Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Preço vx Qualidade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 4/3/2003 14:34

Quando me referia a custos de comunicação, queria dizer que é mais barato comunicar com um corretor em portugal estando eu em portugal do que com um corretor em londres se eu estiver em portugal. Exemplo, no dia em que quiser ir dar uns tabefes ao tipo que se enganou, faz como? mete-se no aviaõ? liga? são a esses custos que me refiro. É uma vantagem relevante e que deve ser usada como ferramenta de marketing (de notar que há formas bem mais elegantes de usar o argumento, lol).

Quanto ao só se conhecer o serviço testando, não é verdade. Há um conjunto de factores que são serviço e que são testaveis sem se ser cliente. Há uma coisa que é o word of mouth, e há uma outra coisa que se chama comunicação com a clientela. Uma corretora que me atende com cuidado e atenção quando eu ainda nem sou cliente, é um sinal relativamente bom de que o serviço será potencialmente bom. Uma corretora que se dá ao trabalho de comunicar com os clinetes potenciais e de explicar o como funciona, dá-me garantias de qualidade do serviço. Uma corretora que se sujeita a testes cedendo simulações dos serviços dá-me uma enorme garantia de que o seu serviço será bom se a simulação correr bem.

Nestas coisas, só os melhores resistem ao mercado e os melhores não são só os mais baratos, são os que servem da melhor forma todos os segmentos do mercado e não apenas os que são sensiveis ao factor preço. Até porque preço nunca foi garantia de qualidade e nem sequer de serviço....
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por El Korrector » 4/3/2003 14:24

Cara Pata

Devolvo a falha no raciocinio, porque como se sabe, em bolsa, as comissões são negociadas por grosso e como deve saber as corretoras portuguesas não têm volume para negociar baixas comissões junto das bolsas ou junto dos MM. Os custos de comunicação também são mais altos em Portugal comparados com a maioria dos concurrentes europeus.
Por outro lado, concordo absolutamente consigo que tem de ser o prestador de serviço a mostrar que o seu produto é melhor que o do vizinho. Mas quando um investidor tem de escolher entre 2 com preços diferentes, como é que sabe que o que tem preço mais baixo também tem um serviço tão bom, ou melhor, que o que tem o preço mais alto? Só mesmo testando o serviço de um e de outro, não acha? Mas isso poderá tornar-se incomportável porque as opções são cada vez maiores.
Um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 4/12/2002 15:49
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 4/3/2003 14:10

Bem, há uma falha no raciocinio.. é que cabe a quem oferece o serviço mostrar que vale a diferença de preço e não ao cliente dar beneficios de duvida. O mercado tem mesmo que esquecer nacionalismos e optar por eficência económica. Em condições iguais, considero que faz sentido dizer que se opte e que se apele à escolha do que é nacional. Em condições díspares... sorry... escolho o que melhor serviço me dá, pelo preço. Such is life. Claro que cabe a cada um vender bem o seu produto e stressar as vantagens que tem face a outros e ser em território nacional é uma vantagem relativamente grande que pode e deve ser explorada (custos de transacção, de comunicação, responsabilização legal, etc, etc...).
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Preço vx Qualidade

por El Korrector » 4/3/2003 14:00

Meus amigos
Tenho ficado absolutamente siderado com a quantidade de comentários feitos às comissões e spreads cobrados por corretoras portuguesas vx as mesmas cobradas pelas congéneres estrangeiras.
Julgo que parece que ainda não perceberam que as pessoas têm de escolher entre preço e qualidade. As duas coisas não são compativeis. Quando uma pessoa quer qualidade nunca discute o preço( como diz um amigo meu vendedor de uma marca de carros de alto de gama," qd alguém me pede um desconto num carro destes, já sei que não vai pagar o leasing até ao fim").
Como nós somos pequenos, iremos sempre pagar comissões mais altas que as corretoras estrangeiras. Devemos é pedir melhor qualidade que eles.
E se todas as pessoas preferirem negociar no estrangeiro é da maneira que em 2 tempos a nossa bolsa e todos os agentes a ela ligada irão fechar. E com isso mais desemprego e menos consumo para os outros sectores.
Um abraço
Viva Portugal
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 4/12/2002 15:49
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006 e 252 visitantes