Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rafael Abreu Escreveu:Kooc Escreveu:E por curiosidade, o CFD da Mota, não está a permitir entradas curtas
Existe CFD´s Shortes da Mota? Onde é que negocias esses produtos?![]()
![]()
Só conhecia na nossa bolsa, CFD´s alavancados long
Na LJ Carregosa. Normalmente permitem entradas curtas e já o fiz na Mota, e em outras ações. Mas agora não está a permitir. Mas testei e o BCP, e a Sonae, por exemplo, permitem.
Kooc Escreveu:E por curiosidade, o CFD da Mota, não está a permitir entradas curtas
Existe CFD´s Shortes da Mota? Onde é que negocias esses produtos?
Só conhecia na nossa bolsa, CFD´s alavancados long
- Registado: 4/11/2024 18:01
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Vale
Comigo só há polémica se se armarem em parvos ou chico espertos.
Eu gosto que haja divergência de opinião quanto falamos dos gráficos pois isso faz-nos pensar sobre o assunto e é assim que evoluímos como traders.
Não consegui entender de q resistência estás a falar
Comigo só há polémica se se armarem em parvos ou chico espertos.
Eu gosto que haja divergência de opinião quanto falamos dos gráficos pois isso faz-nos pensar sobre o assunto e é assim que evoluímos como traders.
Não consegui entender de q resistência estás a falar
Aqui_Vale Escreveu: J Alves, sem querer entrar em polémica contigo, porque cada um tem o seu critério para riscar Gráficos/ Bonecos ( no meu caso).
Não consideras que ao haver 5 encerramentos acima da resistência que traçaste, esta perdeu a validade?
CumPrim/
ValeAquilino
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.
Sendo o ciclo de quedas da mota face aos seus máximos históricos , superiores a 60%
Tenho para mim que :
1 - Os máximos da Mota foram atingidos neste ciclo
2 - Os mercados estão perto dos níveis de exaustão e a Volatilidade da Mota empola as descidas
3 - Os ciclos médios da mota duram 3 a 4 anos, tendo este iniciado em finais de 2022[/b]
4 - A Mota regista ao longo de mais de 30 anos de Bolsa um Track Record de descida superior a 60%
Posto isto, é simples.................. Mota
uma grandiosa e extraordinaria empresa avaliada entre 1 euro e 6 !!!
Como raras são as empresas que andam em contraciclo e este longuissimo ciclo dos mercados , parece já ter tido dias melhores, nunca vi a Mota andar ao contrario do PSI , mas normalmente , vejo a Mota acelerar os movimentos do mesmo,
[b] No caminho Certo ![/b]
despe e siga- Festa
https://www.youtube.com/watch?v=G6nmOohAlxs
Tenho para mim que :
1 - Os máximos da Mota foram atingidos neste ciclo
2 - Os mercados estão perto dos níveis de exaustão e a Volatilidade da Mota empola as descidas
3 - Os ciclos médios da mota duram 3 a 4 anos, tendo este iniciado em finais de 2022[/b]
4 - A Mota regista ao longo de mais de 30 anos de Bolsa um Track Record de descida superior a 60%
Posto isto, é simples.................. Mota
uma grandiosa e extraordinaria empresa avaliada entre 1 euro e 6 !!!
Como raras são as empresas que andam em contraciclo e este longuissimo ciclo dos mercados , parece já ter tido dias melhores, nunca vi a Mota andar ao contrario do PSI , mas normalmente , vejo a Mota acelerar os movimentos do mesmo,
[b] No caminho Certo ![/b]
despe e siga- Festa
https://www.youtube.com/watch?v=G6nmOohAlxs
- Registado: 23/11/2011 21:02
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
J Alves, sem querer entrar em polémica contigo, porque cada um tem o seu critério para riscar Gráficos/ Bonecos ( no meu caso).
Não consideras que ao haver 5 encerramentos acima da resistência que traçaste, esta perdeu a validade?
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
E por curiosidade, o CFD da Mota, não está a permitir entradas curtas 
Tecnicamente, quebrou o suporte dos 4,3€ e depois de cair cerca de 10%, fez hoje um teste aos mesmos 4,3€ que agora são resistência.
Tecnicamente é um ponto perfeito para uma entrada curta. é daquelas situações que vêm nos livros.
Não tenho posições e até espero estar enganado, mas será necessário um fecho acima desse valor, para me fazer mudar de opinião.
Tecnicamente é um ponto perfeito para uma entrada curta. é daquelas situações que vêm nos livros.
Não tenho posições e até espero estar enganado, mas será necessário um fecho acima desse valor, para me fazer mudar de opinião.
Rolling, perfeitamente de acordo, aproveitar esta volatilidade para ganhar uns cobres....
- Registado: 28/5/2025 23:55
Re: Trump e o xadrez do petróleo. Onde fica a Mota-Engil no
Dragon56 Escreveu:Apesar de todo este bluff do Trump, a realidade é bem diferente. O Irao desmente que haja qualquer tipo de negociacoes entre Usa/ Irao e o estreito Ormuz vai continuar condicionado aos paises hostis ao Irao, na minha perspextiva neste momento quem está por cima é o Irao, o que dá entender que a guerra segue dentro de momentos....
Nem eu disse o contrário na minha análise Dragon
O timing terá de ser perfeito para equilibrar a oferta e a procura durante tempo suficiente para conseguir o tal ROI de que falei.
Será que esse timing é já? Será que Trump está só a dar uma trégua para que os mercados possam recuperar um pouco e os "amigos" poderem lucrar na bolsa?
Na realidade os jornais aparentam dar um pouco de razão às duas partes, há negociações, só não se sabe bem é se são com quem vai efetivamente tomar o poder no Irão.
Luz ao fundo do túnel ou manobra de diversão... o tempo dirá, até lá é apertar os cintos e aproveitar a volatilidade para ganhar uns cobres.
Re: Trump e o xadrez do petróleo. Onde fica a Mota-Engil no
Rolling_Trader Escreveu:Valha-me....
Bem, opto por fazer uma análise mais séria, que pode dar que pensar, em vez de ironizar e fazer piadas.
Sejamos realistas, ninguém gasta centenas de milhares de milhões numa guerra por altruísmo ou "segurança global", muito menos Trump, que é um homem de negócios e não faz (nem nunca fez) "investimentos" sem esperar retorno.
Para mim, o que estamos a assistir, é à execução de um plano deliberado de controlo da oferta global de petróleo, vamos ao timeline do "grande plano":
Controlar a Venezuela e assim garantir aos EUA uma fonte alternativa de petróleo pesado (perfeito para as refinarias americanas)
Neutralizar o Irão como produtor e como ameaça ao Estreito de Ormuz
Cortar o petróleo barato que a China comprava ao Irão e à Venezuela
Forçar o mundo inteiro a comprar shale americano e petróleo a produtores amigos dos EUA, nomeadamente a Arábia Saudita, Emirados e à Venezuela (sob tutela americana)
Com isto Trump consegue um tremendo ROI (Return on Investment) do seu "investimento militar", basta considerar os lucros diretos com o petróleo venezuelano, margens maiores para a indústria americana de shale e a transferência de riqueza dos importadores (China, Europa, Índia) para produtores aliados.
A oferta da Rússia funcionará como "válvula de escape" para manter o preço do petróleo controlado caso algo corra mal, que rapidamente pode voltar a ter sanções quando a oferta for superior à procura e os preços começarem a cair antes de Trump recuperar o investimento em dobro.
Depois há a questão do relógio eleitoral, as midterms (eleições intercalares) são em novembro de 2026. Trump sabe perfeitamente que se a gasolina nos EUA passar dos $4.00 a $4.50/galão durante o verão, perde a Câmara dos Representantes e/ou o Senado. Arriscando-se a ficar paralisado nos últimos 2 anos de mandato, sem legislar, com investigações em cima e colocando também o movimento MAGA em risco.
Esta guerra tem de ser cirúrgica e rápida!
O cenário que eu acharia mais provável era a guerra terminar até final de abril, início de maio no máximo. Trump declarar "missão cumprida", o Estreito de Ormuz reabrir e os preços começarem a descer antes do verão.
Este seria o timing perfeito para, na 2ª metade de 2026, o barril estabilizar nos $82 a $88, suficientemente alto para encher os bolsos dos produtores americanos e aliados e suficientemente baixo para não revoltar os eleitores americanos.
Creio que isto garantiria cerca de 2 anos de petróleo estruturalmente mais caro, fazendo com que o dinheiro que os EUA "gastaram" na guerra retorne multiplicado através de receitas petrolíferas.
Ao mesmo tempo Trump aumenta o controlo geopolítico, primeiro Venezuela, depois Irão e de seguida Cuba, a cereja em cima do bolo é o enfraquecimento económico da China por via desta ficar sem alternativas baratas para suprir as necessidades de consumo.
E a Mota-Engil?
A Mota tem uma exposição que, se esta teoria estiver correta, poderá sair muito beneficiada.
Porém existem algumas facetas negativas (que eu já havia referido antes):
Custos de combustível e materiais sobem, logo as margens ficam pressionadas em contratos já adjudicados
Juros na Europa podem subir, logo o financiamento fica mais caro
Europa arrisca estagflação, logo menos obras públicas na Europa
Mas o lado positivo pode ser dominante:
Angola e Nigéria recebem muito mais dinheiro com petróleo a $82 a $88. E os petroestados africanos quando o crude sobe podem abrir a torneira das obras públicas
Arábia Saudita é o Joker que pode ser diferenciador. A Mota já tem empresa constituída localmente e está a preparar entrada no Vision 2030 (um dos mais ambiciosos projetos de diversificação económica do mundo, com valor estimado superior a 1500mM$). Se a Mota captar 2 ou 3 contratos relevantes (aeroportos, portos, alta velocidade, Cidades desportivas, universidades, indústrias tecnológicas, etc) poderemos estar a falar de outro salto de escala, na carteira de encomendas e EBITDA e margem líquida, como se verificou entre 2021 e 2023.
Se a guerra acabar rápido (como Trump precisa que acabe) este cenário base é favorável para a Mota.
Claro que se o Kharg for destruída ou a guerra se arrastar até ao verão, esqueçam toda esta teoria.
Apesar de todo este bluff do Trump, a realidade é bem diferente. O Irao desmente que haja qualquer tipo de negociacoes entre Usa/ Irao e o estreito Ormuz vai continuar condicionado aos paises hostis ao Irao, na minha perspextiva neste momento quem está por cima é o Irao, o que dá entender que a guerra segue dentro de momentos....
- Registado: 28/5/2025 23:55
Trump e o xadrez do petróleo. Onde fica a Mota-Engil no meio
Valha-me....
Bem, opto por fazer uma análise mais séria, que pode dar que pensar, em vez de ironizar e fazer piadas.
Sejamos realistas, ninguém gasta centenas de milhares de milhões numa guerra por altruísmo ou "segurança global", muito menos Trump, que é um homem de negócios e não faz (nem nunca fez) "investimentos" sem esperar retorno.
Para mim, o que estamos a assistir, é à execução de um plano deliberado de controlo da oferta global de petróleo, vamos ao timeline do "grande plano":
Com isto Trump consegue um tremendo ROI (Return on Investment) do seu "investimento militar", basta considerar os lucros diretos com o petróleo venezuelano, margens maiores para a indústria americana de shale e a transferência de riqueza dos importadores (China, Europa, Índia) para produtores aliados.
A oferta da Rússia funcionará como "válvula de escape" para manter o preço do petróleo controlado caso algo corra mal, que rapidamente pode voltar a ter sanções quando a oferta for superior à procura e os preços começarem a cair antes de Trump recuperar o investimento em dobro.
Depois há a questão do relógio eleitoral, as midterms (eleições intercalares) são em novembro de 2026. Trump sabe perfeitamente que se a gasolina nos EUA passar dos $4.00 a $4.50/galão durante o verão, perde a Câmara dos Representantes e/ou o Senado. Arriscando-se a ficar paralisado nos últimos 2 anos de mandato, sem legislar, com investigações em cima e colocando também o movimento MAGA em risco.
O cenário que eu acharia mais provável era a guerra terminar até final de abril, início de maio no máximo. Trump declarar "missão cumprida", o Estreito de Ormuz reabrir e os preços começarem a descer antes do verão.
Este seria o timing perfeito para, na 2ª metade de 2026, o barril estabilizar nos $82 a $88, suficientemente alto para encher os bolsos dos produtores americanos e aliados e suficientemente baixo para não revoltar os eleitores americanos.
Creio que isto garantiria cerca de 2 anos de petróleo estruturalmente mais caro, fazendo com que o dinheiro que os EUA "gastaram" na guerra retorne multiplicado através de receitas petrolíferas.
Ao mesmo tempo Trump aumenta o controlo geopolítico, primeiro Venezuela, depois Irão e de seguida Cuba, a cereja em cima do bolo é o enfraquecimento económico da China por via desta ficar sem alternativas baratas para suprir as necessidades de consumo.
E a Mota-Engil?
A Mota tem uma exposição que, se esta teoria estiver correta, poderá sair muito beneficiada.
Se a guerra acabar rápido (como Trump precisa que acabe) este cenário base é favorável para a Mota.
Claro que se o Kharg for destruída ou a guerra se arrastar até ao verão, esqueçam toda esta teoria.
E a Mota-Engil?
My Friend
Acho que vou ser criticado pois já não tenho idade para essas papinhas, mas isto é tudo daquela mais conhecida, sim Nestum......
Esta é a minha teoria sobre a estratégia do TRUMP..... Comprar e depois vender, ou o contrário vender primeiro e comprar depois.
Nunca esquecer o tempero da carne, só sal. Quando se mete ervas aromáticas é porque a xixa não deve ser da boa.
Outro aspeto importante, cuidado com o carvão para que a carne não se queime.

Acho que vou ser criticado pois já não tenho idade para essas papinhas, mas isto é tudo daquela mais conhecida, sim Nestum......
Esta é a minha teoria sobre a estratégia do TRUMP..... Comprar e depois vender, ou o contrário vender primeiro e comprar depois.
Nunca esquecer o tempero da carne, só sal. Quando se mete ervas aromáticas é porque a xixa não deve ser da boa.
Outro aspeto importante, cuidado com o carvão para que a carne não se queime.
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
J Alves Escreveu:Já agora para quem gosta de papinha....
Ponto A 4,36
Ponto B 5,4
Ponto UP 6,0552
Ponto Down 3,9024
Broadening Formations, Right-Angled and Descending, down breakout B - ((H – L) * 44%)
Broadening Formations, Right-Angled and Descending, up breakout H + ((H – L) * 63%)
Esta papa é de que marca?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Ora aí está a formação de um belo megaphone
Aqui_Vale Escreveu:O canal ainda está validado, tal como a divergência.
O volume aumentou e o Stoch RSI já virou o bico ao prego...e porque não hoje dar um ar da sua graça?!
Boneco mais confortavel![]()
CumPrim/
ValeAquilino
- Registado: 29/11/2007 3:13
de tarde ele diz o contrario..cai um drone..
- Registado: 3/7/2023 13:03
“Só agora é que vi que me foram vendidas umas poucas a 3,91€” 

- Registado: 29/11/2007 3:59
US and Iran are discussing ending the war, Trump says, adding he'll postpone strikes on power plants
Este tipo de notícias, numa altura em que a Mota já deve estar shortada a muito mais do que 26% do seu free float, vai provocar um "panic buy" por parte dos shorters.
Vamos ver se a notícia tem sustentação, seria bom para o mundo em geral.
Este tipo de notícias, numa altura em que a Mota já deve estar shortada a muito mais do que 26% do seu free float, vai provocar um "panic buy" por parte dos shorters.
Vamos ver se a notícia tem sustentação, seria bom para o mundo em geral.
noticias de conversas na guerra.....vamos ver se não vem um desmentido para recuar..
alivio curto prazo para voltar tudo a cair !?
alivio curto prazo para voltar tudo a cair !?
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
O canal ainda está validado, tal como a divergência.
O volume aumentou e o Stoch RSI já virou o bico ao prego...e porque não hoje dar um ar da sua graça?!
Boneco mais confortavel
CumPrim/
ValeAquilino
Boneco mais confortavel
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
verdade..mas talvez já lhe tenha saído fora de controlo..agora só acaba quando o Irao concordar..e a desconfiança no Estreito pode ficar..basta um drone semana sim semana não
SalvaFP Escreveu:a dois anos...!!
a guerra pode ainda piorar muito antes de melhorar..
a MOTA subiu 200% o anos passado...ainda pode bem vir casa dos 2 eur
Isso não interessa ao Trump, não esquecer que ele tem as Midterms (eleições intercalares) e convém manter o povo americano "contente" para não perder a maioria no congresso, caso contrário pode ficar com o resto do mandato bloqueado e ver novas investigações abertas e eventualmente um impeachment.
Trump não dá ponto sem nó, ele começou isto e ele é o maior interessado em acabar o conflito, capitalizando as consequências com o ROI mais elevado possível para os EUA.
Criar uma crise energética catastrófica vai afetar também os EUA e mexer no bolso dos americanos... lá se iam as Midterms
a dois anos...!!
SalvaFP Escreveu:se a guerra continua e piora para ataques a reservas de agua etc....os mercados podem ser cortados a metade.
Tenho uma teoria (que não passa disso) sobre a estratégia de Trump, depois partilho aqui no fórum, mas parece-me que a Mota poderá sair beneficiada no meio disto tudo.
Preciso de ver o que Trump vai fazer com a ilha de Kharg.
Mas começo a ponderar abrir pequenas posições longas na Mota a vender num horizonte de um a dois anos (para encaixar dividendos e não pagar mais valias (superiores a 28%) da revalorização que estimo vá ocorrer até lá).
se a guerra continua e piora para ataques a reservas de agua etc....os mercados podem ser cortados a metade.
a taxa 10y nos USA vai a fazer corrida que pode bater nos mercados...