Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Justificação da compra de Silverado Gold Mines (SLGLF)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 20/2/2003 20:51

Capa, o facto de ter caído 70% com as notícias apenas releva a sua natureza especulativa. Se não fosse especulativa e "do ouro", tinha caído 90-95%.

É de admirar que continue a atrair tanto volume. Claramente, daqui a uns dias quem anda no papel nem sequer se vai lembrar de artigo nenhum, apenas vai saber que "é do ouro".

Registado: 6/11/2002 19:27

Esse é o artigo ...

por Capablanca » 20/2/2003 20:48

... de que temos estado a falar há imenso tempo, e que fez a Silverado cair uns 70% em 1 mês. The X-Peculator há pouco tempo ganhou 25% nela, agora perde 13% mas continua dentro.

Abraço.
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

por Small Caps » 20/2/2003 20:46

Boas tardes

Tenho acompanhado esta "tertulia" de Silverado com interesse. Acho curiosa a situação da empresa...um amigo meu forneceu-me este link que me parece muito completo relativamente ao past present and future da Silverado.

http://www.worldnetdaily.com/news/artic ... E_ID=30603
Um abraço,

Small Caps

Registado: 4/11/2002 22:20

por Visitante » 20/2/2003 9:16

Por exemplo, maioritariamente quem é que enriqueceu durante a bolha das TMT's? Foi quem as colocou no mercado, ou seja, quem vendeu o que toda a gente queria.

E quem é que vai enriquecer com a corrida ao Ouro? É quem vender/colocar empresas dessas no mercado.

Claro, existem uns quantos casos que compram na tendência e vendem mais alto, mas não é nessa população que certamente se encontram a maioria dos vencedores.
Visitante

por Visitante » 20/2/2003 9:14

Aliás, a maior parte dos casos que conheço de enriquecimento investindo no mercado compraram o que ninguém queria e venderam o que toda a gente queria, o que seria ir contra a tendência em ambos os casos.
Visitante

por Visitante » 20/2/2003 9:09

Até ver, consigo.
Visitante

Incognitus

por Paulo Marques » 19/2/2003 23:47

Boa noite

apesar de ser apenas um aprendiz de AT e pouco ou nada perceber de análise fundamental de empresas, julgo que a questão a colocar será: consegue o Incognitus ganhar dinheiro a longo prazo adoptando essa estratégia, quanto a mim totalmente errada, de shortar acções de um sector em claro início de Bull ? Não é durante os Bull que a maior parte das acções passam mais tempo a subir do que a cair?

Cmpts

Registado: 5/11/2002 0:40

por Incognitus » 19/2/2003 23:37

De todas as que sigo só ando a shortar uma "como investimento". Shortei GFI e DROOY apenas por causa do topo (previsível) do ouro (devido aos dados COT), mas essas foi apenas um trade.

Agora, ando essencialmente a shortar RGLD, sendo que recompro parte da posição nas quedas e volto a shortar parte nas subidas. Porque é que escolhi esta? Porque apesar do excelente modelo de negócio (royalties), a dita tem um problema impossivel de ultrapassar: o crescimento, ao mesmo tempo que tem múltiplos de hiper-crescimento. Penso que tem espaço para cair uns 40%.

Porque é que é neste sector que procuro oportunidades para shortar? Ora, porque não consigo achar techs tão obviamente sobrevalorizadas como essa RGLD ... ehehhe.

Os uptrends não me afligem, é para isso que existem stops. Muitas das posições longas que tomo também são em downtrends. O que está a cair, se a empresa não estiver a piorar, está a ficar mais barato. Claro, só convém comprar quando estiver mesmo MUITO barato ... Por exemplo, já há empresas que dão lucros, sem divida, e a transaccionar por menos do que o cash que têm (como uma linha aérea regional: MAIR). Isto de comprar em downtrends, entenda-se, é extremamente perigoso e não o recomendo a ninguém que não siga os mercados segundo a segundo, pois se algo correr mal tem que se sair rápido ...

por Incognitus » 19/2/2003 22:25

A prata sofreu um enorme "corner", em que os Irmãos Hunt, já ricos, e um variado público especulativo levaram aquilo por ali a cima sem parar. Quem estava do outro lado eram os "Commercials" e os brokers. E a coisa estava-lhes a entrar tanto pelo osso, que a determinada altura foi aprovada a seguinte regra (julgo que com o beneplácito da SEC):

- Na prata não se podem tomar novas posições longas especulativas, só se pode comprar para fechar posições curtas ou por razões comerciais.

Está fácil de ver o que aconteceu a seguir, que faliu a maioria dos especuladores, Irmãos Hunt incluídos.

A ligação Ouro-Crise é algo de perfeitamente estúpido. Nada diz que a procura de Ouro tem que aumentar durante uma crise - precisamente o contrário, somente a especulação o faz acontecer nessas alturas. A maioria dos metais caí à entrada de uma crise, por isso mesmo - porque não possuem essa componente especulativa, e a sua procura real cai durante esses períodos.

Sobre o Warren Buffet e a prata, de facto há já alguns anos que ele anda a acumular prata, diz que por causa de um imbalance entre a procura e a oferta (e não pelas razões que as pessoas apontam para a subida do ouro). Claro, se ele continuar a comprar mais tarde ou mais cedo ele próprio cria o imbalance ... eheheh. Acho que não tem tido muito sucesso nesse investimento em particular, mas também não olhei para os gráficos. A relação Ouro/prata parece estar muito mais elevada do que o que seria de esperar "historicamente", também (ou seja, ou a prata devia estar mais alta, ou o ouro mais baixo, ou algo se alterou).

Re: A desavença da macro/micro

por Provedor » 19/2/2003 22:25

parsp Escreveu:Em épocas de crise, se forem a qualquer lado com notas e moedas, ninguem lhe pega, mas se acenarem com ouro tudo é diferente.

Na minha perspectiva isso é uma falácia parsp. Esse é um exemplo claro do que aconteceu no passado, faz parte dos manuais. No séc. XX quantas foram as situações em que esse cenário foi posto em prática?

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

Sim, o tempo o dirá ...

por Capablanca » 19/2/2003 22:17

... mas seria bom, pois se as empresas do Ouro subirem tanto como subiram as internets, uiiiii, que gorda mais valia.

Por exemplo, essa CMGI foi de menos de 1$ aos 150$, para depois voltar ao 1$. Olha que se isso acontecesse à Silverado (ou a outras do ouro, não faço questão na SLGLF, mas sim no sector - que por algum motivo é o que tem a melhor perfomance nos últimos dois anos) não me importava nada :-)

Abraço, vou jantar ...

Só mais uma coisa para o Incognitus: não percebo porquê que pensas em shortar agora empresas que há alguns anos atrás estavam substancialmente mais alto. Porque não shortaste na altura? Claro, podias nessa altura ainda não investir, mas faz-me confusão shortar empresas cuja tendência é ascendente, logo agora que é ascendente, depois de terem estado mais de 20 anos a cair.
<b>Capablanca</b>

A desavença da macro/micro

por parsp » 19/2/2003 22:11

Creio que está aqui uma discussão de micro/macro deveras interessante. Existe o bloco da micro a tentar explicar uma análise macro e vice-versa.

Creio que na questão do Ouro, eu sinto-me claramente do lado da macro, isto é, para mim o ouro é um caso de bull market de longo e bastante longo prazo. Acredito tal como muitos de que este é o momento certo para estar em empresas de ouro. Eu estou dentro de muitas, diversificando entre blue e "red" or "black", mas acredito que isto é o principio "desde 2002 (no meu caso) para uma subida e digo, "sustentabilissima" deste mercado.

Concordo com o Capablanca quando ele diz que não há perpectivas de crescimento mesmo sem guerra e isso é verdade. Os ciclos económicos são importantíssimos para explicar este ponto. E é aqui que nos encontramos, num ciclo económico de "crise". Ora sendo assim é natural que o refúgio seja outro que não empresas convencionais.

e Dizem vocês: O que vale o Ouro, para que serve, o que se faz com ele?

Em épocas de crise, se forem a qualquer lado com notas e moedas, ninguem lhe pega, mas se acenarem com ouro tudo é diferente.

Penso que na nossa história tudo isso se passou. Tivemos um periodo de grande acumulação de metal, mas não o soubemos utilizar quando foi a fase da expansão. Se o tivessemos vendido e investido como outros o fizeram se calhar o "titulo" de 10 reserva mundial de ouro estaria hoje mais diluida.

Quanto à Silverado também estou dentro e deixarei de estar abaixo de 0.21 por stop, mas até lá como acredito que suba vou acumulando.

cumps
parsp

Re: Eu não percebo a questão da Silverado ...

por Provedor » 19/2/2003 22:10

Capablanca Escreveu:Ainda em relação à Silverado, talvez as incursões fundamentalistas tenham sido um erro, afinal a justificação primária é a subida de longo prazo do ouro e logo de todas as empresas relacionadas.

É um ponto de vista. É que só de olhar para os fundamentais da Silverado e a forma como é gerida causa uns grandes calafrios. Há uma questão sobre o ouro que me deixa perplexo, até pelo que espelha o gráfico mensal que aqui deixei: não será esta corrida às empresas do ouro mais uma bolha especulativa à la "nova economia"? Só o tempo o dirá.

Provedor

Resposta

por Capablanca » 19/2/2003 22:09

«A diferença entre a bebedeira das empresas do Nasdaq e a (possível) bebedeira nas empresas do ouro, é que nas empresas do nasdaq era possível criar uma imagem de crescimento aparentemente infindável, ao passo que toda a gente sabe que no ouro, a haver crescimento ele será sempre limitado ao POG, e o POG não pode crescer até ao infinito. Isto porque a quantidade de Ouro extraída, essa não tem grande margem para crescer (após um pequeno surto inicial). »

Essa imagem de crescimento infindável também é passível de ser criada nas empresas do ouro. Como em todas as euforias especulativas a irracionalidade toma conta dos agentes económicos. Sendo o ouro um material raro na natureza, sabes que a oferta não se pode expandir sempre. Se criares um cenário em que a procura sobe constantemente e a especulação de que a oferta é bastante limitada o preço do ouro sobre explosiva e irracionalmente. Isto em termos de preço. A quantidade produzida por cada empresa pode aumentar por novas descobertas, aquisições, novas explorações, enfim.

«Não obstante, é sempre possível uma euforia de dimensões consideráveis. A Silverado teria muito maior probabilidade de participar em tal euforia se não estivesse no OTC:BB. »

Pois, talvez ela algum dia saia do OTCBB para o AMEX.

«Já agora, a ABX já reduziu o seu Hedge book em 25%, e foi uma das razões mais fortes de procura/falta de oferta no mercado nos últimos meses, a par com a especulação.»

O facto das próprias empresas do sector terem andado a shortar o seu próprio produto é indicativo do total descrédito que este mercado tem no grande público. Assim como as acções no fundo de mercado, é preciso estar onde a multidão não está, pois havendo espaço para preencher ela mais cedo ou mais tarde vai preenchê-lo.

«Sobre o Ouro ir a $5000. embora ache possível uma bebedeira especulativa no dito, acho que nunca chegaria tão longe. Os anos 70 foram muito peculiares, com várias bolhas gigantes (petróleo, prata, etc). »

É verdade, e esta década também promete muito em termos de peculiaridades. Olha, já que falas na prata, porquê que achas que o teu ídolo, o Warren Buffet (2º homem mais rico do Mundo), tem andado nos últimos anos a acumular prata, e neste momento já é detentor de qualquer coisa como 50% do mercado mundial?

«Além de que se o Ouro tentasse ir tão alto, talvez recuperassem a forma como travaram os Irmãos Hunt, no seu famoso corner à prata ... eheheh »

Por acaso não sei como os travaram, como foi? Ainda assim, se reparares nos últimos artigos do Alan Greenspan, atenção que não é nesses que os media passam mas sim nos seus artigos que aparecem no site do FED, o Greenspan defendeu o papel estabilizador do Ouro na economia e na prevenção de excessos na criação de massa monetária ... de qualquer forma o ouro é a liberdade pessoal, a independência face a governos e ao sistema bancário, enfim, isso é muita prosa, vou jantar, até logo !
<b>Capablanca</b>

por Incognitus » 19/2/2003 21:50

A diferença entre a bebedeira das empresas do Nasdaq e a (possível) bebedeira nas empresas do ouro, é que nas empresas do nasdaq era possível criar uma imagem de crescimento aparentemente infindável, ao passo que toda a gente sabe que no ouro, a haver crescimento ele será sempre limitado ao POG, e o POG não pode crescer até ao infinito. Isto porque a quantidade de Ouro extraída, essa não tem grande margem para crescer (após um pequeno surto inicial).

Não obstante, é sempre possível uma euforia de dimensões consideráveis. A Silverado teria muito maior probabilidade de participar em tal euforia se não estivesse no OTC:BB.

Já agora, a ABX já reduziu o seu Hedge book em 25%, e foi uma das razões mais fortes de procura/falta de oferta no mercado nos últimos meses, a par com a especulação.

Sobre o Ouro ir a $5000. embora ache possível uma bebedeira especulativa no dito, acho que nunca chegaria tão longe. Os anos 70 foram muito peculiares, com várias bolhas gigantes (petróleo, prata, etc).

Além de que se o Ouro tentasse ir tão alto, talvez recuperassem a forma como travaram os Irmãos Hunt, no seu famoso corner à prata ... eheheh

Resposta

por Capablanca » 19/2/2003 21:40

«Uma pergunta, esperas que o ouro suba e fique lá em cima, ou suba e volte para baixo? »

Suba, e volte para baixo. Mas que suba não aos 500$, mas sim aos 5.000$, nos próximos 5 anos. Ainda assim ficaria abaixo da valorização do anterior bull market, entre 1971 e 1980.

«Porque se subir e voltar para baixo, como parece sempre fazer, a maioria das empresas do Ouro já estão sobrevalorizadas, por muito que ele suba antes de voltar para baixo (dentro do razoável). »

Eu entendo a subida do ouro como um bull market de longo prazo, não como algo efémero provocado pela guerra ou terrorismo. Para mim durará vários anos, possivelmente uma década ou até mais.

«Bem, eu realmente tento limitar-me a uma empresa de cada vez. É por isso que a que eu ando a shortar hoje nem sequer sobe grande coisa, e já me deu algumas alegrias. Um P/SALES de 40, ou mesmo de 19 se o POG for a $500, e quantidades extraídas em queda de 19% este ano dão-me algum conforto. »

Acredito que sim. Mas, em 1984 por exemplo, se fores ver as empresas do Nasdaq, também tinhas valorizações que pareciam muito elevadas, pois não se estava a prever o surto de procura que viria a seguir (o mercado estava).

É que neste momento todo o Mundo deseja uma moeda fraca. Todos estão a imprimir moeda tentando tornar-se competitivo na economia global. Por outro lado, não tens nenhuma fonte de forte crescimento nos tempos mais próximos (Europa, Japão e América), a não ser talvez na África do Sul, na Rússia, um pouco da China e talvez no Iraque não tens grandes blocos de crescimento para onde o capital tenha vontade de voar.

Os depósitos a prazo dão taxas de juro baixíssimas. O gigante chamado capital global vai olhar para o ouro como alternativa (já está a fazê-lo, por isso a tendência de longo prazo é ascendente), e aí será como o Golias a querer entrar numa casa de bonecas, não sei se estás a ver ...

«Sobre mercados em geral, só os acho previsíveis quando, como em 1999/2000, ou em 1998, a bebedeira é tão grande que se torna fácil dizer que tudo aquilo vai despenhar-se. »

Eu acho-os sempre previsíveis, o que não quer dizer que eu os consiga prever.

«Concordo que numa fúria especulativa a Silverado pode fazer 50% acima. Mas não é muito diferente de numa fúria especulativa a PAD fazer 50% acima. Aliás, a PAD sempre vai tendo um negócio, ao passo que a Silverado parece mesmo só um conjunto de promessas. Claro, mais tarde ou mais cedo eles vão tirar ouro da mina, seja a que custo for. Se for preciso até compram o ouro para o porem lá dentro e o tirarem a seguir, parecem ser desse tipo de pessoas. »

A Silverado já esteve a quase 300$ por acção. Até parece que estamos a falar sobre uma coisa que nunca valeu nada .. (se calhar não valeu, mas o mercado deu-lhe valor, e é isso que interessa a nós, especuladores)

Quanto às pessoas, estás a basear-te num artigo, que até pode estar certo, mas em relação ao artigo o que tenho a dizer é o seguinte: o artigo vem dizer que é tudo mentira, etc. Mas, como eu nem sequer sabia das promessas, nem eu nem quase ninguém, que me interessa que seja mentira? Segundo, se fores ao site da empresa, os responsáveis estão a desmentir tintim por tintim o artigo e dizem quais foram as vendas de insiders e não têm nada a ver com o que vem no artigo.

Olha, eu artigos já li milhares, empresas do ouro a ir quase dos 0 aos 300$ não vi muitas, e acho que a Silverado pode muito bem ir aos 10$ ou mais. Mas, mesmo que vá, esse não é o objectivo de X-Peculator (trading de longo prazo), mas sim o trading de curto prazo, e confesso que a posição me começa a aborrecer, e que se ela quebrar os 0.21 em fecho será vendida sem qualquer contemplação. No entanto, pelos dojis sucessivos e comportamento que tenho observado, julgo que pode a qualquer momento disparar no upside.

Abraço.
<b>Capablanca</b>

por Incognitus » 19/2/2003 21:21

Uma pergunta, esperas que o ouro suba e fique lá em cima, ou suba e volte para baixo?

Porque se subir e voltar para baixo, como parece sempre fazer, a maioria das empresas do Ouro já estão sobrevalorizadas, por muito que ele suba antes de voltar para baixo (dentro do razoável).

Bem, eu realmente tento limitar-me a uma empresa de cada vez. É por isso que a que eu ando a shortar hoje nem sequer sobe grande coisa, e já me deu algumas alegrias. Um P/SALES de 40, ou mesmo de 19 se o POG for a $500, e quantidades extraídas em queda de 19% este ano dão-me algum conforto.

Sobre mercados em geral, só os acho previsíveis quando, como em 1999/2000, ou em 1998, a bebedeira é tão grande que se torna fácil dizer que tudo aquilo vai despenhar-se.

Concordo que numa fúria especulativa a Silverado pode fazer 50% acima. Mas não é muito diferente de numa fúria especulativa a PAD fazer 50% acima. Aliás, a PAD sempre vai tendo um negócio, ao passo que a Silverado parece mesmo só um conjunto de promessas. Claro, mais tarde ou mais cedo eles vão tirar ouro da mina, seja a que custo for. Se for preciso até compram o ouro para o porem lá dentro e o tirarem a seguir, parecem ser desse tipo de pessoas.

Eu não percebo a questão da Silverado ...

por Capablanca » 19/2/2003 21:11

... para mim a questão resume-se ao seguinte: vocês dizem-me que aquilo não vale nada do ponto de vista fundamental, ao que eu respondo, isso sei eu. Se valesse alguma coisa, não estaria a 0.223 mas sim a 10$ ou mais.

Argumento que a capitalização bolsista é de 4 milhões de contos e para mim qualquer empresa posicionada para extrair ouro neste momento vale mais do que isso. Argumento que a empresa não tem receitas, por isso não tem lucros, isso é óbvio. O que me interessa é o que ela vai extrair no futuro e aquilo que isso vai valer. Não sei se tens lido as notícias mais recentes da empresa, mas está quase mesmo a extrair pepitas.

Portanto, eu já respondi à questão (mais do que uma vez), aliás, na justificação inicial do X-Peculator já estavam previstas essas dissertações fundamentalistas sobre a opção.

Agora, ela não disparou logo como previa. Tem feito uma série de dojis sempre acima do suporte dos 0.21. Para mim qualquer dia dispara 50%, sem espinhas. Se quebrar em fecho os 0.21 provavelmente sairei por stop loss, pois não pretendo ficar com o capital de molho à espera da febre especulativa.

Quanto ao resto acerca de mercados penso que realmente não és um analista de mercados em geral, mas sim de situações particulares e empresas em particular, do género do Incognitus. Por vezes eu faço incursões pelo vosso campo, o da microeconomia e acções em particular, e vocês também o fazem no meu campo, a macroeconomia e os mercados em geral. Parece-me que sempre que atravessamos a linha nestes campos metemos água. Sugiro que cada um de nós se mantenha naquilo que sabe bem e tente procurar a ajuda (como eu já fiz várias vezes) no campo do outro.

Ainda em relação à Silverado, talvez as incursões fundamentalistas tenham sido um erro, afinal a justificação primária é a subida de longo prazo do ouro e logo de todas as empresas relacionadas.

Abraço.
<b>Capablanca</b>

Re: Não, não me tinha esquecido, penso ...

por JAS » 19/2/2003 20:57

Capablanca Escreveu:... que estamos a falar de coisas diferentes.
Penso que o facto de me teres dado razão na altura (pois tínhamos tido uma salutar disputa em relação ao mínimo de Setembro de 2001 ser ou não o mínimo absoluto deste Bear Market) não responde às perguntas:
- Por ter sido batido esse mínimo, passaste a Bear?
- E agora, passaste novamente a Bull?
- Porquê? (resumidamente)

Mesmo nessa salutar discussão, sobre o mínimo do Bear Market, andámos sempre a falar de coisas diferentes... Eu do PSI e tu dos States ou do Dax pelo que, às vezes, até se estabelecia uma certa confusão quando se descia ao pormenor.
Se bem te lembras deixei de frequentar assiduamente o BI em Abril de 2002 e essa minha discussão contigo acabou nessa data.
Basta olhares para o gráfico do PSI para veres que todas as dúvidas que eu então tinha eram perfeitamente pertinentes pelo menos até ao final de Março ou meados de Abril.
(Mas, como sabes bem, não foi por esse motivo que deixei o BI...)

A partir de Junho, com o estado do País a tornar-se claro, fiquei bastante convencido que iriamos atravessar um período negro e passei a ser muito mais cauteloso e selectivo nos títulos em que entrava. Se isso significa que fiquei Bear a partir daí, então talvez tenha ficado.
E nesse caso ainda estou.

Mas voltemos à discussão.

Eu sempre encarei a bolsa como um jogo de poker no qual, em cada momento, temos que defrontar um adversário que é o mercado. Um jogo no qual convém ter uma boa mão mas no qual também podemos fazer bluff. Por isso diverte-me muito mais andar nas Small Caps do que nas Blue Chips.
Por outro lado eu não faço Análises de Mercados, nem faço previsões... Mas sempre gostei de fazer de "advogado do diabo" e sempre gostei de fazer algumas críticas a essas análises.
Sabes bem que sempre procurei adoptar uma postura construtiva e não destrutiva.

Pois bem, esta discussão contigo só tem 2 pontos:
- a questão da desvalorização do dollar, à qual tu já respondeste e já explicaste os mecanismos que se deviam usar para atenuar a mesma.
- a questão da Silverado à qual não respondeste.

Sobre esta última, nota que não discuto que tenhas tido o "feeling". Apenas discuto que tenhas tentado arranjar as mais diversas explicações para teres entrado...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Não, não me tinha esquecido, penso ...

por Capablanca » 19/2/2003 18:37

... que estamos a falar de coisas diferentes.

Penso que o facto de me teres dado razão na altura (pois tínhamos tido uma salutar disputa em relação ao mínimo de Setembro de 2001 ser ou não o mínimo absoluto deste Bear Market) não responde às perguntas:

- Por ter sido batido esse mínimo, passaste a Bear?

- E agora, passaste novamente a Bull?

- Porquê? (resumidamente)

Quanto à resposta ao que perguntaste, pelo menos por enquanto, não tenho qualquer motivo para apresentar alterações às previsões feitas pelo Autor no artigo «2003, segundo César Borja», antes pelo contrário, penso que em todas as vertentes tanto os indicadores macroeconómicos como os próprios mercados se estão a desenvolver na direcção antecipada.

No caso de existir alguma alteração o Autor será o primeiro interessado em revelá-la em primeira mão. Por exemplo, no caso do DAX quebrar em fecho os 2.519 com o S&P ainda acima dos 800 terei de rever o target para o mínimo do DAX em baixa, dos 1.800 - 2.000 pontos para os 1.500 - 1.700 pontos, entre Abril e Junho deste ano. Mas, como isso ainda não aconteceu ...

Agora, é claro que será bastante díficil senão mesmo impossível acertar em todos os pontos e em todas as classes de activos. Já me darei por satisfeito se acertar nas grandes tendências e mais ou menos nos timings, vamos ver como o mercado se vai desenvolvendo.

Um abraço, e não te esqueças das minhas perguntas :-)
<b>Capablanca</b>

por Provedor » 19/2/2003 15:25

É tudo uma questão de time-frames Capablanca. Usamos time-frames diferentes daí as conclusões diferentes. Ambas são válidas, embora à primeira vista contraditórias. Quem entrou no ouro na quebra em alta da MA200, em fecho, fez um bom negócio, sem dúvida. Mas quem está a pensar entrar deverá pensar duas vezes. O gráfico diário diz uma coisa, mas o gráfico mensal já diz outra e que é: cuidado! Se aquela linha for quebrada em alta, reforçará a perspectiva dos que estão bull. Caso contrário...

Provedor

Relembrando...

por JAS » 19/2/2003 15:12

Capablanca Escreveu:Quanto à pergunta do JAS, como a minha resposta é óbvia fazemos assim: responderei quando o JAS responder à seguinte pergunta:
«JAS, gostaria de saber se já mudou a sua opinião bull desde o início de 2002. É que os principais mercados já caíram entre 30 e 50% desde essa altura. Se mudou, porquê que mudou? Se não mudou, porquê, e quais são as condições que o farão mudar para bear?»

Quanto a esse assunto acho que estarás apenas esquecido... Mas não custa nada recordar o que ficou escrito.
JAS no BI em 07-23-02 Escreveu:Chegadinho de mais umas férias, desta vez completamente desligado da internet, verifiquei (com grande espanto...) que o PSI-20 desceu abaixo dos valores de Setembro de 2001.
Isso prova que, na questão do Bear Market, tu tinhas razão e que eu não tinha.
O facto de ter havido uma ajudinha da Ehron e da Wordcom (nos States) e da Pararede e da EDP (por cá) não invalida a conclusão...
Mas não há dúvida que os mercados antecipam com grande certeza o estado das Economias...No nosso caso o índice reflecte bem o estado miserável em que o PSI (nova sigla do PS com o acrescento Incompetente...) deixou este pobre País.
Um abraço, JAS

Borja no BI em 07-23-02 às 15.01 Escreveu:... é, os mercados normalmente antecipam a Economia, e se há recuperação económica e eles não sobem mais, é porque o futuro será negro.
Um abraço, foi um diálogo muito interessante o que tivémos, espero que continue.

Portanto, já poderás responder à pergunta...

Um abraço,
JAS

P.S. - Também poderás ler aqui a troca de posts com o Millhouse que parece aspirar a ser teu secretário... eheheheh.
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... php?t=6067

Registado: 5/11/2002 0:05

A tendência de longo prazo ...

por Capablanca » 19/2/2003 15:09

... é dada pela inclinação da MM 200 dias, que está a vermelho no gráfico abaixo.

A tendência do ouro é de subida, as últimas semanas têm sido de correcção a uma euforia exagerada. A tendência dos mercados accionistas é de descida, pelo mesmo critério.

Nem todos aqui dizem o que referiu num post acima. Aliás, a maior parte julgo eu nem sequer pensa assim. Os «mínimos inimagináveis» apenas o são para si. E parece-me que não são só estes que são inimagináveis, provavelmente, para si, também os 4.000 no DAX, os 3.000 e os 2.500 eram imagináveis quando ele estava nos 8.000. E no Nasdaq, pela forma como pensa eram inimagináveis os 3.000, os 2.000 e os 1.000, assim como agora considera inimaginável os 800.

Sugiro que dê largas à imaginação, pois nos mercados, tudo é possível, até que desçam corrijindo a sua sobrevalorização para estarem «baratos» em termos históricos.

Abraço.
Anexos
20030219_image1.gif
20030219_image1.gif (21.28 KiB) Visualizado 3570 vezes
<b>Capablanca</b>

Re: É muito simples Provedor

por Provedor » 19/2/2003 14:58

Capablanca Escreveu:O gráfico não está actualizado até à data, porque se estivésse o seu canal descendente já teria sido ultrapassado na ascendente, uma vez que o ouro cotou nos 390$ há poucos dias atrás.

A correcção que existe agora seria o restest ao canal descendente de longo prazo. O seu argumento, que pretendia ser bear, é afinal bull para o ouro.

O gráfico está actualizado, só que é mensal. Vamos ver como fecha no mês de Fevereiro e se aquela linha de oferta do canal será quebrada em alta. Até lá, a tendência é de baixa.

Provedor

É muito simples Provedor

por Capablanca » 19/2/2003 13:59

O gráfico não está actualizado até à data, porque se estivésse o seu canal descendente já teria sido ultrapassado na ascendente, uma vez que o ouro cotou nos 390$ há poucos dias atrás.

A correcção que existe agora seria o restest ao canal descendente de longo prazo. O seu argumento, que pretendia ser bear, é afinal bull para o ouro.

Quanto à pergunta do JAS, como a minha resposta é óbvia fazemos assim: responderei quando o JAS responder à seguinte pergunta:

«JAS, gostaria de saber se já mudou a sua opinião bull desde o início de 2002. É que os principais mercados já caíram entre 30 e 50% desde essa altura. Se mudou, porquê que mudou? Se não mudou, porquê, e quais são as condições que o farão mudar para bear?»

Um bom dia e obrigado a ambos !
<b>Capablanca</b>

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, boavista, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Manchini888, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, TheKuby, Tiago2006, VALHALLA e 194 visitantes