Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Quanto representa o México nos resultados da Mota?
Àlvaro Escreveu:Cuidado com a Mota. O México está a entrar numa espiral de violência e isso afetará seriamente a Mota.
- Registado: 29/11/2007 3:13
Assim já estou a gostar mais! Vamos a ver onde fecha
- Registado: 17/7/2014 22:33
Eu para mim só me interessa se passar esta zona ou nao. Já estou dentro. Que me interesse se sobe e corrige e logo sobe e corrige, se nao passa dos 5.20? Isto porque o ganho que tenho a 5.20 é pouco
Goya777 Escreveu:Kiko_463 Escreveu:Bom dia. Aí está a prova. Quem comprou, comprou. Quem não comprou, solteiro ficou. Kkk
Mas ainda nao superou a resistencia dos 5.15/5.20. Até lá nao há confirmaçao que caminho é para norte.
disclaimer: estou longo
"Ainda não subiu, e até subir não há confirmação que vai subir!"
Vocês levam a astrologia dos tracinhos demasiado a sério. Análise técnica não é ver quem encontra padrões mais obscuros, mas sim olhar para o comportamento do preço e ver como se alinha com as notícias acerca do negócio, desempenho do setor, impacto macro e volume transacionado.
No dia 6 e 9 de Fevereiro, a EGL subiu significativamente com volume. Depois disso, consolidou por algum tempo com volume decrescente até ter um pequeno breakout, seguido de uma tentativa de despejo que bateu na procura com volume. Isto alinhado com o aumento do preço do petróleo (importante para a economia brasileira e angolana) e com o aumento das posições short é informação relevante, e não precisam de mais do que um par de médias móveis e dois dedos de testa para perceber para onde aponta a "matemática".
- Registado: 29/3/2022 14:04
Kiko_463 Escreveu:Bom dia. Aí está a prova. Quem comprou, comprou. Quem não comprou, solteiro ficou. Kkk
Mas ainda nao superou a resistencia dos 5.15/5.20. Até lá nao há confirmaçao que caminho é para norte.
disclaimer: estou longo
Bom dia. Aí está a prova. Quem comprou, comprou. Quem não comprou, solteiro ficou. Kkk
Cuidado com a Mota. O México está a entrar numa espiral de violência e isso afetará seriamente a Mota.
- Registado: 31/5/2014 23:07
sinceramente, o J Alves é daqueles, entre os demais, mais assertivos e pragmáticos.
ainda me recordo do tempo do caldeirão onde era necessário justificar com argumentos, mais propriamente com gráficos, pois o caldeirão nasceu como espaço que previlegiava a análise técnica, acima dos demais argumentos, entre eles os que seguem a análise fundamental.
compreendo o J Alves e não sou seu advogado, pois reconheço nele competências acima das minhas, do ponto de vista de análise técnica.
todavia, a maior parte de todos os novos por aqui, não compreendem uma regra básica.
não são os fundamentais
não é a opinião de A
não é a opinião de B
que regem o mercado…
no final é o preço, onde o que interessa é o plano de trade, onde o mais importante é executá-lo, e nisso o J Alves está certo, onde outros estão a anos luz do seu discernimento a nível de análise técnica.
voltando à mota, tenho uma opinião diferente do J Alves, contudo, não quer dizer que não concorde com ele noutras situações a maior parte das vezes, embora haja por aqui users que se fosse noutro tempo já tinha visto os seus posts eliminados pelo lápis “azul”
ainda me recordo do tempo do caldeirão onde era necessário justificar com argumentos, mais propriamente com gráficos, pois o caldeirão nasceu como espaço que previlegiava a análise técnica, acima dos demais argumentos, entre eles os que seguem a análise fundamental.
compreendo o J Alves e não sou seu advogado, pois reconheço nele competências acima das minhas, do ponto de vista de análise técnica.
todavia, a maior parte de todos os novos por aqui, não compreendem uma regra básica.
não são os fundamentais
não é a opinião de A
não é a opinião de B
que regem o mercado…
no final é o preço, onde o que interessa é o plano de trade, onde o mais importante é executá-lo, e nisso o J Alves está certo, onde outros estão a anos luz do seu discernimento a nível de análise técnica.
voltando à mota, tenho uma opinião diferente do J Alves, contudo, não quer dizer que não concorde com ele noutras situações a maior parte das vezes, embora haja por aqui users que se fosse noutro tempo já tinha visto os seus posts eliminados pelo lápis “azul”
- Registado: 2/4/2025 19:55
Bah....mais outra incoerência Vale. 10/80 de probabilidades não bate certo, e os indicadores técnicos, MCDM e RSI indicam para cima! Desde há uns tempos a esta parte não estás acertar. Sempre a puxar para baixo e ela andar para cima. E eu que tanto confiei em si de início quando ela começou a subir.
Ao que parece a caneta do Carlos Mota dos Santos está pronta para assinar novas concessões no Brasil, desta vez a 100%, que vão da ferrovia, às minas e ao porto em Ilhéus, terra da saudosa Gabriela. Além do túnel de Santos e da parceria com a Petrobras, que já se conhecem esta empresa está a tornar-se a construtora do regime. Isto pode fazê-la voar para outros patamares, passados os 5, 15€.
Além disso, 80% das empresas acompanham a tendência geral do mercado e neste momento a bolsa está bull em máximos, porque motivos ia a mota cair se os lucros até setembro aumentaram 20%?
Ao que parece a caneta do Carlos Mota dos Santos está pronta para assinar novas concessões no Brasil, desta vez a 100%, que vão da ferrovia, às minas e ao porto em Ilhéus, terra da saudosa Gabriela. Além do túnel de Santos e da parceria com a Petrobras, que já se conhecem esta empresa está a tornar-se a construtora do regime. Isto pode fazê-la voar para outros patamares, passados os 5, 15€.
Além disso, 80% das empresas acompanham a tendência geral do mercado e neste momento a bolsa está bull em máximos, porque motivos ia a mota cair se os lucros até setembro aumentaram 20%?
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
As probidades são de 10 para cima vs 80 para baixo.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Olá boa gente.
Uma opinião, não passa disso mesmo "uma opinião", e ainda melhor quando fundamentada, mas isso não a valida como certa.
"Há um falar e dois entenderes", tanto mais que há dois lados da barricada . Os que acreditam na subida e os do contra ou Vice Versa.
Estamos perante um duelo entre o R_T. e o J.A, cada um com os seus argumentos, quer se goste ou não da retórica, são os deles.
Aqui importa relevar que o R_T, tem papel. Já o J. A, diz que não (cada um do seu lado da barricada).
Independentemente do Padrão, e ou da Figura e dos seus criadores, o mais importante é não fazermos Figura triste.
Quanto à "matemática", acho que se aplica mais na A. F. que na A. T. esta funciona mais para o Curto Prazo e muda todos os dias.
Para mim, permite-me antecipar os movimentos da cotação, algumas vezes erradamente.
Deixo dois Bonecos à moda da casa, talvez permitam uma visão mais alargada, haverá os que não gostem , mas também os que considerem positivo.
Para que fique claro, não tenho papel, mas pretendo comprar. A que preço? Bem, isso depende do Mercado.
Uma opinião, não passa disso mesmo "uma opinião", e ainda melhor quando fundamentada, mas isso não a valida como certa.
"Há um falar e dois entenderes", tanto mais que há dois lados da barricada . Os que acreditam na subida e os do contra ou Vice Versa.
Estamos perante um duelo entre o R_T. e o J.A, cada um com os seus argumentos, quer se goste ou não da retórica, são os deles.
Aqui importa relevar que o R_T, tem papel. Já o J. A, diz que não (cada um do seu lado da barricada).
Independentemente do Padrão, e ou da Figura e dos seus criadores, o mais importante é não fazermos Figura triste.
Quanto à "matemática", acho que se aplica mais na A. F. que na A. T. esta funciona mais para o Curto Prazo e muda todos os dias.
Para mim, permite-me antecipar os movimentos da cotação, algumas vezes erradamente.
Deixo dois Bonecos à moda da casa, talvez permitam uma visão mais alargada, haverá os que não gostem , mas também os que considerem positivo.
Para que fique claro, não tenho papel, mas pretendo comprar. A que preço? Bem, isso depende do Mercado.
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
ão
O caldeirão é um espaço de opiniões de preferência fundamentadas !!!!
Quando assim é cada qual tem a sua e cada um absorve e decide como quiser!!
Um vê um Magafone outro um bacalhau com Asas~~
Ambos fundamentados !!! Qual o problema ???
Muitos videos do J. Alves, fala-se em emoção e quanto a mesma condiciona o Trade !!!
Deixemos as picardias de lado e coloquemos o foco no que interessa
Mais informação e opiniões pra confrontarmos com as nossas ideias !!!
No fim... Somos nós que investimos , somos nós que assumimos o risco !
Para o bem ou para o Mal seremos Nós os Responsáveis !!!
Bons negócios !!!
Quanto à Engil...............voltarei a olhar quando recuar mais de 50% face aos seus máximos !!!!
O caldeirão é um espaço de opiniões de preferência fundamentadas !!!!
Quando assim é cada qual tem a sua e cada um absorve e decide como quiser!!
Um vê um Magafone outro um bacalhau com Asas~~
Ambos fundamentados !!! Qual o problema ???
Muitos videos do J. Alves, fala-se em emoção e quanto a mesma condiciona o Trade !!!
Deixemos as picardias de lado e coloquemos o foco no que interessa
Mais informação e opiniões pra confrontarmos com as nossas ideias !!!
No fim... Somos nós que investimos , somos nós que assumimos o risco !
Para o bem ou para o Mal seremos Nós os Responsáveis !!!
Bons negócios !!!
Quanto à Engil...............voltarei a olhar quando recuar mais de 50% face aos seus máximos !!!!
- Registado: 23/11/2011 21:02
Olá Rolling
A tua argumentação, como sempre, é respeitável e ponderada. Compreendo que a queda do preço do petróleo afeta países cujo orçamento depende fortemente dessa receita. Em contrapartida, preços mais elevados facilitam o equilíbrio das contas públicas, embora isso não signifique necessariamente o arranque de novos investimentos estruturais.
No caso da Mota-Engil, a subida do petróleo pode ter efeitos mistos , por um lado, beneficia mercados exportadores de petróleo onde a empresa opera, por outro, pode aumentar custos e travar economias. No fundo, o impacto tende a ser equilibrado entre vantagens e inconvenientes.
Os mercados financeiros têm demonstrado grande resiliência face a crises sucessivas. Não é consensual que um eventual conflito provoque um impacto global profundo e prolongado , sobretudo se for limitado no tempo.
Se o Irão optasse por fechar o Estreito de Ormuz, poderia acabar por se prejudicar a si próprio, dado o peso estratégico daquela rota para as suas próprias exportações .
Também a China poderia ser afetada um encarecimento dos transportes e da energia pode dificultar a competitividade dos seus produtos no Ocidente. Por outro lado, isso poderia abrir algum espaço às economias ocidentais, reduzindo pressões concorrenciais em certos setores.
Em síntese, o efeito líquido dependerá sempre da duração do conflito, da reação dos mercados energéticos .
Até agora, os mercados têm mostrado capacidade de absorver choques .
A tua argumentação, como sempre, é respeitável e ponderada. Compreendo que a queda do preço do petróleo afeta países cujo orçamento depende fortemente dessa receita. Em contrapartida, preços mais elevados facilitam o equilíbrio das contas públicas, embora isso não signifique necessariamente o arranque de novos investimentos estruturais.
No caso da Mota-Engil, a subida do petróleo pode ter efeitos mistos , por um lado, beneficia mercados exportadores de petróleo onde a empresa opera, por outro, pode aumentar custos e travar economias. No fundo, o impacto tende a ser equilibrado entre vantagens e inconvenientes.
Os mercados financeiros têm demonstrado grande resiliência face a crises sucessivas. Não é consensual que um eventual conflito provoque um impacto global profundo e prolongado , sobretudo se for limitado no tempo.
Se o Irão optasse por fechar o Estreito de Ormuz, poderia acabar por se prejudicar a si próprio, dado o peso estratégico daquela rota para as suas próprias exportações .
Também a China poderia ser afetada um encarecimento dos transportes e da energia pode dificultar a competitividade dos seus produtos no Ocidente. Por outro lado, isso poderia abrir algum espaço às economias ocidentais, reduzindo pressões concorrenciais em certos setores.
Em síntese, o efeito líquido dependerá sempre da duração do conflito, da reação dos mercados energéticos .
Até agora, os mercados têm mostrado capacidade de absorver choques .
Rolling_Trader Escreveu:Opcard33 Escreveu:Será que a guerra pode benefeciar a Mota ?
Em tempos o preço da Mota alinhava com o preço do petróleo . Se fecharem o estreito os países onde opera podem duplicarem receita .
Olá Opcard,
Queria responder ao seu post mas, lamentavelmente, entretive-me com outra coisa que claramente não valia a pena.
Relativamente à correlação entre o preço do petróleo e a cotação da Mota, isso foi falado recentemente no fórum e dei a minha opinião neste post.
A queda do preço do petróleo pode ter mais impacto na receita da Mota do que a sua subida. Repare que a queda do preço pode fazer, no limite, com que petroestados como Angola, deixem de conseguir pagar algumas obras já em curso (desde que a queda se verifique durante um período de tempo suficiente para colocar a liquidez do país em risco).
Já a subida do petróleo não tem um efeito benéfico tão imediato. Apesar de aumentar a receita para os países produtores de petróleo, não vai dar diretamente mais receita à Mota, já que essa receita não seria toda canalizada para novas obras e, mesmo que fosse, nada garantia que as adjudicações fossem todas para a Mota-Engil.
A gravidade do fecho de Ormuz é o encarecer de todos os bens comerciais que por lá passam, pois teriam de encontrar rotas alternativas mais longas. Isso, pode ter efeitos na economia global, aumento da inflação, novo aumento das taxas de juro e novas crises económicas.
Portanto um conflito longo naquela região é tudo menos benéfico para a economia global e, consequentemente, para a Mota-Engil, dado que é muito condicionada pelos ciclos económicos negativos.
- Registado: 9/9/2013 15:13
Mota negoceia com governo brasileiro, ferrovia, porto e mina na Bahia, investimento 15 bilhoes de reais
Folha S Paulo, hoje
Folha S Paulo, hoje
- Registado: 28/5/2025 23:55
Bom dia,
Não é meu hábito entrar em polémicas, no entanto, tendo em conta que o tópico da Mota-Engil é praticamente o único que me interessa, devo dizer que, relativamente ao Rolling Trader, penso que fui o primeiro a ter o prazer e a honra de lhe dar as boas vindas a este Forum.
Bom fim de semana
Não é meu hábito entrar em polémicas, no entanto, tendo em conta que o tópico da Mota-Engil é praticamente o único que me interessa, devo dizer que, relativamente ao Rolling Trader, penso que fui o primeiro a ter o prazer e a honra de lhe dar as boas vindas a este Forum.
Bom fim de semana
- Registado: 17/5/2021 15:59
Embora sem tempo para participar ativamente no CB, leio regularmente o que se vai escrevendo aqui, e continuo a aprender. Todavia, escasseiam os foristas que fazem a diferença e são mesmo raros os que dominam regularmente as regras da escrita do português. Sinais dos tempos! Rolling Trader (RT) é uma exceção. Redige num estilo corrosivo? sim, mas não ultrapassa os riscos vermelhos da urbanidade e é intelectualmente sério.
O CB não pode perder foristas como o RT. Permanecer em silêncio face a esta troca de posts entre RT e J Alves pode ser interpretado como sinal de indiferença, isto é, achar que o debate é lá com eles. Isso equilibra-os como se fossem iguais. Não são!
Bom fim de semana
Faço minhas estas palavras do Termal_Naik
O CB não pode perder foristas como o RT. Permanecer em silêncio face a esta troca de posts entre RT e J Alves pode ser interpretado como sinal de indiferença, isto é, achar que o debate é lá com eles. Isso equilibra-os como se fossem iguais. Não são!
Bom fim de semana
Faço minhas estas palavras do Termal_Naik
- Registado: 21/10/2015 20:28
J. Alves:
Por qué no te callas?
Embora sem tempo para participar ativamente no CB, leio regularmente o que se vai escrevendo aqui, e continuo a aprender. Todavia, escasseiam os foristas que fazem a diferença e são mesmo raros os que dominam regularmente as regras da escrita do português. Sinais dos tempos! Rolling Trader (RT) é uma exceção. Redige num estilo corrosivo? sim, mas não ultrapassa os riscos vermelhos da urbanidade e é intelectualmente sério.
O CB não pode perder foristas como o RT. Permanecer em silêncio face a esta troca de posts entre RT e J Alves pode ser interpretado como sinal de indiferença, isto é, achar que o debate é lá com eles. Isso equilibra-os como se fossem iguais. Não são! RT argumenta, expõe e lê cuidadosamente os argumentos de J Alves antes de publicar. Ao contrário, J Alves não argumenta, não lê o que RT escreve nem se esforça por compreender o contraditório.
Fui reler estes últimos posts e a verdade é que J Alves se excedeu na mediocridade do ataque pessoal, sem apresentar qualquer linha de argumentação válida. Contra RT, apenas a questão do tratamento. Há muitos anos, numa posição semelhante à de RT, fui advertido pelo moderador vigente de que era norma no fórum o tratamento por tu. Embora desabituado de proceder assim, verifiquei que o Marco tinha razão, desculpei-me e fiz-me romano.
O que tenho eu a ver com isto? Tomo posição. Não sou indiferente e não acho que deva permanecer em silêncio face a um debate publicado.
Existe a possibilidade de se recorrer a mensagens privadas, mas ambos, RT e J Alves, optaram por partilhar os textos connosco. Ficar em silêncio é dar sinal de que ambos terão razão ou que nenhum terá razão, mas que estão em equilíbrio. Não estão. E RT, pela qualidade das exposições feitas, sobretudo na Mota Engil, merece esta defesa da honra. Não precisa, bem sei, mas merece-a.
Concluo, acrescentando que estamos demasiado próximos do dia 25 de fevereiro para desperdiçar massa cerebral que pode ser muito útil na interpretação do que se vai passar nesse dia.
Bom fim de semana
Tremal Naik
Por qué no te callas?
O CB não pode perder foristas como o RT. Permanecer em silêncio face a esta troca de posts entre RT e J Alves pode ser interpretado como sinal de indiferença, isto é, achar que o debate é lá com eles. Isso equilibra-os como se fossem iguais. Não são! RT argumenta, expõe e lê cuidadosamente os argumentos de J Alves antes de publicar. Ao contrário, J Alves não argumenta, não lê o que RT escreve nem se esforça por compreender o contraditório.
Fui reler estes últimos posts e a verdade é que J Alves se excedeu na mediocridade do ataque pessoal, sem apresentar qualquer linha de argumentação válida. Contra RT, apenas a questão do tratamento. Há muitos anos, numa posição semelhante à de RT, fui advertido pelo moderador vigente de que era norma no fórum o tratamento por tu. Embora desabituado de proceder assim, verifiquei que o Marco tinha razão, desculpei-me e fiz-me romano.
O que tenho eu a ver com isto? Tomo posição. Não sou indiferente e não acho que deva permanecer em silêncio face a um debate publicado.
Existe a possibilidade de se recorrer a mensagens privadas, mas ambos, RT e J Alves, optaram por partilhar os textos connosco. Ficar em silêncio é dar sinal de que ambos terão razão ou que nenhum terá razão, mas que estão em equilíbrio. Não estão. E RT, pela qualidade das exposições feitas, sobretudo na Mota Engil, merece esta defesa da honra. Não precisa, bem sei, mas merece-a.
Concluo, acrescentando que estamos demasiado próximos do dia 25 de fevereiro para desperdiçar massa cerebral que pode ser muito útil na interpretação do que se vai passar nesse dia.
Bom fim de semana
Tremal Naik
- Registado: 15/12/2025 0:54
Opcard33 Escreveu:Será que a guerra pode benefeciar a Mota ?
Em tempos o preço da Mota alinhava com o preço do petróleo . Se fecharem o estreito os países onde opera podem duplicarem receita .
Olá Opcard,
Queria responder ao seu post mas, lamentavelmente, entretive-me com outra coisa que claramente não valia a pena.
Relativamente à correlação entre o preço do petróleo e a cotação da Mota, isso foi falado recentemente no fórum e dei a minha opinião neste post.
A queda do preço do petróleo pode ter mais impacto na receita da Mota do que a sua subida. Repare que a queda do preço pode fazer, no limite, com que petroestados como Angola, deixem de conseguir pagar algumas obras já em curso (desde que a queda se verifique durante um período de tempo suficiente para colocar a liquidez do país em risco).
Já a subida do petróleo não tem um efeito benéfico tão imediato. Apesar de aumentar a receita para os países produtores de petróleo, não vai dar diretamente mais receita à Mota, já que essa receita não seria toda canalizada para novas obras e, mesmo que fosse, nada garantia que as adjudicações fossem todas para a Mota-Engil.
A gravidade do fecho de Ormuz é o encarecer de todos os bens comerciais que por lá passam, pois teriam de encontrar rotas alternativas mais longas. Isso, pode ter efeitos na economia global, aumento da inflação, novo aumento das taxas de juro e novas crises económicas.
Portanto um conflito longo naquela região é tudo menos benéfico para a economia global e, consequentemente, para a Mota-Engil, dado que é muito condicionada pelos ciclos económicos negativos.
MarcoAntonio Escreveu:Deixemos de lado os comentários sobre os participantes, que só acabará por distrair e fazer descambar o tópico. Do que ele escreveu, ele estava a focar-se na probabilidade do breakout ser em alta ser, a priori, maior. Enquanto tu, aparentemente, estás a propor negociar dentro do padrão, que ainda não está resolvido. Se assim for, estão simplesmente a olhar para o padrão com perspectivas e em timeframes diferentes...
Queria só dizer que agradeço ao Rolling Trader e ao J. Alves pelo debate enriquecedor, embora antagonico entre ambos, a que temos assistido, pessolmente tenho aprendido bastante com todos os participantes que têm publicado aqui as suas opinioes
Bem Hajam
- Registado: 28/5/2025 23:55
MarcoAntonio Escreveu:Meu caro,
Deixemos de lado os comentários sobre os participantes, que só acabará por distrair e fazer descambar o tópico
Desculpa MarcoAntonio mas já me conheces e vais ter de me dar alguma latitude porque desaforos não levo para casa.
Porém vou tentar manter o tom acima da brejeirice e insulto gratuito que o J Alves "me presenteou" nos seus últimos dois comentários.
J Alves Escreveu:Meu caro,
Eu até te vou dar um desconto, pois andas por estas bandas há nem 2 anos. Eu no caldeirão não tenho nada a provar ou a prover. São 20 anos e a este fórum devo uma parte do que hoje sei sobre mercados financeiros e análise técnica.
J Alves
Primeiro de tudo, que fique bem claro que não lhe dei (nem darei) confiança por me tratar por tu (a sua opção de me tratar por "tu" desde a primeira hora, mostra, desde logo, o seu grau de educação/consideração pelos outros).
Segundo, alegar que não tem nada a provar só porque já anda há 20 anos nestes fóruns é a sua convicção, pois para mim você ainda só provou que não sabe (ou não quer) interpretar e aplicar as bases científicas da AT (pelo menos no que toca ao padrão RABFD).
Já eu durante 24 anos aprendi sobre AT lendo livros de referência (não consultando fóruns). E, principalmente, entendendo o que leio, ou seja a base científica da AT, que me permite aplicá-la com a margem de erro canónica (aquilo que você caricatamente apelidou de "dogma").
É certo que não conheço tudo o que há para conhecer na AT nem na AF, até porque a minha área de formação e profissão não é essa, mas se calhar você é superior porque conhece tudo o que há para conhecer (será isso?).
J Alves Escreveu:Mando muitos bitaites, muitos mesmos. E neste espaço tenho milhares de gráficos e análises que podes ver em vários tópicos.
Dizer que não tem nada a provar mas afirmar que manda muitos bitaites é de um incoerência grotesca.
Já eu, raramente mando bitaites, leia os meus posts. Ao contrário de você eu não faço 3 ou 4 posts seguidos com gráficos soltos, desconexos e por explicar, nem faço referências a padrões e links com regras que depois decido ignorar na minha análise.
Escrevo posts com cabeça pés e membros e dedico muito tempo à sua redação, de forma a que sejam tecnicamente precisos e efetivamente contribuam para simultaneamente expor o meu ponto de vista e ao mesmo tempo sirvam de demonstração técnica para que, quem não sabe, possa aprender e,quem domina os temas, possa contestar o que escrevi.
J Alves Escreveu:A minha missão ctg está concluída. E já serviu para aprenderes uma nova figura de análise técnica e tb para saberes que o bulkwosky existe.
(...)
Marco o rolling dos trades nem sequer conhecia o padrão. Ou seja, ele não tem perspectiva de nada sobre o padrão, está é com laivos de prepotência intelectual para esconder a ignorância técnica sobre a figura
Já é a segunda vez que você refere que me ensinou sobre o padrão RABFD, porém bastou-me 10 minutos de leitura atenta do site que você citou para perceber que você estava a aplicá-lo de forma não canónica, deturpando a lógica, o que você justificou por "intuição".
"Ignorante não é aquele que não sabe, mas sim quem diante de uma explicação, tendo oportunidade de aprender, continua a preferir viver no acomodado erro."
Por fim, caro J Alves, eu é que sou prepotente?
Relembro que a sua resposta à minha crítica foi, ipsis verbis: "Vou-te explicar uma coisa a AT não é uma coisa matemática. E mais, a AT muitas vezes tem de ser intuitiva e jogar com as probabilidades.", o que denota:
Porque é que, em vez de me acusar de prepotência intelectual, não rebate tecnicamente a crítica que lhe fiz e demonstra cientificamente que eu estou errado?
Ou não sabe (e aí o ignorante não sou eu) ou não quer (e aí o prepotente não sou eu).
Deixemos de lado os comentários sobre os participantes, que só acabará por distrair e fazer descambar o tópico. Do que ele escreveu, ele estava a focar-se na probabilidade do breakout ser em alta ser, a priori, maior. Enquanto tu, aparentemente, estás a propor negociar dentro do padrão, que ainda não está resolvido. Se assim for, estão simplesmente a olhar para o padrão com perspectivas e em timeframes diferentes...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco o rolling dos trades nem sequer conhecia o padrão. Ou seja, ele não tem perspectiva de nada sobre o padrão, está é com laivos de prepotência intelectual para esconder a ignorância técnica sobre a figura
MarcoAntonio Escreveu:Pessoal, calma. Se bem percebi, o J Alves está a "apostar" numa reacção à resistência, dentro do contexto da broadening formation, que suponho que ele considera que está ainda na fase de setup (se é isso, ele também poderá estar a considerar o facto de que é relativamente simples definir um stop, coisa que ele poderá confirmar ou não se está alinhado com o que ele está a pensar... em todo o caso, é o que eu intuo do que ele escreveu e colocou). Enquanto o Rolling estará a discutir o eventual breakout. Suponho que estão os dois a olhar para o padrão de diferentes perspectivas e em diferentes timeframes...
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
Meu caro,
Eu até te vou dar um desconto, pois andas por estas bandas há nem 2 anos. Eu no caldeirão não tenho nada a provar ou a prover. São 20 anos e a este fórum devo uma parte do que hoje sei sobre mercados financeiros e análise técnica.
Mando muitos bitaites, muitos mesmos. E neste espaço tenho milhares de gráficos e análises que podes ver em vários tópicos.
A minha missão ctg está concluída. E já serviu para aprenderes uma nova figura de análise técnica e tb para saberes que o bulkwosky existe.
Mando muitos bitaites, muitos mesmos. E neste espaço tenho milhares de gráficos e análises que podes ver em vários tópicos.
A minha missão ctg está concluída. E já serviu para aprenderes uma nova figura de análise técnica e tb para saberes que o bulkwosky existe.
Rolling_Trader Escreveu:J Alves Escreveu:Oh valhamedeus
Já não tenho paciência para pseudo orgasmos de sabedoria. A minha estratégia é minha e não tem qualquer intenção de permeabilizar alguém muito menos a ti. Há uma coisa que te digo a tua estratégia pode ser melhor que a minha, mas a minha estratégia é a minha e é nela que a minha cabeça está focada e nela a minha cabeça é muito melhor que a tua.
Felizmente já passei a fase das dores de crescimento. No trading o sucesso está em ter o método e processo, e trabalharmos para ser bons executantes, repito EXECUTANTES.
Tudo o resto, é retórica. E uma coisa podes ter a certeza a conversa de expediente dificilmente dá dinheiro nos mercados
J Alves, já deixou bem claro que a sua estratégia é sua e só sua (porque só revela o desfecho da sua intuição e não os fundamentos).
Orgasmos de sabedoria é vir fazer posts para fóruns de ações que não detém a dizer que a sua intuição lhe diz que vai descer, corroborando apenas com um padrão do qual ignora as regras básicas. Isso é, no mínimo, falacioso e tendencioso.
Convido-o a partilhar os fundamentos da sua intuição com o resto do fórum... sim os fundamentos da linha amarela que traçou no gigante gráfico que já postou mais que uma vez... com o título "Trading Totos" (não percebi se era insulto dirigido ao fórum).
É que, se a sua justificação técnica não tem provimento, então subsiste um rasgo de sabedoria que nos trascende a todos.
Note que à falta de fundamentação, a sua intuição tem uma classificação, a que se chama "bitaite".
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
Vamos ver para a semana quem tem razão. Há um falar e dois entenderes. O mercado fala, mas cada um entende como quer.
Os curtos estão a perder dinheiro e para minimizar as perdas, mais tarde ou mais cedo vão ter de comprar, criando mais procura.
Os curtos estão a perder dinheiro e para minimizar as perdas, mais tarde ou mais cedo vão ter de comprar, criando mais procura.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 20/2/2026 20:50, num total de 1 vez.
Pessoal, calma. Se bem percebi, o J Alves está a "apostar" numa reacção à resistência, dentro do contexto da broadening formation, que suponho que ele considera que está ainda na fase de setup (se é isso, ele também poderá estar a considerar o facto de que é relativamente simples definir um stop, coisa que ele poderá confirmar ou não se está alinhado com o que ele está a pensar... em todo o caso, é o que eu intuo do que ele escreveu e colocou). Enquanto o Rolling estará a discutir o eventual breakout. Suponho que estão os dois a olhar para o padrão de diferentes perspectivas e em diferentes timeframes...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 15mil, AlfaTrader, Conservador, goncaladas, hugob0ss, m-m, Mavericks7, PMP69, Shimazaki_2 e 207 visitantes