Sonae sgps...
SKYMan Escreveu:Boas noites,
Mas se assim é, porque descem as acções?? Conjuntura do mercado?? Aceito! Mas porquê descer mais que o mercado se o potencial de valorização é superior à generalidade das empresas que compõem o PSI20?
A Sonae tem tido esse comportamento nas descidas e subidas.

Os meus parabéns pelo excelente post.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Boas noites,
Nos últimos meses tenho lido as várias mensagens que são afixadas e (se estiverem de acordo?!) vou ser mais um a periodicamente dar as minhas opiniões sobre a SONAE, SGPS.
Tenho seguido o mercado e em especial a SONAE desde o último trimestre de 2003 altura em que decidi voltar a entrar após o descalabro de 2000-2003.
Considero hoje que foi uma boa decisão e que o próximo ano será o expoente máximo dos "touros"... do nosso mascote "Bill"!
A SONAE tem tido um comportamento que revela a gestão visionária de um dos melhores gestores portugueses: o Engº Belmiro de Azevedo!(há também que destacar a equipa que o apoia, mas que também foi ele que a criou!)
Só alguém com visão e ambição é que lhe passa pela cabeça converter uma ameaça numa oportunidade ao se decidir pela compra da Portugal Telecom.
Seja qual for a decisão da AdC os consumidores já ganharam pelas várias posições entretanto assumidas pelos "players" do sector das telecomunicações.
Se ganhar pode obter grandes sinergias imediatas na junção TMN/Optimus, bem como racionalizar a nova estrutura para fazer face ao futuro e à nova realidade que se avizinha de junção das tecnologias associadas aos telemóveis/internet/tv/jogos.
Cada vez mais se confunde o virtual com o real. Talvez essa a razão da campanha publicitária 3D entre os Hipermercados Continente e a RTP.
Se perder também ganhou porque a surpresa da OPA da SONAECOM a PT desencadeou um conjunto de decisões que visam desagregar as redes (monopólio da PT).
Quanto às outras empresas:
- a Sonae Industria já amanhã (quase de certeza) será dado a conhecer que passou a integrar o PSI20 e o negócio na Alemanha parece ir de vento em popa com a aprovação de Bruxelas (tudo bem houve o incêndio no Canadá - 10 meses para recuperar - isso são só alguns milhões de custos adicionais em transporte);
- a Modelo / Continente ira ter um 2º trimestre melhor que o do ano passado por força da Páscoa, bem como das boas notícias de redução do desemprego e do crescimento do PIB nacional que naturalmente são dados positivos.
- para além de outros sectores em construção dos quais destaco o turismo (região de Tróia - projecto que poderá ser uma mina de ouro!!)
Mas se assim é, porque descem as acções?? Conjuntura do mercado?? Aceito! Mas porquê descer mais que o mercado se o potencial de valorização é superior à generalidade das empresas que compõem o PSI20?
Lição: Existem baleias que influenciam o mercado! Nós investidores individuais somos peixe pequeno que não tem a capacidade de influenciar as cotações. Temos que “andar” / ”ir” nas ondas certas!
Mais uma coisa: “In May sell and go away!” e apanhar uma boa “onda” em finais de Agosto / Setembro / Outubro.
Aproveito a ocasião para solicitar comentários e constato a inspiração da minha primeira mensagem e prometo que no futuro serei mais sucinto.
Este Fórum pode ser aquilo que nós quisermos.
Nos últimos meses tenho lido as várias mensagens que são afixadas e (se estiverem de acordo?!) vou ser mais um a periodicamente dar as minhas opiniões sobre a SONAE, SGPS.
Tenho seguido o mercado e em especial a SONAE desde o último trimestre de 2003 altura em que decidi voltar a entrar após o descalabro de 2000-2003.
Considero hoje que foi uma boa decisão e que o próximo ano será o expoente máximo dos "touros"... do nosso mascote "Bill"!

A SONAE tem tido um comportamento que revela a gestão visionária de um dos melhores gestores portugueses: o Engº Belmiro de Azevedo!(há também que destacar a equipa que o apoia, mas que também foi ele que a criou!)
Só alguém com visão e ambição é que lhe passa pela cabeça converter uma ameaça numa oportunidade ao se decidir pela compra da Portugal Telecom.
Seja qual for a decisão da AdC os consumidores já ganharam pelas várias posições entretanto assumidas pelos "players" do sector das telecomunicações.
Se ganhar pode obter grandes sinergias imediatas na junção TMN/Optimus, bem como racionalizar a nova estrutura para fazer face ao futuro e à nova realidade que se avizinha de junção das tecnologias associadas aos telemóveis/internet/tv/jogos.
Cada vez mais se confunde o virtual com o real. Talvez essa a razão da campanha publicitária 3D entre os Hipermercados Continente e a RTP.
Se perder também ganhou porque a surpresa da OPA da SONAECOM a PT desencadeou um conjunto de decisões que visam desagregar as redes (monopólio da PT).
Quanto às outras empresas:
- a Sonae Industria já amanhã (quase de certeza) será dado a conhecer que passou a integrar o PSI20 e o negócio na Alemanha parece ir de vento em popa com a aprovação de Bruxelas (tudo bem houve o incêndio no Canadá - 10 meses para recuperar - isso são só alguns milhões de custos adicionais em transporte);
- a Modelo / Continente ira ter um 2º trimestre melhor que o do ano passado por força da Páscoa, bem como das boas notícias de redução do desemprego e do crescimento do PIB nacional que naturalmente são dados positivos.
- para além de outros sectores em construção dos quais destaco o turismo (região de Tróia - projecto que poderá ser uma mina de ouro!!)
Lição: Existem baleias que influenciam o mercado! Nós investidores individuais somos peixe pequeno que não tem a capacidade de influenciar as cotações. Temos que “andar” / ”ir” nas ondas certas!
Mais uma coisa: “In May sell and go away!” e apanhar uma boa “onda” em finais de Agosto / Setembro / Outubro.
Aproveito a ocasião para solicitar comentários e constato a inspiração da minha primeira mensagem e prometo que no futuro serei mais sucinto.
Este Fórum pode ser aquilo que nós quisermos.
-
SKYMan
sonae
Eu ainda não estou tão optimista. Porque é que é boa altura para entrar? O suporte anda nos 1,03, os mercados estão frágeis, vão sair indicadores nos EUA hoje, há o espectro das taxas de juro até ao fim do mês, os investidores ainda andam desconfiados etc etc.
Apesar de estar á espera para entrar aqui e na Altri (estou 100% líquido em acções, apenas tenho os trágicos fundos dos paises emergentes), penso que ainda é cedo. A não ser que a "coisa" mude muito (leia-se caia muito mais para perto dos 1,03 aqui e 1,9 ou 2 na Altri)não penso que entre esta semana ainda...Diz o velho ditado "gato escaldado...)
Abraço
Clinico
Apesar de estar á espera para entrar aqui e na Altri (estou 100% líquido em acções, apenas tenho os trágicos fundos dos paises emergentes), penso que ainda é cedo. A não ser que a "coisa" mude muito (leia-se caia muito mais para perto dos 1,03 aqui e 1,9 ou 2 na Altri)não penso que entre esta semana ainda...Diz o velho ditado "gato escaldado...)
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Bom dia,
Eu, apelando só ao feeling, também me parece boa altura para entrar! Mas estas percepções valem o que valem. Também parecia boa altura para entrar a 1,21 e vejam só o que aconteceu!
Penso que a AT está a funcionar na perfeição.
Já agora..alguém insere no tópico um gráfico actualizado?!?!?
Eu, apelando só ao feeling, também me parece boa altura para entrar! Mas estas percepções valem o que valem. Também parecia boa altura para entrar a 1,21 e vejam só o que aconteceu!
Penso que a AT está a funcionar na perfeição.
Já agora..alguém insere no tópico um gráfico actualizado?!?!?
Saudações de Mar!
Re: Por falar em PER
Crash Escreveu:No nosso PSI20, e em função do divugado no "jornal de negócios", o PER de mercado está nos 12,74 [b] o que só por si me faz crer que esta correcção no mercado será relativamente curta, voltando brevemente à situação "Bull"!![]()
Naturalmente é a mho!
Bom dia Crash, a minha opinião é que é uma boa altura para entrar no titulo, aliás, em vários titulos do PSI 20, as quedas não durarão muito mais tempo...
njdg73
Por falar em PER
Independente das opiniões o que é certo é que sempre foi um índice de referência principalmente para as situações de grandes subidas dos mercados e o inverso. Naturalmente que depende da actividade da empresa e empresas com grande potencial de crescimento poderão apresentar PERs relativamente elevados!
Não se esqueçam que um dos principais problemas da bolsa de Tóquio foi precisamente o de o mercado global, antes do "crash" durante +- 11 anos, apresentar PERs muitas vezes com valores superiores a 100!
No nosso PSI20, e em função do divugado no "jornal de negócios", o PER de mercado está nos 12,74 [b] o que só por si me faz crer que esta correcção no mercado será relativamente curta, voltando brevemente à situação "Bull"!
Naturalmente é a mho!
Bons negócios
Crash
Não se esqueçam que um dos principais problemas da bolsa de Tóquio foi precisamente o de o mercado global, antes do "crash" durante +- 11 anos, apresentar PERs muitas vezes com valores superiores a 100!
No nosso PSI20, e em função do divugado no "jornal de negócios", o PER de mercado está nos 12,74 [b] o que só por si me faz crer que esta correcção no mercado será relativamente curta, voltando brevemente à situação "Bull"!

Naturalmente é a mho!
Bons negócios
Crash
- Registado: 5/1/2006 13:34
Barreira dos 1,10 euros prestes a ser quebrada
última transacção: 14-06-2006 11:06 Cotação (EUR) actualizar
última cotação 1,1 var % -1,79
quantidade 3.712.141 máximo 1,14
mínimo 1,1 fecho anterior 1,12
abertura 1,13 máx. 52 sem. 1,4
min. 52 sem. 1,09
Pois é, continua o tombo, não tarda está a baixo dos 1,10 euros
última cotação 1,1 var % -1,79
quantidade 3.712.141 máximo 1,14
mínimo 1,1 fecho anterior 1,12
abertura 1,13 máx. 52 sem. 1,4
min. 52 sem. 1,09
Pois é, continua o tombo, não tarda está a baixo dos 1,10 euros
O PER vale o que vale para quem o quiser usar.
Mas para se ter uma correcta visão do seu valor e de possíveis ilações a retirar convém compará-lo com o PER de empresas do mesmo sector
Já agora notícia do BIG:
Petróleo e queda nas acções são riscos para a economia
(13-06-2006 - 15:25)
A economia mundial enfrenta riscos crescentes de registar uma expansão abaixo do esperado, devido à subida dos preços do petróleo, queda dos mercados accionistas e desequilíbrios nas balanças comerciais, disse hoje Rodrigo Rato, director geral do Fundo Monetário Internacional.
No mês de Abril, o FMI estimou que a economia mundial vai crescer 4,9% este ano, completando o ciclo de três anos de crescimento mais forte desde 1970.
O FMI ainda vê a economia a crescer de forma saudável, mas também assinala um «aumento dos riscos de baixa» nas suas previsões, disse o Espanhol Rodrigo Rato, numa conferência na Austrália.
«O que assistimos nas últimas semanas nos mercados financeiros mostra que a importâncias destes riscos de baixa são mais evidentes nos mercados», disse.
Os mercados accionistas mundiais ? tal como na sessão de hoje - têm sofrido quedas acentuadas nas últimas semanas, com os investidores a saírem dos mercados accionistas, devido aos receios com subidas nas taxas de juro.

Mas para se ter uma correcta visão do seu valor e de possíveis ilações a retirar convém compará-lo com o PER de empresas do mesmo sector
Já agora notícia do BIG:
Petróleo e queda nas acções são riscos para a economia
(13-06-2006 - 15:25)
A economia mundial enfrenta riscos crescentes de registar uma expansão abaixo do esperado, devido à subida dos preços do petróleo, queda dos mercados accionistas e desequilíbrios nas balanças comerciais, disse hoje Rodrigo Rato, director geral do Fundo Monetário Internacional.
No mês de Abril, o FMI estimou que a economia mundial vai crescer 4,9% este ano, completando o ciclo de três anos de crescimento mais forte desde 1970.
O FMI ainda vê a economia a crescer de forma saudável, mas também assinala um «aumento dos riscos de baixa» nas suas previsões, disse o Espanhol Rodrigo Rato, numa conferência na Austrália.
«O que assistimos nas últimas semanas nos mercados financeiros mostra que a importâncias destes riscos de baixa são mais evidentes nos mercados», disse.
Os mercados accionistas mundiais ? tal como na sessão de hoje - têm sofrido quedas acentuadas nas últimas semanas, com os investidores a saírem dos mercados accionistas, devido aos receios com subidas nas taxas de juro.

Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
Re: Fil
Crash Escreveu:Eu de facto não sei o valor em concreto do PER actual.
O PER da Sonar anda em torno dos 20.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fil
Eu de facto não sei o valor em concreto do PER actual. De qualquer das formas o PER dá-nos uma indicação a remuneração do valor de Resultados Líquidos por acção o que, segundo a minha apreciação é um rácio muito importante para avaliar a cotação emtermos de saber se o preço está caro ou não. Acaba por ser um bom indicador fundamental A priori. Naturalmente é importante saber se os resultados resultam da actividade normal da empresa ou se resultado e.g. de resultados extraordinários. De qualquer das formas o que tenho lido relativamente à análise da empresa, é praticamente unânime uma avaliação bastrante positiva! É por isso que acredito nela em termos de médio-longo prazo, embora, naturalmente me arrependo de não me ter "desfeito delas quando o estocástico (principalmente este) o MACD e o RSI começaram a apresentar sinais de inversão mais ou menos em finais de Abril, quando ainda estava a 1.37-1.38...
Por vezes estes sinais são "falsos" mas eu já devia saber que mesmo que o fossem e se tivesse vendido, poderia comprar embora a uma cotação mais alta... e naturalmente não tive em conta os sinais dos outros mercados, nomeadamente o NDX e principalmente o SP500 que também estavam a dar sinais de inversão da subida.... só que durante um m`^es inteiro (Maio) estive ausente e com uma função que absorvia toda a minha atenção e o tempo disponível não me permuitiu fazer uma análise cuidadosa do que estava a acontecer!
Abraços e bons negócios
Por vezes estes sinais são "falsos" mas eu já devia saber que mesmo que o fossem e se tivesse vendido, poderia comprar embora a uma cotação mais alta... e naturalmente não tive em conta os sinais dos outros mercados, nomeadamente o NDX e principalmente o SP500 que também estavam a dar sinais de inversão da subida.... só que durante um m`^es inteiro (Maio) estive ausente e com uma função que absorvia toda a minha atenção e o tempo disponível não me permuitiu fazer uma análise cuidadosa do que estava a acontecer!
Abraços e bons negócios
sonae
Bom, lá fechou a 1,12, tendo tocado brevemente o 1,11. Terrível!
As praças americanas estão a negociar indecisas em volta do zero. Continuam as preocupações sobre os dados amanha nos States e o possível aumento das taxas de juro. Tenho,de novo, o feeling que estas descidas ainda não viram o seu fim.
Procurando pôr a candle de hoje nos gráficos acima (só a "olhometro" pois naõ sei fazê-lo em gráfico) a situação continua preta e na direcção dos 1,03 (vide gráfico Ulisses).
Abraço e coragem para todos. Os ganhos hão-de voltar
Clinico
As praças americanas estão a negociar indecisas em volta do zero. Continuam as preocupações sobre os dados amanha nos States e o possível aumento das taxas de juro. Tenho,de novo, o feeling que estas descidas ainda não viram o seu fim.
Procurando pôr a candle de hoje nos gráficos acima (só a "olhometro" pois naõ sei fazê-lo em gráfico) a situação continua preta e na direcção dos 1,03 (vide gráfico Ulisses).
Abraço e coragem para todos. Os ganhos hão-de voltar
Clinico
Boa Tarde a Todos.
Crash, parece-me que neste momento a Sonae sgps está a negociar a um per mais elevado. Segundo o relatorio e contas do 1º trimestre de 2006 e tendo em conta um resultado liquido consolidado de 34 ME.
Embora o Per vale o que vale...
Detenho Sonae sgps a 1,34.
Crash, parece-me que neste momento a Sonae sgps está a negociar a um per mais elevado. Segundo o relatorio e contas do 1º trimestre de 2006 e tendo em conta um resultado liquido consolidado de 34 ME.
Embora o Per vale o que vale...
Detenho Sonae sgps a 1,34.
- Registado: 8/3/2006 13:01
Boas Crash,
É sempre bom ver comentários optimistas como o teu em dias tão negativos, apesar de em 2 dias ter baixado de 1,21 para 1,12 (e vamos lá ver se para por aqui...), tal como tu também acredito no título a longo prazo. Todos sabemos que as bolsas não andam para brincadeiras mas há que saber esperar...
Sorte terão aqueles que tiverem visão e que comprem nos mínimos, ganharam bastante...
É sempre bom ver comentários optimistas como o teu em dias tão negativos, apesar de em 2 dias ter baixado de 1,21 para 1,12 (e vamos lá ver se para por aqui...), tal como tu também acredito no título a longo prazo. Todos sabemos que as bolsas não andam para brincadeiras mas há que saber esperar...
Sorte terão aqueles que tiverem visão e que comprem nos mínimos, ganharam bastante...
Eu como entrei no título a 1,21 agora o que tenho a fazer é esperar bem sentadinho se calhar 1 ano ou mais para vender sem perder...
Talvez não... sinceramente! Os funadamentais da empresa estão "muito bons", com um PER, neste momento se não me engano, que não deve andar muito longe dos 10!
Quase de certeza que, se não houver grandes problemas na economia mundial, no final do ano já terás "mais-valias"! naturalmente é apenas e só uma opinião minha baseada no bom comportamento desta empresa mesmo numa altura de crise como foram estes dois últimos anos! Para além disso como é apanágio da SON, esta esta tem sempre movimentos mais fortes que os mercados, e se voltarem a subir, esta será uma das que mais irá fazê-lo (a julgar pelo comportamento histórico)!
Também estou enfiado a 1.22... mas a havr uma inversão dos mercados ela deverá dar um salto superior àqueles! Depois,... bom depois... é avaliarmos se a subida poderá ser ssustentada ou se aproveitarmos o rebound para a vender, acreditando que poderá cair de novo!
Abraços
Grande queda
infelizmente, no último comentário que fiz, errei em cheio na apreciação do comportamente da SON...
Confeço que, infelizmente mais uma vez, verifico que na análise técnica, as "linhas de suporte, resistência, de tendência etc...", muito mais simples que os parâmetros MACD, RSI, Momentum, estocástico, etc, muitas vezes funcionam melhor! Grande afundanço que tive...
relativamente ao comentário do Iurp
achas mesmo que haverá muita gente? Sa acções compradas a esse preço já devem ter rodado de mãos vezes sem conta! "penso eu de que..."
Abraços
Confeço que, infelizmente mais uma vez, verifico que na análise técnica, as "linhas de suporte, resistência, de tendência etc...", muito mais simples que os parâmetros MACD, RSI, Momentum, estocástico, etc, muitas vezes funcionam melhor! Grande afundanço que tive...
relativamente ao comentário do Iurp
Há ainda muita gente com acç~0es desde 0,40 e que poderão vendê-las a qualquer altura, sempre com mais valias. Portanto...até onde irá?????
achas mesmo que haverá muita gente? Sa acções compradas a esse preço já devem ter rodado de mãos vezes sem conta! "penso eu de que..."
Abraços
sonae
Meu Caro Obalela, não lhe posso responder á pergunta pois percebo muito pouco de mercados fora daqui (não tenho formação nem leitura para isso). Posso acrescentar só que se os números dos States a divulgar hoje e amanha não foram de feição e se os mercados americanos se estamparem hoje tambem, amanha o descalabro continua. Talvez seja esta antevisão que fez os mercados asiáticos cairem tambem...
Re: sonae
Clinico Escreveu:Estou de olho nestas duas acções á espera (desta vez calmamente) de entrar. É a proxima onda do surfista...
Abraço
Clinico
Sábia decisão!
Isto está para tudo menos para quem tem nervos à flor da pele...
Entretanto deixava esta pergunta no ar: porque raio o Nikkei caiu mais de 4%?
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
sonae
Bom, no meio deste descalabro, e estando fora, nasce a oportunidade de começar a pensar na recoperação. Assim, parece-me que haverá 2 acções que, por motivos diferentes e devido á sua volatilidade, poderão dar recoperações mais rápidas destas quedas : a sonae sgps e a Altri.
1)A sonae, porque a queda vai ser enorme e espero que quande passe o pânico, volte a dar boas valorizações no curto prazo (mesmo antes de ir de férias em Agosto.
2) a Altri porque tem tido um brilhante comportamento de AT (igual quase ao da sonae, não fosse o descalabro desta última) porque tambem está a corrigir e bem, porque há-de apresentar resultados lá para Julho e essa altura costuma dar algumas boas subidas. O problema é a baixa liquidez a não ser durante os arranques.
Estou de olho nestas duas acções á espera (desta vez calmamente) de entrar. É a proxima onda do surfista...
Abraço
Clinico
1)A sonae, porque a queda vai ser enorme e espero que quande passe o pânico, volte a dar boas valorizações no curto prazo (mesmo antes de ir de férias em Agosto.
2) a Altri porque tem tido um brilhante comportamento de AT (igual quase ao da sonae, não fosse o descalabro desta última) porque tambem está a corrigir e bem, porque há-de apresentar resultados lá para Julho e essa altura costuma dar algumas boas subidas. O problema é a baixa liquidez a não ser durante os arranques.
Estou de olho nestas duas acções á espera (desta vez calmamente) de entrar. É a proxima onda do surfista...
Abraço
Clinico
sonae
Ilustre e amigo Bolinha: não se ofenda com o que eu digo. Sabe perfeitamente que, tal como o meu amigo e outros aqui, considero a sonae uma das melhores acções da nossa praça. Seja qual for a razão, o facto é que aqueles que recomendaram estar fora da acção nestes últimos tempos tiveram carradas de razão. Não sei aonde vai parar este selling generalizado mas ainda não acabou. O que fiz (e tarde) foi minimizar as perdas. A minha neurastenia de ontem, transformou-se num alívio hoje. Infelizmente.
Lembre-se da máxima surfista: Quando cai na onda, o surfista põe-se de pé na próxima...
Abraço grande
Clinico
Lembre-se da máxima surfista: Quando cai na onda, o surfista põe-se de pé na próxima...
Abraço grande
Clinico
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Akinfiev, Bing [Bot], Ferreiratrade, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, itisi1000, OCTAMA, paul_invest, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, tami, trilhos2006, TTM62 e 115 visitantes