Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ulisses e demais ... Suporte/Resistência PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ulisses, obrigado...

por Sol Dado » 30/1/2003 23:41

pelos gráficos mais uma vez.

E aquilo do "truque sujo" :oops: não era para ser levado tão a peito!

Já muitas vezes precisei deste tipo de gráficos (invertidos, com escala semi-log)... mas não tenho modo de os fazer.

Se alguém tiver pachorra era útil:
a) da PTM
b) do Nasdaq
c) depois se precisar de mais algum... peço :wink:

Abraço,
Sol Dado
 
Mensagens: 333
Registado: 8/11/2002 8:29

por Ulisses Pereira » 30/1/2003 19:43

Aqui não há truques. Truques é quando queremos demonstrar alguma coisa. Só coloquei o gráfico invertido por pura piada. Mas se tens interesse nisso aqui tens os gráficos da PT invertidos e em escala semi-log. Uff! :)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
b.jpg
b.jpg (156.78 KiB) Visualizado 1071 vezes
bb.jpg
bb.jpg (133 KiB) Visualizado 1070 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Muito obrigado, mas...

por Sol Dado » 30/1/2003 19:36

... penso que há ali um pequeno truque sujo :P !

Se queres colocar o gráfico invertido, e acho muito bem que o faças, então também deveria estar com a escala semi-log! Senão há contradição e confusão nas análises!

Realmente, na escala normal, parece estar "bull"! Mas na escala semi-log... já não há tanta certeza! E na dúvida... beneficia-se o "urso"! :lol:

Abraço,
Sol Dado
 
Mensagens: 333
Registado: 8/11/2002 8:29

PT - medio prazo

por JN » 30/1/2003 19:33

Só negoceio PT a medio / longo prazo, é um papel que não me dá problemas. Dois ou tres trades por ano, só acçoes (ja fiz futuros PT e dei-me mal).
Como pode ver no meu gráfico semanal (postado no fim de semana passado) estou a prever uma descida ao suporte do canal de longo prazo, por isso já nao a tenho em carteira à dias.
No curto prazo gosto muito da JMartins :wink: , BCP :wink: etc.

Ulisses: na PT (ao contrário de outras) a escala smi-log é a que resulta melhor e é isso que interessa.

Bons negocios
Anexos
pt-2003_1[2].gif
pt-2003_1[2].gif (32.07 KiB) Visualizado 1106 vezes
Um abraço
JN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 770
Registado: 11/11/2002 17:41
Localização: Estoril

por Ulisses Pereira » 30/1/2003 19:32

LOL! Admito que é lindo. Admito! :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Pata-Hari » 30/1/2003 19:30

Admite que são lindos os gráficos em escala semi-log, admite que este é tão lindo, mas tão bonito, tão bonito, que quase te convertes à beleza das semi-logs... :P
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 30/1/2003 19:27

Dá, com certeza. Até dá para colocar um gráfico de cabeça para o ar! ;)

Fica aqui então dois gráficos em escala semi-log e um gráfico com a escala invertida.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ptlog1.gif
forum-ptlog1.gif (15.62 KiB) Visualizado 1134 vezes
forum-ptlog2.gif
forum-ptlog2.gif (14.41 KiB) Visualizado 1122 vezes
forum-ptinv.gif
forum-ptinv.gif (16.05 KiB) Visualizado 1118 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Caro Ulisses, seria possível

por Sol Dado » 30/1/2003 19:17

... anexar o gráfico da PT em escala semi-log ?

Obrigado.
Sol Dado
 
Mensagens: 333
Registado: 8/11/2002 8:29

por Ulisses Pereira » 30/1/2003 19:12

Caro Pergas,

Anteontem respondi aqui no fórum à Razão Pura a uma questão sobre a PT. Apesar das quedas dos últimos dois dias, aquilo que escrevi continua a ser a minha opinião.

Vou aqui transcrever essas minhas palavras bem como deixar os gráficos actualizados com o dia de hoje.

A PT, como tão bem disse o James, tem características muito especiais e negociá-la com base no que se passa no resto dos mercados é um dos erros mais frequentemente cometidos. Apesar de, no longo prazo, não conseguir escapar à correlação com os outros mercados, no curto prazo ela tenta ter vontade própria.

Para quem segue os gráficos em escala semi-log, ela esteve perfeita tecnicamente, reagindo à linha de tendência descendente de longo prazo, não conseguindo quebrá-la. Eu tenho utilizado na minha análise a escala linear, embora estando sempre de olho nessa tal linha pois, como já aqui disse algumas vezes, a minha visão não é dogmática nessa matéria.

Mas olhemos para os meus gráficos. A PT deu ali um excelente sinal de compra no início de Janeiro na ruptura da LT descendente de longo prazo. Aí ganhou força que lhe permitiu quebrar a resistência dos 6,98 euros. O facto de não ter conseguido aguentar esse nível depois de o ter superado foi, por si só, um sinal que a PT não estava tão forte como aparentava.

O que temos neste momento? Temos a PT quase a testar a LT descendente que tinha testado. Penso que nessa zona poderá encontrar algum suporte. Contudo, até que algo significativo aconteça (quebra em baixa dos 6,19 ou nova ruptura dos 6,98) eu vou estando muito neutro na PT.

Já ando com saudades de negociar esta "menina", mas vou aguardando pacientemente uma oportunidade daquelas que eu gosto: claras e com baixo risco!

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt1.gif
forum-pt1.gif (18.04 KiB) Visualizado 1172 vezes
forum-pt2.gif
forum-pt2.gif (14.99 KiB) Visualizado 1174 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Ulisses e demais ... Suporte/Resistência PT

por pergas » 30/1/2003 18:03

Caros Ulisses,

Será possível colocar um ga. actualizado da PT, com um breve comentário seu, que é sempre muito bem vindo..

O meu obrigado,

pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google [Bot], jprgodinho, OCTAMA, Phil2014, trilhos2006, Àlvaro e 93 visitantes