Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estas quedas de hoje... justificam-se?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 19/2/2003 22:23

CAP,

Só agora vi o teu post.

Em relação ao DAX penso que está balizado por dois valores importantes: os 2530 (ou 2540) que já seguraram o índice por duas vezes este ano e estão pouco acima do mínimo de Outubro (salvo erro 2519), por isso são um suporte importante) e os 2740 que, desde que foram quebrados em baixa há um mês, constituíram uma barreira instransponível em fecho (primeiro a 3 de Fevereiro e novamente ontem).

O Dax está neste momento ligeiramente abaixo do meio deste intervalo, por isso eu diria que para já pode tender para qualquer dos lados, até bater nos valores extremos. Para o resto desta semana vai depender dos states, mas acredito numa ligeira recuperação amanhã pois a queda hoje foi muito forte. Em termos de médio prazo estou bear, pois a tendência e de baixa, por isso acredito na quebra dos 2530/2519, mas enquanto isso não acontecer só penso abrir curtos mais perto do topo do intervalo, pois o risco é menor. Ficarei bull com fecho acima dos 2740. Neste momento estou 100% líquido, à espera que o indice se defina.

Não sei se fui claro, infelizmente não tenho aqui o gráfico, talvez algum leitor deste post faça a fineza de colocar aqui um.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Visitante » 19/2/2003 22:18

CAP,

Só agora vi o teu post.

Em relação ao DAX penso que está balizado por dois valores importantes: os 2530 (ou 2540) que já seguraram o índice por duas vezes este ano e estão pouco acima do mínimo de Outubro (salvo erro 2519), por isso são um suporte importante) e os 2740 que, desde que foram quebrados em baixa há um mês, constituíram uma barreira instransponível em fecho (primeiro a 3 de Fevereiro e novamente ontem).

O Dax está neste momento ligeiramente abaixo do meio deste intervalo, por isso eu diria que para já pode tender para qualquer dos lados, até bater nos valores extremos. Para o resto desta semana vai depender dos states, mas acredito numa ligeira recuperação amanhã pois a queda hoje foi muito forte. Em termos de médio prazo estou bear, pois a tendência e de baixa, por isso acredito na quebra dos 2530/2519, mas enquanto isso não acontecer só penso abrir curtos mais perto do topo do intervalo, pois o risco é menor. Ficarei bull com fecho acima dos 2740. Neste momento estou 100% líquido, à espera que o indice se defina.

Não sei se fui claro, infelizmente não tenho aqui o gráfico, talvez algum leitor deste post faça a fineza de colocar aqui um.

1 abraço,
Elias
Visitante

lollllllllllllll

por DAYTRADER » 19/2/2003 21:44

será que vamos subir? a resposta vem duas linhas abaixo?

subir? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: não vai haver guerra? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: estamos no ponto de viragem? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: a sonae não quebra os 0.40? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: amanhã e até 2004 vai ser sempre a subir. as descidas acabaram! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: a ptc tem um suporte fortissimo nos 10.20 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

p.s. vamos deixar de ser crentes :lol: (não me refiro a ninguém em especial). vamos todos deixar de ser crentes :lol: e acreditar que tudo pode ir mais abaixo que o dia em que as cotações bateram em minimos 8-) históricos.

Registado: 29/11/2002 18:12

por CAP » 19/2/2003 21:43

Perfeito, Elias...
Já agora, sem "factos extraordinários", qual a tua opinião para os dias que faltam (5ª e 6ª), numa altura em que os mercados dos EU estão a +- 20 minutos do fecho e a recuperar muito dos mínimos da sessão (como é normal) - (ainda irão fechar positivos, ou em casa?)?
Obrigado.

Registado: 23/11/2002 16:01

por Elias » 19/2/2003 21:06

CAP e Antunes,

Concordo que não houve razões para a subida, daí esta descida violenta.

Creio ser interessante assinalar que o DAX "aterrou" nos 2620, que na sexta-feira tinham sido precisamente o ponto de descolagem para este "passeio pelas altitudes". Dito doutra forma, estamos no ponto em que estávamos antes de falar o Blix, portanto o mercado já corrigiu as irracionalidades decorrentes da notícia e regressa ao ponto anterior, partindo em busca de novas... notícias?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por DAYTRADER » 19/2/2003 21:05

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/11/2002 18:12

por Ulisses Pereira » 19/2/2003 20:42

LOLLLLLLLL! Genial!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Caro Antunes:

por CyberNet » 19/2/2003 20:39

Antunes disse:

...o mercado não quer muito saber de notícias porque essas são o presente. O mercado quer saber é do futuro, quer prevê-lo!

(Discordo(?)...)
Ou melhor... Concordo mas vou mais além:

As noticias são "Presente" na medida em que saem para o domínio público num determinado "Timing".
Na realidade mais profunda, as noticias são "Passado" quando saem nesse determinado "Timing" porque, quando são conseguidas pelos jornalistas (aqui já são eternamente "Passado"), vão para a redacção serem preparadas, redigidas, e finalmente saem alguns dias depois (ou eventualmente 1 dia depois) e já o facto "em sí mesmo" relatado é inequivocamente "Passado", mas ao ficar nesse instante no foro público, isto em sí mesmo, é também um facto (o facto de que, uma noticia de um "facto passado", passa a ficar no domínio público).

Ora o mercado, (e muito bem!), quer saber é de "Futuro", não quer saber de noticias do "Passado", excepto do seu efeito no grande público (que é também mercado).

Daí que, quando uma noticia é muito grave negativamente, antes de se tornar no foro público ("grande mercado", se assim se pode chamar...) já alguma parte desse "grande mercado" ("pequeno mercado ou mercado previligiado", se assim se pode chamar...) tem conhecimento do "Facto" e antecipa-se ou tira partido antecipadamente (nalguns casos pode tirar partido, mesmo durante, o "Facto Passado" a tornar-se público) desse mesmo "Facto Passado" se tornar do foro público.

É também preciso não esquecer que o "Presente", é o único factor temporal que tem um caracter "Fulminante", isto é: no instante desse mesmo "Presente"... Já era!
Por outras palavras: o instante ou o momento do "Presente" (infinitamente abaixo de micro-milionésimos de milionésimos de segundo), já passou a "História" (Passado).
Parece filosófico... ou físico. :lol: :lol:

É por estes e outros motivos que, nestes casos:

Alguns ganham muito ou perdem pouco e...
Muitos ganham pouco (ou menos) ou perdem muito (ou mais)!

:lol: :lol:

Por exemplo:
Se a administração apagasse todos os posts deste fórum pertencentes a um "Passado" já desinteressante, um "Passado" já história,
quando o post fosse enviado, bastava um segundo depois e... era "Passado" desinteressante já apagado...

E cumpria com o critério, de apagar apenas post's (automáticamente por exemplo) só do "Passado" desinteressante, deixando só espaço para "Futuros Post's" que vinham a caminho...
Seria de fartar de rir... um Fórum só do "Futuro". :lol: :lol:

Até podia ter o nome: "CALDEIRÃO DO FUTURO!"

Este post pode sem dúvida ser apagado poís pertence ao "Passado" já desinterressante...
O mercado só quer "Futuro", nada de "Passado" :lol: :lol:

PS: Daqui se pode concluir que o "Caldeirão de Bolsa" regista no seu espaço "Web" post's de um "Passado" já desinteressante (como este post, por exemplo") logo, que não têm qualquer interesse para o futuro. Autêntico "Gato por Lebre" informativo!!! E tudo o que está escrito sobre "Futuro", é pura especulação ou "Insides" puniveis por lei!

:mrgreen: :mrgreen:
CyberNet

Capablanca...

por Antunes » 19/2/2003 18:50

...tive a sorte de ter um excelente professor :lol:

Registado: 4/12/2002 11:16

Eu ia responder ...

por Capablanca » 19/2/2003 18:40

... mas penso que o Antunes disse tudo. Ainda assim a queda mais exacerbada do DAX e de todas as telecoms europeias tem a ver com a notícia da Deutsche Telekom que transcrevi mais abaixo, que levanta dúvidas em relação ao processo de redução da dívida destas empresas.

Quanto aos states, subiram por motivos relevantes apenas para os media e o público, sem volume, é natural que caiam, até porque se encontram ainda bastante sobrevalorizados (veja o PER, o Dividend Yield e o Price to Book Value em termos históricos).

Uma boa tarde e bons investimentos !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

caro cap

por cmafonso » 19/2/2003 18:26

pelo entendimento que faço do seu post procura razoes fundamentais para a queda entao perguntar-lhe-ia onde estavam ar razoes para a subida? e que se as houve passaran-me ao lado.

Registado: 6/12/2002 0:05

Caro CAP...

por Antunes » 19/2/2003 18:12

...o mercado não quer muito saber de notícias porque essas são o presente. O mercado quer saber é do futuro, quer prevê-lo!

Registado: 4/12/2002 11:16

Estas quedas de hoje... justificam-se?

por CAP » 19/2/2003 18:04

Pergunto?
É verdade que, se calhar, as subidas de ontem também não se justificaram, mas...
Não me parece que hoje tenham saído notícias assim tão más, para o mercado cair desta maneira...

Registado: 23/11/2002 16:01

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: chico_laranja, Google [Bot], Heldroo, icemetal, iniciado1, jprgodinho, m-m, malakas, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu, Tosta mista, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 263 visitantes