Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

update PTC 25-02-2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Parabéns ao Arnie

por Oeiras » 26/2/2003 18:15

Gostaria de dar aqui os parabéns ao Arnie pelo seu primeiro post.
Já agora e numa de feed-back, sigo todas as repots que fazes semanalmente com muita atenção, aliás até tenho isso arquivado, portanto os parabéns também se alargam a esses excelentes trabalhos.

Quanto à PT assumi uma posição longa ontem no fecho a 5,56 e hoje reforcei a 5,63.

Tirando uma descarga que levou o titulo a 6,55 mas que rapidamente se recompôs, hoje pareceu-me um dia perfeito com um sinal muito positivo para uma posição longa ou semi-longa. Agora é a vez dos curtos descansarem e os longos stressarem

Registado: 4/11/2002 22:29

por arnie » 25/2/2003 23:01

Pata

O gráfico semanal é feio mas se na 6ª feira fechar abaixo dos 5.72 então passa de feio para horroroso :wink:

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pata-Hari » 25/2/2003 22:41

cmafonso.... o gabarito não sei como medes, mas eu tenho um gabarito de poucas estrelas :P .... cometo constantemente erros de palmatória :| . O pior de todos é a minha falta de disciplina que me faz fazer erros que mesmo para mim são óbvios e que vão contra todas as regras do pouco que aprendi. Vide este caso. "Só" me esqueci do let the profits run.

Bem.... e depois admito que tenho muito poucos complexos em dizer que meti "a pata" na poça e portanto vais ouvir-me constantemente falar dos disparates que vou cometendo, lol.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Brian Jones » 25/2/2003 22:38

:lol:

Registado: 27/1/2003 12:20

por Pata-Hari » 25/2/2003 22:36

Brian, por acaso teve exactamente a ver com isso... na sexta achei que o movimento estava ultra-esticado, e decidi fechar praticamente no fecho, fechei metade e depois a outra metade. E como sabia que estava tudo a postos na LJ para os CFDs, pensei que na segunda recompraria potencialmente acima do meu fecho de sexta achando que a vela que faria na segunda seria menos "aterradora", pensei que se iria um pouco mais acima dentro do corpo da vela de sexta.

Só que na manhã de segunda os CFDs ainda não funcionavam, demorou umas horas a estar ok... e depois começou a cair tão depressa que eu já não comprei, burrrrrrrrrrrraaa, buurrrrrrrrraaaaaaaa, burrrrrrraaaaaaaa.
Administrador Fórum

patinha

por cmafonso » 25/2/2003 22:34

nem sabes como me sinto (lufada de ar fresco )quando vejo gente do vosso gabarito com estrategias de ataque coincidentes com as minhas e erros (fecho de curtos demasiado cedo)bastante parecidos aos meus .um abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

PUTS !?

por Brian Jones » 25/2/2003 22:30

Pata;

Agora com os CFD´S sobre a PTC, já não tens desculpa para andar nos Puts...

Um abraço
Brian Jones

Registado: 27/1/2003 12:20

por Pata-Hari » 25/2/2003 22:21

Podes crer... que estupidez a minha precipitação em fechar puts na sexta....

Eu estou de olho no rsi em valores históricamente baixos. Acho que na primeira branca ou no primeiro higher high eu vou nessa, numa de vanessa, lol.....

(faltou o gráficoooooooooooooooooooo da ptc! por falar nisso e nos teus gráficos, vou olhar para o semanal....)
Administrador Fórum

update PTC 25-02-2003

por arnie » 25/2/2003 22:17

A PT surpreendeu tudo e todos com o actual down swing. Era esperado que existisse algum tipo de pressão compradora entre os 5.75 e os 5.90 euros mas tal não aconteceu. Em vez disso foram mínimos anuais sucessivos, tendo hoje fechado nos lows do dia e do ano.
Apesar do aumento de volume de hoje, o momentum descendente está a diminuir pois pelo 3º dia consecutivo o range intraday diminuiu.

Tal como foi referido no weekly report, um low falhado na 2ª feira faria com que apenas na 5ª feira tivéssemos nova probabilidade de um low. Sabendo que desde Outubro, 4ª feira é um dia favorável a subidas na PT, será que iremos ver um sinal de inversão já amanhã?

Que sinais podemos nós assumir como sendo de inversão? Vamos ver:
-Uma abertura em down gap com fecho do mesmo durante a sessão.
-O low da 1ª hora de negociação ser acima dos 5.62 euros e manter-se durante todo o dia acima desse valor.
-O fecho da sessão ser acima do midpoint intraday e
-No dia de amanhã o fecho da sessão ser acima dos 5.67 euros.

Estes são alguns sinais que irei aguardar para uma entrada longa no título.

Repito, negociar movimentos counter trend possui um factor de risco bastante elevado. É bom que se tenha o trade muito bem delineado para não haver surpresas.
A existir um rallie neste momento, aguarda-se que seja entre 1 a 2 dias e uma amplitude entre os 23 e os 30 ticks. Este tem sido o padrão do actual downtrend e será aquele que iremos esperar que se repita.
Para que o downtrend se mantenha intacto, não só não podemos quebrar o padrão referido atrás, como também não podemos fechar acima dos 25% de retracement.

Devido ao rápido movimento descendente que o título sofreu, é provável que se veja a quebra desse padrão e a PT produza um rallie acima da média. No entanto, ele nunca poderá ser superior a 6.33 euros pois deste modo indicava uma inversão do trend.

O fecho de todas as posições curtas na passada 6ª feira mostra-se agora como tendo sido precipitada. São erros que pagamos caro e que teimamos em não aprender.

Devido à obvia capitulação em que o título se encontra, uma entrada curta mostra-se como sendo a pior solução possível pois o fim do sell off poderá acontecer a qualquer momento. Sendo assim temos duas soluções, ou entramos longo ao 1º sinal de inversão, com a perfeita noção do risco que assumimos ou então aguardamos pelo fim do rallie e entramos curto, acompanhado assim o trend do título.

SPX

Apenas para dizer que o dia de hoje deixa uma probabilidade de um higher low. Muitos titulos apresentam o mesmo padrão o que poderá levar o indice novamente aos 852 pts. O SPX no actual downtrend não conseguiu produzir um rallie superior a 2 dias e a 46 pts.
Sendo o dia de hoje o low para mais um movimento counter trend, teremos que ter em atenção aos 842 e aos 864 pts como possíveis pontos de inversão.

Um abraço
Fernando Santos
Anexos
ptc.gif
ptc.gif (17.5 KiB) Visualizado 1170 vezes

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, nbms2012, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, yggy e 224 visitantes