Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gráficos anotados dos principais mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Depende dos motivos invocados ...

por Capablanca » 13/2/2003 22:13

... ouvi um floor trader dizer que foi por causa de um rumor de que o Saddam iria abandonar o Iraque, que o seu filho estaria no Líbano a preparar o seu exílio. Se foi por isso, penso que os futuros amanhã estarão negativos e os martelos perdem validade, senão pode realmente ter aqui 1 ou dois dias de subidas, não sei.

Mais logo já devemos saber realmente o que se passou com este intraday rally.

Abraço (mais logo a ver se ponho os gráficos do DAX e afins)
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

por Elias » 13/2/2003 22:04

Capablanca,

Depois deste rally de última hora nos states, ficámos com um martelo no COMP e com um quase-martelo no SPX.

Achas que pode ser o início dum rally com alguma expressão?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Gráfico S&P 500 desde 1982

por Capablanca » 13/2/2003 20:59

A ideia é o mercado quebrar os 775 e isso criar um selling panic que o levasse à sua LT ascendente de muito longo prazo, desde o início do bull market anterior em 1982.

Essa LT hoje está nos 606 pontos, por isso considero um intervalo entre os 550 e os 650 pontos para o mínimo do S&P a ser atingido no período Abril-Junho. A justificação detalhada para isto está no artigo «2003, segundo César Borja», partes 1 e 2, que pode ser encontrado fazendo pesquisa neste Fórum.

Mas, vou analisando o mercado dia a dia, para ver se existe motivo para ir alterando/ajustando, a previsão. Neste momento ainda não surgiram indícios que me indiquem que algo deva ser alterado.

EMHO, não conselho de investimento.
Anexos
20030213_sp2.gif
20030213_sp2.gif (27.03 KiB) Visualizado 639 vezes
<b>Capablanca</b>

Gráficos anotados dos principais mercados

por Capablanca » 13/2/2003 20:44

Depois de um dia de trabalho não tenho paciência para grandes análises, mas como tenho vindo a dizer que iria analisar vou pelo menos deixar os gráficos anotados e pequenos comentários para os principais índices internacionais.

Em relação ao S&P, como o arranque a partir do suporte dos 775 em Outubro foi feito com 4 velas extremamente compridas directamente até aos 880 pontos, o índice não tem agora suportes nesta zona. Como subiu sem resistências, não criou suportes que agora sustentem a descida.

A tendência de curto/médio e longo prazo é de descida. Os indicadores de momentum estão oversold mas sabemos que isso apenas funciona em trading markets, em trending markets como o que temos agora este tipo de indicadores podem estar oversold durante muito tempo. Por outro lado o sinal de compra apenas seria dado no caso do SO sair do estado oversold.

Saliento ainda a capacidade que a MMe 10 dias (a verde) tem tido como resistência aos pequenos ressaltos do S&P (o mesmo tem acontecido no Comp. e NDX).

Parece-me mais ou menos evidente, pelo menos tendo em conta exclusivamente a AT, que o S&P vai testar os 775 neste move. Claro que provocará muitos sustos intraday aos shorts e até poderá ter alguns dias positivos pelo meio, mas conto fechar os meus shorts a 854 nessa zona dos 775, para depois os reabrir novamente para a grande viagem, que promete ser rápida e violenta !

Em termos de longo prazo é conhecida a posição do Autor, mas no post seguinte colocarei um gráfico de longo prazo que ilustra essa posição.

EMHO, não conselho de investimento !
Anexos
20030213_sp.gif
20030213_sp.gif (22.69 KiB) Visualizado 673 vezes
<b>Capablanca</b>

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Casconho, chico_laranja, IX Hispana, JorgeLima73, LionHeart, Mar58 e 238 visitantes