Sonae sgps...
Duvidas existenciais
Boas camaradas forenses
Tenho uma duvida que preciso esclarecer
, "portantos" escriturar acções ainda não se encontra nos meus conhecimentos, quem se poderia dignificar esclarecendo esta situação a este novato
,
Thanks
Tenho uma duvida que preciso esclarecer

Ride the winds of change
- Registado: 30/12/2005 15:59
a meu ver é simplesmente uma autorização para a administração da Sonae SGPS negociar (quer comprar quer vender) acções próprias dentro de certos limites impostos na assembleia.
em relação à média de cotação nos últimos 10 dias antes do negócio:
50%~110% para comprar.
>90% para vender.
(podem ser negociadas em transações de bolsa ou fora de bolsa)
Bons negócios
Disclosure: possuo acções da sonae SGPS compradas à uns meses atrás.
em relação à média de cotação nos últimos 10 dias antes do negócio:
50%~110% para comprar.
>90% para vender.
(podem ser negociadas em transações de bolsa ou fora de bolsa)
Bons negócios

Disclosure: possuo acções da sonae SGPS compradas à uns meses atrás.
sonae
A análise técnica feita no Semanário Economico de ontem, diz que está a tentar quebrar a resistencia dos 1,40 e que poderá ser para breve, dado os volumes. Uma vez feito, a próxima resistencia concreta está nos 1,60...whatever...
A análise vale o que vale e não espero por 2007
Quanto a esta notícia de compra de acções próprias, mesmo com as explicações dadas aqui, continuo sem a perceber
??
Abraço a todos e para já uma Boa Páscoa cheia de Saúde
Clinico
A análise vale o que vale e não espero por 2007

Quanto a esta notícia de compra de acções próprias, mesmo com as explicações dadas aqui, continuo sem a perceber

Abraço a todos e para já uma Boa Páscoa cheia de Saúde
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
aparentemente não consegui pôr o link correcto pedia ao Ulisses ou a alguem que consiga editar as mensagens para pôr o link correcto na mensagem acima e apagar esta mensagem.
http://www.sonae.pt/files/comunicados/com314_20060406_sonae_sgps_sa_informa_sobre_deliberacao_de_autorizacao_relativa_a_aquisicao_alienacao_de_accoes_proprias.pdf
Bons negócios
http://www.sonae.pt/files/comunicados/com314_20060406_sonae_sgps_sa_informa_sobre_deliberacao_de_autorizacao_relativa_a_aquisicao_alienacao_de_accoes_proprias.pdf
Bons negócios

Eu tenho Sonae em carteira e já desisti de a acompanhar
. Estou convencido que quer ganhe ou perca a OPA á Telecom irá saír sempre a ganhar. Por outro lado só pagará mais se valer a pena...pois contas sabe o Belmiro fazer...portanto até 2007

"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
o comunicado da sonae SGPS pode ser lido aqui http://www.sonae.pt/files/comunicados/com314_20060406_sonae_sgps_sa_informa_sobre_deliberacao_de_autorizacao_relativa_a_aquisicao_alienacao_de_accoes_proprias.pdf
para mim isto quer dizer que pode eventualmente comprar acções dentro ou fora de bolsa por um valor a oscilar entre 50% e 110% da média dos ultimos 10 dias
assim como vai vender no minimo 100 acções a um valor nunca inferior a 90% da cotação média dos ultimos 10 dias.
Bons negócios
“Propõe-se que se delibere:
a) adquirir, durante os próximos dezoito meses e dentro dos limites legais previsto no nº2 do Artº 317
do Código das Sociedades Comerciais, acções representativas do capital social da própria
sociedade, através de Bolsa de Valores e/ou fora de Bolsa no caso da alienante ser uma sociedade
directa ou indirectamente dominada por esta sociedade, por um valor não inferior ao valor médio de
cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição deduzido de 50% e não superior ao valor
médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição acrescido de dez por cento,
por acção, mandatando o Conselho de Administração para decidir sobre a oportunidade do
investimento.
para mim isto quer dizer que pode eventualmente comprar acções dentro ou fora de bolsa por um valor a oscilar entre 50% e 110% da média dos ultimos 10 dias
b) alienar durante os próximos dezoito meses, dentro dos limites legais, um número mínimo de cem
acções representativas do capital social da própria sociedade, através da Bolsa de Valores e/ou fora
de Bolsa no caso da adquirente ser uma sociedade directa ou indirectamente dominada por esta
sociedade, por um valor não inferior ao valor médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à
data da alienação deduzido de dez por cento, por acção, mandatando o Conselho de Administração
para decidir sobre a oportunidade do desinvestimento.
assim como vai vender no minimo 100 acções a um valor nunca inferior a 90% da cotação média dos ultimos 10 dias.
Mais se informa que esta deliberação tem, apenas, natureza autorizativa, estando a eventual
concretização de quaisquer aquisições ou alienações de acções próprias, dependente de decisão do
Conselho de Administração.
Bons negócios
JAS escreveu:
Não sei se percebi bem a citação acima. Ninguém comentou o facto da notícia referir "metade". O "metade" está ali a mais, ou esqueceram-se?
BN[/quote]
O preço de aquisição será obrigatoriamente superior a metade da cotação média nos dez dias anteriores à data da compra, e inferior a 90% deste.
Não sei se percebi bem a citação acima. Ninguém comentou o facto da notícia referir "metade". O "metade" está ali a mais, ou esqueceram-se?
BN[/quote]
- Registado: 10/3/2004 17:35
pergunta
E o que é necessário fazer para o efeito de tornar escritural as acções?....Por exemplo eu sou titular de acções da SONAE INVEST...num banco.....o que devo fazer para as tornar escriturais?...Esta agora é que me apanhou de lado....sei o conceito de dinheiro escritural.....mas sinceramente não compreende as acções...uma explicação sff...thanks
cumps
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Duvidas
Bons dias, quem poderia esclarecer esta situação, e o que é necessário para receber os dividendos
"Os accionistas que não tenham ainda procedido à conversão das suas acções tituladas em
acções escriturais «não poderão exercer o respectivo direito a dividendos até que efectuem a aludida conversão, através do seu depósito junto de intermediários financeiros autorizados, sendo tais dividendos pagos logo que efectuada a conversão"
Agradecimentos previos,

"Os accionistas que não tenham ainda procedido à conversão das suas acções tituladas em
acções escriturais «não poderão exercer o respectivo direito a dividendos até que efectuem a aludida conversão, através do seu depósito junto de intermediários financeiros autorizados, sendo tais dividendos pagos logo que efectuada a conversão"
Agradecimentos previos,

- Registado: 30/12/2005 15:59
Re
Rura Escreveu:Mas aqui, já devo estar a delirar...
Não é possível fazer cair um título 10% e ter a garantia que depois se vai comprar lá em baixo.
Sobretudo quando estamos em Bull Market.
Isso implicaria despejar uns largos milhões de acções e toda a gente estaria com o dedo no gatilho para entrar em compras aos -10%.
Seria mais plausível a SON fazer um contrato com um banco em que eles começam a comprar em determinado dia à cotação X e venderão à SON com a cotação X+1%, por exemplo, passados uns 30 dias quando a cotação já tiver subido mais de 10%.
Pode ser essa a ideia e isso fará subir a cotação quando o programa começar.
Mas nada garante que a compra de 180M de acções faça a cotação subir 10%...
De qualquer forma não se entende porque estariam a meter uma limitação tão absurda, que limita fortemente o sucesso da compra de acções próprias, quando podiam meter 99% e fazerem exactamente o mesmo contrato...
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re: Jas não percebi as tuas contas...
JAS Escreveu:Rura Escreveu:O que me parece é que eles podem comprar até um preço máximo de 90% do preço médio dos últimos dez dias. Se o preço médio for 1.4 eles têm que adquirir a 1.26.
Rura, a média implica entrares com as cotações dos 10 dias.
Portanto se a acção estava no 1º dia a 1,40 e foi descendo gradualmente ao longo dos 10 dias até 1,26 a média dará 1,33.
E eles só poderiam comprar a 90% de 1,33 = 1,197...
Ou seja, na prática, esta deliberação só permite comprar acções se houver uma queda abrupta de 10%.
Por isso eu digo que a notícia deve estar errada.
Ou é 99% em vez de 90% ou é média 100 dias em vez de 10 dias.
Um abraço,
JAS
Jas, eu percebi.

A noticia até pode estar errada, o que não me admirava. A minha ideia até é um pouco louca, mas é exequível(se bem que não é fácil), e com as variações da sonae, com jeitinho é bem possível... Mas se a notícia não estiver errada, neste momento não vejo outra explicação, a não ser que exista uma compra já combinada da Sonae a alguém para vender a outro alguém a um determinado preço. Mas aqui, já devo estar a delirar...

Talvez nos próximos dias se vislumbre algo de novo no horizonte.
Rura
Re: Jas não percebi as tuas contas...
Rura Escreveu:O que me parece é que eles podem comprar até um preço máximo de 90% do preço médio dos últimos dez dias. Se o preço médio for 1.4 eles têm que adquirir a 1.26.
Rura, a média implica entrares com as cotações dos 10 dias.
Portanto se a acção estava no 1º dia a 1,40 e foi descendo gradualmente ao longo dos 10 dias até 1,26 a média dará 1,33.
E eles só poderiam comprar a 90% de 1,33 = 1,197...
Ou seja, na prática, esta deliberação só permite comprar acções se houver uma queda abrupta de 10%.
Por isso eu digo que a notícia deve estar errada.
Ou é 99% em vez de 90% ou é média 100 dias em vez de 10 dias.
Um abraço,
JAS
Tb não percebo nada disto mas o que me parece lógico é comprar barato, ou seja mais barato que ao preço actual.
Será que estavam a segurar a cotação com despejos à espera da aprovação de compra/venda de acções próprias?
Agora que já têm o Ok, em principio vão ao mercado para comprar barato para depois entregar ao Santander como garantia, penso eu.
A questão é se vão despejar para baixar o preço.
Tinha ideia que seriam as acções da SONAECOM que iam ser dadas como garantia (ou algo que o valha) ao Santander.
Será que estavam a segurar a cotação com despejos à espera da aprovação de compra/venda de acções próprias?
Agora que já têm o Ok, em principio vão ao mercado para comprar barato para depois entregar ao Santander como garantia, penso eu.
A questão é se vão despejar para baixar o preço.
Tinha ideia que seriam as acções da SONAECOM que iam ser dadas como garantia (ou algo que o valha) ao Santander.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Jas não percebi as tuas contas...
O que me parece é que eles podem comprar até um preço máximo de 90% do preço médio dos últimos dez dias. Se o preço médio for 1.4 eles têm que adquirir a 1.26. E em relação ao prazo de 18 meses, o que está escrito é:
o que significa que é nos próximos 18 meses.
E repara que em relação à alienação, o que é dito é:
O que pode querer dizer que vão alienar a 1.26 (para o exemplo acima. Cheira-me, que pode ser compra de acções próprias para depois alienar a alguém (Santander?).
Esta é a minha visão, que pode estar totalmente errada e gostaria de ler as vossas opiniões sobre a mesma.
Na Assembleia de hoje, a Administração foi ainda autorizada a adquirir no prazo de 18 meses, em bolsa ou fora, acções próprias, sem limite definido.
o que significa que é nos próximos 18 meses.
E repara que em relação à alienação, o que é dito é:
foi ainda autorizada pelos accionistas a alienação de acções, no mínimo de cem, a preço obrigatoriamente superior ao valor médio de cotação dos dez dias anteriores à alienação, deduzido de 10%.
O que pode querer dizer que vão alienar a 1.26 (para o exemplo acima. Cheira-me, que pode ser compra de acções próprias para depois alienar a alguém (Santander?).
Esta é a minha visão, que pode estar totalmente errada e gostaria de ler as vossas opiniões sobre a mesma.
Rura
Re
Na Assembleia de hoje, a Administração foi ainda autorizada a adquirir no prazo de 18 meses, em bolsa ou fora, acções próprias, sem limite definido.
O preço de aquisição será obrigatoriamente superior a metade da cotação média nos dez dias anteriores à data da compra, e inferior a 90% deste.
Significa que só compram acções próprias se o título cair mais do que 10% em 10 dias...
Ou seja bem precisam de 18 meses para comprar alguma e mesmo assim duvido.
Em termos praticos eu diria que, com estes limites, significa que não vão comprar nenhuma.
(Não entendo como a SON, com tantos advogados de renome a trabalhar para ela, pode propor um programa destes e como na AG ninguém sabe fazer as contas...
Eu presumo que a notícia está errada.)
JAS
Re: sonae
Clinico Escreveu:Bem me parecia que havia peixe graúdo a despejar e a impedir as subidas. Sinceramente nunca me passou pela cabeça que podesse ser a prória sonae. Mas se for assim, estamos em casa!
Abraço
Clinico
Já agora, como é possível, mesmo com a regulação da CMVM uma cotação ser manipulada desta forma?
Estou mesmo sem perceber bem como é que a SONAE esteve a vender acções para conter a cotação e agora delibera em AG a possibilidade de compra e venda de acções em parâmetros e quantidades rigorosamente definidos...
Terão sido outras empresas do Universo SONAE... o próprio Belmiro?
Notem bem que não estou a querer duvidar das vossas análises, até porque também as tenho e espero que estejam certos... mas esta dúvida ocupou-me o cortex num repente... (também sou novato)
Agradeço o esclarecimento...
Ainda estou com dúvidas. Mesmo assim corro o risco.
sonae
Boa noite amigos. Após rever os vossos posts de hoje, fico convencido de que quem realmente impediu que se dessem subidas na sonae com os volumes verificados foi a própria sonae! Faz todo o sentido! No entanto só teremos a prova se realmente nas sessões vindouras, a cotação subir com volumes altos e puxões finais.
Bem me parecia que havia peixe graúdo a despejar e a impedir as subidas. Sinceramente nunca me passou pela cabeça que podesse ser a prória sonae. Mas se for assim, estamos em casa!
Abraço
Clinico
Bem me parecia que havia peixe graúdo a despejar e a impedir as subidas. Sinceramente nunca me passou pela cabeça que podesse ser a prória sonae. Mas se for assim, estamos em casa!
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Boa noite a todos. Queria deixar aqui uma reflexão que poderá a meu ver influenciar a tendência da acção da sonae sgps. Não será que esta últma noticia sobre a compra de acções próprias não irá puxar a acção para cima ? Não irá o Belmiro puxar pela acção para depois contratar o empréstimo com o Banco Santander fixar um preço alto que assim lhe permitirá logo reduzir a dívida ao enregar mais tarde as acções ?
Não estará ele já com esta compra de acções a tentar poupar no reembolso da dívida que irá contrair ?
Gostaria de ter a vossa opinião.
Um Abraço a todos.
Não estará ele já com esta compra de acções a tentar poupar no reembolso da dívida que irá contrair ?
Gostaria de ter a vossa opinião.
Um Abraço a todos.
- Registado: 15/2/2006 22:41
Bem Nyk, para miudos que nao percebem nada de analise financeira significa o quê? Qual a sua contribuiçao no valor da acçao da sgps? É boa ou má noticia a curto prazo? 

Aos 6 anos devia começar aprender o ABC da Bolsa e depois só a tabuada da multiplicação.
- Registado: 5/1/2006 2:49
A Sonae pode usar até 140 milhões de acções próprias na amortização de empréstimo a emitir.
A Sonae pode vir a usar até 140 milhões de acções próprias, já detidas ou adquirir através de programas de recompra, na amortização de empréstimo a emitir, segundo proposta hoje aprovada em assembleia de accionistas.
A proposta, divulgada através da entidade reguladora do mercado de capitais (CMVM), dá ao Conselho de Administração poder para afectar um mínimo de 100 acções e um máximo de 140 milhões «à amortização, através da entrega de acções próprias, de empréstimo» que a empresa «delibere emitir».
O valor de cada acção será fixado na data de emissão do empréstimo, e é obrigatoriamente superior à cotação média dos dez dias anteriores à emissão, deduzido de 10%.
Isto «independentemente da data em que, nos termos das condições de emissão daquele empréstimo, ocorra a respectiva amortização» refere a empresa.
Foi ainda autorizada pelos accionistas a alienação de acções, no mínimo de cem, a preço obrigatoriamente superior ao valor médio de cotação dos dez dias anteriores à alienação, deduzido de 10%.
A Administração foi ainda autorizada a efectuar programas de recompra de acções próprias.
A Sonae pode vir a usar até 140 milhões de acções próprias, já detidas ou adquirir através de programas de recompra, na amortização de empréstimo a emitir, segundo proposta hoje aprovada em assembleia de accionistas.
A proposta, divulgada através da entidade reguladora do mercado de capitais (CMVM), dá ao Conselho de Administração poder para afectar um mínimo de 100 acções e um máximo de 140 milhões «à amortização, através da entrega de acções próprias, de empréstimo» que a empresa «delibere emitir».
O valor de cada acção será fixado na data de emissão do empréstimo, e é obrigatoriamente superior à cotação média dos dez dias anteriores à emissão, deduzido de 10%.
Isto «independentemente da data em que, nos termos das condições de emissão daquele empréstimo, ocorra a respectiva amortização» refere a empresa.
Foi ainda autorizada pelos accionistas a alienação de acções, no mínimo de cem, a preço obrigatoriamente superior ao valor médio de cotação dos dez dias anteriores à alienação, deduzido de 10%.
A Administração foi ainda autorizada a efectuar programas de recompra de acções próprias.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Pode vender é um facto. Mas o montante para a aquisição da PT está salvaguardado pelo AC e pelo empréstimo ao Santander.
Parece boa notícia. Terão sido eles que fizeram um tampão nos 1,40 à espera desta decisão? parece umja boa estratégia para as comprar mais baratas. Tem-se visto que há despejos sempre que está com tendência de subida. Amanhã se perceberá.
Um abraço e BN
Um abraço e BN
- Registado: 23/1/2006 23:54
É mesmo isso Rura, podem comprar e vender acções próprias.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], macau5m, niceboy, PAULOJOAO e 188 visitantes