Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Capablanca....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Absurdo ...

por Capablanca » 30/1/2003 12:35

... eu não sei quando vai ser a Guerra, sinceramente, não passo cartão nenhum à Guerra, até fui obrigado a alongar ontem futuros S&P e DAX pela manhã só por causa de estarem alguns a vender por causa do motivo Iraque (arrrrggghhhh).

Eu digo que os mínimos do ano vão ser atingidos no período Abril-Junho, independentemente de quando for a Guerra, que é irrelevante, apesar de tudo o que os media e os analistas dizem na televisão e nos jornais sobre a sua importância.

A Guerra não é determinante no fundo, o caminho está traçado, quer haja Guerra, quer se resolva rapidamente, quer se arraste, quer comece hoje, quer comece daqui a 10 anos. É por isso que o mercado é previsível, porque não depende de notícias. Aqueles que dizem que: «se acontecer isto em relação à Guerra, acontecerá aquilo nos mercados», não sabem o que estão a dizer, if you ask me. Se fosse como eles dizem, seria simples, era só reagir a favor das notícias hehehehe, sabemos que não é assim que o mercado funciona.

É engraçado como eu vejo a CNBC umas 8 horas por dia, e lucro imenso com a informação que me dão - contrariando-a ! (tirando 2 ou 3 tipos que conhecem a história dos mercados (Hugh Hendry, Chris Locke), o resto são patos)

Não sei se me fiz compreender, e peço desculpa pela dureza das palavras, estou disponível para aprofundar este assunto, que admito seja complicado de aceitar, especialmente para quem lê jornais financeiros e TV e tenta aplicar a sua explicação ao funcionamento dos mercados.
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

Bom dia Capablanca

por ABsurdo » 30/1/2003 12:25

Capablanca Escreveu:Portanto, se os mercados estiverem no alto e começar a Guerra (que para mim dura 4 ou 5 dias), caem para os targets traçados (550 - 650 no S&P, 1800 - 2000 no DAX, por exemplo

... e dizes num post anterior que os mínimos (penso que te referias a estes targets) serão alcançados no segundo trimestre de 2003... ou seja, quanto a ti a Guerra só terá lugar nesse período Abr/Jun... percebi bem?

Um abraço Capablanca

ABsurdo 8-)

P.S.- e um monte de beijinhos para a Patinha... :wink:

Registado: 14/11/2002 11:49

Bom dia Pata, obrigado pelas questões

por Capablanca » 30/1/2003 12:15

Penso que está tudo escrito no artigo «2003, segundo César Borja», em relação áquilo que penso acerca dos mercados.

Em relação aos efeitos da Guerra, depende muito de como estiver o mercado. A ver se consigo transmitir bem a ideia: a economia sobrepôe-se à geopolítica em termos de mercados. Logo, qualquer que seja o resultado da Guerra, o que quer que seja que aconteça nesse domínio, é para mim irrelevante no caminho que o mercado tomará, e que está previsto no referido artigo do Autor.

Portanto, se os mercados estiverem no alto e começar a Guerra (que para mim dura 4 ou 5 dias), caem para os targets traçados (550 - 650 no S&P, 1800 - 2000 no DAX, por exemplo). Se já estiverem num baixo, digamos nos 600 pontos no S&P, sobem a seguir.

Os media continuarão a explicar tudo com a Guerra, quando ela é completamente irrelevante e o caminho estava traçado previamente pelas tendência macroeconómicas globais. Esse caminho estava traçado mesmo antes de se falar em Guerra com o Iraque, mesmo antes dos atentados de 11 de Setembro. É por ele estar traçado (porque a História Económica se repete (não de forma igual, mas semelhante) por ciclos) que é e foi previsível.

Tudo isto é muito discutível, o que é óptimo se alguém quiser debater.

Beijinhos Pata !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

Esse Capablanca continua sempre a mesma coisa.....

por Carlos André » 30/1/2003 11:35

........é bear até à morte.......sem ofensa, claro.
Carlos André

Capablanca....

por Pata-Hari » 30/1/2003 11:18

Explica-me uma coisa....

Li num dos teus posts que achas que o mercado já descontou mais do que amplamente a hipótese da guerra. Concordo contigo. Dizes que uma vez a guerra começada, que o mercado vai olhar para o que é importante e fundamental, as avaliações das empresas no mercado, e que por consequência, down we go again. Também estou de acordo que esse seja o caminho com o mesmo argumento. No entanto, os descontos da hipótese de guerra são movimentos imediatistas e a avaliação e ajuste tendencial aos valores fundamentais é um movimento de muito mais longo prazo e sujeito a ruido (como este de guerra). A minha questão é porquê que a teu ver não consideras um período intermédio de alivio de quedas quando a guerra acontecer, se acontecer, mesmo que depois o mercado siga "o seu destino". Como é que ligas tudo isso num só movimento que continuação de quedas, ou se efectivamente o fazes (e fui eu quem te leu mal ou não leu tudo).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, yggy e 195 visitantes