Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E agora algo de desconsertante...O bear market acabou

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

bull bear

por Aragorn » 12/2/2003 22:55

Concordo que antes do "bull" (e so vale a pena falar nele numa perspectiva de medio prazo) tem de vir a ocnsolidaçao.
Ate posso concordar que os minimos ja tenham sido alcançados.
O que dificilmente concordo é que o motor desse novo "bull market" venha a ser o indice nasdaq (pelo menos na sua forma actual), e passo a explicar porque:
para o tal bull market, um factor é fundamental: I-N-O-V-A-Ç-A-O!
na base de todas as euforias compradoras esteve a inovaçao tecnologica (caminhos de ferro, telefones, internet, etc etc imagine-se até tulipas)
A ultima foi a "euforia" da Internet, é necessario pensar que essa "moda" ira mudar radicalmente o nosso estilo de vida para melhor.
Porque o rebentar da bolha tao rapido? por 2 motivos:

1- Abriu-se a "lata" e nao se encontrou nada lá dentro.
2- Como é que se contabiliza uma empresa que tenha 1 pagina de Internet?????

Claro que na nossa era, os ciclos tecnologicos sao cada vez mais curtos (assim como a inovaçao), pelo que admito que o proximo "bull" market esteja para breve, mas nao sem uma "invençao" genial pelo meio.

Ora: as acçoes que estarão na base dessa nova fase ascendente, nao serao, a meu ver de novo, as mesmas da ultima (nunca o foram - ou seja, por miudos, a PTM nao vai obviamente voltar aos cento e tal euros eheheh) mas sim outras, as tais que produzem algo de "inovador",ai sim se vai "recuperar" o $$$ perdido, e nao nas mesmas de sempre (se bem que, claro, numa fase dessas, essas acçoes b sobem qq coisa).
Assim, só se o Nasdaq mudar radicalmente de titulos sera o tal motor desse novo bull!

Mas para já, vamos esperar que as acçoes nao caiam, antes de começar a pensar que elas possam subir!

Um abraço

Registado: 6/11/2002 2:27

por Matraquilho » 12/2/2003 20:21

LOLOLOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLlll

os mercados não caem

lololllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

Absolutamente de acordo com este prognóstico de kim

por Visitante2 » 12/2/2003 20:18

Penso que este comentário de kim é muito apropriado.
Tambem penso que o mercado já fez os minimos e agora apenas necessita de ultrapassar a crise iraquiana para ir para cima com convicção.
E a prova disso é que perante todas as incertezas, perante todos os perigos os mercados não caem, antes andam de lado. Aliás foi no fundamental isto que escreveu kim onteontem, que o Grenspan disse ontem!
Visitante2

Re: ninguém pode prever...

por Antunes » 11/2/2003 14:01

djovarius Escreveu:... o fim do Bull ou do Bear, mas li há meses uma matéria interessante na "Money" que falava bastante sobre este assunto. Em resumo, concluia-se o seguinte:
- que em 1982, o Bull começou durando até 2000, como se sabe, porém começou no auge da crise económica, se se lembra, o mês de Setembro desse ano foi conhecido pelo Setembro Negro, uma vez que muitos países foram ao FMI em desespero. Nem Portugal foi excepção.

- Quando o Bull Market começou, isso sucedeu de uma forma gradual e tão lenta que muitos só o reconheceram 3 a 4 anos depois, aré porque a descrença em 1982 estava no máximo, não poupando os crónicos optimistas.

- A maioria do dinheiro que entrou nos mercados desse Bull, só entrou a partir de 1997, o que terá ampliado demasiado a bolha, o que precipitou o fim do Bull Market, no auge do crescimento económico.

- Last but not least - hoje sabe-se que o smart money entrou em forte após a guerra do Golfo, lamentando não ter entrado mais cedo, mas já entrou com a certeza de bons investimentos. Esse dinheiro começou a sair em 1999 e desapareceu do mercado ao longo de 2000. É interessante verificar que nota-se rapidamente a entrada num período bear, mas o mesmo não acontece em relação a uma época Bull.

Excelente tema de discussão, parabéns a quem está a participar

um abraço tropical

djovarius

Caro djovarius,

Ninguém o nota porque antes de ele (o bull) acontecer, o marasmo é total nos mercados de capitais. Não sei se irá acontecer o mesmo no futuro, ou seja, o marasmo poderá não durar tanto como nos anos 80 mas que terá que haver uma aterragem suave nas cotações, disso não tenho dúvidas!

Registado: 4/12/2002 11:16

ninguém pode prever...

por djovarius » 11/2/2003 13:36

... o fim do Bull ou do Bear, mas li há meses uma matéria interessante na "Money" que falava bastante sobre este assunto. Em resumo, concluia-se o seguinte:
- que em 1982, o Bull começou durando até 2000, como se sabe, porém começou no auge da crise económica, se se lembra, o mês de Setembro desse ano foi conhecido pelo Setembro Negro, uma vez que muitos países foram ao FMI em desespero. Nem Portugal foi excepção.

- Quando o Bull Market começou, isso sucedeu de uma forma gradual e tão lenta que muitos só o reconheceram 3 a 4 anos depois, aré porque a descrença em 1982 estava no máximo, não poupando os crónicos optimistas.

- A maioria do dinheiro que entrou nos mercados desse Bull, só entrou a partir de 1997, o que terá ampliado demasiado a bolha, o que precipitou o fim do Bull Market, no auge do crescimento económico.

- Last but not least - hoje sabe-se que o smart money entrou em forte após a guerra do Golfo, lamentando não ter entrado mais cedo, mas já entrou com a certeza de bons investimentos. Esse dinheiro começou a sair em 1999 e desapareceu do mercado ao longo de 2000. É interessante verificar que nota-se rapidamente a entrada num período bear, mas o mesmo não acontece em relação a uma época Bull.

Excelente tema de discussão, parabéns a quem está a participar

um abraço tropical

djovarius

Registado: 10/11/2002 19:32

Sim isto vai tudo para a lua...Kim

por Scubawarrior » 11/2/2003 12:46

Concordo, obrigado por me acordares para essa nova brilhante realidade !!

obr kim muito obrigado andava um pouco dístraido e bem vindo, é de pessoas esclarecidas como tu que o forum e o mercado precisa e com muito dinheiro para seres recompensado pelo efeito crescente da multiplicação num bull market
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Alerto só para o seguinte...

por Waterman (Nick) » 11/2/2003 12:30

Todos os Bear Markets foram liderados pelo sector que deu origem ao Bull Market que o precedeu.

Mas nunca foi esse mesmo sector que liderou o Bull seguinte...

Seremos nós previligiados?....Penso que não.

Um abraço!

P.S.: Tanto que poderia aqui escrever a propósito do texto do Kim (desconcertante é um facto), mas basta-me referir este detalhe e relembrar que esta conversa nos tem alimentado (aos Bears).
"You have to swim with the tide or stay out of the water"

Registado: 16/1/2003 23:50

Não me parece que será a banca...

por Antunes » 11/2/2003 12:23

...penso que serão as blue chips em geral que iniciarão o arranque mas antes disso terão que poisar suavemente e fazer uma base!

Dificil

por War Ant » 11/2/2003 12:12

é adivinhar o fundo do poço.
Já agora, pergunto aos mais experientes se não existem sectores cujo comportamento funcione como um "leading indicator" para a generalidade dos mercados? é que há uns anos li no BI que a banca era sempre o sector que recuperava primeiro destas situações. Comentem, please!
SAÚDE!

Registado: 7/11/2002 17:48

Só uma questão?

por Antunes » 11/2/2003 10:55

Com "exitantes" penso que quer dizer hesitantes? :?

Com guerra ou sem guerra...

por Surfer » 10/2/2003 23:29

O caminho é para baixo, a probabilidade de guerra ou mesmo a sua concretização é mero ruido para o mercado, o quem vai no "leme" do mercado é economia e essa infelizmente está mal e não se vé ainda num futuro proximo qual o caminho certo.

Com ou sem guerra, novos minimos vem ai no curto/médio prazo, isso é inevitavel, lembem-se que a moiria de nós nunca viveu um longo bearmarket, tivemos um bullmarket de com cerca de duas decadas e poucos tem a experiência de sobreviver num bearmarket destas caracteristicas.

Tenham em conta também, que é a esperança dos bulls que alimenta o bearmarket e desde 2000 que fomos invadidos com todo o tipo de noticias, justificações e argumentos sobre este bearmarket e todos foram falsos, raramente se aprofunda o verdadeiro problema da economia.

A expectativa da guerra e o facto de se acreditar que a seguir à guerra os mercados sobem é do mais bearish que hà e que ouvi nos ultimos tempos. A seguir à guerra, com ou sem guerra os mercados, pouco depois deveram voltar à tendência dominante.

Estarei errado?! É uma possibilidade, mas eu estou bear e não procuro fundos, logo não me preocupo.

Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Provedor » 10/2/2003 22:13

jarcorreia Escreveu:Também estou convencido que o próximo movimento é para cima. Há no entanto uma reserva que se prende com o desfecho do problema iraque. Para já o mercado provavelmente vai respirar de alívio.

Concordo cada vez mais com os que defendem que não vai haver guerra. O que não invalida que algo de trágico ocorra em Bagdad. De seguida só haverá um caminho.

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

por jarcorreia » 10/2/2003 22:09

Também estou convencido que o próximo movimento é para cima. Há no entanto uma reserva que se prende com o desfecho do problema iraque. Para já o mercado provavelmente vai respirar de alívio.
jarcorreia

por Patdav » 10/2/2003 20:48

8-) :lol: :P :)

Prazer Kim

Sendo assim!

Junte-se a nós!....... Penso, que ainda não há nenhum membro com o nick "Kim" :wink:

Cump
Patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Carocha » 10/2/2003 20:46

Mas o mercado é isto mesmo há sempre compradores e vendedores... e a paciencia de quem acertou nas analises é recompensada.
Em Bull basta comprar e ter paciencia para esperar, e depois recolher os lucros quando apetecer... E apenas por curiosidade, já começou a comprar?
Em Bear basta vender e ter paciencia para esperar, a conta tambem engorda mais cedo ou mais tarde... Eu como acredito que o Bear tá para durar e que estamos ainda longe do fundo, mantenho-me curta e até agora não me posso queixar.

Por isso, não acho a sua opinião desconcertante... é a sua visão das coisas, o tempo dar-lhe-à ou nao razao : )

Bons negocios!
Se a verdadeira beleza é a interior, aposta na lingerie!

Registado: 25/11/2002 0:04

E agora algo de desconsertante...O bear market acabou

por kim » 10/2/2003 20:15

Ao contrário da generalidade dos participantes deste forúm e de muitos analistas nacionais e internacionais, tenho a firme convicção que o mercado já fez os minimos em Outubro e não irá quebra-los. Para mim o bear market acabou. Não quer isto no entanto dizer que já entramos em Bull market, mas tão só que os minimos já foram feitos!
Estaremos porventura até á clarificação da situação politica internacional em "banho maria", mas após a sua resolução o mercado irá encetar uma subida consistente e entrará convictamente em Bull mode.
Ao contrário de muitos participantes e analistas, considero que o indice lider é defenitivamente o Nasdaq. Foi ele o responsável pelo último Bull market, foi também ele o responsável pelo bear market que se seguiu e será também ele o motor do proximo Bull market.
Se analisarmos muitas das acções lideres do Nasdaq, verificamos que o pânico vendedor já aconteceu em Outubro, e quase todas já quebraram as linhas de tendencia negativas de longo prazo. Para essas acções o Bull market já começou!
O bear market começou no inicio de 2000, há tres anos portanto. O verdadeiro crash trouxe o Nasdaq de um valor de 5000 pontos para os 1100. A correcção está feita. A correcção "derreteu" triliões de dolares, liquidou centenas de empresas, empobreceu milhões de investidores. A selecção está feita! Quer a nivel de empresas, quer a nivel de investidores.
Durante estes tres anos de Bear market assistimos a tudo. Ataques terroristas inimagináveis, gigantescas falencias fraudulentas, degradação económica e social, dimuição das expectativas futuras. Tudo o que de mau podia acontecer, aconteceu.
Hoje, os mercados sabem com aquilo que podem contar. As expectativas estão mais realistas, o sistema corrigiu deficiencias e eliminou os mais fracos. Estão reunidas as condições objectivas para se iniciar um novo ciclo de expansão.
Naturalmente que vai ser uma recuperação lenta, a desconfiança ainda é grande, os primeiros passos dessa recuperação serão pequenos e exitantes.
O ano de 2003 será essencialmente um ano em que se passará do pessimismo para o optimismo. As subidas serão limitadas e exitantes, mas será o primeiro ano de Bull market. Grandes subidas só para 2004 e seguintes. Mas 2003 será sem dúvida já um ano de grandes ganhos em acções especificas.
Alguns perguntarão o que me fará ter esta opinião "optimista" que contrasta com a generalidade do concenso geral?
Alguma experiencia de mercado, cerca de 10 anos, uma boa dose de senso comum, algum felling, e observação tecnica.
Deixemos então o futuro falar...

Cumps
kim

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: LMMV, niceboy, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1 e 296 visitantes