Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Update - DAX, SPX e COMPX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Update - DAX, SPX e COMPX

por MarcoAntonio » 9/2/2003 20:43

:arrow: DAX - Encontra-se a ameaçar a zona de suporte em torno dos 2600pts. Realizou um novo <i>lower-high</i> logo no início da semana numa vela que indicíava inversão de novo para <i>swing</i> de baixa e assim foi. Note-se ainda que em termos de fecho o DAX realizou um novo mínimo na sexta-feira.

:arrow: SPX - depois de ter consolidado entre os 845 e os 780pts, acabou por quebrar em baixa na quinta feira e na sexta prosseguiu o movimento descendente. Em termos técnicos continua a ser destes três o que se encontra numa situação mais <i>bearish</i> e mais desamparada. Não vejo qualquer suporte credível nesta zona, além de que (um pouco à semalhança do DAX) tinha um suporte horizontal muito bem delineado, o qual foi quebrado e «retestado», conforme descrevi no update anterior.

:arrow: O Nasdaq Composite tem a vantagem de apresentar uma potencial zona de suporte em torno dos 1250pts. De resto continua a realizar mínimos e à semelhança dos restantes índices analizados fechou praticamente nos mínimos da semana.

Em resumo, a generalidade dos índices apresentaram uma pequena consolidação nos finais de Janeiro e iniciaram o mês de Fevereiro a quebra-la em baixa. O Nasdaq e o SPX apresentam por enquanto um <i>downside</i> apreciável enquanto o DAX encontra-se em cima de um suporte horizontal o qual a ser quebrado levará o DAX a realizar novos mínimos de longo-prazo. Assim, a semana só nos trouxe mais dados negativos do ponto de vista técnico (quebras de consolidação em baixa e realização de novos mínimos relativos). Não existem sinais de exaustão ou capitulação, nada nos faz acreditar por enquanto numa inversão. Os volumes tendem agora a baixar ligeiramente o que também não é (nesta altura) um dado animador, representa o arrefecer do mercado e o desânimo que se vai instalando. Assim, mantenho a opinião <i>bearish</i> para os três índices, à semelhança dos 3 updates anteriores.
Anexos
dax-20030208a.gif
dax-20030208a.gif (15.9 KiB) Visualizado 434 vezes
compx-20030208a.gif
compx-20030208a.gif (18.08 KiB) Visualizado 430 vezes
spx-20030208a.gif
spx-20030208a.gif (18.39 KiB) Visualizado 425 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40913
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: camadualo, Google [Bot], Heldroo, jprgodinho, LMMV, Manchini888, MR32, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu e 187 visitantes