Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Questão sobre warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 8/2/2003 12:22

Desculpem voltar a este assunto mas segundo consegui apurar, parece que o Citibank considera os dias não úteis na desvalorização do warrant (não tenho ainda a certeza absoluta disto mas é o que se infere dum mail do citibank que me foi reenviado por outro membro deste forum).

Deste modo, a manutenção de warrants em carteira de sexta para segunda é um negócio mais perdedor do que ganhador (na minha humilde opinião, entenda-se); de facto, considerando uma desvalorização diária que, não raras vezes, ronda 1,5% a 2%, então sobre o fim-de-semana a desvalorização acumulada será de 5% a 6%, o que só compensará em dias de grandes variações de mercado e, ainda assim, com ganhos limitados.

Escusado será dizer que nos fins-de-semana prolongados, que a sexta ou a segunda sejam feriados, então o negócio passa de perdedor a suicida, pois se o mercado lá fora estiver aberto no feriado, a perda de 5 ou 6% acima referida pode passar a 30 ou 40%

Moral da história: a partir de hoje todas as minhas posições em warrants serão fechadas à sexta-feira, independentemente da situação do mercado. Se a tendência se mantiver, então deverá ser possível entrar na segunda a preços mais "justos".

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 5/2/2003 11:37

Nâo estou a dizer que os modelos não calculam assim. Estou a dizer que perguntei à SG se confirmava que o fazia dessa forma e eles me disseram que ajustam o parametro para que considere dias úteis. Mas que não sabiam como fazem os outros emissores.

Mas também confesso que não fui verificar, acreditei no que me foi dito.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Contabilização da passagem dos dias nos warrants

por Visitante » 5/2/2003 11:31

Os modelos de valorização dos warrants consideram efectivamente os dias de calendário e não os dias de negociação. Ou seja, se se tratar de warrants com prazos curtos e out-of-the-money, manter os warrants em carteira de sexta para segunda (3 dias de calendário) é mais penalizador do que de segunda para terça (1 dia), admitindo todos os outros factores que influenciam o preço dos warrants constantes.
Visitante

Elias

por Osmar Atona » 5/2/2003 11:29

Posso estar enganado, mas a experiência empírica leva-me a querer que na maior parte dos casos os Market Makers contam com os dias do fim de semana na desvalorização do warrant. Pelo menos os warrants do Nasdaq que acompanho têm a irritante tendência de abrir na 2.ª feira mais baixo do que fecharam na 6.ª, mesmo quando o mercado caiu durante o resto da sessão americana até ao fecho.

É o que tenho observado, mas posso estar redondamente enganado, claro...

Abraço Elias

Osmar

Registado: 7/11/2002 19:56

por Pata-Hari » 5/2/2003 11:17

Sr. Elias, falou-se nisso no outro dia. O caso em que consegui verificar foi o da SG. A SG calcula o valor por forma a traduzir desvalorização nos dias em que são transaccionados, dias uteis. Mas a terás que verificar se é o caso de cada emissor.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 5/2/2003 11:32, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Questão sobre warrants

por Elias » 5/2/2003 10:55

Como é do conhecimento geral, os warrants vão perdendo valor com o passar do tempo. Contudo, tenho uma dúvida relativamente à contabilização dos dias: os fins-de-semana (ou melhor, os dias não úteis)são considerados para este efeito? Perguntando doutra forma, a manutenção de warrants em carteira de sexta para segunda acarreta alguma desvalorização maior do que se for apenas de segunda para terça?

Se alguém me puder esclarecer agradeço.

Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, Manchini888, MR32, OCTAMA, Pmart 1, sempreamesma e 124 visitantes