Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acções do BCP devem ajustar para 1,57 euros após anúncio aum

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rodriguez » 25/2/2003 15:31

Agora é que reparei que apareceu como Guest
'????
Rodriguez

Registado: 4/11/2002 23:53

por Rodriguez » 25/2/2003 15:29

Peço desculpa de não ter-me identificado mas o meu nick aparece como visitante
Rodriguez

Registado: 4/11/2002 23:53

por Visitante » 25/2/2003 15:23

Boa tarde a todos

Depois de ver o comportamento do bcp a esta hora cada vez desconfio mais dos pseudo analistas.
Será que começam com antecedencia, inclusive via televisão, a convencer os menos informados que o papel vai cair e portanto o melhor é venderem? será para eles comprarem?
Isto é capaz de ser uma acusação grave (reconheço) mas não deixa de ser estranho o comportamento do dito papel a esta hora.
Deixo aqui a minha duvida, para os mais capazes me responderem.

Um abraço para todos.
Rodriguez
Visitante

por Incognitus » 24/2/2003 20:50

O ajustamento teórico das BCP's ainda não deve ser amanhã. Será apenas quando ficar ex-direitos. Mas tb me parece que cai amanhã ... somente NÃO é o ajustamento teórico (logo o operador citado no artigo está errado).

As BCP 2005 tb verão o seu factor ajustado pela diluição deste aumento de capital.

(de resto, não me apetece fazer as contas, e desconfio profundamente de um banco que todos os anos precisa de 100-200MC de aumento de capital, como sempre disse).

Registado: 6/11/2002 19:27

Re: BCP

por JAS » 24/2/2003 20:39

MC Escreveu:Quem possui acções poderá adquirir novas acções a 1,00 na quantidade que actualmente detem?

Parece que poderá adquirir a 1 euro mas na proporcionalidade das que detém pois o capital não aumenta para o dobro. O factor de conversão obtém-se dividindo o nº de acções do Aumento pelo nº actual de acções representativas do Capital e será de 4 por cada 10.

Mas coloca-se uma pergunta interessante... E quem tem títulos Capital BCP 2005?
Nas condições da subscrição foi definido que estes seriam trocados, no final dos 3 anos, por 2,05 acções do BCP.
Mas os titulares dos BCP2005 não são, na practica e actualmente accionistas do BCP, se-lo-ão daqui a 3 anos... Como tal não me parece que tenham direito a subscrever quaisquer acções neste Aumento de Capital e, a manter-se o factor de conversão, serão grandemente prejudicados pois receberão 2,05 acções pós-aumento de menor valor.

Por outro lado encontramos um facto muito esquisito.
Partindo da hipótese, muito plausível, que os insiders provocaram a recente queda do BCP, em antecipação à inerente correcção do Aumento de Capital, parece-me estranho que hoje os títulos Capital BCP 2005 tenham mantido a mesma cotação e que, no final da sessão as compras fossem superiores às vendas...
Ou amanhã há uma grandessíssima correcção no BCP2005 ou eu não estou a perceber nada disto...
Nesse caso deve haver alguma cláusula na subscrição do BCP2005 que já preveja este Aumento de Capital.

JAS

P.S. - Ontem analisei a questão das cotações do BCP2005 neste post:
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=

Registado: 5/11/2002 0:05

por TRSM » 24/2/2003 20:32

BCP realiza aumento de capital de 930 milhões de euros; preço das acções ajusta para 1,6 euros

(Actualiza com comentários de analistas)

O Banco Comercial Português vai realizar um aumento de capital, através da emissão de até 930.685.950 novas acções com reserva de preferência para accionistas, a subscrever em dinheiro ao preço de emissão de um euro por acção, anunciou a instituição em comunicado.

Segundo o BCP, o encaixe da emissão, que na parte eventualmente não subscritas pelos accionistas encontra-se integralmente tomada por um conjunto de bancos internacionais liderados pela Merrill Lynch International e UBS Warburg, contribuirá para o reforço significativo dos capitais próprios do banco.

De acordo com Rita Uva, analista do Espírito Santo Dealer, “a diluição deste aumento de capital é de 26%, com uma cotação ajustada de 1,6 euros”, acrescentando que “vamos rever em baixa o nosso preço alvo em 21% para 1,66 euros pelo efeito de diluição. Esperamos que o papel reaja em baixa. Mantemos a nossa recomendação de venda”.

A este propósito o Presidente do Conselho de Administração, Jorge Jardim Gonçalves, referiu que “a operação que agora se anuncia constitui um importante passo com vista a assegurar os meios adequados para prosseguir de forma sólida e sustentada o desenvolvimento e melhoria da rentabilidade do Banco”.

A mesma analista considera que “em termos de rácios, ficam mais confortáveis e as nossas novas estimativas para o final de 2003 são de 7,7% em termos de Tier1 e de 11,9% segundo os critérios do BIS”.

“Só se o BCP for investir nalgum lado, para crescer, porque é preciso ter em consideração que são quase mil milhões de euros e não acredito que seja para consolidar a posição no mercado doméstico porque não é necessário", disse Bruno Pinheiro, analista da Caixa Banco de Investimentos, citado pela Reuters.

"Só se há mais alguma coisa que desconhecemos", acrescentou, alertando para o facto do BCP recentemente já ter emitido 700 ME de valores mobiliários mais 375 ME de dívida perpétua.

Comentando os fundamentos da operação, adiantou ainda que “o BCP verá assim reforçadas as condições para prosseguir a sua estratégia centrada na consolidação da sua posição de liderança no mercado doméstico, alcançando elevados níveis de rentabilidade e geração de fundos, e no desenvolvimento selectivo de operações em mercados externos de elevado potencial, como a Polónia e Grécia, que darão importantes contributos para o crescimento e rentabilidade futuros, no quadro de uma gestão criteriosa de capitais próprios”.

De referir que o BCP realizou no final do ano passado um emissão de valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em acções no montante de 700 milhões de euros, operação que faz parte de plano de recapitalização do banco, que implica ainda a venda de uma posição na Seguros & Pensões, para além de outras alienações de activos considerados não estratégicos, assim como a emissão de 375 milhões de euros de dívida perpétua realizada.

Para a analista do ES Research “continua a fazer sentido a venda da Seguros & Pensões (o argumento de que as margens se encontravam na distribuição mantém-se). Agora o banco está menos pressionado para concretizar a venda”.

As acções do BCP fecharam a perder 2,69% para 1,81 euros.

Registado: 5/11/2002 11:30

BCP

por MC » 24/2/2003 19:53

Quem possui acções poderá adquirir novas acções a 1,00 na quantidade que actualmente detem?
Um abraço.
MC

Registado: 5/11/2002 0:04

Acções do BCP devem ajustar para 1,57 euros após anúncio aum

por TRSM » 24/2/2003 19:32

Acções do BCP devem ajustar para 1,57 euros após anúncio aumento de capital

Os títulos do Banco Comercial Português (BCP) devem ajustar, na sessão bolsista de amanhã, para o preço teórico de 1,57 euros com os investidores a ajustarem o anúncio de aumento de capital de 930 milhões de euros, disse ao Negocios.pt um operador de mercado.
Este preço teórico reflecte uma queda de 13% nas cotações do maior banco privado nacional face ao preço de fecho na sessão de hoje.

A concretizar-se esta queda, a capitalização bolsista do maior banco privado português deverá baixar mais de 558 milhões de euros.

O BCP anunciou hoje que o seu Conselho de Administração vai deliberar sobre um aumento de capital de 930 milhões de euros, depois da Assembleia Geral de Accionistas ter aprovado a alteração de estatutos para esse efeito.

A gestão do banco liderado por Jardim Gonçalves vai deliberar sobre um reforço de capital, através da emissão de até 930.685.950 novas acções com reserva de preferência para accionistas, a subscrever em dinheiro ao preço de emissão 1 euro por acção.

A operação, que representa um reforço no capital social de 40%, para 3,25 mil milhões de euros, será tomada firme por um conjunto de bancos liderados pela Merrill Lynch e pela UBS Warburg que eventualmente não venham a ser subscritas pelos accionistas.

As acções do BCP encerraram nos 1,81 euros a cair 2,69%.

2003/02/24 17:47:00

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy e 560 visitantes