Caldeirão da Bolsa

Stellantis - Um português faz casamento do século

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Stellantis - Um português faz casamento do século

por Opcard33 » 16/2/2026 19:22

SÁBADO (16-18 fev 2026) que diz que a transição para veículos elétricos e a retracção na venda destes modelos está a custar cerca de 65 mil milhões de euros às fabricantes de automóveis no mundo inteiro, devido às provisões e imparidades contabilísticas registadas no setor automóvel global (com destaque para grupos como Stellantis, Ford, GM, Honda, etc.).

Esta ė a causa :

“ Metade da autonomia do que indica WLTP .

Em condições normais de condução, 70% da bateria é efetivamente utilizada, o que determina a autonomia útil. É o que indicamos na terceira coluna, e não é impressionante: apenas três modelos ultrapassam este limite: o luxuoso Mercedes EQS, o novo Mercedes CLA e o Tesla Model 3 Long Range com tração traseira (versão 2026). No geral, a autonomia entre carregamentos desce para cerca de 250 km para os restantes modelos. Para relembrar uma regra prática simples, a autonomia em estrada de um veículo elétrico atinge, geralmente, apenas 50% da sua autonomia combinada WLTP…

Registado: 9/9/2013 15:13

por PXYC » 15/2/2026 16:39

Opcard33 Escreveu:Ah, se Porto–Lisboa já te parece muito… para mim é praticamente como não sair de casa. Com as promessas das baterias sólidas, aí sim começo a pensar seriamente no assunto.

hmm
Quantas pessoas fazem Lisboa-Porto recorrentemente? Esse não é o perfil da maioria de conductores. Para quem gosta tanto de falar de política, não é sensato defender políticas a partir da tua experiência pessoal.. :roll:

Eu tenho muitos familiares para quem um carro eléctrico seria perfeito, não só porque fazem trajectos curtos diariamente (<40km día), como também vivem em casas onde têm total autonomia para instalar carregadores e painéis. Excluindo a questão de que quando sai uma versão com mais autonomia se perde valor no mercado de usados, seria mesmo a opção mais eficiente.

Registado: 13/10/2014 16:44

por Goya777 » 11/2/2026 17:45

AS01 Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Eu esperava que utilizam-se o argumento número um para ter um eléctrico mas não como o tempo passou posso revelar o que me pode levar a comprar um elétrico não são roubados .

Nem os ladrões os querem , não sei se é bom ou mau .

Acho que é mau. Porque ser roubado é bom.
O milhares de portugueses que todos os anos ficam sem catalisador no seu não-elétrico poderão confirmar.

Sem catalisador anda mais e gasta menos :D

Registado: 17/7/2014 22:33

por AS01 » 11/2/2026 16:21

Opcard33 Escreveu:Eu esperava que utilizam-se o argumento número um para ter um eléctrico mas não como o tempo passou posso revelar o que me pode levar a comprar um elétrico não são roubados .

Acho que é mau. Porque ser roubado é bom.
O milhares de portugueses que todos os anos ficam sem catalisador no seu não-elétrico poderão confirmar.

Registado: 16/9/2018 9:50

por Opcard33 » 11/2/2026 13:46

Eu esperava que utilizam-se o argumento número um para ter um eléctrico mas não como o tempo passou posso revelar o que me pode levar a comprar um elétrico não são roubados .

por AS01 » 8/2/2026 23:42

A todas essas questões das emissões deve responder quem trouxe o argumento à discussão, que não fui eu.

Deixo a matéria para aquele que disse há pouco que a UE deveria trançar objetivos claros de redução de CO2.

Sobre o carro elétrico argumentei originalmente apenas com os números sobre eficiência energética e da simplicidade mecânica como razões pelas quais vai dominar o mercado. Basta isso. A redução de emissões é apenas um subproduto de vivermos num país com abundância de recursos naturais para produção de eletricidade limpa.

É essa a razão para as vendas de automóveis elétricos crescerem a dois dígitos em todos os mercados com dimensão na UE e para já representarem o tipo de propulsão mais vendido em vários países (Holanda, Dinamarca, Finlândia e outros...).

Quem acha que optar por soluções energeticamente eficientes é woke ou que devíamos parar para saber quanto CO2 sai do Etna e do Tambora na hora de entrar no stand de automóveis pode ficar a ver.

Os outros vão fazendo o que, no agregado, todos os seres humanos fazem desde tempos imemoriais: escolher a melhor forma de converter energia em trabalho.

Vem da primeira lei da termodinâmica e é a razão pela qual as sociedades prósperas foram sempre aquelas que empregaram o capital disponível para o conseguirem fazer.

por Opcard33 » 8/2/2026 23:11

Mas ainda há mais hipocrisia , o gásóleo pesado é muito poluente, emite grandes quantidades , óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre …

Toda marinha mundial inteira a queima este combustível , um ligeiro é 10 milhões menos , nem quero falar dos pesados , tudo hipocrisia .

por niceboy » 8/2/2026 23:01

Isto!
E quanto CO2 é libertado nos grandes incêndios anuais em Portugal, Espanha, França, Grécia? Supera qualquer redução conseguida com a eliminação dos motores a combustão.
E a atividade vulcânica em todo o mundo, incluindo Etna e Islândia?

Registado: 29/11/2007 4:19

por Opcard33 » 8/2/2026 22:41

O carvão continua a ser a principal fonte de produção de eletricidade a nível mundial. Nessas condições, um carro elétrico alimentado por essa energia ė ser pior para o clima do que um carro convencional.

A Europa acaba por fazer o papel de idiota útil, impõe cada vez mais normas, custos e restrições internas, enquanto o impacto real dessas medidas no problema global é reduzido.

Veja-se o caso da poluição por plásticos nos oceanos. De acordo com o estudo “Stemming the Plastic Tide: 10 Rivers Contribute Most of the Plastic in the Oceans”, cerca de 93% da poluição mundial dos oceanos por plásticos tem origem em apenas 10 rios, dos quais 8 estão na Ásia e 2 em África.

O rio que mais contribui para essa poluição é o Yangtzé, totalmente localizado na China, que polui 3,5 vezes mais do que o segundo classificado, o Indo, situado quase todo no Paquistão. O terceiro é o Rio Amarelo, também integralmente na China.

Apesar disso, parece que só a Europa se preocupa seriamente com o problema. Numa estimativa grosseira, mesmo que a Europa conseguisse eliminar 100% da sua poluição por plásticos nos oceanos, o impacto global seria de apenas 0,7% de redução do total mundial.

por AS01 » 8/2/2026 20:39

O melhor caminho para a descarbonização é consumir menos energia de origem fóssil.

Um automóvel a diesel moderno produz 16 kg de CO2 por 100 km. Um automóvel elétrico carregado no sistema eletroprodutor português, que tem consistentemente intensidades carbónicas abaixo de 200g/kWh, produz 1/10 disso.

O problema da Stellantis, já que é aqui que estamos, foi ter executado muito tarde e muito mal no domínio da electrificação.

Contrataram as pessoas erradas.

A VW e a Mercedes, ao contrário, deram os passos certos e hoje têm as duas plataformas líderes do mercado europeu de veículos eléctricos nos respetivos segmentos. Em 2025 quase 40% dos elétricos vendidos na Alemanha são do grupo VW. Quando lançarem os modelos de gama de entrada (incluindo o que vai ser produzido na Autoeuropa) vão dominar o mercado nesse segmento.

por Opcard33 » 8/2/2026 19:14

Faço um retrato de cada um dos participantes, alguns deles eu até contrataria sem conhecer pessoalmente, apenas pelo bom senso que demonstram.

Quanto ao carro elétrico, a situação é como se estivesse em marcha forçada, uma passadeira vermelha para o “chinês” .

Ainda hoje almocei com alguém ligado à Europa e mostrei-lhe o disparate de como algumas coisas funcionam.

A Comissão Europeia deveria apenas traçar objetivos claros de redução de CO₂ até à neutralidade; caberia aos construtores e aos seus engenheiros escolher o melhor caminho: elétrico, hidrogénio, ar-comprimido, térmico…

Ou seja, a Europa não deve escolher o caminho tecnológico, apenas definir metas.

No meu caso, continuo com três carros, dois a gasolina e um a gasóleo. Não vendo nem compro , um BMW a gasóleo de longo curso; mantenho dois Minis para a cidade e para o prazer.

Se comprasse agora um carro elétrico, estaria a agir contra o clima.

por djovarius » 8/2/2026 18:41

É como eu. Com diferentes baterias, talvez...

Mais a mais, quem faz 100.000 Kms com um carro em 16 anos, não precisa de um elétrico que só após muitos quilómetros se torna mais ecológico do que um dos antigos.... fator produção!!!

Mas chegará o dia em que será mais interessante do que agora. Por outro lado, há outras evoluções que poderão ser interessantes, vamos ver...
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Opcard33 » 8/2/2026 12:10

Ah, se Porto–Lisboa já te parece muito… para mim é praticamente como não sair de casa. Com as promessas das baterias sólidas, aí sim começo a pensar seriamente no assunto.

por AS01 » 7/2/2026 21:49

Sim, para o português que vive no Porto e trabalha em Lisboa pode não ser a melhor opção.
Embora já tenha opções como o novo CLA, que custa o mesmo que um C200 a gasolina e vai do Porto a Lisboa e volta.

Junto dos restantes 99% dos portugueses a primeira lei da termodinâmica a seu tempo irá realizar o seu trabalho histórico de fazer convergir as escolhas na opção mais eficiente.

por Opcard33 » 7/2/2026 20:27

O carro é eléctrico é péssimo para a saúde e coloco a minha saúde ante de tudo porque , porqi3 um carro térmico médio faz 700–1000 - 1200 km com um depósito cheio em 3–5 minutos.

Em 2026, a maioria dos elétricos ainda fica nos 300–500 km reais , especialmente no inverno, auto-estrada, ar condicionado ligado, velocidade alta…

Carregamentos rápidos de 150–350 kW ajudam, mas demoram 20–40 min para 80 % e a rede em Portugal continua com filas, avarias e preços elevados fora de casa.

Para quem faz mais de 20–30 mil km/ano com muitas auto-estradas ou viagens longas térmico continua muito mais prático e menos stressante.

E o stress é péssimo para a saude .

por AS01 » 7/2/2026 19:03

Opcard33 Escreveu:não conheço ninguém no meu círculo de influência com um elétrico , já fiz perder a vontade a vários , sim um dia talvez .

Nas mesmas circunstâncias em que um carro a combustão consome 60-80 kWh/100 km (6 a 8 litros de gasolina/gasóleo por 100 km) um carro elétrico consome 15 a 20 kWh/100 km.

Uma relação de 4 para 1.
O automóvel com motor a combustão é hoje, comparativamente, uma máquina de desperdiçar energia.

Quem conhece a história entenderá que a energia, o seu custo e a eficiência na sua utilização, são no longo prazo o fator determinante para o sucesso económico das sociedades, do ponto de vista macroeconómico e à escala dos indivíduos.

Soma-se a isto a simplicidade mecânica do próprio automóvel. Ao fim de décadas acabaram as árvores de cames, turbos, correias de transmissão, injetores, catalisadores, filtros de partículas, óleo do bloco, junta da cabeça e demais tralha invariavelmente destinada a ser substituída durante a vida útil da carroçaria. Sobraram o motor elétrico e a bateria - tecnologias com 200 anos.

Mais (e muito importante): em Portugal, pela primeira vez, pode utilizar-se o automóvel com energia endógena, que pode ser produzida até por cada um de nós nas suas casas.

Mas a cada um cabe o seu óbvio. Por isso é que na vida, tal como na bolsa, uns ganham e outros perdem.

por Opcard33 » 7/2/2026 8:53

O criador que fez a Stellantis crescer deu demasiados ouvidos à Comissão Europeia e acabou por conceber uma receita quase mortal para o grupo, estão agora a abandonar uma estratégia desenhada mais em gabinetes do que no mercado , ele no início foi um grande inimigo da estratégia da Europa depois acreditou no elétrico se tem falado comigo teteia ganho milhões
não conheço ninguém no meu círculo de influência com um elétrico , já fiz perder a vontade a vários , sim um dia talvez .

“O novo rumo estratégico da Stellantis marca um contraste evidente com o plano “Dare Forward”, definido por Carlos Tavares. Esse plano apostava numa transição acelerada para o elétrico: 100% dos lançamentos na Europa elétricos a partir de 2026, vendas 100% elétricas na Europa em 2030 e 50% nos Estados Unidos. Uma visão que se revelou excessivamente otimista, senão mesmo ideológica.

A realidade do mercado mostrou outra coisa. Em 2024, apenas 19,5% das vendas na Europa e 7,7% nos EUA corresponderam a veículos 100% elétricos. Perante este desfasamento, a nova gestão foi obrigada a rever em profundidade as hipóteses estratégicas, o que explica os 22 mil milhões de euros em encargos excecionais, dos quais 75% serviram para corrigir decisões tomadas com base em pressupostos errados.

Como reconhece Antonio Filosa, a Stellantis tornou-se maior do que o razoável ao assumir uma adoção do elétrico claramente sobrestimada, sobretudo na América do Norte. Isso conduziu a escolhas dispendiosas que agora estão a ser revertidas:
• O motor Hemi V8 a gasolina, que deveria ser eliminado (especialmente nos RAM), vai manter-se.
• A Fiat 500, planeada para ser exclusivamente elétrica, passa a ter também versões mild-hybrid, em resposta às preferências reais dos clientes.”

por Goya777 » 6/2/2026 16:08

Kooc Escreveu:
Goya777 Escreveu:Sei que nao é o recomendado, mas a €6, tendo bastante liquidez disponivel, sou capaz de comprar mais algumas. O erro foi nao ter vendido antes. O comprar agora vejo bom risk/reward. Market cap de 17bn nao é nada.

Dito isto, vou deixar amadurecer no fim de semana... mesmo que segunda suba 10%, ainda estará abaixo dos €7

Desde os máximos, em Março de 2024, perdeu cerca de 80% do valor. Houve ressaltos pelo caminho, mas uma entrada agora, tem um risco significativo.

Depois da mega limpeza de balanço que fizeram (novo CEO bem a limpar tudo, pode sempre dizer que foram erros do anterior CEO), com a acção a cotar estes níveis vejo pouco risco. PER negativo em 2025 mas em 2026 e 2027 já não deverá ser e será PER bem baixo.

Posso estar enganado claro

por Kooc » 6/2/2026 16:06

Sem link...mas não da minha autoria

Jeep maker Stellantis warned Friday that it would take a 22 billion euro hit after a slower take up of electric vehicles than it expected, heaping pressure on its new chief executive to navigate a chaotic transition from combustion engines.

The admission of a "significant overestimation" of demand for EVs comes as authorities in the US and Europe have eased strict emissions targets after years of demanding cleaner vehicles.

US auto giants Ford and General Motors also recently announced multibillion-dollar write-downs as they pull back on EVs, sparked by President Donald Trump's scrapping of hefty subsidies.

But the colossal $26 billion write-down at Stellantis also comes after months of management turmoil that saw the ousting of former chief Carlos Tavares over his contested premium pricing policy.

He was replaced last July by Antonio Filosa, an Italian veteran of Fiat who immediately embarked on a management shake-up with a vow to restore profitability after a 70 percent plunge in 2024 net profit, to 5.5 billion euros.

"The charges announced today largely reflect the cost of over-estimating the pace of the energy transition that distanced us from many car buyers' real-world needs, means and desires," Filosa said in a statement.

"They also reflect the impact of previous poor operational execution, the effects of which are being progressively addressed by our new team," he said.

The surprisingly big write-down will drive Stellantis into the red when it unveils 2025 earnings on February 26, and no dividend will be paid the year.

Investors punished the group's shares, down nearly 26 percent at 6.09 euros in afternoon trading in Paris. The stock has lost roughly 80 percent of its value since March 2024.

- 'We went bigger' -

Filosa said 75 percent of the financial hit stemmed from being "over-optimistic" on the adoption of electric vehicles, mainly in North America.

"We went bigger in EVs than many others and we stayed longer on this assumption," he told a press briefing Friday.

But he also blamed cost-cutting decisions that hampered the carmaker's ability to change course.

"For instance, to cut costs we decided to eliminate thousands of engineers, especially in North America. Those were the ones that are needed to improve," he said.

Since his arrival around two thousand engineers have been hired, Filosa said, "and we are still recruiting a lot of field professionals".

Filosa also confirmed a plan to invest $13 billion in the United States announced last October, citing strong demand for new petrol-powered models like a Ram 1500 pickup with a huge Hemi V8 engine, which had "Day one, 10,000 orders" and 60,000 to date, Filosa said.

Likewise for a new Dodge Charger ICE, for which "we are sold out in orders for our model year 2026 production", he said.

Overall, Stellantis saw a 43 percent rise in North America shipments to dealers in the fourth quarter of 2025, to 422,000 vehicles.

But shipments in Europe were down four percent in the quarter to 667,000 vehicles, the company said Friday.

"We are number two in this very important electric market in Europe," Filosa said, saying the problem is "not the technology itself, which is very good."

"I don't see any danger for Stellantis. I'm very optimistic for our future."

- 'Freedom of choice' -

As part of the strategic "reset", Stellantis also said Friday that it would sell its 49 percent stake in a Canadian gigafactory battery site to its partner LG Energy, where over five billion Canadian dollars has already been invested.

The Stellantis, whose 14 brands also include Fiat and Peugeot as well as Chrysler and Maserati, was born of the 2021 merger of France's PSA with its US-Italian rival Fiat Chrysler, creating the world's fourth-biggest automaker.

"Even though a 'reset' was widely expected... the scope of today's announcements are beyond even the wariest of expectations," said analysts at investment bank Oddo BhF said, adding they had anticipated a 7 billion euro write-down.

In its statement, Stellantis said reducing its EV focus would offer clients "freedom of choice, including for those customers whose lifestyles and working requirements make the company's growing range of hybrid and advanced internal combustionengine vehicles the right solution".

Registado: 30/11/2002 0:36

por Kooc » 6/2/2026 15:41

Goya777 Escreveu:Sei que nao é o recomendado, mas a €6, tendo bastante liquidez disponivel, sou capaz de comprar mais algumas. O erro foi nao ter vendido antes. O comprar agora vejo bom risk/reward. Market cap de 17bn nao é nada.

Dito isto, vou deixar amadurecer no fim de semana... mesmo que segunda suba 10%, ainda estará abaixo dos €7

Desde os máximos, em Março de 2024, perdeu cerca de 80% do valor. Houve ressaltos pelo caminho, mas uma entrada agora, tem um risco significativo.

Registado: 30/11/2002 0:36

por Ferreiratrade » 6/2/2026 15:24

Goya777 Escreveu:
Ferreiratrade Escreveu:

Mais depressa meteria na microsoft no que na stellantis. O barato ainda pode ficar mais barato seja onde for.

Por acaso Microsoft é outra que tenho debaixo de olho. O investimento numa nao invalida o da outra.

É tudo uma questão de gestão de risco. a stellantis tem per negativos entre outros indicadores. A microsoft está com bons valores, apenas com desconto. Mas sim não invalida por noutra mas para o meu perfil de risco a stellantis está fora já há uns anos.

Registado: 4/11/2019 21:29

por Goya777 » 6/2/2026 14:45

Ferreiratrade Escreveu:

Mais depressa meteria na microsoft no que na stellantis. O barato ainda pode ficar mais barato seja onde for.

Por acaso Microsoft é outra que tenho debaixo de olho. O investimento numa nao invalida o da outra.

por Ferreiratrade » 6/2/2026 14:33

Registado: 4/11/2019 21:29

por Goya777 » 6/2/2026 14:10

Sei que nao é o recomendado, mas a €6, tendo bastante liquidez disponivel, sou capaz de comprar mais algumas. O erro foi nao ter vendido antes. O comprar agora vejo bom risk/reward. Market cap de 17bn nao é nada.

por Sertorio » 6/2/2026 13:32

É um grande estouro , estou surpreendido . :shock:

Registado: 1/6/2025 14:58

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014 e 183 visitantes