Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - patiana, g.a.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

tive à procura!!

por VirtuaGod » 23/2/2003 0:54

encontrei o que querias!! vai a: http://www.prophet.net/analyze/javacharts.jsp e faz um graf..a seguir faz clone e pôe em todo o ecrã... vais depois a tools e escolhes customs studies depois é só pôr 50% linear regression chanel... e tb te podes divertir pondo outros indicadores....

VirtuaGod
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pata-Hari » 22/2/2003 22:40

LOL, primeira dificuldade.. não consigo desenhar as mesmas linhas que tu.... tentei com os raft regression channels, não é isso; desenhei com os standard deviation channels, mas não bate certo .... tenho como opção um instrumento que me desenha a regressão linear, mas não tenho nada para me desenhar canais em função da regressão linear. Onde está isso no meta? o canal é desenhado como? lol, estou a sentir-me ignorante à brava...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 22/2/2003 21:08

hehehe, acho que estamos de acordo. Acho que estás a dizer o mesmo que eu, a diferença é que estás provavelmente a usar a info de forma mais engenhosa do que aquilo que eu fui capaz. Tenho que ir ver e depois digo-te, tá?
Administrador Fórum

Pessoalmente...

por VirtuaGod » 22/2/2003 18:03

uso linear regression de 6 ou 3 meses... não mais pois a de um ano ou mais têm um erro cada vez maior para ver movimentos de curto prazo... todavia a linear regression de um ano é boa para ver a tendência se bem que nos sinais é bastante má... tu disseste algo do género que a linear regression é feita para seguir os movimentos e que por vezes nos dão os errados... pelo cálculo de regressões lineares elas são mesmo para seguir a tendência dominante e todos os dias são incluidos no seu calculo!! Ou seja o canal anda sempre atrás do preço... e ironicamente o preço anda sempre atrás do canal pois como sabemos uma tendência é estatisticamente uma das melhores maneiras de ver para onde vai o preço... ou seja ela normalmente está correcta... a linear regression apenas nos mostra qual ela é (curto, médio ou longo prazo) e o mais provável é ela continuar nessa tendência... se a tendência mudar o canal tb muda...embora lentamente pois tb sabemos que uma tendência não muda da noite para o dia...

Deixo aqui dois gráficos para veres... a legenda é igual para os dois... só te queria mostrar um bear market e um bull...
Anexos
SP500Linearregression0302.gif
SP500Linearregression0302.gif (20.24 KiB) Visualizado 1358 vezes
XAULinearregression0302.gif
XAULinearregression0302.gif (19.18 KiB) Visualizado 1357 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Pata-Hari » 22/2/2003 16:32

Bem, confesso que não usei futuros porque decidi brincar aos warrants antes de me aventurar em futuros (é estupido, deveria ter sido ao contrário...). Admito que foi preguiça por uma quantidade de factores. O primeiro é não se ter acesso online aos valores a que transaccionam os futuros. E como para mim as chamadas telefónicas são um custo não irrelevante, faz-me sentido optar por algo a cuja info eu possa facilmente aceder pela net. Se a LJ não tivesse passado a disponibilizar CFDs, teria aberto uma conta de futuros, sim.

Quanto ao teu esquema, penso que percebi a ideia, a questão é que não sei ainda muito bem como escolhes os periodos a usar, onde iniciar a tua regressão. Assim que tiver tempo, vou ensaiar aqui uma coisa semelhante para ver se vejo como poderia aplicar a ideia, fazer testes testar e mais ou menos da forma que propões. Depois eu digo-te a que conclusão cheguei, está prometido! (não deve ser hoje... não devo ter tempo, o fim de semana é muiiiiiiiito curto!)
Administrador Fórum

Pata!!

por VirtuaGod » 22/2/2003 12:12

Gostaria de saber o que te leva a usar warrants em vez de futuros!! è pela vantagem de não perder mais do que aquilo que investes??? Eu pessoalmente ADORO os futuros... é quase como negociar a acção só que com mais alavancagem... os warrants são um pouco para o esquisito a sua movimentação!!!

No gráfico as setas preenchidas são movimentos feitos segundo as linear regression... as setas não preenchidas são os stops desses mesmos movimentos... e as setas incompletas são os movimentos do meu mais recente sistema de trading... qualquer questão que tenhas em percerber é só perguntar!!! há lembra-te que para mim uma quebra de uma LT é um fecho acima desta e quebra do max/minimo desse dia no dia seguinte... (na teoria o sist. é bonito vamos a ver se funciona tão bem na realidade...)
Anexos
INTCsistemadetrading030222.gif
INTCsistemadetrading030222.gif (16.3 KiB) Visualizado 1430 vezes

por Pata-Hari » 22/2/2003 11:09

Silveira, deixa-me fazer aqui uma confissão. São de facto muito pintados por vezes, e por vezes até com brincadeiras que não levo muito a sério porque simplesmente acho que não as sei usar de forma eficiente. É o caso dos "garfos", que têm piada, são uma gracinha, mas que ainda não aprendi a usar de forma convincente.

Quanto ao resto, é curioso como me acusam por vezes de ser demasiado simplória, lol. Eu confesso que GOSTO de coisas simplórias à leitura, acho que são os mais úteis a quem lê e na tomada de decisões, mas admito publicamente que não quero apagar os meus traços, tracinhos e indicadores para aqui meter gráficos linpinhos :oops: . Conhecendo-me, depois esquecer-me-ia de voltar a meter os ingredientes todos que uso nas decisões....

Quanto aos canais de regressões, acho piada ao instrumento mas acho que a nível de decisão de trading por vezes adicionam elementos que me impedem de chamar as coisas pelos seus nomes e me limitam, portanto. Vamos ver se me consigo explicar.... por definição, os canais desenhados vão tendo em conta todos os elementos, todos os pontos da regressão. Ou seja, ao incluir pontos sucessivos, "justifica" qualquer movimento ajustando-se a ele. E tira-me a capacidade de ver e de avaliar objectivamente que uma vela representa uma alteração fundamental num swing, percebes o que quero dizer? de algum modo e por isso mesmo, acaba por me mostrar melhor os movimentos que NÂO cabem no padrão e não os que devo aceitar no padrão e sucessão de cotações. Daí a eu achar que mais uma vez são uma graçinha mas ainda não descobri como os usar de forma mais eficiente que uma mm, por exemplo.

Isto seria um bom tema de discussão, eu gostava de saber de forma especifica a forma como cada um de nós as usa e com que resultados. Esse género de discussão permitiria a todos aprender imenso com as experiências e ensaios de cada um e em conjunto conseguir usar os intrumentos de melhor forma.
Administrador Fórum

por Visitante » 22/2/2003 0:57

Boa noite

Depois de a PTC ter atingido o maximo do ano, entrou numa tendencia descendente, durante algum tempo nao pude deixar de estar optimista, acção, esta vinha a negociar dentro de um canal ascendente, mas eis que se da a ruptura deste canal ascendente e de um outro de curto prazo de tendencia descendente, que vinha a ser formado á 4 semanas +-, quando a acção quebra em baixa num só dia estes dois canais o meu sentimento passou logo para bear ficando mais assentuado com a quebra dos 6,12, para mim o target do movimento esta nos 5,76 no entanto poderemos assistir a uma tentativa de inversao na acção uma vez que a força bear poderá estar enfraquecida depois destes 5 dias em que acabeçaram a tendencia.

Queria so deixar mais uma palavra para a Pata, os graficos que aqui deixas e que tanto despertam a curiosidade dos visitantes, ás vezes penso que estão ,como assim dizer, demasiados pintados :), na minha opinião a analise deve ser o mais simples possivel a fim de se realizar uma boa leitura da mesma.

Cumprimentos, CSilveira
Anexos
PTC.jpg
PTC.jpg (99.09 KiB) Visualizado 1514 vezes
Visitante

por Pata-Hari » 22/2/2003 0:21

LOL, claro que se aprende com cada trader. Com os erros, com os sucessos, com as técnicas. Curiosamente dentro do time frame do trade dele já houve multiplas hipoteses de trades com sucesso e passiveis de serem defendidos com argumentos técnicos.

Eu também gosto do vip. E de outros. Tento aprender com todos.

Ah, e claro que a ptc só está sobrecomprada do ponto de vista dos curtos, lol... está é sobrevendida.
Administrador Fórum

olha uma coisa!!

por VirtuaGod » 22/2/2003 0:15

Acho que todos condarmos numa coisa!! O VIP é grande trader e como tal penso que deves aprender algo com ele (como todos nós)... eu estava curioso para saber o que ia fazer (fechar ou manter as posições) e não é que ele me surpreende e fecha 1/3 da posição??? Acho que este sistema de ir fechando nas quedas quando já se não tem convicção (ou medo psicológico) que a acção caia mais é extraordinário!! qualquer dia estou a implementar esse tipo de money manegment na minha carteira!! :roll:

por Pata-Hari » 22/2/2003 0:09

Sim, achei piada, de vez em quando espeto-lhe com um garfo nas costas. :P

De qq modo, eu fechei curtos hoje... achei que a vela já estava tão esticada, aterrou num suporte, estava a ficar sobrecomprada, posso ter-me precipitado mas não aguentei e vendi. Pode ser que na segunda as recompre acima, pode ser que espere um contra-movimento, veremos.
Administrador Fórum

!!

por VirtuaGod » 22/2/2003 0:04

ehehe Pata parece que usas um novo sistema para deliniar canais nos teus gráficos patianos??? Simpatizaste com [/i]garfos foi??lol Foi o Nick que te explicou não foi?? é muito útil embora eu perfira os regression chanells

PTC

por aa » 22/2/2003 0:00

parece-me ser um suporte bastante relevante (deixei um post em 7 de Dezembro onde referia os 5.93 como zona de suporte relevante, mas não sou capaz de transpor esse post para aqui.

No entanto, penso que, até pela vilolência da queda, a PTC deverá vir bastante mais a abaixo e que o irá fazer acompanhando simplesmente a tendência geral do mercado.

Cumprimentos Pata

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

PTC - patiana, g.a.

por Pata-Hari » 21/2/2003 11:00

Proximo suporte? minimo anterior a 5.95/5.97?
Anexos
ptcpatiano.png
ptcpatiano.png (19.54 KiB) Visualizado 1726 vezes
Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], cmsbarros, dragom, Kury Yozo, m-m, malakas, Manchini888, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, Tiago2006, VALHALLA e 170 visitantes