Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Há coisa que nunca mudam. ........... ( Sol Dado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: James

por Antunes » 29/1/2003 10:23

vipmoney Escreveu::-)))

Não podia concordar mais contigo... PTC exige paciência...e muita tranquilidade...

É uma acção muito indemendente do indices... mas não completamente (por vezes é leading... por vezes é lagger)...

Penso que a PTC é das acções que apresenta os melhores padrões técnicos, obviamente que muitas vezes apresenta tb falsos sinais... Mas no geral a PTC é uma acção fácil... o problema está na nossa capacidade de obedecer a estratégias... e não no comportamento da PTC...
heeheh

Da minha parte, culpo os meus erros em PTC na minha estratégia e não na tecnicidade da acção.

é um prazer re-ler-te ;-)

um grande abraço,

Vip,

Pelo tempo que levo de acompanhamento da dita cuja, parece-me que ela tem um comportamento "lagger" quando se trata de desvalorizar mas é "leading" quando é para valorizar. Não sei explicar porquê mas uma hipótese será que, para cada tipo de movimento (ascendente ou descendente) os principais intervenientes (responsáveis) serão diferentes...?

Pata,

Isso dos "retracments" é o passado, logo não podemos ter a certeza de que será assim da próxima vez.

Registado: 4/12/2002 11:16

Caro PTC Man

por James29.C » 28/1/2003 22:46

É dificil te explicar as diferentes manhas da PT que faz com que negociar em outros titulos internacionais se torne mais facil.
Por exemplo, a firmeza relativa da PT em relação ao restantes mercados já é tão velha como os bolos da minha Avo, as falsas repturas de resistencias para depois cair a pique, as quedas que começam puras e duras quando todos pensam que é altura de comprar.......não sei PTC Man, não sei te explicar, mas ela é tão dificil para tanta gente que considero uma arte conseguir trabalha-la que no meu caso me deu muitas defesas para investir em mercados super liquidos e que reagem com mais eficiencia e facilidade.
Mas no fim considero que a melhor maneira de negociar PT é a que for mais simples possivel, ou simples para cada um de nós.
Já faz tempo que não vejo o nosso Ulisses dizer: Entrada short em PT e a explicação a mais simples possivel, e depois era ver facturar, e que eu saiba o amigo Ulisses não usa indicadores, nem ondas, nem ventos, apenas a sua simples analise. Bem, simples mas regada de muitos anos de experiencia.
Não existe verdades absolutas nem tecnicas perfeitas, mas que a nossa PT é especial e manhosa, lá isso é!! :wink:

Um abraço

James29C 8-)
James29.C

por PTC Man » 28/1/2003 22:18

Caro James

Já te acompanho desde os 27.C :wink: e tenho imensas saudades dos "relatos" do intraday. Aquilo sim, dava pica ler, melhor que um jogo de futebol :mrgreen:

Dizes que é preciso conhecer a PT e dizes também que quem faz PT faz qualquer mercado do mundo.

Penso que existe aqui algo de errado

Para "conhecer" a PT apenas conheço uma maneira, estudar exaustivamente tanto o grafico intraday, diario, semanal e mensal.

Onde está aqui a facilidade em negociar noutro mercado internacional?

A meu ver a solução é a mesma usada para a PT. Estudar exaustivamente os 4 time frames, para poder assim ter algum tipo de edge relativamente ao "povo".

A PT não é mais técnica que outro titulo a nivel mundial, apenas tem uns market makers diferentes e como tal, é natural que se mova de maneira diferente.

Todos os titulos têm os seus rallies de expanção e de retracção.

Na PT a unica coisa que poderá ser diferente será o volume transaccionado que por vezes provoca algumas disturções mas são apenas de muito curto prazo mas mais uma vez, conhecendo o título, facilmente de apercebe desses factos.

Um abraço

Registado: 9/12/2002 22:58

por PTC Man » 28/1/2003 22:02

..."mas por norma ela se coloca de joelhos e reza"...

élá

por acaso estamos a falar da mesma coisa :wink:

tem lá cuidado com essas frases pois o pessoal aqui tem uma mente muito preversa :mrgreen:

Registado: 9/12/2002 22:58

Caro Pablo_Hernandez

por James29.C » 28/1/2003 21:57

Esta frase que o Pablo colocou reflete tudo o que eu disse:

"Os meus erros mais graves e perdas mais avultadas foram sempre em PT, por isso deixei de transaccionar PT.E sabem que mais deixei de perder dinheiro. "

Como eu disse mais a cima, são muito poucos que a conseguem dominar, e sabe que mais, por isso não consigo deixar de a transacionar, é quase um vicio e adoro sair vencedor, talvez por conhecer tantos como o Pablo que acabaram por desistir. Não ganho sempre, como é obvio, e muitas vezes a "menina" coloca-me os pés na terra de forma bruta ( especialmente com o volume dos nossos futuros), mas por norma ela se coloca de joelhos e reza :0))

Um abraço

James29C

PS: repito o que tenho dito há muito " Quem consegue fazer PT consegue fazer qualquer mercado do mundo" :0))
James29.C

por Pablo_Hernandez » 28/1/2003 21:54

Eu já tinha reconhecido e já tinha pedido desculpa pela agressividade.
Só que o que me aborrece profundamente, e que me deixa agressivo, é que contacto diariamente com varias pessoas que todos os dias perdem dinheiro na bolsa assumindo posições longas, e que não aprendem, e continuam a perder dinheiro.
Do meu ponto de vista este vai ser o ano bolsista mais negro dos últimos três.Mas isto é só o meu ponto de vista e de muitas outras pessoas que priveligiam a lógica na abordagem que fazem aos mercados.
Ainda tenho na memória as pessoas que me falavam comigo desesperadamente a dizer comprei PTM a 100, Pararede a 9.Tou a perder milhares de contos, que devo fazer?
Hoje nos mercados nada mudou, essas pessoas já venderam as suas acções. A PTM já não está a 100 está a 12, mas continuam a aparecer pessoas sem experiência e sem conhecimento nenhum de bolsa a dizer, que PTM agora é que é bom e que vai voltar aos preços antigos.
Ainda há 15 dias tivemos mais um bom exemplo, SONAE e SONAE.COM, quantos pequenos investidores ficaram agarrados com as acções na mão.Porque quiseram vender a SON a 0,70 e SNC a 4 e etc.
De facto não devia ser agressivo, vou mesmo passar a ser indiferente.
O que estudei ao longo dos anos diz-me mesmo é que a PTM está cara e pelo que vejo todos os dias este movimento é muito artificial.Mas cada um faz os seus estudos e tira as suas conclusões.
Por isso é que uns ganham e outros perdem.Para isso é que existe a bolsa.

Registado: 9/1/2003 19:15

por Ulisses Pereira » 28/1/2003 21:23

http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... php?t=4828

Aqui está a sequência de posts a que me refiro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

??????????

por Pablo_Hernandez » 28/1/2003 21:19

???????????

por Ulisses Pereira » 28/1/2003 21:04

Caros Hernandez e Ticker,

A agressividade dos vossos diálogos estão a ultrapassar claramente os limites admissíveis aqui no caldeirão. Peço-vos para moderarem a forma como se expressam. E, caro Hernandez, esta é a prova evidente que posts agressivos dão origem a discussões ´que não se enquandram no espírito do caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Eu até diria mais...

por Ticker » 28/1/2003 21:01

Se falir tanto melhor :twisted: ... Porque o hernadez é que sabe, porque já perdeu muito dinheiro, provavelmente poderá rebentar de vez no seu fabuloso short na Telefonica :mrgreen:
"Cresça e apareça" hernandez não venha para aqui mandar palpites malucos

Desculpem mas não resisti...

"The market only swings one time with the same partner"
Ticker

Comprar em baixa vender em alta!

por Pablo_Hernandez » 28/1/2003 20:52

Não creio que seja prudente abrir short´s nesta acção seja em que situação for.Embora o potencial de ganhos seja muito elevado.
Tenho tantos mercados para abrir short´s e outras acções tão mais interessantes, que já deixei de me preocupar.
PT é uma acção altamente especulativa, logo na PT só funciona uma coisa comprar quando os mercados estão em baixa e vender quando os mercados estão em alta.Tudo o resto é perda de tempo e de dinheiro.
Os meus erros mais graves e perdas mais avultadas foram sempre em PT, por isso deixei de transaccionar PT.E sabem que mais deixei de perder dinheiro.
Por isso a PT que se lixe, se chegar perto dos quatro eu compro, se não chegar que seja feliz como quiser.

Caro Sol Dado

por James29.C » 28/1/2003 20:27

Ter colocado o teu nick foi apenas porque respondi a uma pergunta que tinhas feito ontem e hoje foi a confirmação do te respondi, apesar de depois ter reparado que não tinha entendido bem o que eu quis dizer e não foi nenhuma critica a ti ou aos teus metodos, nada disso. :0))))
Apenas foi isso.

Um abraço

James29C
James29.C

James29C...

por Waterman (Nick) » 28/1/2003 19:51

Caríssimo...

http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=

em resposta a GPinto...há uns dias.

Parece-me ainda válido ou não?...

o rácio (p/l) agora é que....

Um abraço!
"You have to swim with the tide or stay out of the water"

Registado: 16/1/2003 23:50

por Sol Dado » 28/1/2003 18:43

Prontos, ok! Nunca mudo...
Coisas de casmurrice. :(

Registado: 8/11/2002 8:29

por Pata-Hari » 28/1/2003 18:34

Engraçada essa observação dos retracements habituais da ptc serem de 50%... nunca reparei nisso, mas agora vou passar a reparar, Antunes! obrigado pela boa chamada de atenção! :)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

James

por vipmoney » 28/1/2003 18:33

:-)))

Não podia concordar mais contigo... PTC exige paciência...e muita tranquilidade...

É uma acção muito indemendente do indices... mas não completamente (por vezes é leading... por vezes é lagger)...

Penso que a PTC é das acções que apresenta os melhores padrões técnicos, obviamente que muitas vezes apresenta tb falsos sinais... Mas no geral a PTC é uma acção fácil... o problema está na nossa capacidade de obedecer a estratégias... e não no comportamento da PTC...
heeheh

Da minha parte, culpo os meus erros em PTC na minha estratégia e não na tecnicidade da acção.

é um prazer re-ler-te ;-)

um grande abraço,
Vip Money

Registado: 6/11/2002 12:47

James, transmito a imagem...

por Antunes » 28/1/2003 18:27

...de tranquilidade porque na realidade fiquei muito perturbado quando em finais de Janeiro ela ameaçava trepar sem parar. O sangue frio foi o que me valeu na altura e agora estou a colher esses frutos. 8-)

Cometi um erro grave que nunca se pode fazer: menosprezei a PTC e, nos 6,77, shortei com convicção. Não respeitei os stops e passei uns maus momentos... :cry:

Fiquei mais seguro quando calculei os "retracments" habituais da PTC durante o bear market e cheguei à conclusão que o habitual eram os 50% e que só tinha sido 61,8% no rebound antes deste último por causa dos atentados: tinha caido depressa demais, tinha que subir com mais força! Já neste rebound, o maximo de 7,28 coincidiam com os 50%: tudo já parecia bater certo. :wink:

Enfim, foi para mim mais uma lição de humildade!

Um abraço James!

Antunes

Registado: 4/12/2002 11:16

Pois não!

por Surfer » 28/1/2003 18:26

No caso da PTC é mesmo assim, tal como se dizia no extinto BI, a PTC tem "vontade propria" vai para onde lhe dá na gana!

Mas sem duvida que ela tem uma preferência especial para contrariar a maioria e não só, os mercados também. Acho que o facto de ter visto aqui poucos comentários em relação à PTC quando ela começou a fraquejar, leva-me a pensar que muitos poucos acreditaram que ela fosse cair quando os mercados lá fora já vinham em queda acelerada.

Provavelmente por isso poucos foram aqueles que abriram posições curtas, é assim a nossa PTC quer se goste ou não!

Só gostaria de juntar a este comentário sobre a PTC que na minha opinião sobre os mercados lá fora, talvez ao contrário do que se esteja à espera, um rebound, eu continuo a não acreditar muito nessa possibilidade, se tal acontecer será penso de que, muito curto.

Abraço James!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por James29.C » 28/1/2003 18:11

" Sol Dado. "A PT posso lhe referir com toda a certeza que o indice que ela melhor segue é o indice PTC......exacto, ela só segue ela mesma, mas já agora tome atenção ao movimento que ela vai ter quando os mercados começarem a inverter :0))) "

Esta frase que coloquei ontem afinal manteve a tradição :0))

A PT tem muito que se lhe diga, são muito poucos que a conhecem e mesmo quando a pensam conhecer ela ataca pelas costas.
É como uma mulher, depois de muita experiencia já se sabe uns truques que leva a muitas conquistas, mas quando menos se espera uma boa bofetada coloca os pés na terra de novo :0)

Tenho visto aqui dezenas de sistemas e teorias, de ondas elliopticas e paleoliticas, indicadores cruzados e descruzados, autenticos disparates e absurdos e analises simples e practicas.
A PT é uma arte e como eu disse em tempos " quem consegue dominar a PT faz qualquer mercado do mundo". e como tudo na vida, por vezes o mais simples é o melhor.

A troca de ideias sobre acumulação e entregar papel ao povo, ( não me lembro do termo agora, que vergonha), foi o momento mais incrivel de respostas que já vi nos ultimos tempos, e existe pessoal mesmo confuso....mas compreendo que quem não pode olhar para os mercados durante o dia e durante uns anos essa confusão surja, mesmo para quem olha para isto há muitooo anos, mas 90% das vezes até é facil detectar.

Bom, já conheci alguns targets para este movimento, mas gostaria de ouvir mais opiniões.

Um abraço

James29C

PS: Acho que é o Antunes que tem um Urso de Oculos que sempre que fala na PT transmite ( A imagem) muita traquilidade, e a PT é isso mesmo, uma menina que exige muita, muita paciencia.
James29.C

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, dragom, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, Jonas74, karaya75, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, Tosta mista, trilhos2006 e 229 visitantes