Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - Update

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 22/2/2003 0:39

Se desta vez não foi na <i>mouche</i> tb não andou nada longe. E depois de ter ido ligeiramente abaixo no <i>intraday</i> logo recuperou e fechou acima do suporte. Mas amanhã farei o <i>update</i> com mais calma. Fica o gráfico actualizado...
Anexos
ptc-20030221a.gif
ptc-20030221a.gif (19.63 KiB) Visualizado 1708 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 21/2/2003 12:23

Não creio que seja «pecado técnico». No entanto, estamos a falar de algo que nem é preto nem é branco. É cinzento e é preciso ver qual o nível de cinzento.

Quero eu dizer:

:arrow: Se se está <b>constantemente</b> a alterar as linhas, algo está mal. Em primeiro lugar, essas linhas não poderão ter qualquer significado pois correm o risco de no dia seguinte perderem a validade e serem alteradas. Como tal, a consistência dos sinais e das opiniões geradas a partir delas deverá ser muito frágil. Por outro lado, se se altera constantemente as linhas, eventualmente acaba-se por acertar... depois de ter falhado várias vezes.

:arrow: Se <b>nunca</b> se altera as linhas, algo está mal. Afinal, o mercado faz-se todos os dias e é natural que ao fim de várias sessões haja nova informação no gráfico que deva ser tomada em consideração. Nem é de esperar que uma linha traçada hoje lance um <i>target</i> exacto para daqui a um ano. É natural que haja pequenos ajustes pelo caminho pois a AT não é uma ciência exacta.

Portanto, o que tem de ser analisado é a frequência com que são alteradas e se isso afecta a qualidade intrínseca das linhas. Eu dou um exemplo concreto. Eu vinha, no caso da PTC, defendendo ao longo do <i>rallye</i> que as grandes referências como resistência, até onde poderia subir a PTC sem quebrar a tendência descendente de longo-prazo do ponto de vista técnica, eram, como é sabido, a LTd de longo-prazo, a resistência horizontal nos 7.28 (médio-prazo) e uma outra nos 7.50 (que eu falei como sendo provavelmente o derradeiro sinal, o de confirmação, na eventualidade da quebra da LTd). Ora, após o topo que a PTC efectuou e que estava a alguns cêntimos do ponto por onde passava a minha LTd, fiz um pequeno ajuste de acordo com este novo topo que não altera de modo algum a visão de longo-prazo nem a opinião. Apenas se ajusta melhor ao gráfico agora com os novos dados. Neste tipo de ajuste, não vejo qualquer problema e considero-o muito natural (e aconselhável).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: Bem...

por Antunes » 21/2/2003 12:22

Antunes Escreveu:...Caríssimos Waterman e MarcoAntonio, não se enervem por favor. :shock:

Eu proponho um tema mais interessante: qual o target para a queda? Eu já tenho o meu target mínimo: 5,75 - 8,85 mas não ponho de parte uma ida aos 5,5-5,6, que acham?

Errata: onde se lê 5,75 - 8,85 deve-se ler 5,75 - 5,85 :mrgreen:

Tb não estava a perceber o cabelomulo! :lol:

PS: deixo o meu gráfico com uns rabiscos pelo meio...
Anexos
PTC_Weekly.GIF
PTC_Weekly.GIF (45.47 KiB) Visualizado 1836 vezes

Registado: 4/12/2002 11:16

:-)

por ABsurdo » 21/2/2003 12:12

hihihi :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :? :lol: :lol: :lol:

e eu aqui a queimar os meus neurónios a tentar perceber o que era o cabelomulo... hihihi

Abraço
ABsurdo 8-)

Registado: 14/11/2002 11:49

por Pata-Hari » 21/2/2003 12:11

Por falar em mexer em linhas.... tenho uma pergunta. Eu mexo nas minhas linhas!! desenho uma linha quando olho para um grafico da forma que me parece mais coerente. Se posteriormente e com novos dados a linha me parecer mais consistente passando por novos pontos que altero. Isso é "pecado técnico"??? penso que faz mais sentido ir adaptando o desenho do que estar teimosamente a querer que a minha linha esteja "certa". Até porque a AT não é para ser ciência precisa. Aliás, nem a AF, que faz isso mesmo, com a nova info do mercado, vai ajustando o valor considerado como justo para cada acção. E nessa avaliação há quem leve em conta momentum de mercado (que aceitando rácios mais elevados, quer considerando rácios menores como referência).

além de que por vezes desenho algo e o meu computador crasha antes de guardar o desenho e quando o volto a abrir uma acção dias depois, tenho mesmo que recomeçar, lol........
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 21/2/2003 12:06

LOL... Onde se lê <b>cabelomulo</b> deve ler-se <b>c-ú-m-u-l-o</b>

(o software do forum, ao que parece, censurou automaticamente a palavra, provavelmente devido a um outro vocábulo que está contido nela).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 21/2/2003 12:02

Já vinha referindo que o meu próximo <i>target</i> são os 5.92. É um valor que neste momento parece-me provável que seja testado. Até lá, irei acompanhando o título e estando a atento aos sinais que vão surgindo (ao que alguns chamam de relato e eu chamo de análise técnica)!... Afinal, a Bolsa faz-se todos os dias...

O que as pessoas têm de entender é o time-frame de cada um e a abordagem que cada um faz ao mercado. Uns preferem lançar prognósticos para daqui a um mês, outros preferem analisar time-frames mais curtos e eventualmente acabarão por atingir o mesmo target... e eventualmente poderão mudar de opinião ou entrar em stand-by pelo caminho face aos sinais que vão surgindo!... Afinal, a Bolsa faz-se todos os dias...

Por outro lado, quando se faz uma crítica, deve-se ser justo e objectivo. Neste caso criticou-se a <b>excepção</b> (a minha neutralidade há uns 3 dias atrás, em condições que considero perfeitamente justificáveis) fazendo <i>tábua raza</i> da <b>regra</b> que tem sido a de ter uma opinião quanto à tendência e uma posição pessoal quanto ao título... que para <b>cúmulo</b>, no caso presente até tem sido consistentemente do lado do mercado (PTC). Quanto aos <i>targets</i> nem comento nem entro em comparações... As minhas linhas estão no gráfico há bastante tempo, é só questão de consultar as análises antigas. É muito raro mexer nas minhas linhas e quando o faço é porque considero que há razões para tal!... Afinal, a Bolsa faz-se todos os dias...

<i>PS: Creio que ninguém está enervado. Alguém fez uma crítica e outro alguém exerceu o seu direito de resposta e rebateu os argumentos dessa crítica. Tudo normal e muito saudável. Que todas as opiniões fossem discutidas deste modo, penso eu de que...</i>
Imagem

Administrador Fórum

Bem...

por Antunes » 21/2/2003 11:40

...Caríssimos Waterman e MarcoAntonio, não se enervem por favor. :shock:

Eu proponho um tema mais interessante: qual o target para a queda? Eu já tenho o meu target mínimo: 5,75 - 8,85 mas não ponho de parte uma ida aos 5,5-5,6, que acham?

por MarcoAntonio » 20/2/2003 22:19

Bem, Waterman, se acha que relato a PT, o melhor que tem a fazer é não ler os meus relatos. A sensação que diz ter de neutralidade não se coaduna com as posições longas que sugeri durante o rallye (nunca sugeri posições curtas durante esse rallye) e com as posições curtas que sugeri desde os máximos (nunca sugeri posições longas desde essa altura e tenho dito q não há motivos para fechar a quem abriu curtos na altura que sugeri, disse no entanto na altura da consolidação que se justificava talvez uma redução da posição).

O que provavelmente se passa é que temos formas completamente diferentes de analisar o mercado e para si as minhas análises são relatos, talvez por eu me basear nos acontecimentos passados e falar disso na análise... mas sempre pensei que a Análise Técnica é precisamente isso!

De qq das formas, o que diz não faz sentido pois tenho ao longo de tempo apresentado a minha opinião quanto à tendência nos diversos time-frames (bem, e a PT tem consolidado bastantes vezes ultimamente e por vezes durante bastante tempo, mas disso eu não tenho culpa). Por acaso disse há dois dias o que referiu. Mas por acaso tb foi a <b>única</b> que disse aquilo em 4 meses de Caldeirão e em 4 meses de acompanhamento da PTC.

Estou certo que haverá quem leia as minhas análises com perspectivas diferentes da sua (espero bem que sim senão elas não tinham utilidade nenhuma). Sugiro trades nas análises e faço eu próprio trades na PT (nem sempre exactamente os mesmos q sugiro). Desde Novembro (quando abriu o Caldeirão) até agora fiz três trades na PTC, todos a ganhar. Um longo e dois curtos, o longo com ganho na ordem de 40%, os curtos com ganhos de cerca de 5 e 20%. Terei todo o gosto em lhe enviar comprovativos desses trades.
Imagem

Administrador Fórum

Eu termino por aqui...

por Waterman (Nick) » 20/2/2003 22:07

está no seu direito de responder.

Reafirmo que quando relata o que vai acontecendo com a PT (denotando, reafirmo sem ironias, elevado conhecimento das definições técnicas e sua utilização), fico com a nitida sensação de uma constante neutralidade, e quando reparo nisso estando a PT num movimento que raramente aconteceu nestes últimos anos, fico um pouco admirado...

Vejo que realmente foi um comentário pouco a propósito, mas apenas por ter sido tardio (em relação à fase do movimento e nada mais), as minhas desculpas mais uma vez.

Cumprimentos.

Nick
"You have to swim with the tide or stay out of the water"

Registado: 16/1/2003 23:50

por MarcoAntonio » 20/2/2003 21:55

Bem, esta discussão daria pano para mangas mas penso que é do interesse geral sintetizar o mais possível.

:arrow: Se cada um de nós vai comentar elogios, certamente o ambiente não fica o mais agradável. Certamente cada um de nós terá a sua opinião em relação aos elogios que x faz a y e que y faz a z, sejam quem for os x, os y e os z. Os elogios ficam com quem os faz (cada um sabe porque elogia) e com quem os recebe (cada um recebe-os e interpreta-os como bem entender).

:arrow: Em relação à antecipação, dava pano para mangas. Mas sempre lhe resumo que existe dois géneros de traders: os que se antecipam e os que reagem (a sinais). Eu enquadro-me no segundo grupo. Cada um é livre de se enquadrar no grupo que acha mais adequado para si e para a sua carteira.

:arrow: O facto de, por norma, reagir a sinais e não me antecipar (ou não sugerir às pessoas para se anteciparem, pois o que está em causa são as análises!), tal não impede que eu faça e diga claramente qual é a minha posição nos vários time-frames. Há dois dias era a que referiu... Em quase todos os outros dias... <b>não era</b>... e por acaso tenho estado quase sempre do lado do mercado. Ora foi buscar um dia em que não estava com o que o mercado fez no dia seguinte (pudera, não sou bruxo). Mas podia ter ido buscar as sugestões de trade que fiz lá em cima junto às resistências e que na consolidação junto aos 6.50 sugeri para reduzir ou manter (disse claramente que não havia sinais para fechar os shorts a menos que se tratassem de posições de curto-prazo). É uma questão de ir consultar os updates e ver o que eu escrevi... Agora, se for buscar um unico update poderá descontextualizar e a coisa ficará com um aspecto completamente diferente. Por alguma razão eu chamo-lhes updates e já salientei isso antes. É que requer acompanhamento e requer em grande parte saber o que eu disse antes (pois não gosto de estar sempre a repetir-me).

:arrow: Por fim, a PTC. Eu sigo a PTC porque é dos títulos de ponto de vista técnica que em Portugal ainda vale a pena acompanhar. É do mais líquido e técnico que temos. Para mim são razões mais do que suficientes para a acompanhar com especial atenção no mercado nacional. Não são questões de <b>amores</b>, são questões de <b>conveniência</b>!

:arrow: Não fiquei ofendido. E vou ser muito franco (gosto de ser frontal): achei a crítica deslocada e não pude evitar responder. Ficou bastante claro para mim (principalmente agora com este segundo post seu) que não acompanhará assiduamente os meus updates da PTC, senão, julgo que não tería dito algumas coisas que disse. E digo isto sem ponta de pretensiosismo. Simplesmente, não encaixam...

:arrow: Por fim, fico baralhado. Sugere que se discuta a PTC mas há pouco criticou que se discutisse se ela estava em distribuição ou acumulação. Mais uma vez, sem pretensiosismo, tenho discutido com muitos intervenientes o tema da PTC e julgo que as discussões tem sido úteis ao forum em geral (a mim incluido). Algumas discussões deram-se sobre temas chave e em momentos oportunos. Chego ao fim e fico sem saber ao certo o que está a criticar...

Perdoe-me a franqueza, mas penso ser preferível ser frontal.
Imagem

Administrador Fórum

As minhas desculpas

por Waterman (Nick) » 20/2/2003 21:35

se o ofendi. De qualquer maneira, e não querendo divagar muito em relação à forma como acompanha a PT, queria no entanto dizer-lhe que me parece que se lhe especial importância (à PT), e como o considero (absolutamente sem maldade) um dos principais defensores dessa tese, "saiu-me" aquela frase, (já a reli a é realmente ofensiva)... Em relação às consolidações demoradas da PT (repare que raramente particularizo-1 só acção-quando aqui escrevo), relembro que é um papel que normalmente as faz antes fortes quedas.
Sinceramente, acho que teríamos todos a ganhar se em vez relatarmos os movimentos da PT...os tentássemos antecipar e os discutíssemos (essa sim uma Discussão). É que quem olha para a PT, não pode perder movimentos tão fiáveis neste Bear a falar de uma coisa que nunca aconteceu...

Um abraço e mais uma vez as minhas desculpas.
Anexos
ptcweekly.jpg
ptcweekly.jpg (84.38 KiB) Visualizado 2091 vezes
ptcmonthly.jpg
Uma consolidação (em forma de pêndulo) Bullish...
ptcmonthly.jpg (32.18 KiB) Visualizado 2090 vezes

por MarcoAntonio » 20/2/2003 20:17

Waterman, este é precisamente o tipo de discussão que considero dispensável, mas enfim. Pelo que disse, penso que não acompanhará bem os meus posts da PTC, tenho quase a certeza disso, penso que terá ido ler de relance os posts <i>à posteriori</i> depois de ter lido o post deste participante... Talvez esperasse encontrar futurologia nos meus artigos, não sei.

É facto q há dois dias fiquei bastante neutro em relação à PTC, mas tenho estado quase todo o tempo <i>bear</i>, precisamente desde lá em cima onde comecei a lançar sinais que me levavam a mudar de posição e que se vieram a confirmar. Digo mudar, porque não sei se sabe mas estive quase sempre <i>bull</i> durante o <i>rallye</i> e dei sempre como provável <i>target</i> do <i>rallye</i> os máximos que a PTC atingiu, à excepção igualmente de periodos de consolidação em que a minha opinião pendeu para o neutro. É a minha forma de estar e é o meu tipo de análise. E se tiver a acompanhado os trades que sugeri não nalguns posts, verá que esse tipo de análise resulta.

Eu normalmente começo a ficar neutro quando as consolidações são demoradas (como foi esta em cima dos 6.50) e fico a aguardar um sinal. Assim que a PTC deu o sinal vim cá <i>repor</i> a minha posição <i>bear</i> oportunamente (aliás como tinha prometido fazer). É a minha postura, é o meu estilo de análise e não pretendo mudar, pois comigo tem resultado.

Quanto aos targets, as minhas linhas são praticamente as mesmas que eram há um mês e há dois meses atrás. Nem tão pouco vou discutir se os seus targets são melhores que os meus, como disse no início do post é o tipo de discussão que penso que não tem qualquer interesse.

Tenho visto muitos elogios aqui no Caldeirão a muitos intervenientes e nunca me passou pela cabeça comentar qualquer um deles. Cada um deverá fazer a sua própria crítica e tirar a sua própria conclusão.

Se quer a minha opinião, nem o meu post merecia o elogio que recebeu daquele participante nem merecia a crítica que fez ao elogio (como certamente poderá constatar se ler <b>todos</b> os <i>updates</i>).
Imagem

Administrador Fórum

Tiro certeiro???

por Waterman (Nick) » 20/2/2003 19:50

Afirmou estar neutro em todos os Time-frames2 dias....eu estou Bear (dei 6 centimos de margem de erro a 20/1 !!!).

Mais...acho que toda a gente neste forum (tenho tentado sempre comentar) divaga muito sobre a PT sendo ela apenas mais um activo igual a tantos outros...

Verifiquem os meus posts (se necessitarem de ajuda na consulta...) e confirmem que enquanto a maioria do Fórum discutia acumulações e distribuições apontei exactamente 2 targets. Quando o primeiro foi atingido referi exactamente como nível seguinte o intervalo [6.12-6.16].

Desculpem-me, mas custa-me ver elogiar (atenção que muito respeito as opiniões do Marco António) tanta indefinição...

Os 6,12 da PTC..

por Antunes » 20/2/2003 18:30

...são claramente um suporte, vamos ver o que acontece! :lol:

PARABÉNS Marco António - tiro certeiro

por mmm » 20/2/2003 18:26

Temos que reconhecer o mérito deste nosso amigo

Bons negócios!
mmm

por MarcoAntonio » 20/2/2003 17:42

Na <i>mouche</i>, o mínimo foi precisamente 6.12 depois de durante a sessão ter feito um <i>spike</i> nos 6.16 que já a tinha deixado muito próximo da zona de suporte (6.12 é a referência <i>intraday</i> e 6.15 a referência em fecho, pelo menos é assim que tenho considerado).

Sinal ontem ficou dado e depois de uma correcção matinal compreensível e aceitável (e já agora, com fraco volume), a PTC prosseguiu as quedas. Se romper estes níveis tenho o próximo <i>target</i> nos 5.92...

Deixo o gráfico actualizado com a sessão de hoje.
Anexos
PTC-20030220a.gif
PTC-20030220a.gif (19.35 KiB) Visualizado 2317 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/2/2003 19:29

Fica o gráfico actualizado e um breve comentário após a sessão de hoje:

:arrow: Confirmou-se o elevado volume que já se previa a meio da sessão. Penso que esta quebra foi «a valer», com uma grande <i>marobozu negra</i> acompanhada de forte volume. A queda foi tão forte que alcançou logo o nível de suporte seguinte. Note-se no entanto que estas sessões de forte queda acabam de ser seguidas, em títulos de grande liquidez como é o caso da PTC, por correcções técnicas no <i>day-after</i>. No entanto, mesmo que surja essa correcção, penso que o sinal no curtíssimo-prazo está dado e é para baixo. Provavelmente extender-se-á para o curto e talvez para o médio-prazo. É questão agora de ir acompanhando.

As próximas referências são os 6.12/6.15€ e depois os 5.92€ se tomarmos em consideração anteriores níveis de S/R horizontais.
Anexos
ptc-20030219a.gif
ptc-20030219a.gif (19.85 KiB) Visualizado 2451 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/2/2003 13:55

Um breve <i>update</i> à PTC a meio da sessão para assinalar que o movimento de hoje está a dar-se com um volume considerável tendo a PTC já movimentando cerca de 2.4M o que poderá projectar para uns 5M no final da sessão. Logicamente, a sessão ainda vai a meio e o cenário pode alterar-se até ao final...

No entanto, a confirmar-se este cenário, a agulha no curto-prazo volta a apontar mais para baixo, na PTC (ao que talvez não esteja alheia a «cabeçada» do DAX nos... 2750).
Anexos
PTC-20030219a.gif
PTC-20030219a.gif (19.86 KiB) Visualizado 2531 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: PTC - Update

por starter » 19/2/2003 0:09

MarcoAntonio Escreveu:Faço este <i>update</i> para cumprir a promessa, porque realmente, olho para a PTC e não tenho nada de relevo a acrescentar ao anterior <i>update</i>.

Caro Marco,
Agradeço o update e a consideração de te-lo feito a pedido meu :wink:
Confesso que é das pessoas que mais gosto ouvir a opinião aqui no forum.

cumps
Starter

Registado: 15/11/2002 20:42

PTC - Update

por MarcoAntonio » 18/2/2003 21:25

Faço este <i>update</i> para cumprir a promessa, porque realmente, olho para a PTC e não tenho nada de relevo a acrescentar ao anterior <i>update</i>.

Em relação à questão da acumulação/distribuição, penso que nesta altura já não é possível determinar com segurança o que está a ocorrer. Se depois da PTC ter efectuado máximos acreditei que existiu ali um certo índice de distribuição que me fez antecipar as quedas como prováveis, creio que nesta altura a situação já não é clara. Se ainda existe distribuição, então tem sido muito bem feita, têm segurado muito bem o papel.

À parte destas considerações, a minha opinião começa a ser neutra em todos os time-frames, começo portanto a estar na expectativa em todos os time-frames, o que é natural pois a lateralização já é visível praticamente no longo-prazo (Junho/2002 - Fevereiro/2003), no médio-prazo (Novembro/2002 - Fevereiro/2003) e no curto-prazo (desde fim de Janeiro até agora). Em todos estes time-frames podemos considerar grosso modo que a tendência é lateral.

Em relação a suportes e resistências, para já não vejo razões para alterar qualquer referência. A quebra do suporte (€6.50) foi um falso sinal rapidamente corrigido, como referiu o surfer creio, pelo que continua a ser a referência para suporte de curtíssimo-prazo.

Um sinal que apontei no último <i>update</i>, o cruzamento das médias móveis, este sinal tem sido ao longo do <i>bear</i> muito fiável, sempre que este cruzamento se tem dado perto da zona da resistência (LTd de longo-prazo), a PTC tem partido para quedas relativamente acentuadas, se exceptuarmos o período de Novembro/2001-Janeiro/2002. Ora este período tem algumas semelhanças com o actual (como aliás alguns intervenientes têm assinalado) e a explicação para esse «falhanço» é relativamente simples, a PTC lateralizou o que retira fiabilidade às MM. Precisamente como poderá estar a acontecer agora, pelo que por enquanto irei «ignorar» este cruzamento.

Bem, para quem tem pouco para dizer e está neutro, já falei demais...
:mrgreen:

Deixo o gráfico actualizado e assim que vir algo que me faça inclinar para um lado ou para outro, tentarei vir cá oportunamente dizer.
Anexos
ptc-20030215b.gif
ptc-20030215b.gif (19.08 KiB) Visualizado 2714 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Manchini888, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 191 visitantes