Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

HISTÓRICOSdosFÓRUNS 8 – Os maiores em “E ao 7º dia...”

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maisum_CALD » 7/3/2005 13:46

Um abraço para ti tb Ulisses. Olhando agora para trás aqueles tempos na net assemelhavam-se ao fenómeno passado uns anos antes na música, do tempo da Beatlemania. Espera pelo resto que tu vais ver, eheheh

Registado: 23/9/2004 1:02

por Ulisses Pereira » 7/3/2005 13:24

Maisum, continuo a ler atentamente essas recordações do passado que aqui tens colocado e é sempre interessante ver a forma como as coisas evoluiram.
O Casual teve sempre o condão de ter um bom ambiente. No Bolsapt enquanto se previa subidas, estava tudo bem, mas sempre que começávamos a falar em descidas, aquilo virava um festival de insultos.

Tenho que voltar a insistir com o K. para ele nos brindar com um artigo. Não sobre o momento actual dos mercados pois ele está afastado dele, mas pelo menos sobre as suas recordações ou sobre a psicologia das massas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por maisum_CALD » 7/3/2005 12:49

Amigo Fernando dos Aidos

Por aquilo que li naquela altura, sei que o principio desse ano foi realmente o momento em que aconteceram as coisas mais interessantes a nível de conversas nos fóruns nomeadamente no BolsaPT mas infelizmente cheguei um pouco atrasado (andava entretido com a PTM eheh) mas foi o suficiente para perder o melhor. Desconhecia essa origem, ou antes a relação desse mítico 7º dia com a EDP e agradeço-lhe o ter aqui referido esse facto.

Já agora deixe-me que lhe diga que já tive oportunidade um dia de conversar pessoalmente consigo após o jantar no Palácio da Bolsa no Porto o que me alegrou bastante pois é um dos meus favoritos. Já lia as suas intervenções nos fóruns há uns tempos e aprendi muito nas suas “conversas” com o K.

Já agora, após o comentário do Cem fiquei a saber tb que é um apaixonado do xadrez. Possivelmente conheceu então um grande amigo chamado Silvio Santos que infelizmente por azar nos deixou já lá vão mais de 20 anos. Um grande campeão e um grande amigo como poucos sabem ser...

7º dia

por Fernando dos Aidos » 7/3/2005 12:13

Caro maisum,

Não tens o post do K. em que defendia "... com a fé inabalável que, às vezes, o move..." (para citar o Ulisses) a subida da EDP ao 7º dia (não tenho a certeza, mas penso que foi a subida iniciada no dia 16/2/2000)? Essa foi uma das suas previsões mais espectaculares e o início do uso da expressão "... e ao 7º dia..." nos foruns de bolsa.

Escusado será dizer que o argumento do K. para fazer a previsão não era de cariz religioso!

Foram tempos dignos de ser recordados.

Abraço

Fernando "velhadas" dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por maisum_CALD » 7/3/2005 11:23

E ao 7º dia...

Ulisses Pereira (2000-06-05 at 22:23) wrote:

E ao 7º dia… o Psi corrigiu! Como interpretar a negra que fez hoje o PSI? Acho que vamos mesmo ter que utilizar aquele cliché “ natural tomada de mais valias”. Apesar de ser um lugar comum, parece-me que foi aquilo que efectivamente aconteceu. Até onde poderá ir este movimento natural de recuo do índice? Não sei mas parece-me altamente improvável que o PSI venha abaixo do suporte dos 11800 pontos.

Qual a estratégia que eu tenho adoptado? Exactamente a inversa à de algumas semanas atrás. Se aquando da forte correcção do PSI, o lema era vender no “rallie”, agora o princípio que irei seguir é comprar nos retracements. Como tal, julgo que amanhã será um dia para eu efectuar algumas compras no nosso mercado. É curioso verificar como o PSI ainda não conseguiu fechar acima da MM50, desde Março. Quer ontem quer hoje, houve uma tentiva de a superar mas ela funcionou como resistência, não tendo existido força para isso, talvez fruto do índice vir de 6 dias seguidos a subir…

Para terminar esta breve análise ( infelizmente, cada vez mais curtas face à falta de tempo), gostaria de fazer uma referência final para a OPV da Impresa que amanhã animará o nosso mercado. É sempre muito complicado fazer prognósticos sobre os primeiros dias de negociação pois não há valores de referência, mas julgo que houve a preocupação por parte dos responsáveis pela colocação em bolsa da Impresa, de serem mais exíguos no número de acções que estavam à disposição dos institucionais do que no caso da Sonae.com. Ok, pode-se argumentar que o objectivo da Sonae era criar um núcleo accionista estável, etc… Mas o que me interessa mais neste momento é a análise da acção e do seu comportamento no mercado. O que aconteceu na Sonae.com é que a tranche destinada aos institucionais era de tal forma grande que a procura apenas superou a oferta nesse campo em 1,7 vezes. Ora, isso impediu que sucedesse aquilo que é habitual, ou seja, que os institucionais insatisfeitos com a pequena quantidade de acções que lhes era atribuída fossem ao mercado buscar as acções que queriam, pressionando na compra, o que implica valorizações mais fortes. Com uma procura pouco maior que a oferta nesse segmento, não houve essa pressão muito forte na Sonae.com. Já a Impresa, devido ao facto de ter definido uma estratégia diferente na distribuição das acções pelas tranches dos institucionais e do público em geral, teve uma procura por parte dos institucionais superior em 15 vezes à oferta. Julgo que, também por isto, a OPV terá todas as condições para ser um sucesso, além do facto que quem quer ter uma carteira diversificada em Portugal não tem muitas oportunidades de ter em carteira papéis da área dos media e dos conteúdos. Em suma, acredito numa OPV de sucesso e, em relação ao mercaod em geral, vou aproveitar o dia de amanhã para ir fazer mais umas compras…

Ulisses Pereira

Re: E ao 7º dia...
K . (05/06/2000 at 23:48) wrote:
Ao setimo dia....Essa nao vale!...:-). Ja agora, porque e que o setimo dia tem tanta importancia? Porque 8 e um numero de Fibonacci (5+3). Se contarmos o numero de sessoes entre o ultimo minimo do Nasdaq e o maximo de hoje, encontramos 8. Dai que o maximo de hoje do Nasdaq tenha altas probabilidades de ser um extremo relativo. Dai a correccao no nosso mercado. Pura e simplesmente antecipou o que e provavel que aconteca esta semana: O Nasdaq deve tapar o gap que deixou aberto na Sexta. Se for so isso, a hipotese que deixei aqui na semana passada continua valida e poderemos continuar num movimento de alta, provavelmente na proxima semana. Fica assim espaco nestes dias para os saudaveis retracements, que dadas as caracteristicas de liquidez na PT, indicam que serao apenas isso: Padroes de consolidacao. Mas vamos ter de esperar para ver como o Nasdaq vai reagir ao que fez na Sexta-Feira. E de observar a consolidacao. Ja agora uma questao, em relacao a qual eu penso que divergimos: Quanto mais os mercados estao desgovernados e mais fortes sao as forcas do medo e da ganancia, mais fiavel a Analise Tecnica (muito especialmente Elliott) se torna. Eu acho que tu pensas ao contrario, que a AT funciona porque muita gente olha para ela. Mas ainda bem que apos estes tempos todos de convivio e de interessantes trocas de ideias ainda nao nos conseguimos influenciar um ao outro naquilo que sao os nossos pressupostos fundamentais. Seguramente que isso e bom sinal para ambos....Um abraco, K.

O teu 7º dia ficará para a história...
Ulisses Pereira (06/06/2000 at 0:09) wrote:

Esta do sétimo dia fica para a história da net portuguesa. Ainda me lembro quantos se fartaram de ganhar $$$ nos futuros EDP (incluindo eu) quando tu, com aquela fé inabalável que às vezes te move, afirmavas- quase em jeito de alucinação- que ao 7º dia ela dispararia.
Este meu sétimo dia não tem nenhum significado técnico. Se tivesse ocorrido ao 9º diria o mesmo, embora um título com alusões religiosas sempre é mais apelativo...

Quanto ao Nasdaq vir fechar o gap de sexta, não sei se será tão líquido... "Nem todos os gaps são preenchidos" é das expressões mais curiosas... E hoje adorei o seu comportamento. Com uma abertura fraca e depois uma bela recuperação. Depois de uma semana em que bateu records de valorização, ter resistido hoje parece-me um excelente sinal... E a última meia hora foi bastante bonita. Pena as minhas Rambus não terem brilhado... Mas tive a CRA em grande forma. Quando é que começas em grande lá?
Quanto à nossa divergência sobre a análise técnica, acertaste. É engraçado já ter passado aquela fase em que as pessoas diziam que eu e tu éramos o mesmo! :) mas uma coisa é certa e tu sabes bem. Quando ambos estamos de acordo, costuma ser bom sinal... Um abraço, Ulisses

Os maiores

Sara Calisto (06/06/2000 at 0:49) wrote:

Aviso já porque sou suspeita porque voces são as pessoas na net que mais admiro. Mas tinha que vir aqui dizer que já tinha saudades de ver estes vossos diálogos públicos. Foi assim que muitos passaram a adorar o bolsapt e que não falhavam um dia. Que saudades tenho dos tempos em que aquilo era civilizado e as vossas conversas prendiam meio mundo. Serão sempre os maiores!

por maisum_CALD » 7/3/2005 11:22

Tudo começou uns dias antes:

Ass: Ulisses: Mantém o optimismo?

Sara Calisto (30/05/2000 at 22:57) wrote:
Ulisses,

Tenho um amigo que o conhece bem. Diz ele que o Ulisses desde 5ª feira passada tem mostrado estar muito optimista e que tem ficado muito satisfeito com a subida de acções como a Cofina e a multimédia.
Segundo ele hoje o Ulisses falou numa neckline da PT nos 11,8 que é dificil de passar mas se acontecer deixa muito espaço para subir.
Como não tem escrito nos últimos dias, gostava de saber se confirma esta opinião e o que acha do mercado. É que há muita gente que costuma ler as suas análises e é um habito que já nos habituámos. Escreva!
Obrigado

Ulisses Pereira (30/05/2000 at 23:54) wrote:

Sara,
Realmente, depois do fim-de-semana não escrevi nada, pois o meu tempo tem sido mesmo escasso. Mas vou tentar, rapidamente, responder ao que me perguntaste.
Como tinha dito na quarta-feira, a análise técnica não era famosa. Contudo, sentia-se um acumular e algumas divergências entre fundamentalistas e técnicos...
Por isso, como disse na altura, fui entrando no mercado mas com bastantes cautelas. O optimismo sempre foi moderado... Se o mantenho?
Bem... vai, decerto, começar a surgir a tentação da realização de algumas mais-valias. No entanto, mantenho o meu optimismo e parece que as OPV`s também animaram mesmo o mercado. É evidente que abrir longos depois de subidas fortes tem um risco grande, mas como hoje já disse a várias pessoas, acho que é preciso muita coragem para abrir posições curtas (vendedoras nos futuros) neste momento!
Vai ser muito curioso ver como reage a PT à neckline do Head &Shoulders que se situa nos 11,8 (aproximadamente). Hoje não reagiu bem. Aquela resistência é muito forte. Mas um fecho acima da neckline com volume era um sinal bullish fantástico. E todos sabemos que a PT anda sempre à frente do mercado...
Desculpa a resposta ser curta, mas o tempo tem faltado por estas bandas...

Sara Calisto (01/06/2000 at 19:36) wrote:

Ulisses,

Desculpe voltar a incomodá-lo mas como não tem tido tempo para escrever, acho que era bom fazer um ponto da situação. Infelizmente eu não tenho acesso ao #bolsa do mirc. Quem por lá anda diz que o Ulisses mantém o seu optimismo desde 5ª feira passada. Mas eu gostava de ouvir da sua própria pessoa: Continua a haver razões para estarmos optimistas? Até onde poderá esta subida ir? Disse que se a PT quebrasse os 11,8 disparava, isso aconteceu e agora? Disseram-me que no #bolsa tinha falado na resistencia dos 16,6 para a Cimpor. Quebrou e subiu muito também. Até onde pode ela ir?
Desculpe todas estas perguntas mas eu como muitas outras pessoas nao podemos ir ao mirc e gostamos sempre de ver a sua leitura do mercado.

Ulisses Pereira (01/06/2000 at 23:11) wrote:

Infelizmente não tenho podido deixar aqui as análises com a frequência habitual. O tempo escasseia e quando escrevo apressadamente sinto sempre que não me exprimi bem nem disse tudo o que gostaria. Ainda assim, o actual momento quente do mercado obriga-me a dizer algo. Vou tentar ser rápido e claro. Quando na semana passada, alertei para o facto de começar a notar-se algumas divergências entre analistas técnicos e fundamentais, mal sabia que as consequências se fariam notar quase instantaneamente. De facto, nenhum analista puramente técnico podia aconselhara entrada num mercado cuja tendência era claramente de baixa. Mas, como todos sabemos, nunca são os analistas técnicos que despoletam as inversões de mercado… “ The trend is your friend…” é a máxima da análise técnica. O que sucedeu é que, a partir do fim da semana passada, muitos investidores começaram a sentir que, em termos fundamentais, muitas empresas estavam baratas e regressaram às compras. O que sucedeu foi que, numa semana, o PSI ganhou 800 pontos. Durante a forte correcção que aconteceu, o que podemos observar era que, mal era quebrado um suporte, a acção mergulhava rapidamente até ao outro suporte. Esta semana, está a suceder o inverso. Mal uma resistência é quebrada o mercado já só está a ver quando chega a outra resistência. Por isso falei nos 16,6 da Cimpor, nos 11,8 da PT e nos 17,25 da Telecel. No fundo, a estratégia a adoptar neste tipo de alturas é a seguinte. Entrar na acção. Vender perto da próxima resistência. Entrar caso a resistência seja quebrada ou ficar de fora caso não o seja. Por isso, julgo que é imperioso irmos ficando de olho nas resistências importantes. (Reparem o que sucedeu quando as 3 resistências que apontei atrás foram quebradas…). A PT está em cima de uma resistência muito, muito forte que são os 12,2. A ser quebrada, só vejo a próxima resistência nos 12,8! Estamos num momento muito importante do mercado. O PSI aproxima-se velozmente daquela que considero ser a resistência mais complicada dos próximos tempos que são os 12255 (máximo do dia 3 de Janeiro). Muitos analistas técnicos apontam os 12600 como o valor chave para o mercado. Do meu ponto de vista, estes 12250/12300 é que o são. Curiosamente, o Nasdaq está bem pertinho dos 3650, valor mítico e crucial para o mercado. Recorde-se que foi o mínimo do dia 4 de Abril ( onde fez aquela recuperação de sonho) e que, quando quebrou no dia 14 do mesmo mês o levou para uma correcção violentíssima. Por coincidência, ou talvez não, amanhã saem os dados do emprego nos USA que é um dos indicadores predilectos do Sr Greenspan. Caso sejam favoráveis, poderá aí estar o tónico para quer o PSI quer o Nasdaq quebrarem estas resistências que quase parecem muralhas. Se forem maus, é óbvio que os mercados terão que dar alguns passos atrás… Em suma…olho nas resistências e a sua quebra em fecho é um fortíssimo sinal de entrada. Como vêem, aqui não há optimismos nem pessimismos, apenas um plano de actuação para o que possa vir a suceder. Os tempos voltaram a mudar e há que aproveitar estes momentos… P.S O Sol ilumina tudo e todos. Quem lhe consegue ficar indiferente?

Maria Pinto (02/06/2000 at 0:15) wrote:

Escrevo pela 1ª vez neste fórum. Fui uma daquelas pessoas que aprendeu a gostar do bolsapt por sua causa e do K e saí de lá quando voces sairam e aquilo ficou um parque infantil!
Queria apenas perguntar-lhe uma coisa: Quando publica as suas análises sobre acções do Nasdaq? E porque é que nunca coloca gráficos? Obrigada e parabens!

Ulisses Pereira (03/06/2000 at 2:55 ) wrote:

Maria,
De facto, nunca coloquei gráficos pelo simples facto de não saber como se faz. Já várias pessoas se ofereceram para me ensinar mas, como tenho dito, o meu tempo tem sido muito curto. Em Julho e Agosto vou estar fora dos fóruns mas prometo voltar com gráficos! Os gráficos dão, de facto, outra dimensão as análises e tenho coisas bastante giras para mostrar. Giras e simples! Vou ter o Verão para aprender...
Quanto às análises sobre as acções do Nasdaq, aí é que os gráficos eram mesmo essenciais... Mas fica prometido para Setembro. Ando mesmo deliciado com aquele mercado. Super técnico, altamente volátil, com liquidez, pode-se shortar em acções, usar stops, etc... Cada vez mais, as minhas atenções estão para lá voltadas...
Anexos
050307$Hist08 - Ulisses e ao 7º dia ...PSI20.PNG
050307$Hist08 - Ulisses e ao 7º dia ...PSI20.PNG (115.89 KiB) Visualizado 899 vezes

HISTÓRICOSdosFÓRUNS 8 – Os maiores em “E ao 7º dia...”

por maisum_CALD » 7/3/2005 11:19

Antes de postar aqui umas tertúlias com o super dotado “astrólogo” toto1 vou então recuar 2 meses nesse período, até aos bons tempos do Casual Fóruns (tudo isto devido a fortes pressões movidas por alguns “velhadas”) e trazer á memória mais um grande momento HISTÓRICO entre... “Os maiores” como dizia a Sara Calisto. Eu diria melhor, entre... “Os 2 magníficos.”
Não guardei muita coisa do Casual pois na altura o Ulisses com a chegada do verão ausentou-se por 2 meses e eu andei depois mais pelo fórum da ATM onde o K. assentou praça. Depois militei ainda no Super Exército do General X-Peculator (aquela máquina) mas ainda assim tenho umas coisitas do Casual Fóruns que dá material para umas semanitas nestes tópicos Históricos. Do BolsaPT tenho pena de não ter chegado antes. Já cheguei numa altura em que predominavam lá uns tipos que se intitulavam eles próprios de anti-melgas, raids, etc., mas mesmo assim ainda apanhei o Pedro Caldeira a treinar para o site com o seu nome e um tal de Paulinski (eheheh) que com uma enorme paciência lá ía falando de mercados no meio das melgas ... Só para dar uma ideia as conversas mais suaves eram do tipo: “ATENÇÃO PUTOS, FUI DE FÉRIAS, MAS JÁ REGRESSEI”. E respostas do tipo: “SUA MELGA! Só cá faltava este...M....” e “VAI OUTRA VEZ DE FERIAS, E DÁ BANHO AO CÃO.” e ainda “volta para ferias, nós queremos ter saudades tuas”...
Outras conversas eram do género: “Duvido que sejas o Ulisses pois ele não escreve aqui, mas isso foi mesmo ele que escreveu. Está no casual com um diálogo animado com o K.”

Voltando ao Casual, aí vai disto:

Uma Imagem do que era o fórum
Anexos
050307$Hist08 - Imagem do Casual Fóruns.GIF
050307$Hist08 - Imagem do Casual Fóruns.GIF (40.49 KiB) Visualizado 909 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aqui_Vale, Bing [Bot], GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, Jonas74, m-m, Massao1, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 300 visitantes