Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Já agora...

por Gpinto » 4/2/2003 0:32

A PT está a fazer um movimento de consolidação. Este valor de consolidação poderá andar levar-nos, nas melhores das hipóteses, aos 6.87 (midpoint por tocar). Contudo, esse movimento deverá ser feito sendo que essa barra, não faça o seu minimo acima dos 6.80.

Esse valor, será, na minha opinião, e para quem gosta de trades com alguma exposição, uma oportunidade para shortar o mercado com possível movimento de retracção até aos 6.30€ (target contemplado na seta a verde). Nos 6.29 temos igualmente um midpoint por tocar.
Anexos
PortTelec0302.jpg
PortTelec0302.jpg (66.66 KiB) Visualizado 1330 vezes
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

por arnie » 4/2/2003 0:23

Se não se importam, aqui vai mais uma colherada para o Caldeirão :wink:

A PT está num claro downtrend de curto prazo e como tal, cada rallie deverá servir para abertura/reforço de posições curtas.

O gap deixado hoje não tem qualquer significado bullish visto ser inferior a 6 ticks. Por norma este tipo de gap é fechado 2 a 3 dias depois.

A amplitude do rallie de hoje foi de 30 ticks, subindo no intraday 7 ticks acima do anterior rallie mas fechando a sessão abaixo dos 6.66 euros.

Como sempre, amanhã iremos aguardar pela 1ª hora de negociação da PT. Um low da 1ª hora acima dos 6.70 deixa o título numa posição de testar os 7.87 euros. Este é o target máximo para o actual rallie. Não poderemos ver um fecho acima destes valores se quisermos manter este downtrend intacto.

O high da 1ª hora abaixo dos 6.58 euros será o 1º sinal de que o rallie terminou.

Valores para a abertura de shorts só mesmo depois da 1ª hora. Convém a abertura das posições seja feita dentro do range de hoje pois abaixo deixa o stop loss demasiado elevado.

Um abraço
arnie
Anexos
ptc.gif
ptc.gif (8.47 KiB) Visualizado 1354 vezes

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

opinando

por allen » 3/2/2003 23:35

Atrevo-me a participar no vosso debate só para lhe introduzir uma leitura adicional

Na minha opinião um movimento só se encontra confirmado no primeiro ressalto sempre que a ele estiver associado um volume inferior ao da barra (s ) anterior (es ) . Esta situção sera mais evidente se a (s) barra(s) de ressalto apresentar fechos que não ultrapassem 50 % da (s ) barra (s) de referencia

No exemplo da PT assinalei no gráfico anexo uma situação desses tipo -A – .

O ressalto teve menos volume ( relativo ) , ficou-se por metade da barra de referencia Esta assumida a possibilidade de continuação do movimento de queda já que os interessados em posições longas não tiveram força para anular / contrariar o peso dos curtos

Normalmente e a PT tem imensos exemplos deste tipo , que acabam por conduzir a espaços de consolidação Esses espaços quando quebrados provocam um movimento de amplitude igual ao da consolidação . Quem esta dentro desse espaço so lhes resta ter fé

Boa sorte

AS
Anexos
pt0312.jpg
pt0312.jpg (24.62 KiB) Visualizado 1458 vezes

Registado: 29/12/2002 20:37

Pedro...

por Susana Amado_ » 3/2/2003 21:20

boa sorte! E muita atenção, claro!

Um beijinho,
Susana

Registado: 5/11/2002 11:12

por Flying Turtle » 3/2/2003 18:15

Também reforcei a minha posição curta, que já detinha, nos máximos de hoje. Vou igualmente estando atento, dentro das limitações impostas pela minha actividade profissional.

Felizmente tenho um monitor grande (não tenho dessas placas bi-monitor), que me permite reservar um pequeno espaço para o streamer sem prejuízo da restante actividade :mrgreen: . O pior são as reuniões e as ausências... :(

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Obrigado pelas respostas

por Dwer » 3/2/2003 18:04

Eu tinha entrado longo a 6,51 à espera de uma pequena lateralização à volta deste mini-suporte como lhe chamou o Marco.

Hoje com a abertura em gap e com o fraco volume feito achei que este mini-rebound à referida mini-resistência era um bocadinho exagerado.

Assim, inverti por volta das 16H entrando curto a 6,72.

O pressuposto é que haja uma consolidação no intervalo dos 6,50 - 6,70 antes da PT se decidir - sul ou norte. É este range que estou a tentar negociar.

Até agora parece que me estou a dar bem. Vamos indo e vamos vendo, como diz um estimado autor aqui do Caldeirão.

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Pata-Hari » 3/2/2003 16:55

LOL, a minha também, apesar do meu dedinho de pata levantado no ar até poder servir de indicador contrário. Mas concordo com o MA (e com o surfer).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Subscrevo Marco!

por Surfer » 3/2/2003 16:52

Partilho da mesma opinião e análise que tu. É essa a minha leitura que faço do gráfico.

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por MarcoAntonio » 3/2/2003 16:43

Ulisses, como sabes eu tenho uma perspectiva diferente da PT. O que eu queria assinalar não é isso, é o facto de (pelo menos para já) o que está a acontecer na PT estar a ser coerente com a minha análise: a PT está a reagir um suporte nos 6.50 (já tem acontecido mais vezes, é pelo menos a terceira vez que a PT inverte aqui para uma swing de alta) e está a fazê-lo com fraco volume. Este aspecto do fraco volume é importante, porque se fosse um retest a uma LTd importante sería de esperar reentradas fortes (e grande volume). O facto de estar a reagir com fraco volume indicia antes uma reacção a um suporte de «segundo plano» (o suporte horizontal dos 6.50 que tenho apontado nas minhas análises, ver por exemplo esta do fim de semana http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=).

É logicamente a minha opinião e a minha análise, corro o risco de estar errado. Mas depois de termos assistido ao <i>rallye</i> que assistimos, de a PT ter invertido para uma swing de baixa onde inverteu e com o volume com que inverteu... e estar agora a subir com um volume notoriamente fraco, é para mim um mau indício (a subida começa a ser até exagerada, neste momento +3%, para o nível de volume).

Estive muito optimista durante o <i>rallye</i> agora estou mais pessimista exactamente pelo mesmo tipo de razões, os volumes que eram grandes nas subidas e baixos nas descidas passaram a apresentar um padrão inverso.

Espero que não leves a mal esta minha intromissão :mrgreen:, só pretendo introduzir uma perspectiva diferente à discussão (não levas de certeza, eu sei que não levas!).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 3/2/2003 16:33

Não faço ideia Dwer. Não era esperada certamente, mas isso não quer dizer que lhe retire consistência.

Mas, tal como escrevi, acho que neste momento não há nenhum local com uma boa entrada em termos de relação rentabilidade/risco. Estou ansiosamente à espera para voltar a negociar PT. Se eu preferia que essa entrada fosse em caso de ruptura para cima? Preferia, pois seria sinal que o meu gráfico estaria correcto e aquela ruptura da LT seria mesmo verdadeira.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ulisses

por Dwer » 3/2/2003 16:26

Esta abertura em gap e com pouco volume não será um bocadinho inconsistente?

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

PT

por Ulisses Pereira » 3/2/2003 13:49

A PT confirmou a reacção na LT descendente que tinha quebrado. Mantenho exactamente a mesma opinião que aqui deixei há alguns dias e que aqui transcrevo.

Vou aqui transcrever essas minhas palavras bem como deixar os gráficos actualizados com o dia de hoje.

A PT, como tão bem disse o James, tem características muito especiais e negociá-la com base no que se passa no resto dos mercados é um dos erros mais frequentemente cometidos. Apesar de, no longo prazo, não conseguir escapar à correlação com os outros mercados, no curto prazo ela tenta ter vontade própria.

Para quem segue os gráficos em escala semi-log, ela esteve perfeita tecnicamente, reagindo à linha de tendência descendente de longo prazo, não conseguindo quebrá-la. Eu tenho utilizado na minha análise a escala linear, embora estando sempre de olho nessa tal linha pois, como já aqui disse algumas vezes, a minha visão não é dogmática nessa matéria.

Mas olhemos para os meus gráficos. A PT deu ali um excelente sinal de compra no início de Janeiro na ruptura da LT descendente de longo prazo. Aí ganhou força que lhe permitiu quebrar a resistência dos 6,98 euros. O facto de não ter conseguido aguentar esse nível depois de o ter superado foi, por si só, um sinal que a PT não estava tão forte como aparentava.

O que temos neste momento? Temos a PT quase a testar a LT descendente que tinha testado. Penso que nessa zona poderá encontrar algum suporte. Contudo, até que algo significativo aconteça (quebra em baixa dos 6,19 ou nova ruptura dos 6,98) eu vou estando muito neutro na PT.

Já ando com saudades de negociar esta "menina", mas vou aguardando pacientemente uma oportunidade daquelas que eu gosto: claras e com baixo risco!

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt1.gif
forum-pt1.gif (15.6 KiB) Visualizado 2051 vezes
forum-pt2.gif
forum-pt2.gif (14.7 KiB) Visualizado 2045 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1, PMP69 e 202 visitantes