Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por @nmv! » 4/6/2026 22:01

veio à EMA 50, tudo normal.
o resto é ruído, siga para a zona dos € 8,50
Anexos
IMG_2023.png
IMG_2024.png

Registado: 2/4/2025 19:55

por J.f.vieira » 3/6/2026 19:43

NirSup Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.

Uma coisa é o potencial, outra coisa é a realidade nua e crua dos números.
Os resultados são ridículos em relação à faturação.
Se avaliada pelo lucro líquido (Múltiplo 8,7x): A Mota-Engil valeria € 1,15 mil milhões, um valor ligeiramente abaixo dos atuais € 1,44 mil milhões que vale hoje na Bolsa de Lisboa.

Fatura quase tanto como a empresa de construção civil americana adquirida pelo Gregor Abel e vale em Bolsa 5 vezes menos.
Porquê?

By Nirvana

........... ............... ...............

NirSup,

O problema dessas contas é que estás a olhar apenas para os lucros de 2025.

Se utilizarmos os 133 milhões de lucro de 2025 e aplicarmos o múltiplo de 8,7x, tens razão: a valorização seria inferior à atual. Mas as ações não negoceiam pelo passado, negoceiam pelas expectativas futuras.

As previsões para 2026 apontam para lucros próximos dos 188 milhões de euros. Aplicando exatamente o mesmo múltiplo de 8,7x, a Mota-Engil passaria a valer cerca de 1,64 mil milhões de euros, ou aproximadamente 5,33€ por ação.

Mas o que me parece mais relevante é outra questão: o próprio mercado está constantemente a avaliar a capacidade de crescimento das empresas.

Se a Mota-Engil conseguir executar o plano Focus 2030 e atingir lucros na ordem dos 360 milhões de euros, então, usando o mesmo múltiplo de 8,7x, estaríamos a falar de uma capitalização próxima dos 3,1 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 10,20€ por ação.

Naturalmente, isso não acontece amanhã nem está garantido. Mas é precisamente por isso que existe mercado: uns acreditam que a empresa conseguirá lá chegar, outros não.

Eu apenas constato que a Mota-Engil passou de 50 milhões para 133 milhões de lucro em poucos anos, continua a aumentar a carteira de encomendas, ganha novas concessões, reforça a presença no Brasil e continua à procura de novos projetos.

Por isso, mais do que discutir quanto valia com os lucros de ontem, prefiro discutir quanto poderá valer se continuar a executar como tem vindo a executar.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Apramg » 3/6/2026 19:40

Eu acho que os americanos arriscam mais e têm fundos e etf que investem no mercado. A mota tem que pensar em ser cotada noutros mercados que lhe reconheçam o devido valor.

Registado: 5/9/2013 12:26

por NirSup » 3/6/2026 18:48

J.f.vieira Escreveu:
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.

Uma coisa é o potencial, outra coisa é a realidade nua e crua dos números.
Os resultados são ridículos em relação à faturação.
Se avaliada pelo lucro líquido (Múltiplo 8,7x): A Mota-Engil valeria € 1,15 mil milhões, um valor ligeiramente abaixo dos atuais € 1,44 mil milhões que vale hoje na Bolsa de Lisboa.

Fatura quase tanto como a empresa de construção civil americana adquirida pelo Gregor Abel e vale em Bolsa 5 vezes menos.
Porquê?

By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por @nmv! » 3/6/2026 17:50

o mesmo se passou com a entrada dos chinos CCCC no aumento de capital pós pandemia
na altura ainda me recordo haver muita resistência, e que a mota era uma empresa próximo da falência.
ademais, havia por aqui alguém que dava um target de € 0,52 :lol: , enfim.
a mota, muito em breve, estará com o preço nos dois dígitos.

Registado: 2/4/2025 19:55

por J.f.vieira » 3/6/2026 15:48

Só para relembrar um detalhe que o mercado parece já ter esquecido: os 4.326.429 títulos correspondentes a 1,41% do capital mudaram de mãos com um preço médio próximo dos 4,72€.

Naturalmente ninguém sabe quem comprou nem quais são os seus objetivos, mas uma coisa parece-me evidente: quem investe dezenas de milhões de euros numa operação desta dimensão não o faz, em princípio, com a expectativa de perder dinheiro.

Entretanto, a empresa continua a apresentar resultados sólidos, carteira de encomendas em máximos, novos projetos a surgir e perspetivas de crescimento que permanecem intactas.

Bons negócios.

J.f.vieira

por pmlcastanho » 3/6/2026 15:28

O gap dos 4.354 vai coincidir com a LTA de longo prazo, que pode servir de suporte para um step up de curto prazo.

O exército do Borja e o resto dos curtos, não podem ser ignorados, penso que podem levar a cotação aos 4, se a macro continuar a ajudar.

Seja como for, agora é um excelente ponto de entrada.

Registado: 9/12/2025 16:04

por Ferreiratrade » 3/6/2026 14:48

Eu tenho a 5€ preço médio e já não ponho nem mais um centimo. Vai servir para descontar das mais valias até ao fim do ano. Foi um erro ter entrado nela e foi a minha primeira vez após tantos anos de bolsa.

Registado: 4/11/2019 21:29

por MADPIX » 3/6/2026 14:41

J.f.vieira com esse preço médio provavelmente vai correr bem. Esta correção poderá leva-la ali aos 4,2x€, na minha ótica, penso que não cairá mais que isso, mas como o mundo está é difícil.
Continuo fora, a avaliar a evolução, eventualmente ainda esta semana meto umas motas no stand.
Bons negócios Vieira!

J.f.vieira Escreveu:Na minha opinião, a estes preços continuo a ver mais razões para comprar do que para vender. Já concluí a minha posição na Mota-Engil — e não é propriamente pequena — com um preço médio de 4,45€, pelo que me sinto perfeitamente confortável com o investimento realizado.

A partir daqui, a minha estratégia é simples: acompanhar a evolução da empresa e dar tempo para que os resultados se reflitam na cotação. Continuo bastante confiante no potencial da Mota-Engil a médio e longo prazo, mas esta é apenas a minha visão pessoal. Como sempre, cada investidor deverá fazer a sua própria análise e tomar as suas decisões.

Da minha parte, ficarei por aqui durante algum tempo. Tenho sido bastante ativo neste tópico nos últimos meses, mas considero que já partilhei tudo o que tinha a partilhar sobre a minha estratégia. Agora é deixar a empresa executar, o mercado reconhecer valor e o tempo fazer o seu trabalho.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:13

por J.f.vieira » 3/6/2026 14:29

Na minha opinião, a estes preços continuo a ver mais razões para comprar do que para vender. Já concluí a minha posição na Mota-Engil — e não é propriamente pequena — com um preço médio de 4,45€, pelo que me sinto perfeitamente confortável com o investimento realizado.

A partir daqui, a minha estratégia é simples: acompanhar a evolução da empresa e dar tempo para que os resultados se reflitam na cotação. Continuo bastante confiante no potencial da Mota-Engil a médio e longo prazo, mas esta é apenas a minha visão pessoal. Como sempre, cada investidor deverá fazer a sua própria análise e tomar as suas decisões.

Da minha parte, ficarei por aqui durante algum tempo. Tenho sido bastante ativo neste tópico nos últimos meses, mas considero que já partilhei tudo o que tinha a partilhar sobre a minha estratégia. Agora é deixar a empresa executar, o mercado reconhecer valor e o tempo fazer o seu trabalho.

J.f.vieira

por MADPIX » 3/6/2026 11:35

Caros Moteiros, continuo fora, mas o stand está limpinho e pronto a receber novas Motas.
Bons negócios.
Anexos
1.jpg

por J.f.vieira » 3/6/2026 11:11

A estratégia acabou por correr como planeado. A cotação chegou à zona dos 4,47€ e aproveitei para concluir a posição. A partir daqui, deixo de me preocupar com o preço e passo a focar-me na evolução da empresa e na execução da sua estratégia. Agora é dar tempo ao investimento e deixar o mercado fazer o seu trabalho.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 3/6/2026 9:30

A estratégia foi ajustada. Tinha ordens pensadas para a zona dos 4,47€, mas a cotação não chegou a testar esses valores. Vou esperar por uma nova oportunidade de entrada; caso não aconteça, reforçarei ligeiramente acima e ficarei com a posição completa.
Não acredito que a cotação tenha necessariamente de regressar aos 4,354€ apenas para fechar esse pequeno gap. Seguindo essa lógica, também existe um gap por fechar na zona dos 3,60€, e isso não significa que o mercado tenha de lá voltar. Os gaps são referências técnicas interessantes, mas não são uma obrigação. Prefiro não ficar à espera do preço perfeito e correr o risco de perder o movimento.
Depois da carteira completa, será acompanhar a evolução da empresa e deixar o mercado fazer o resto.

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião "

por Aqui_Vale » 3/6/2026 1:47

Eu sou teimoso, e continuo a acreditar na geometria. Muito embora, tenha que acreditar no meu Ex. Prof. "Fizeram figura de parvos".

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 02Junho.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por J.f.vieira » 2/6/2026 17:10

pmlcastanho Escreveu::-"
J Alves Escreveu:Não liguem muito às minhas bujardas

Imagem

Parece querer fechar o gap dos 4.428 definitivamente. : )

................ ................ .................

O gap está nos 4,354€, não nos 4,428€. Se a cotação lá voltar para o fechar, aproveitarei para concluir a posição que tenho vindo a construir. Uma grande parte já está investida e o capital remanescente que tenho disponível será canalizado para a Mota-Engil nessa zona de preços.

J.f.vieira

por pmlcastanho » 2/6/2026 16:43

:-"
J Alves Escreveu:Não liguem muito às minhas bujardas

Imagem

Parece querer fechar o gap dos 4.428 definitivamente. : )

Registado: 9/12/2025 16:04

por J.f.vieira » 2/6/2026 16:04

Vale o que vale! mais umas quantas a 4.53...

J.f.vieira

por J Alves » 2/6/2026 13:08

Não liguem muito às minhas bujardas

Imagem
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.

Registado: 3/3/2006 11:17

por J Alves » 2/6/2026 13:06

Na motinha, o melhor é estar quietinho com os longos, a não ser que quebre em alta a ltd, ou venha à lta de longo prazo e faça uma vela diária bullish.

Imagem
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.

Registado: 3/3/2006 11:17

por Apramg » 2/6/2026 12:56

Onde está o volume?

Registado: 5/9/2013 12:26

por Dragon56 » 1/6/2026 20:55

Donald Trump pode ser pedo e louco, mas nao é parvo e ele quem marca o ritmo das bolsas mundiais com os seus tweets....

Registado: 28/5/2025 23:55

por SalvaFP » 1/6/2026 15:53

julgo que todo o mercado pode cair 20%...só problemas n mundo

Registado: 3/7/2023 13:03

por MADPIX » 1/6/2026 15:05

Boa tarde Moteiros, na passada sexta feira saí da Mota a 4,796€ devido à falta de reação e falta de volume face aos últimos desenvolvimentos, inclusive revisão do PT pela CGD. Espero voltar a reentrar em breve, depende do que suceder nos próximos dias do ponto de vista técnico.
Há aqui suportes importantes, hoje está a testar o suporte ali por volta dos 4,66€, e em caso de quebra penso que pode vir mesmo aos 4,2x€ testar o suporte que vem de março deste ano e a LTA de longo prazo, pelo meio espero ir construindo uma nova posição.
O Motinha está a fazer um bom trabalho e o valor intrínseco da Mota está lá.
Atenção à divergência na MACD neste período de consolidação.
Bons Negócios.
Anexos
1.jpg
Editado pela última vez por MADPIX em 1/6/2026 16:38, num total de 1 vez.

por Kiko_463 » 1/6/2026 14:29

Quando começa o verão europeu e toda a gente se senta à espera que as cotações subam, o que acontece? Sem volume. Se o preço do crude sobe é mau para a empresa, se desce também não é bom. Que situação complicada.
Anexos
Screenshot_20260601_142721_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
Editado pela última vez por Kiko_463 em 1/6/2026 16:22, num total de 1 vez.

Registado: 2/1/2024 11:03

por Goya777 » 1/6/2026 13:59

SalvaFP Escreveu:se aplicar os múltiplos praticados nos USA na Europa,,os mercados cá dobravam ou triplicavam..

Touché....

Registado: 17/7/2014 22:33

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 44 visitantes