Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quem compra e quem vende no Nasdaq 100

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

CyberNet ...

por Capablanca » 13/2/2003 15:03

... para perceberes não a teoria económica, mas porquê que eu afirmo que a oferta de moeda vai subir muito, tens de ler este artigo muito importante do Governador do FED Ben Bernanke, cujo link consta no artigo do Autor, «2003, segundo César Borja»:

http://www.federalreserve.gov/boarddocs ... efault.htm

Para explicar como se pode aumentar a Oferta de Moeda em termos teóricos teria de trabalhar muito, inclusivé ir rever algumas matérias da faculdade :-)

Abraço !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

He he he

por CyberNet » 13/2/2003 4:43

:) Já percebi que este tópico ficou esquecido. :)

:( Logo não há resposta! :(

8-) Compete-me a mim, a estas horas, traze-lo cá pra cima! 8-)

:) he he :)

:mrgreen: :mrgreen:

:| Mas... :|
:x Não acho piada nenhuma! :x

:mrgreen: :mrgreen:
CyberNet

Capablanca: Só estou confuso neste ponto.

por CyberNet » 11/2/2003 2:40

Capablanca: Só estou confuso neste ponto: :?

Capablanca disse:

Não, é apostar que na face de todos os bancos centrais do Mundo a imprimir moeda que é uma loucura para reflacionar o planeta, o ouro é o único local seguro para alocar as suas poupanças. Enquanto a oferta de moeda está a subir velozmente, a oferta de ouro é a menor de muitos anos, pois grande parte das empresas extractivas faliu no último bear market.

Porque é que sobe loucamente a oferta da moeda?

1) A oferta da moeda sobe devido a emissões dos bancos centrais ou...
2) A uma descida generalizada das taxas de juro das autoridades monetárias?
3) (Até podem ser ambos os pontos 1 e 2)

Mas...(?)
Os bancos centrais não podem emitir moeda assim "à la gardene", sem mais nem menos (existem regras, se não estou em erro!) :oops: ,
logo eu presumo :oops: que seja devido à descida generalizada das taxas de juro...

Mas...(?)
Será que esta descida do preço do dinheiro significa assim um aumento tão forte da moeda em circulação?
Se assim fosse não se deveria começar a sentir uma "ténue" recuperação?
E tal parece não estar a acontecer! :(

Vejamos o exemplo do Japão:

Há cerca de 10-11 anos em crise e o preço do dinheiro já está a 0%.
não existe inflacção (os economistas até dizem que é saudável um pouco de inflacção);
Existe deflacção... e as autoridades monetárias parecem não saber como combater esse fenómeno|

Agradecido desde já os esclarecimentos!

CyberNet
:shock: :|
CyberNet

por Bicho » 10/2/2003 19:10

A minha mãe, que é muito mais nova que as vossas avós, no outro dia quando eu lhe perguntei se queria derreter o ouro das jois e despejar em barrinhas no mercado perguntou-me qual era a cotação do ouro. Resposta: "Deixa estar filho, ainda perco dinheiro"...

ehehehehehe

Registado: 6/2/2003 21:14

Re: Provedor, nos anos 60 ...

por Provedor » 10/2/2003 16:47

ó Capablanca, quando se referiu à avó pensei que era a senhora que comprava anéis e fios de ouro, entre outras jóias, como forma de se defender do efeito inflaccionista, entre outros. Nunca na minha vida imaginei que se referisse à avó que investe nos mercados internacionais do ouro! Até porque nessa altura cá em Portugal era complicado fazer transacções com o exterior.

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

por Visitante » 10/2/2003 16:46

Julgo que o preço que apontas para 1971 é nominal, pelo que a subida de 900% deve (mais ou menos) equivaler à inflação, ou mesmo menos.
Visitante

Oh Capablanca!

por CyberNet » 10/2/2003 16:45

O malandro :mrgreen: do Provedor, nunca o vi assim:
está turbo-comprimido; com um speed que ninguém o agarra!

É do café ou... a noite correu lindamente e foi livre de insónias! :mrgreen:

Hihihihihhihihi...

:wink:
CyberNet

Provedor...

por Surfer » 10/2/2003 16:44

Já estava a estranhar que estava aqui a faltar qualquer coisa sempre que surge aqui um tema longo. O provedor, pois claro! :mrgreen:

Caro Provedor e para si o que vale a vida humana?! Muito suponho eu, o mesmo acontece comigo. Agora quanto valerá a vida humana para os bandidos, assasinos, etc...?! Pode ser valorossima mas quem não pensar assim, vale o quê?

Meu caro, se questionarmos as coisas desta forma entramos numa espiral que não nos leva a lado nenhum.

O que nos interessa é a tendência do Ouro e o facto de no momento actual é o bullmarket que tem mais pricing power.

Let's trade the numbers and forget the story! :wink:

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Provedor, nos anos 60 ...

por Capablanca » 10/2/2003 16:43

... e até 1971 o ouro estava congelado nos 35$. Com a cotação actual nos 372 a minha avó ainda ganha, sem contar com a inflação, 962%. MAs o meu objectivo não é demonstrar que o ouro sobe no muito longo prazo.

Apenas que vai subir nos próximos 2 a 5 anos. E que está a subir desde o meio de 2001, enquanto os mercados em geral de desfazem. A maioria fica agarrada às velhas crenças e não compreende os fundamentais do mercado, daqui a uns anos, com a cotação substancialmente mais elevada, tudo será claro como água para os fundamentalistas não macroeconomistas.

O problema do caro Visitante é analisar as coisas sempre numa perspectiva micro. Não se deveria imiscuir pelos caminhos da macro, assim como eu me deveria abster de comentários microeconómicos ... é bom estarmos a conversar, a acrescentar valor, mas talvez não valha a pena debatermos mais a questão macro, espero que me ensinem algo, e não me parece que vá ser nesse campo.

Uma boa tarde !
<b>Capablanca</b>

Platina? Pode ser, está no máximo de 20 anos ...

por Capablanca » 10/2/2003 16:36

... e já agora prata, também pode ser. Mas também pode costeletas de porco, alumínio, sumo de laranja, tudo o que seja commodities, já viu como está o CRB Index? Faz parte do processo de reflação ...

A platina vale mais do que o ouro, olhe, há pouco tempo até o Harrison Ford ofereceu à noiva um anel de noivado, não de ouro, mas de platina, no valor de 300.000 euros !

«Nada destingue o Ouro de qualquer coisa rara a não ser, como apontam, a história. Mas certamente, na história, também os soldados romanos achariam estranho se alguém lhes dissesse que com tempo suficiente, o sal que lhes pagavam não valeria nada. »

Certamente achariam estranho. Mas, o sal não é comparável com o ouro, porque insiste nessa comparação? O sal é perecível, e é facílimo aumentar a sua oferta. O ouro dura milénios sem se deteriorar, e é raro. É claro que o ouro nunca perderá valor como o sal, são activos completamente diferentes. Se conhecer alguém que tenha uma pedra filosofal eu digo-lhe que vai acontecer ao ouro o mesmo que ao sal ... mas não me diga que acredita no Harry Potter?
<b>Capablanca</b>

Re: hehehe, sal?

por Provedor » 10/2/2003 16:33

Capablanca Escreveu:Pode, mas ninguém o recusa. Alguém o recusa? As notas valem devido a uma relação de confiança. Se a confiança se quebrar (espero que não, acho que não), as notas nada valem. O ouro não depende de ninguém, é valioso em toda a parte do Mundo e todas as pessoas lhe reconhecem valor. Já experimentaste ir, sei lá, à China comprar coisas em euros? Não aceitam, nem no Brasil aceitam ... por isso, essa da lei, enfim, mas esses não são os argumentos.

Nem estes são os argumentos. Mais facilmente num país como a Turquia e Polónia se compra o que se quiser em EUR do que com ouro sem se ser depenado, literalmente.

Capablanca Escreveu:Não, a PAD era irrecional, o ouro só é irracional para quem não o compreende, ou é novo demais para o compreender. Pergunte à sua avó se o ouro vale ou não, ela certamente ainda se lembrará da segurança do ouro e como subiu tanto nos anos 70 ...

Capablanca, essa verdade popular há muito que passou à história. Diga lá à sua avó para vender agora o ouro que comprou nos anos 60 ou 70 para ver quanto é que lucrou neste espaço de tempo. Pode ser que tenha uma surpresa. Como eu gosto da minha, nem lhe digo para ir a um ourives perguntar quanto é que lhe dão pelos anéis e fios de ouro.

Capablanca Escreveu:Esta é demais, então o sal não pode ser produzido em quantidades ilimitadas? O Ouro é raro, muito raro. É por isso que é tão valioso.

Pois, mas na altura em que o sal era tão valioso, não se produzia em quantidades tão ilimitadas. Entre outras coisas sabe porque é que era tão valioso? É que não havia frigoríficos! (entre outras coisas do nosso tempo) Quanto ao ouro, sabe o Capablanca que é tudo uma questão da relação procura/oferta. Pode ser raríssimo mas se ninguém o quiser, vale o quê? O mesmo se passou com o sal.

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

por Visitante » 10/2/2003 16:30

Porquê Ouro e não Platina?

Porquê Ouro e não outra coisa qualquer rara?

Nada destingue o Ouro de qualquer coisa rara a não ser, como apontam, a história. Mas certamente, na história, também os soldados romanos achariam estranho se alguém lhes dissesse que com tempo suficiente, o sal que lhes pagavam não valeria nada.
Visitante

hehehe, sal?

por Capablanca » 10/2/2003 16:24

... bom, vamos responder ponto por ponto:

«Sobre o ouro servir para o mesmo que as notas, não é verdade, legalmente ninguém pode recusar notas, e qualquer um pode recusar ouro (ou bida-lo muito abaixo do mercado). »

Pode, mas ninguém o recusa. Alguém o recusa? As notas valem devido a uma relação de confiança. Se a confiança se quebrar (espero que não, acho que não), as notas nada valem. O ouro não depende de ninguém, é valioso em toda a parte do Mundo e todas as pessoas lhe reconhecem valor. Já experimentaste ir, sei lá, à China comprar coisas em euros? Não aceitam, nem no Brasil aceitam ... por isso, essa da lei, enfim, mas esses não são os argumentos.

«Sobre a PAD não servir para nada e ter subido, exacto. E acha que as apostas em irracionalidades são boas apostas? »

Não, a PAD era irrecional, o ouro só é irracional para quem não o compreende, ou é novo demais para o compreender. Pergunte à sua avó se o ouro vale ou não, ela certamente ainda se lembrará da segurança do ouro e como subiu tanto nos anos 70 ...

«Acho engraçado quando leio artigos como um a dizer que vem aí um "ten sigma event" que levará o ouro por aí acima. Então e acham que é de apostar num "ten sigma event" (algo extremamente improvável)? Mais vale por dinheiro na lotaria ou no totoloto, pois ganhar aí também deve ser "ten sigma". »

O Jim Puplava é, por vezes, oportunista. Ele não precisa disso para justificar a subida do ouro. Mas, já agora, onde está esse artigo do «Ten-Sigma», ele já o escreveu? Não o encontro no financialsense.com ...

«4000 anos porque está a acontecer, pouco a pouco, ao ouro o mesmo que aconteceu ao Sal (de onde vem a palavra "salário"). Era moeda e está a deixar de ser. »

Esta é demais, então o sal não pode ser produzido em quantidades ilimitadas? O Ouro é raro, muito raro. É por isso que é tão valioso.

«Sobre se vai mais acima? Tanto pode ir como não ir, mas não é racional apostar em que vai. Apostar em que vai muito mais acima é apostar que há mais "Greater fools" que vão comprar mais caro. »

Não, é apostar que na face de todos os bancos centrais do Mundo a imprimir moeda que é uma loucura para reflacionar o planeta, o ouro é o único local seguro para alocar as suas poupanças. Enquanto a oferta de moeda está a subir velozmente, a oferta de ouro é a menor de muitos anos, pois grande parte das empresas extractivas faliu no último bear market.

Abraço.
<b>Capablanca</b>

Visitante...

por Surfer » 10/2/2003 16:20

Se não acredita num bullmarket no Ouro tudo bem, cada um tem direito a opinião e agir em conformidade.

Agora não entendo que porque razão se preocupa em relações a outros que tem uma opinião diferente da sua, eles estão agir em conformidade com a analise e opinião deles, aliás neste caso estão de acordo com a tendência do Ouro.

Trade the numbers, forget the story!

Surfer

por Visitante » 10/2/2003 16:05

4000 anos porque está a acontecer, pouco a pouco, ao ouro o mesmo que aconteceu ao Sal (de onde vem a palavra "salário"). Era moeda e está a deixar de ser.

Sobre se vai mais acima? Tanto pode ir como não ir, mas não é racional apostar em que vai. Apostar em que vai muito mais acima é apostar que há mais "Greater fools" que vão comprar mais caro.
Visitante

por Visitante » 10/2/2003 16:02

Sobre o ouro servir para o mesmo que as notas, não é verdade, legalmente ninguém pode recusar notas, e qualquer um pode recusar ouro (ou bida-lo muito abaixo do mercado).

Sobre a PAD não servir para nada e ter subido, exacto. E acha que as apostas em irracionalidades são boas apostas?

Acho engraçado quando leio artigos como um a dizer que vem aí um "ten sigma event" que levará o ouro por aí acima. Então e acham que é de apostar num "ten sigma event" (algo extremamente improvável)? Mais vale por dinheiro na lotaria ou no totoloto, pois ganhar aí também deve ser "ten sigma".
Visitante

Breakout!

por Paciente » 10/2/2003 16:02

I love this chart!
Anexos
33yeargold.gif
33yeargold.gif (45.01 KiB) Visualizado 2304 vezes

Registado: 5/11/2002 10:44

Caro visitante

por La Palisse » 10/2/2003 15:36

A Pad é necessária porquê?um montão de empresas de nova tecnologia que faliram são necessárias porquê? por nada e no entanto isso não as impediu de ter o seu bull-market,aliás nem vou discutir isto mas o ouro é mto mais necessário do que pode à 1ªvista parecer nem que seja como refugio até mas não só psicológico em certas épocas.deixe lá o ouro ter o seu bull-market que bem merece,de qualquer modo ele no fim não irá por certo à falência.cumtos
La Palisse

Caro ...

por Capablanca » 10/2/2003 15:35

... vejo que infelizmente não leu o artigo «2003, segundo César Borja», em que ele explica o seu gráfico de 650 anos do ouro, que reproduzo:

Imagem

«Verificamos neste gráfico com 650 anos de história do Ouro (a preços de 1999) que na época anterior aos Descobrimentos a cotação era extremamente elevada, na ordem dos 2.000$ por onça. Porém, por volta de 1500 e até 1650, as Descobertas de portugueses e espanhóis, e mais tarde de outros povos, inundaram o mercado de oferta trazida das novas terras, descendo o preço do ouro para valores em torno dos 400-600 $ por onça. Esta mudança estrutural profunda no mercado, com uma grande expansão da oferta sem aumento correspondente na procura, foi um acontecimento único na História, e a situação anterior aos Descobrimentos naturalmente nunca será recuperada. Por isso, as cotações anteriores a 1650 não servem para efeitos de previsão futura, pois respeitam a determinadas condições que nunca mais foram repetidas nem serão no futuro.

Portanto, olhe-mos para a evolução a partir de 1650, altura em que as moedas em circulação eram de Ouro e Prata (depois abandonou-se o bimetalismo, passando a vigorar exclusivamente o Ouro). Tirando duas quedas por volta de 1800 (não foram quedas do valor do metal, mas sim de subida da inflação, e como o gráfico está a preços reais, subindo a inflação o gráfico desce, mesmo mantendo-se mais ou menos inalterado o valor do Ouro). »

Para que serve o Ouro? hehehe, para que servem as notas?

Abraço !
<b>Capablanca</b>

4000 mil anos?!

por Surfer » 10/2/2003 15:31

Anonymous Escreveu:O Ouro é necessário PORQUÊ?

De resto, parece-me que um gráfico de (muuuuuiitoooo) longo prazo que aqui uma vez deixaram mostrava que o Ouro estava num Bear market há 4000 anos. Será que é desta que vira?

Caro visitante, quatro mil anos?!

O que é que terá acontecido na altura, para se iniciar um bearmarket tão longo?!

:mrgreen:
Surfer

visitante...

por parsp » 10/2/2003 15:31

Caro Visitante:
Acha que esta subida digo "sustentada" é um "rally" de inicio de época, ou uma "temporada de longos rallys"

cumps
parsp

por Visitante » 10/2/2003 15:27

O Ouro é necessário PORQUÊ?

De resto, parece-me que um gráfico de (muuuuuiitoooo) longo prazo que aqui uma vez deixaram mostrava que o Ouro estava num Bear market há 4000 anos. Será que é desta que vira?
Visitante

purinho

por parsp » 10/2/2003 15:21

Creio em meu ver, que astamos mesmo no secular bull do ouro e não adianta contrariar a realidade. O Capablanca fez uma análise excelente no seu artigo de previsão e concordo com ele.
Não nos esqueçamos que o papel moeda é uma "invenção" de "poucos séculos", comparado com o metal amarelo (agora também mais branco que as senhoras gostam), tem cerca de meis centana de milénios e que com as suas oscilações seculares tem vindo a servir de base à economia.
Tal como o ouro negro(essencial ao desenvolvimento das economias capitalistas), o ouro metal, é necessário a essas mesmas economias.
Podemos aplicar aqui um dos fundamentos "Marxianos" (a tese, a antitese e a sintese), ou um daqueles ciclos económicos de Kondratiev (daqueles que duram cerca de 50 anos).

É por demais evidente esta subida e não seria racional contrariala. Quando rebentar é obvio que não vais sobrar pedra sobre pedra, mas isso foi o que aconteceu com as tecnológicas.

Eu estou dentro e a acumular. E acho que todos devem aproveitar.

Cumps
parsp

Lembras-te do «corner»?

por Capablanca » 10/2/2003 14:52

A situação (que é rara, mas possível) foi avançada por ti. É natural que o COT dê os commercials short - eles estão short em 4 anos de produção global de ouro ! Foram 20 anos de pedir emprestado ouro aos bancos centrais a taxas inferiores a 1%, venderem o ouro short no mercado e colocarem o capital recebido a render mais de 5% nas obrigações sem risco. Easy money durante 20 anos cria muitos vícios. Mas, é preciso adaptarmo-nos às novas tendências.

Penso ser claro que a subida do ouro não poderá mais ser considerada como um ressalto contra a tendência de longo prazo bear. O ouro está no máximo de 6 anos, é um bull market. É um bull market com 1 ano e meio de idade depois de 21 anos de bear market. Ninguém investe no ouro, nem as corretoras estão preparadas, é dificilimo comprar ouro para investimento em Portugal. O potencial desta tendência é enorme. Agora, obviamente isto não vai de um tiro. Terá avanços e recuos, com os avanços sempre maiores que os recuos, até que a massa, o público em geral, aderirá à nova mania assim como aderiu à bolha tecnológica.

A unica certeza que temos quando uma bolha especulativa estoira é que, algures no futuro, virá outra para a substituir. Sempre foi assim e sempre será assim. Podes ter razão quando dizes que no muito longo prazo (mais de 10 anos), o ouro vai voltar a cair, e aquelas empresas mineiras nada valem. Mas, e voltando à tua comparação da PAD, já sabias que ela nada valia a 10 euros, mas, teria sido acertado shortá-la? A seguir, em 3 ou 4 meses, foi aos 50 euros ! Portanto, cuidado com as convicções fundamentais, especialmente quando elas não são corroboradas pela tendência do mercado.

É que eu só cismo numa coisa enquanto o mercado me der razão. Pois o próprio mercado cria uma parte do futuro macroeconómico, é a Teoria da Reflexividade do Soros.

E com isto me calo que já estou a chatear :mrgreen: , vou almoçar (mesmo) :wink:
<b>Capablanca</b>

O problema na tua aplicação ...

por Capablanca » 10/2/2003 14:31

... do COT é que estás a fazê-lo contra a tendência de médio e longo prazo do próprio mercado. Como disse para o NDX, é preciso relacionar o COT com a AT. Estás a usar o COT contra a AT (enquanto que no NDX ambos concordam). Não me parece correcto. Isto porque não sabes qual o potencial que existe por trás de cada lado, comprador e vendedor, não sabes quando vai terminar a tendência.

Abraço.
<b>Capablanca</b>

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre_MF, fatura.pt, Google [Bot], niceboy, PacoNasssa, Pmart 1 e 326 visitantes