Portugal, feita a preços altissimos e em contraciclo com o discurso de crescimento no exterior.
James Wheat
Position Trader

por njdg73 » 19/6/2006 12:56

BCP interessado na compra do banco Emporiki Bank of Greece
19-06-2006 11:56 por Canal de Negócios
Um grupo de sete investidores, no qual se inclui o Banco Comercial Português (BCP) estará interessado na compra do banco grego Emporiki Bank, que já tem em cima da mesa uma proposta de 2,8 mil milhões de euros do Credit Agricole.

O «euro2day», citado pela agência Bloomberg, noticiou hoje que o Emporiki Bank of Greece está a ser cobiçado por sete instituições.

Segundo o «site» grego, que não cita fontes, o Citigroup está a preparar a venda do banco, operando como intermediário financeiro do governo grego.

A casa de investimento mandou informações sobre o banco grego para o Dubai Invest, para o Banco Comercial Português (BCP) [BCP], para um banco alemão não identificado e para mais quatro instituições.

Contactada pelo Jornal de Negócios Online, fonte oficial do BCP não quis comentar a notícia.

O Credit Agricole, accionista do Banco Espírito Santo (BES) [BESNN], já terá feito uma proposta para a compra de 100% do Emporiki, propondo-se a pagar 2,8 mil milhões de euros. O Emporiki é detido em 20% pelo governo grego.

O BCP já está presente na Grécia através de uma participação de 100% no Novabank e em Março apresentou uma proposta de 4,3 mil milhões de euros para comprar o Banco BPI [BPIN].

No final do ano passado, o banco liderado por Paulo Teixeira Pinto perdeu a corrida para a compra do romeno Banca Comerciale Romana (BCR).

Será que não ajuda o título a subir?

por James Wheat » 19/6/2006 12:39

njdg73 Escreveu:Veremos...
Posso estar errado mas tenho feeling

Hoje os States vão abrir positivos e vão dar suporte e momentum aos mercados na Europa. Acho que o Bcp vai aos €2,22 - onde ainda não tocou hoje -, mas o desafio será o dia de amanhã, onde para o meu amigo ver concretizado o seu feeling, a acção terá que ir em contraciclo com o esperado ajuste em baixa da Europa (depois da subida de hoje). Eu acho que os mercados vão andar assim - sobe um dia, desce no outro, volta a subir - e para que algum título se destaque, necessita de fortes volumes de compra - o que para já, no caso do Bcp, não vislumbro. Ab. James
James Wheat
Position Trader

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 160 visitantes