Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mineiras e ouro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Milhouse

por Paciente » 4/2/2003 15:05

Boa tarde,

Podes dizer onde adquiriste as barras de ouro e os custos associados a essa aquisição?

Abraço

Registado: 5/11/2002 10:44

Gostei de ler os diversos comentários ...

por Millhouse » 4/2/2003 15:00

e o capablanca acabou por confirmar o que eu desconfiava , de facto as mineiras estão retraídas na subida , porque o pessoal não está a passar muita bola á subida do ouro :wink: , mas quando se apreceberem que o ouro vai continuar a subir depois da guerra , vão correr a comprar , lol .

Em relação ao meu investimento no metal , estou investido sim , mas fisicamente , barrinhas das puras , sim sim 8-) .

Abraço
Millhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

Bom dia !

por Capablanca » 4/2/2003 13:59

Se se recordarem bem, há cerca de 6 meses atrás, o problema era o inverso - as acções tinham subido mais de 200% desde o início do ano e o Ouro apenas cerca de 20%.

Agora, a relação inverteu-se, talvez porque há dumb money que pensa que o Ouro sobe por causa do Iraque (quando houver o sell the fact aquando do início da Guerra vou comprar forte futuros do Ouro - já tenho qualquer coisa).

Quanto à questão do dólar, caiu bastante menos do que subiu o Ouro, logo mesmo quem não está coberto do risco cambial, está a ganhar. Mas, é fácil cobrirem-se do risco cambial e estarem neutros face ao cambio dólar/euro, basta comprar calls do euro ou vender futuros do dólar index, ou mesmo vender dolares no Forex, enfim.

De qualquer forma, a minha expectativa é que durante este Bull Market do Ouro e outras commodities que pode durar até 2008 - 2010 (sim, os Bull Markets duram muito tempo), a relação de firmeza ou fraqueza relativa entre os metais e as acções desse sector se altere muitas vezes.

A minha sugestão é estar nos dois, no metal e nas acções.

The X-Peculator está insatisfeito com a sua corretora e vai ter de mudar, o que demorará algum tempo, mas sobre isso farei um report mais tarde.

Abraços !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

por Matraquilho » 4/2/2003 12:46

Caro Cem é exactamente isso, só não sei se será hoje, o que sei é que quando os "shorters" começarem a capitularem.....não convem estar fora do FOGUETÃO.....eheheh

Esses "shorters" é que vão fazer o disparo ser brutal com o fecho das suas posições....

um grande abraço
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

Caro Matrecos

por Cem » 4/2/2003 12:41

Pelo que me é dado ver no teu quadro, que retrata bem a situação, se a DROOY disparar hoje, devido ao preço do ouro estar a cotar em forte alta, pode haver um forte short squeeze no papel.
É esse também o teu entendimento?
Um abraço,
Cem
Cem

por Matraquilho » 4/2/2003 12:31

a imagem era esta ...
Anexos
put.gif
"What these short-sellers don’t understand is that this universe of gold and silver stocks is very small. The total value of all precious metals stocks is less than the market value of Coca-Cola."
put.gif (16.27 KiB) Visualizado 1421 vezes
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

por Matraquilho » 4/2/2003 12:27

vejam este artigo http://www.financialsense.com/Market/ar ... 3/0128.htm do mestre Jim Puplava .... (quase tão bom como o JOE.....LOLOLOLOLO)

Imagem

sorte deles

por SMALL » 4/2/2003 12:05

Os americas têm sorte, porque lá o ouro subiu mesmo, eheh. Eles compram em dólares.

Nós, os europeus, que aliás injectamos milhões nos states, é que ainda por cima ganhamos menos.
SMALL

bem visto!!

por VirtuaGod » 4/2/2003 2:59

Achei a explicação coerente...ehehehe

obrigado
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Re: Mineiras e ouro

por JAS » 4/2/2003 2:35

VirtuaGod Escreveu:Ou então eu não compreendo e peço explicação...obrigado!!

(eheheheh... Com essa fizeste-me lembrar aquele que não sabia que as ervilhas não nasciam já em sacos de plástico...)

Quando falei no ouro, "produto manufacturado", estava a pensar no ouro em barra que já se insere nessa categoria e que é cotado nos mercados.
Não me referia a anéis, colares e pulseiras, produtos manufacturados a partir das barras, mas cujo preço já depende mais da mão de obra do que do peso.

Quando falei em "matérias primas" referia-me aos minérios de ouro que são extraídos das minas que as mineiras possuem. Desses minérios, por processos mais ou menos complexos, é que se extrai o ouro puro, ou quase, que depois é fundido em barras.
Mas o valor das mineiras depende essencialmente do teor dos minérios e não das toneladas de ouro que a empresa diz que lá estão.
Por muito "ouro" que se saiba existir em determinada mina pode não ser rentável extraí-lo se o seu teor for muito baixo. Seriam necessárias muitas toneladas de minério para delas extrair algumas gramas ou poucos quilos. E se não é rentável extraí-lo a mina fecha voltando a reabrir, ou não, quando o ouro sobe e volta a ser rentável.
Apanhares pepitas de ouro puro, ou quase puro, em terrenos de aluvião ou rios, vê-se muito nos filmes de cow-boys, mas é uma produção marginal e secundária...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por VirtuaGod » 3/2/2003 23:55

Millhouse, julgo que fazes o raciocínio certo de que o ouro antecipa a subida das mineiras. Isso é lógico porque um aumento de procura reflecte-se primeiro no produto manufacturado do que nas matérias primas.

Não te estás a contrariar um pouco?? ora lê de novo o que disseste sff!!!
Ou então eu não compreendo e peço explicação...obrigado!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por JAS » 3/2/2003 23:48

Millhouse Escreveu:Desde o inicio do ano que o ouro transacciona muito perto dos seus máximos, (...) as mineiras por sua vez como por exemplo a GFI e a DROOY entre muitas outras estão a lateralizar á mais de 2 meses ! Nada não acontece nada ! Será que os investidores estão a descontar esta subida do ouro como sendo a resposta á questão da possivel guerra no Iraque e por isso mesmo não ligam muita bola ás mineiras , esperando ver uma correcção no ouro após o conflito ? Se depois do conflito (...) o ouro continuar a subir, (...) talvez os investidores se aprecebam que a subida do metal está aí para continuar mesmo sem guerra , e se dê uma entrada explosiva nas mineiras .

Millhouse, julgo que fazes o raciocínio certo de que o ouro antecipa a subida das mineiras. Isso é lógico porque um aumento de procura reflecte-se primeiro no produto manufacturado do que nas matérias primas. Um excesso de procura prolongado reflectir-se-á logicamente nas mineiras mas atenção... ouro enterrado ainda há muito. E ouro em reservas de bancos também...
Quanto à depreciação do dollar ela afecta ambas.
Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

só posso dar bitaites!!

por VirtuaGod » 3/2/2003 21:29

foi o que eu li num fórum americano e acho que tem a sua lógica!!!sei lá.... a hipotética situação que eles levantavam era que alguém esta a fechar curtos no metal mas a abrir nas acções... tens que ver que as acções já subiram muito e o metal não assim fechando no metal e enterrando as acções é uma maneira de fechar muitos curtos no metal sem que se perca $$$... claro que depois as asções disparam qualquer dia... podes confirmar o que disse tb pelo aumento subdito de shorts em Drooy... acho que o que o america disse tem a sua lógica.... que dizes??

O que eu digo é que...

por Scubawarrior » 3/2/2003 21:27

...o dólar se tem desvalorizado e portanto na realidade o ouro não subiu assim tanto quanto parece!!!! Pois como se sabe o ouro cota em $!!!

Cumps

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Mineiras e ouro

por Millhouse » 3/2/2003 21:01

Há qualquer coisa aqui que não bate certo , ou sou eu que não estou a perceber . Desde o inicio do ano que o ouro transacciona muito perto dos seus máximos , empolado como se sabe pela situação no médio oriente , bom ... , as mineiras por sua vez como por exemplo a GFI e a DROOY entre muitas outras estão a lateralizar á mais de 2 meses ! Nada não acontece nada ! Será que os investidores estão a descontar esta subida do ouro como sendo a resposta á questão da possivel guerra no Iraque e por isso mesmo não ligam muita bola ás mineiras , esperando ver uma correcção no ouro após o conflito ? Se depois do conflito ( que estou desejoso que esta questão do Iraque termine o mais depressa possivel , porque isto só atrapalha os mercados ) o ouro continuar a subir , dando razão , sim , a factores macroeconomicos conforme li no artigo do Cesar , talvez os investidores se aprecebam que a subida do metal está aí para continuar mesmo sem guerra , e se dê uma entrada explosiva nas mineiras .

Que me dizem a isto ?

Gostava de ler comentarios , bitaites e opiniões :roll:

Abraço
Millhouse ( 100% bull , no ouro :wink: )

Registado: 3/12/2002 0:51

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Rafael Abreu e 211 visitantes