Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Justificação da compra de Silverado Gold Mines (SLGLF)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

caro visitante

por cmafonso » 7/2/2003 12:31

nao faço aqui de advogado de ninguem mas nao lhe parece que exagerou algo nos adjectivos utilizados ao comentar a analise trabalhada dum companheiro que dedicou algum do seu precioso tempo a esclarecer a sua(dele)posiçao em relaçao ao activo em questao? sabe caro visitante aparecer por aqui a" paisana " mandar umas atoardas em quem pretende ajudar os menos elucidados(eu sou um) nao me parece que ajude a camaradagem e espirito de entreajuda que se espera para um local destes.tenho dito.

Registado: 6/12/2002 0:05

BonVivant, The X-Peculator ...

por Capablanca » 7/2/2003 12:24

... não responde a solicitações de análises, aliás, o General não discute sobre mercados. Dá as suas recomendações, justifica-as, e apresenta a sua Carteira actualizada quando necessário.

Para essas coisas, estou cá eu.

Ora, penso que não podes estar na DROOY com essa atitude do «não ata nem desata». Big movements take time to develop, a DROOY está a consolidar. Algum dia, esteja sol ou a chover, faz um marubozu branco e dispara para novo máximo. É essa a tendência. Agora, para quem quiser transaccionar, não parece ser neste momento a melhor aposta. o Autor tem a DROOY para o longo prazo, a preço médio de 4.56, é a sua holding com pior performance, onde perde cerca de 10%. Não está minimamente preocupado ou ansioso. Tem a sua carteira de position trading. Tem a sua carteira de day trading. E tem a sua carteira de longo prazo. A DROOY figura lá.

Ora bem, deixo aqui um gráfico de longo prazo (o mais longo prazo que tenho, mas em 1980 a DROOY esteve a 50$), onde se vê bem o que é uma tendência descendente, o que é uma base e o que é uma tendência ascendente.

Abraço !
Anexos
20030207_drooy.gif
20030207_drooy.gif (19.37 KiB) Visualizado 2594 vezes
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

por Visitante » 7/2/2003 12:20

(verdade seja dita, eu até acho que especulativamente a Silverado pode ir para cima. Parecem existir mais que suficientes malucos para o fazer. Mas eu sou conceptualmente, eticamente, contra atrair pessoas para fraudes tão óbvias, mesmo que a curto prazo se possa delas beneficiar. Isto porque a prazo, há sempre alguém que se queima - já que as acções não "desaparecem" no topo, então é melhor que se queime quem monta as fraudes. Já assim era com PAD)
Visitante

por Visitante » 7/2/2003 12:11

Também há quem ache que por causa do "The Trend is your friend", todas as tendências são levadas a um extremo. E que por isso todas as tendências dão óptimas oportunidades de venda.

Quando papéis começam a transaccionar com P/SALES de 40, ou mesmo P/SALES de 19 se o ouro estivesse permanentemente a $500/oz, pode dizer-se com segurança que a tendência deve ter ido longe demais. Se não foi, logo se corta a posição.

Sabes, a Pasta também por vezes vai a $1000 a tonelada, e no entanto, quando lá chega os produtores de Pasta todos transaccionam com PER's de 3 e 4, porque toda a gente sabe que aquilo volta para baixo. Por isso, se a racionalidade prevalecer, o ouro até pode ir a $500 e ainda assim as acções não se mexerem (o que até se tem verificado ultimamente).
Visitante

Excelente

por BonVivant » 7/2/2003 11:59

como sempre...é um regalo observar esse instinto matador !!! E a Drooy para quando perspectiva a saída deste range que não ata nem desata ???

Bem haja

BonVivant

Registado: 10/11/2002 23:04

Justificação da compra de Silverado Gold Mines (SLGLF)

por The X-Peculator » 7/2/2003 11:39

Antes de justificar a compra desta acção específica, vou tecer algumas considerações gerais sobre o Ouro, começando pela previsão do Autor (que escreve artigos bull no Ouro desde os 273$) do início do ano.

Resumindo os seus motivos bullish no Ouro são:

1) Expectativa de queda vertiginosa no dólar nos próximos 2 anos.
2) Expectativa inflacionista a partir da 2ª metade de 2003.
3) Não existem alternativas de longo prazo ao ouro e commodities.
4) A posição short no ouro (estimada em 4 anos de produção do metal)

A sua previsão são os 500-600$ para fecho de 2003. Neste momento o ouro está a 370.3$, depois de ter já atingido um máximo do ano nos 390$. Está a subir cerca de 7% em 2003, mais ou menos aquilo que os mercados accionistas estão a descer.

Não me querendo alongar nisto, o Ouro teve um Bull Market entre 1971 e 1980, em que foi dos 35$ aos 850$. Depois caiu em tendência descendente de longo prazo, durante mais de 20 anos, e em 2001 iniciou um novo Bull Market de longo prazo, que é absolutamente inequívoco, estando a cotação num máximo dos últimos 6 anos:

Imagem

É uma tendência ascendente de longo prazo. Não se shortam tendências ascendentes. Não se alongam tendências descendentes. THE TREND IS YOUR FRIEND, ever heard of it?

Em evolução conjunta com a cotação do ouro, uma vezes antecipando-se, outras demorando-se, estão naturalmente as empresas ligadas ao sector, que beneficiam com a subida do metal amarelo. Apesar de muitos cépticos que continuam entretidos com a yesterday´s story, o gráfico é este:

Imagem

Depois de um Bear Market de longo prazo, que fez com que muitas empresas fechassem as portas (como a que comprei ontem), no início de 2001 houve uma inversão de tendência de longo prazo, de Bear, para Bull. O índice das empresas mineiras unhedged sobe 244% desde o início de 2001. Ainda assim, poucos acreditam, pois os fundamentais são péssimos. Mas, é sempre assim nos fundos de mercado, os fundamentais atractivos só são visíveis depois de uma grande subida. É óbvio que os PER´s são elevados, então, a recente subida do preço do ouro ainda não está totalmente reflectida nos resultados, muito menos a futura subida do ouro, que, segundo a Análise do Autor, que está bull no ouro desde os 273$, vai ultrapassar os 850$ neste bull market.

Portanto, caríssimos, todos os estudos que fizerem agora são irrelevantes, o que interessa apenas é a tendência de longo prazo e sustentabilidade da cotação do ouro. Se o ouro for, como espero, acima dos 850$ nos próximos anos, este índice HUI não vai só subir, vai mais do que decuplicar, ok?

The X-Peculator não é analista, longe disso, pretende ser uma máquina de transaccionar. E liga muito pouco a esta conversa, tem uma ideia geral, e depois movimenta-se de acordo com os seus conhecimentos, Análise Técnica, e feeling. Sim, feeling.

The X-Peculator não aprecia notícias, não aprecia análises. Contraria as notícias, contraria as análises, respeita apenas o gráfico e a price action. Tudo o resto são balelas. The X-Peculator gosta de comprar baixo, para vender alto. Comprar baixo, para vender alto. Este gráfico exemplifica quando é que se deve fechar ouvidos a notícias, a análises, e comprar:

Imagem

Agora vêm-me dizer que, depois de estar anos e anos aqui perto do zero, que esta empresa não vale nada, que é tudo uma fraude, que é um lixo?

Isso sei eu, senão ela não estava aqui no zero, estava nos 30 ou 50$, está bem?

A partir de 2002 a Silverado iniciou uma tendência de longo prazo ascendente, com muito volume, ressuscitando depois de uma morte de 4 longos anos! A empresa não tem receitas, não tem lucros, fechou porque o preço do ouro era muito baixo, em 1998. Não vale a pena analisar nada, não há nada para analisar.

O que há é que a empresa vai voltar a produzir ouro em 2003, está tudo em andamento para tal. E produzindo ouro, vale muito mais do que a sua capitalização bolsista de 23.500.000$, cerca de 4,3 milhões de contos. hehehe, vale pouco mais que a Reditus, vale menos do que qualquer outra empresa portuguesa cotada no mercado de cotações oficiais.

Claro que os que leram o artigo, como eu li com toda a atenção, estão a bramir: «mas é uma fraude, vejam as contas, é tudo uma aldrabice, não vale nada». Mas, estavam à espera que fosse alguma coisa boa, com esta capitalização bolsista? De qualquer forma, esse artigo já fez isto:

Imagem

Fez a acção cair 60% em 3 dias. Já toda a gente leu o artigo, já toda a gente vendeu por causa dele. The X-Peculator, pelo contrário, comprou a 0.247 e vendeu 25% acima, pois não tinha sido feita uma base.

Agora, a base está feita, o padrão consiste naquilo a que podemos chamar um pré-duplo fundo, com uma distância de cerca de 2 semanas entre os dois «vales», e um volume menor no segundo «vale», demonstrando que a pressão vendedora diminuiu claramente.

Foi aborrecido porque The X-Peculator já poderia estar a ganhar 20% nesta acção, pois o suporte estava a 0.21. Não comprou por causa de aborrecimentos com a sua corretora, porque pretende mudar de corretora. Mas, a partir de certa altura, a oportunidade era tão clara que era impossível desperdiçar. Com a offer a 0.235 deu ordem de compra a 0.24, mas a corretora foi tão lenta que as deixou escapar. Teve de ir buscá-las a 0.25, no problem, quando The X-Peculator quer comprar, compra mesmo, a qualquer preço. E quando é para vender, vende mesmo, também ao melhor, na Guerra não existe espaço para hesitações ou lamentações. You kill or get killed.

Considero o padrão da SLGLF explosivo. Acho que hoje sobe no mínimo 20%. Se, se, se ... se nada, sobe 20%. Hoje !

Um bom dia !
<b>The X-Peculator</b>

Registado: 2/12/2002 23:41

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, bigest, Google [Bot], m-m, malakas, Mar58, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, SalvaFP, Shimazaki_2, Tiago2006 e 189 visitantes