Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: Retrato de Natal da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por contras » 19/12/2005 23:27

obrigado ulisses.... :mrgreen:

Registado: 1/12/2005 20:36

por Jack » 19/12/2005 23:20

Por vários motivos, a maioria dos investidores não acreditou neste “Bull Market” e muitos são aqueles que continuam sem acreditar mais de 3 anos depois do seu início!

Eu acho que quando se fala genericamente, comete-se invariavelmente o erro, de errar.
A meu ver, a maioria começou a ficar Bull, no início do Bull.
Falo por mim mas estou convencido que pelo menos praticamente ninguém se tem mantido Bear desde há 3 anos para cá. A maioria está sempre disposta a acreditar no Bull :)

O que acontece com os Bulls, na sua maioria, é que não sabem fazer a distinção entre os ciclos de subida e os normais ciclos de descida, começando a comprar geralmente no topo da subida, continuando a comprar enquanto desce, esperando com uma "fé" lírica que os preços voltarão a subir. O que um dia pode não acontecer por muitos anos.

Agora vir dizer que há quem não tenha identificado o início do Bull até vá que não vá (o que por acaso nem é o meu caso) mas afirmar que destes 3 anos para cá se têm mantido Bear, é a meu ver, um enorme exagero.

Bom Natal!

Registado: 2/10/2005 12:32

Brilhante !!!

por Barra » 19/12/2005 21:16

Brilhante.

Obrigado pela clareza e simplicidade!!!

Permita-me, embora compreenda o porquê de não o faze, apenas um comentário. Para quem gosta de negociar no curto-prazo (dias), o que realmente parece não ser do agrado do Ulisses (respeito), sería útil um breve comentário a esse prazo.

Registado: 19/10/2004 19:26

por tugano » 19/12/2005 20:38

Quando descobri o Caldeirão (~ 6 meses) comecei por ler as análises já feitas e ainda me lembro do Ulisses referir numa delas "que as análises devem ser vistas como um horóscopo..." mas de facto as suas análises estimulam o estudo dos mercados como uma ciência e não como uma paixão.
Continue a partilhar a sua experiência que eu agradeço! :)
Every men dies, but not every men really lives!

Registado: 22/7/2005 12:20

por valves » 19/12/2005 20:21

Confesso que não me lembrava do split de 1:2, mas mesmo assim penso que a rendibilidade efectiva nos 8 anos não é por aí além, senão vejamos:

Bom Touro de facto a Brisa é dos titulos com Beta mais baixos do mercado no entanto e apesar de a subida ser suave a tendencia desde 2003 está lá ... existem ameaças longinquas como o comboio de alta velocidade no entanto essas ameaças alem de não terem sido ainda correctamente avaliadas porque por enquanto não há comboio apenas estimativas podem não ameaçar o cerne do negocio da brisa ... talvez só no proximo Bull Market se possa assistir a um enfraquecimento do papel defensivo como diz o Marco e muito bem que a Brisa tem no mercado de acções

Abraço

Vasco

Abraço
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Touro » 19/12/2005 18:13

Marco António Escreveu:Se alguém dispuser dos valores dos dividendos nestes anos seria interessante adicionar essa informação.

Se algum 'expert' em matemática das finanças pudesse fazer o cálculo da rendibilidade efectiva da Brisa desde a OPV era o ideal. Fica o desafio.

Eu lancei esta questão porque acho que quem vendeu em 1998 (com ganho de cerca de 100%) e aplicou bem esses ganhos é capaz de não ter feito asneira. Parte desse fabuloso ganho inicial foi consumido pelo tempo.

Falando em termos de taxas simples, desde a OPV a acção subiu 180% (excluindo dividendos), mas 120% foi no primeiro ano, o que nos restantes anos dá 60% a dividir por 7 anos, isto é, cerca de 8,5% ao ano.

Relembro que os valores das valorizações anuais que referi acima são aproximados e não incluem dividendos.

Quanto ao facto de ser uma acção estável relembro que em 1999 caiu 40% e no início deste ano em poucos dias caiu quase 20%.

Relativamnte à Brisa ainda gostava de dizer mais uma coisa. Enquanto ela não passar a resistência dos 7,3 euros há sempre o perigo de ter feito um duplo topo.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por MarcoAntonio » 19/12/2005 17:41

Touro Escreveu:2005 0%

A título de exemplo e na sequência do meu post anterior, a Brisa está este ano com uma valorização real de 6.7% até ao momento (year to date) pois o dividendo não pode ser ignorado nesta questão.

O mesmo se aplica aos anos anteriores em que a Brisa tem sido alvo de dividendos igualmente significativos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 19/12/2005 17:34

Aqui fica um gráfico que abrange todo o histórico da Brisa-priv (efectuada a correcção do split), desde 1997.

No entanto, há que salientar que não efecuei as correcções pelos dividendos, que são significativos no caso da Brisa e que para avaliar a rendibilidade de quem manteve a Brisa todos estes anos são no entanto essenciais.

O calculo correcto terá de incluir esses valores que nesta altura já estarão retirar mais de 1 euro no gráfico pelo que a valorização é maior do que poderá aparentar à primeira vista na análise do gráfico anexo.

Penso que é importante ainda ter em conta o carácter defensivo deste papel pelo que a valorização do título deve ser vista no contexto de um papel tomado como «seguro» (ou seja, 10% na Brisa são mais significativos que 10% na Pararede ou na Impresa - a título de exemplo - pois o risco envolvido no investimento é teoricamente inferior).

PS: Se alguém dispuser dos valores dos dividendos nestes anos seria interessante adicionar essa informação.
Anexos
BRI-20051219a.png
BRI-20051219a.png (23.61 KiB) Visualizado 3569 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Touro » 19/12/2005 16:22

Confesso que não me lembrava do split de 1:2, mas mesmo assim penso que a rendibilidade efectiva nos 8 anos não é por aí além, senão vejamos:

1997/1998 +120%
1999 -40%
2000 +25%
2001 0%
2002 +15%
2003 0%
2004 +30%
2005 0%

Os valores das rendibilidades anuais aqui apresentados são aproximados. O que vemos é que o grosso da valorização de +120% aconteceu há 7 anos atrás, o que penaliza muito a rendibilidade efectiva.
Cumprimentos,
Touro

por oscar c. » 19/12/2005 15:50

Muito bom, Ulisses.

Análise serena e objectiva a provar que é possível analisar o mercado sem o «ruído? do dia-a-dia.

Basta :mrgreen: ser coerente todos os dias para ter sucesso.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

por Ulisses Pereira » 19/12/2005 15:41

Houve um stock split de 1 para 2 e outro de para 5. Ou seja, os actuais 7 euros correspondem a 70 euros sem stock splits, ou seja, o triplo do valor a que foi a primeira OPV!

Isto sem falar nos dividendos que foram distribuidos ao longo destes anos ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Resposta ao Touro

por Negocios Mendes » 19/12/2005 15:39

Boas Touro,

só para dizer-te que está enganado. Eu cheguei a ter Brisa a 8 Eur, ainda antes da circulacao do Euro (uma vez que as cotacoes estavam já em Euros) e se nao me engano a Brisa chegou aos 11 Euros.
Depois houve um stock split de 1 para 2 accoes.
Estiveram salvo erro a 4,50 (ou mais) e neste momento já vai em 7 Eur (aprox.). Portanto, a euforia justifica-se já que se vires bem as cotacoes dela (para isso basta um grafico da Brisa) e verás que durante o bear market, foi das únicas (senao mesmo a única) que subiu sem parar.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Touro » 19/12/2005 15:30

Ulisses Escreveu:Felizes aqueles que ainda mantêm as suas acções desde a primeira OPV em 1997.

A OPV da Brisa foi feita a 4705 esc. (cerca de 23,5 euros) em Nov. de 1997. Mesmo admitindo que tenha havido alteração do valor nominal com a entrada do euro, não vejo motivo para grande felicidade. :wink:

A acção está a cotar a cerca de 1400 escudos, oito anos após a OPV.
Cumprimentos,
Touro

por Ulisses Pereira » 19/12/2005 15:06

Ehehhe... fiquei-me pelas empresas que acompanho ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Optimo artigo

por Negocios Mendes » 19/12/2005 14:51

Boas Ulisses,

foi pena so teres ficado por 10 accoes. Espero que venhas da proxima com outras 10.
Entre elas, a Altri, Reditus (esta seria muito interessante analizar mais de perto visto que há 1 ano atrás subiu 2 euros em apenas 1 semana), Pararede, etc... isto é: só boas empresas :o)))))))
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Gostei ...

por The Mechanic » 19/12/2005 14:33

... da fotografia .

Aparece bem focada , com o zoom correcto e uma cor perfeita ( a verde ! ) . :)

Mais um excelente artigo que dá para reflectir para lá do sobe e desce diário...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Novo artigo: Retrato de Natal da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 19/12/2005 14:09

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Retrato de Natal na Bolsa portuguesa". Nele podem encontrar detalhadas análises ao nosso mercado e às suas principais acções.

Apesar de ter sido escrito ontem, a parte matinal da sessão de hoje em nada altera qualquer das análises lá expostas.

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Espero que gostem.

Ulisses Pereira, gestor de carteiras
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 19/12/2005 15:18, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], jls1 e 140 visitantes