Teixeira Duarte - Tópico Geral
Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral
Bom dia
Para já o que o mercado disse é "nim", as expectativas não melhoraram e os resultados foram dentro do esperado. A liquidez tem sido boa.
Para já o que o mercado disse é "nim", as expectativas não melhoraram e os resultados foram dentro do esperado. A liquidez tem sido boa.
Cumprimentos
MigRod
MigRod
- Registado: 1/9/2006 18:07
Amanhã o mercado vai determinar.
Mas estou convicto que na primeiro hora se não subir 5% não é nada.
Mas estou convicto que na primeiro hora se não subir 5% não é nada.
- Registado: 1/4/2019 10:52
Boa tarde
Todos os argumentos e informação são relevantes para que cada um os utilize como considere razoável. Todavia o mercado é soberano e a reação ver-se-á nos próximos dias.
Uma coisa é certa, se com o mercado da habitação a valorizar como está a TD não apresentar resultados em linha, dificilmente o fará com a eventual contração do mercado habitacional, quando tal ocorra, e considerando que o mercado desconta potencial futuro, se a cotação da TD não está em valores mais acima é porque o mercado não vê tanto potencial como quem está dentro quer.
Todos os argumentos e informação são relevantes para que cada um os utilize como considere razoável. Todavia o mercado é soberano e a reação ver-se-á nos próximos dias.
Uma coisa é certa, se com o mercado da habitação a valorizar como está a TD não apresentar resultados em linha, dificilmente o fará com a eventual contração do mercado habitacional, quando tal ocorra, e considerando que o mercado desconta potencial futuro, se a cotação da TD não está em valores mais acima é porque o mercado não vê tanto potencial como quem está dentro quer.
Cumprimentos
MigRod
MigRod
Pmart 1 Escreveu:Não rebati argumentos , apresentei factos , agora a carapuça serve a quem a enfia.
Não se exalte nesse seu estilo de sempre que alguém mostra algo diferente do que diz qual a sua resposta ... é sempre procurar diminuir o próximo , se fosse só comigo mas não ,basta ir um pouco atrás no tópico , pois meu amigo da Montanha Russa passe bem, que esta é a sua actividade.
O mercado é soberano as contas estão lá para quem quer ver e verificar. Quanto vale é o valor que o mercado atribuir
Ou você acha que eu sou parvo ou quer fazer de mim parvo.
Tendo eu sido o único forista que referiu as SIC, é óbvio que você se estava a referir a mim, só não teve a hombridade de me referir por nome e preferiu fazer um insulto velado.
Pior, esta sua resposta, acaba por ser um segundo insulto e ataque ao meu carácter. Isto é característico seu Pmart1, em vez de discutir os termos financeiros, avança para ataques pessoais, especialmente quando fica sem argumentos.
Sim, ficou agora provado que você não tem argumentos para defender o cozinhado financeiro das SIC no EBITDA que a Teixeira fez... que era esse o cerne do meu post inicial e que você deturpou numa dissertação sobre o que são SIC, que pouco ou nada fez luz sobre se você considera ou não que a revalorização do NAV é ou não lucro operacional.
Passe bem.
Não rebati argumentos , apresentei factos , agora a carapuça serve a quem a enfia.
Não se exalte nesse seu estilo de sempre que alguém mostra algo diferente do que diz qual a sua resposta ... é sempre procurar diminuir o próximo , se fosse só comigo mas não ,basta ir um pouco atrás no tópico e noutros tópicos de outros activos , pois meu amigo da Montanha Russa passe bem, que esta é a sua actividade.
O mercado é soberano as contas estão lá para quem quer ver e verificar. Quanto vale é o valor que o mercado atribuir
Não se exalte nesse seu estilo de sempre que alguém mostra algo diferente do que diz qual a sua resposta ... é sempre procurar diminuir o próximo , se fosse só comigo mas não ,basta ir um pouco atrás no tópico e noutros tópicos de outros activos , pois meu amigo da Montanha Russa passe bem, que esta é a sua actividade.
Editado pela última vez por Pmart 1 em 23/8/2026 17:31, num total de 1 vez.
- Registado: 13/7/2011 20:38
Pmart 1 Escreveu:Bem tudo serve , ponto prévio neste momento não sou acionista da Teixeira Duarte mas os ultimos posts são muito claros e mostram bem a postura do comentador de bancada deixo em baixo o que referiram quanto ás sociedades de investimento.
Primeiro ponto o que são , muitos sabem que quando se desenvolve um projecto imobiliaria cria-se uma sociedade , a mesma tem um valor quando imaginemos só temos o terreno outro valor quando construimos 2 pisos de um prédio , outro quando está concluido um prédio e ainda outro quando o projecto inclui diversos prédios e durante essa fase e um valor fiinal projectado que pode ser influenciado por razões de mercado ou outras
.
Segundo ponto, no acordo com a banca , os bancos como é obvio defenderam-se e valorizaram a um preço "baixo" ou seja pelo minimo resultado realizado ou valor base.É normal que com a construção do projecto e eventuais vendas de imóveis o valor aumente.
Terceiro ponto este negócio no caso da Teixeira Duarte até foi interessante e até uma garantia de futuro porque garantiu estabilidade financeira e OBRA A REALIZAR (pago na proporção pelas SIC´s ), não só com o seu CAPEX mas com o apoio global da Banca
Quarto Ponto podem ver o valor final projectado , alguns projectos incluidos estão numa fase madura (onde o controle das SIC é maior da TD , noutros menor como Vila Rio em fase intermedia )
Para finalizar dizer que a (Era bom, em prol da transparência, que a Teixeira desse um destino à participação residual com que ficou nestas SIC, de modo que os resultados não viessem empolados nos próximos resultados daqui para a frente.)
não é correcto .
Mas como diria o outro" PRONTOS " dá para perceber .
Os resultados são bons ,maravilhosos NÃO ,estão a cumprir o que a Banca exigiu ESTÃO , procurem lá no relatório e contas o que é exigido pela Banca no acordo está lá racios ( COVENANT) eu facilito está na página 54 .
Bem é uma construtora o mercado será soberano e como podem ver abaixo está lá o valor , BEM RESIDUAL NÃO É espero ter ajudado
Pmart1, comentador de bancada é quem faz um post como o seu que não rebate nada do que escrevi no post anterior e ignora o essencial do "cozinhar" de resultados que a Teixeira fez aqui.
Considerar valorização de ativos como parte do EBITDA é simplesmente "manhoso" e acaba por ser uma estratégia para cumprir os covenants que citou, enquanto o imobiliário estiver a dar.
Não o vi rebater o facto de que, se as SIC estivessem consolidadas a 100% que o valor, muito provavelmente, ficaria muito aquém dos 17M€ pois teriam de ser fatorizados outras rubricas como rendas cobradas, custos de gestão do fundo, eventual dívida própria, juros e interesses minoritários.
Estando as SIC fora do contrele da TDSA, reconheceram apenas o proveito da valorização do NAV, como lucro operacional.... simplesmente "manhoso" e o mercado será soberano a avaliar esta "manhosice" na segunda feira.
Quero ver como é que a Teixeira vai cumprir o covenant em 2032 de 3.5x de Net Debt / EBITDA, é que para isso é preciso crescer, o que implica investimento e para investir é preciso dinheiro, que a Teixeira não tem. Quero ver como é que consegue abater a dívida, sem um aumento de capital, ao mesmo tempo aumentando o EBITDA... especialmente se o mercado imobiliário vier pelo cano abaixo na próxima crise financeira (que estimo não deva faltar muito).
Bem tudo serve , ponto prévio neste momento não sou acionista da Teixeira Duarte mas os ultimos posts são muito claros e mostram bem a postura do comentador de bancada deixo em baixo o que referiram quanto ás sociedades de investimento.
Primeiro ponto o que são , muitos sabem que quando se desenvolve um projecto imobiliaria cria-se uma sociedade , a mesma tem um valor quando imaginemos só temos o terreno outro valor quando construimos 2 pisos de um prédio , outro quando está concluido um prédio e ainda outro quando o projecto inclui diversos prédios e durante essa fase e um valor fiinal projectado que pode ser influenciado por razões de mercado ou outras
.
Segundo ponto, no acordo com a banca , os bancos como é obvio defenderam-se e valorizaram a um preço "baixo" ou seja pelo minimo resultado realizado ou valor base.É normal que com a construção do projecto e eventuais vendas de imóveis o valor aumente.
Terceiro ponto este negócio no caso da Teixeira Duarte até foi interessante e até uma garantia de futuro porque garantiu estabilidade financeira e OBRA A REALIZAR (pago na proporção pelas SIC´s ), não só com o seu CAPEX mas com o apoio global da Banca
Quarto Ponto podem ver o valor final projectado , alguns projectos incluidos estão numa fase madura (onde o controle das SIC é maior da TD , noutros menor como Vila Rio em fase intermedia )
Para finalizar dizer que a (Era bom, em prol da transparência, que a Teixeira desse um destino à participação residual com que ficou nestas SIC, de modo que os resultados não viessem empolados nos próximos resultados daqui para a frente.)
não é correcto .
Os resultados são bons ,maravilhosos NÃO ,estão a cumprir o que a Banca exigiu ESTÃO , procurem lá no relatório e contas o que é exigido pela Banca no acordo está lá racios ( COVENANT) eu facilito está na página 54 .
Bem é uma construtora o mercado será soberano e como podem ver abaixo está lá o valor , BEM RESIDUAL NÃO É espero ter ajudado
.
não é correcto .
- Anexos
-
- Screenshot_23-8-2026_10597_.jpeg (226.4 KiB) Visualizado 6491 vezes
- Registado: 13/7/2011 20:38
A_investidor Escreveu:1H 2024 vs 1H 2026
Volume de negócios 377M vs 401M
EBITDA 42M vs 58M
Resultado Liquido 9M vs 11M
Divida Liquida 684M vs 488M
Carteira de encomendas 1242M vs 1799M.
Os números são evidentes estes são os melhores resultados desde a muitos anos. O mais evidente e com maior impacto é uma redução da divida de 30% em 2 anos e a carteira de encomendas a subir 45% também no mesmo período.
Investidor, há uma correção relevante nos números de 2024.
O resultado líquido, apesar de ter sido apresentado como 9M€ no relatório intercalar de 2024, já no relatório intercalar de 2025, no quadro comparativo com o período homólogo anterior, o resultado líquido de 2024 foi "retificado" para 11M€.
Isto pode ocorrer quando, num determinado ano, mudam as regras IFRS para apuramento destas rúbricas (e a empresa é obrigada a recalcular o resultado do ano anterior para comparação justa com o ano corrente).
Portanto em termos de resultados líquidos de 2024, à luz das novas regras IFRS, devem ser considerados 11M€, o que faz com que este primeiro semestre de 2026 tenha tido valor idêntico em termos líquidos ao de 2024.
Outra questão muito relevante na avaliação destes resultados, foi o facto de terem sido contabilizados 17M€, como lucro operacional, derivado da revalorização das SIC (Sociedade de Investimento Coletivo) que a Teixeira entregou parcialmente à banca.
Esta entrega parcial tirou as SIC do controlo da Teixeira e o perímetro de consolidação destas sociedades passou agora a ser contabilizada de uma forma que lhes permite incorporar a valorização/desvalorização do NAV (Net Asset Value) como lucro operacional.
Já referi noutro fórum que isto, apesar de ser legal do ponto de vista de contabilidade IFRS, não é, na minha opinião, lucro operacional.
Mal comparado é como a minha empresa deter ações de outra, as ações valorizarem, e eu considerar essa valorização (sem as ter vendido em mercado) como lucro operacional.
Note que esta contabilização dos 17M€ não está fechada. Se as SIC desvalorizarem no próximo semestre, a diferença (da desvalorização) tem de ser incorporada no resultado consolidade de 2026 (também pode valorizar, aí seriam contabilizados 17M€ + outros XM€), mas isto é uma maneira um pouco "manhosa" de apresentar resultados.
Na prática o "verdadeiro" EBITDA das operações (ou seja, do negócio que a Teixeira efetivamente gere e controla), no 1º semestre de 2026, foi de 41M€ (= 58M€ - 17M€), o que até é 1M€ inferior ao de 2024.
Já o resultado líquido de 11M€ do primeiro semestre de 2026 está "mascarado" com esta revalorização dos ativos, que não é uma constante como já referi antes, tanto pode subir como descer ao sabor do NAV das SIC agora controladas pela banca.
Era bom, em prol da transparência, que a Teixeira desse um destino à participação residual com que ficou nestas SIC, de modo que os resultados não viessem empolados nos próximos resultados daqui para a frente.
Se o setor imobiliário entrar em declínio (à conta de uma crise por exemplo), estes 17M€ de revalorização depressa se tornam em valor negativo de igual ou maior proporção. Para já jogam a favor, mas rapidamente se podem tornar uma armadilha.
56 ou blue: dragon shortou na 6a feira.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Dragon56 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:JN:
Teixeira Duarte com lucros de 11 milhões no primeiro semestre
O grupo registou até junho um crescimento de 25% do volume de negócios para mais de 400 milhões e duplicou o EBITDA face à primeira metade do ano passado. A carteira de encomendas aumentou 10% para quase 1,8 mil milhões de euros.
Pior resultado que o o periodo homologo de 2024, antes do refinanciamento da banca...
1H 2024 vs 1H 2026
Volume de negócios 377M vs 401M
EBITDA 42M vs 58M
Resultado Liquido 9M vs 11M
Divida Liquida 684M vs 488M
Carteira de encomendas 1242M vs 1799M.
Os números são evidentes estes são os melhores resultados desde a muitos anos. O mais evidente e com maior impacto é uma redução da divida de 30% em 2 anos e a carteira de encomendas a subir 45% também no mesmo período.
- Registado: 25/8/2025 14:42
Investor Tuga Escreveu:JN:
O grupo registou até junho um crescimento de 25% do volume de negócios para mais de 400 milhões e duplicou o EBITDA face à primeira metade do ano passado. A carteira de encomendas aumentou 10% para quase 1,8 mil milhões de euros.
Pior resultado que o o periodo homologo de 2024, antes do refinanciamento da banca...
- Registado: 28/5/2025 23:55
JN:
- Registado: 7/9/2024 8:51
Penso que com boas noticias externas políticas supere facilmente os 0,50, o mês de Agosto também não ajuda e falo por mim, que ando completamente ocupado com outras coisas.
Bom dia
Mantém-se a dificuldade. Os 0.50 estão de pedra e cal, qualquer tentativa é temporária e gera pressão vendedora imediata.
Mantém-se a dificuldade. Os 0.50 estão de pedra e cal, qualquer tentativa é temporária e gera pressão vendedora imediata.
Cumprimentos
MigRod
MigRod
carlosdsousa Escreveu:Boas
Volta a transacionar acima do €0,5.
Não parece haver noticias, acho que vai testar o próximo patamar de relevo, os +-€0,55.
Mais uma "turra"... a ver se a deixam voar mais alto.
Cumprimentos
Não foi desta que quebrou os 0.5, creio que existe falta de interesse acima deste nivel. É mais provável que após as várias tentativas de quebrar consistentemente os 0.5 sem sucesso que venha testar o suporte nos 0.4.
Cumprimentos
MigRod
MigRod
Boas
Não parece haver noticias, acho que vai testar o próximo patamar de relevo, os +-€0,55.
Cumprimentos
Cumprimentos
A proposta é o resultado ir para resultado transitado e não haverá qualquer dividendo. O nivel de endividamento também não aconselha, isto opinião minha.
Cumprimentos
MigRod
MigRod
Pageup Escreveu:Está a com vontade de subir...
E sobre DIVIDENDOS !?!
Dizem ser previstos 0,12 !!!!!!
Contudo na TDU diz: não haver distribuição de !!!
Será que o caso será discutido na AG 22 !?
Sinto-me baralhado
inclusive minha Gestora de Conta informa-me que :- Não heverá Dividendos :-0pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Está a com vontade de subir...
Mais umas para o saco, parece um relógio suíço se recuperar 2% vão de volta 
TheKuby Escreveu:A primeira reação aos 0,55 está a fazer retrair a cotação. Houve uma venda a mercado de 2M de titulos, redução de alguma posição.
Eu agradeço essa venda.
A primeira reação aos 0,55 está a fazer retrair a cotação. Houve uma venda a mercado de 2M de titulos, redução de alguma posição.
Cumprimentos
MigRod
MigRod
Pageup Escreveu:voltei a entrar a 0,5320 penso que é um bom preço, semana passada por duas vezes fez quedas superiores a mais de 3% e voltou a recuperar a totalidade, não há duas se três.....![]()
voltei a entrar a 0,5320 penso que é um bom preço, semana passada por duas fez quedas superiores a mais de 3% e voltou a recuperar a totalidade, não há duas se três.....

Para mim já subiu até demais...estou comprador novamente.
Quem está ligado: