Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gráficos que prevêem o futuro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 6/2/2003 15:08

Eehehe! Não há qualquer problema. Aliás, quando alguém se engana a escrever alguma coisa e publica o post, pode enviar uma mensagem privada para mim e para a Pata que um de nós, logo que seja possível, corrigimos o post.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

hummm, tens razão ...

por Capablanca » 6/2/2003 15:03

... a média móvel de 21 dias pode nunca ter de facto valores superiores a 1, e a escala está correcta (ainda bem que eu adoro este site - ainda bem que está correcto).

Agora precisaria de alterar o texto para ficar bem ... Ulisses, eu queria fazer disto um material algo didáctico, com o Put/Call Ratio, o VIX, o Commitment of Traders, o Sentiment Indicator, etc ...

Olha, já sei o que farei, não pode é ser agora, faço um post já com os gráficos todos e tentarei totalmente correcto, depois se estiver alguma coisa mal tu editas isso, ok? hehehe, é tramado fazer as coisas sem esse poder de editar ao qual eu estava tão habituado, nem era preciso confirmar as coisas pois poderia sempre depois emendar-se. Vícios de poder hehehehe

Abraço !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

por Ulisses Pereira » 6/2/2003 15:01

César,

Deste a resposta que eu ia sugerir. É que claro que eu sei que um rácio é um rácio, mas o rácio de esperança de vida na Somália dificilmente poderá atingir os valores dos Estados Unidos. Eu sei... a comparação é abusiva, mas é apenas para justificar que o facto de ser um rácio não significa que eles caminhem para pontos de convergência.

O que importa analisar é o comportamento histórico do rácio put/call nos Estados Unidos. E, tal como disseste, valores próximos do 1,3 começam a sinalizar uma inversão de curto prazo mas estão longe de significar pânico no mercado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

...

por SirPatrickBateman » 6/2/2003 14:53

Continuando,

O "muito mal" era para o facto de estares a basear-te em escalas erradas para fazer a tua interpretação. Claro que, e isso nem é alvo de discussão, o teu raciocionio está certíssimo, inclusivé partilho da mesma opinião. Pareceu-me oportuno fazer o rápido reparo para que a correção pode-se ser também rápida, para não estar a levar outros a fazerem a mesma troca de escalas! :P Talvez devido à minha intencional rapidez o "discurso" não tivesse sido o melhor...

Mesmo que o put/call ratio varie entre 0,5 e 1,5 (para este novo gráfico que apresentaste), os valores do gráfico inicial são de uma média móvel de 21 dias (parece-me), daí que na respectiva escala apenas seja necessário representar valores até 0,80... ou pouco mais que isso.. A escala está, apesar disso, correcta!!

Sir Patrick Bateman

Registado: 6/11/2002 16:28

Mas Ulisses, um rácio é um rácio ...

por Capablanca » 6/2/2003 14:51

... qualquer que seja o mercado, e é calculado da mesma forma. O que eu escrevi acerca do mercado japonês é para verificarmos que, como estava num gráfico do Matra noutro post, o Put/Call Ratio pode ter uma tendência ligeiramente ascendente se estivermos num Bear Market de muito longo prazo.

Tipo, agora o mercado reage nos 1.3, daqui a 1 ano já é só nos 1.8, depois nos 2.5, depois nos 4 ... estás a ver? É natural que, se apenas se ganhar dinheiro consistentemente do lado short, que as opções put tenham tendência a ser mais negociadas que as calls, ao longo do tempo. O inverso aconteceria num Bull Market de longo prazo, as calls teriam tendência a ser mais negociadas que as puts.

Mas, deixo uma ressalva dando razão aquilo que disséste: parece-me que no Japão não é permitido shortar acções, logo é natural que todos os bears estejam nas opções, enquanto os bulls se dividem entre opções e acções. Se assim for, é natural que tenhamos sistematicamente valores bastante mais elevados para o put/call ratio no Japão do que noutros mercados ... olha, és capaz de ter razão, será que o Karamba se lembrou desta hipótese?

Abraço !
<b>Capablanca</b>

Ah, ok Sir Patrick ...

por Capablanca » 6/2/2003 14:45

... eu se calhar estou demasiado susceptível e o que disséste tem razão de ser. É que a escala do lado esquerdo não pode estar correcta, pois efectivamente o Put/Call Ratio varia entre cerca de 0.5 e 1.5. Como eu estava de tal forma concentrado nestes valores confundi a escala da esquerda com a da direita, que era onde estava o S&P (até pus vírgulas na coisa e tudo :-)

Agora, daí a estar muiiiitoooo mallll, também não era caso para tanto.

De qualquer forma, penso que o gráfico traduz uma realidade que não pode ser ignorada, o seu poder predictivo é real. A seguir apresentarei mais indicadores destes, que podem ser úteis para previsões de médio prazo.

Abraços !
Anexos
20030206_sp_putcall2.gif
20030206_sp_putcall2.gif (17.68 KiB) Visualizado 1435 vezes
<b>Capablanca</b>

por Ulisses Pereira » 6/2/2003 14:41

Tem sido um excelente indicador, sem dúvida. Não penso é que possamos comparar com valores nipónicos. Seria o mesmo que comparar o índice de volatilidade americano com o alemão. Cada mercado tem as suas particularidades específicas e há coisas que, na minha opinião, não podem ser generalizadas.

Se algum dia o put/call pode chegar a 7 ou 8? Quem sabe... Contudo, em termos de dados como os que apresentaste, temos que ter a noção de que 1,3 costuma ser um local onde os "shorts" têm que ter muito cuidado. Uma coisa é certa: mesmo que esse nível (1,3) seja, geralmente, um nível de inversão de curto prazo, ele não significa que estejamos numa situação de pânico. Muito longe disso... :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ok, talvez tenha sido demasiado susceptível ...

por Capablanca » 6/2/2003 14:37

... talvez com esta imagem se perceba melhor a relação entre o indicador e o S&P 500.
Anexos
20030206_sp_putcall1.gif
20030206_sp_putcall1.gif (17.3 KiB) Visualizado 1489 vezes
<b>Capablanca</b>

...

por SirPatrickBateman » 6/2/2003 14:37

Já estava com medo de ser mal interpretado! Desde já o meu pedido de desculpas.

Bem, o que penso estar errado é o seguinte...

"O put/call ratio é basicamente uma divisão entre o volume de opções put e o volume de opções call. Valores acima de 1 significa que existe mais actividade nos puts. Valores abaixo de 1 significa que existiu mais volume nos calls."

Na verdade este indicador apenas varia entre valores de 0,52 e 0,80 no gráfico apresentado. Ou seja, os valores que se apresentam no lado esquerdo do gráfico. Os valores que refere, de 1,4 e perto disso referem-se ao S&P... (1,4 é equivalente a 1400).

Valores para o racio put/call acima de 0,50 significa que existem mais puts que calls, e abaixo de 0,50 o contrário.

Mais uma vez, peço desculpa se estiver a fazer alguma confusão... e já agora peço desculpa pelo "tom" do meu discurso anterior! :(

Sir Patrick Bateman

por Visitante » 6/2/2003 14:36

nem parece teu patrickbatemen
Visitante

Não, está tudo correcto !

por Capablanca » 6/2/2003 14:31

Qual é a sua dúvida? Aviso desde já que apenas estou disponível para quem tiver modos correctos, e que não apreciei o seu discurso.

Cumprimentos.
<b>Capablanca</b>

...

por SirPatrickBateman » 6/2/2003 14:24

Boa Tarde,

Tenta ler denovo o texto, olhar bem para o gráfico, e ve se não está qualquer coisa de (MUITO) mal! ;)

Não querendo ser mal interpretado, nem parece teu! ;)

Sir Patrick Bateman

Gráficos que prevêem o futuro

por Capablanca » 6/2/2003 14:22

O que temos abaixo é um gráfico composto pelo S&P 500 (a azul) e uma média móvel de 21 dias do put/call ratio (a vermelho). O put/call ratio é basicamente uma divisão entre o volume de opções put e o volume de opções call. Valores acima de 1 significa que existe mais actividade nos puts. Valores abaixo de 1 significa que existiu mais volume nos calls. Este indicador é calculado também de forma intraday, é possível estar durante o dia a ver a sua evolução no www.quote.com.

É um indicador contrário, pois quanto mais baixo for o indicador mais bearish estará o mercado (está tudo nas calls - e a maioria está errada), se estiver num valor muito alto é porque o mercado está bullish (está tudo nos puts - e a maioria está sempre errada).

Como vemos no gráfico abaixo, o indicador está em subida mas ainda longe de uma situação extrema, que apenas poderá acontecer acima dos 1.3 . Prefiro usar uma média móvel que filtre o indicador, pois as variações diárias são muito voláteis e o indicador parece um pente de muito difícil leitura.

Agora, se atentarmos nas palavras muito experientes do Karamba, que nos diz que no Nikkei o Put/Call Ratio está nos 7 ou 8 há vários anos (são negociados 7 ou 8 vezes mais puts do que calls - sintomas de um Bear Market de 13 anos), toda a teoria do valor extremo nos 1.3/1.4 cai por terra.
Anexos
20030206_sp_putcall.gif
20030206_sp_putcall.gif (11.4 KiB) Visualizado 1569 vezes
<b>Capablanca</b>

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Caelito Telles, fred2008 , Google Adsense [Bot], Kooc, latbal, malakas, MPAM, Mr.Warrior, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, TheKuby, Tiago2006 e 222 visitantes