Caldeirão da Bolsa

OT - Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Políticas para Portugal

por Opcard33 » 6/2/2026 8:30

Há países que até são potências industriais crescem mais do que a Europa com fronteiras controladas , a Coreia do Sul é um exemplo.
Se querem imigração é necessário , ser escolhida. Caso contrário, os danos podem ser mil piores do que cheias — e já o são em vários países europeus.

A ameaça principal não é apenas o jihadismo violento, mas o islamismo político “discreto”

O frerismo atua sem violência, usando a democracia para a enfraquecer por dentro.



« Ouvidos recentemente numa comissão de inquérito, os responsáveis dos serviços de informações franceses sublinharam a influência da ideologia islamista em todas as suas formas e o risco que ela representa para a democracia.

«Os Irmãos Muçulmanos têm a ambição de fazer evoluir a França, a prazo, para uma sociedade onde se apliquem a charia e normas islâmicas fundamentalistas, aproveitando-se do quadro democrático liberal francês», explicou o serviço de informação territorial, que alerta para a necessidade de «passar a uma velocidade superior» no combate ao islamismo, pois «a ameaça desenvolveu-se».

É este o retrato do islamismo em França que emerge do site da Assembleia Nacional, com base nas audições realizadas no final de 2025 perante a comissão de inquérito «sobre as ligações existentes entre representantes de movimentos políticos e organizações ou redes que apoiam a ação terrorista ou difundem a ideologia islamista».

O diagnóstico, feito por responsáveis dos serviços de informações e altos funcionários, é simultaneamente esperado e preocupante, sobretudo em certas zonas geográficas.

• Hauts-de-Seine: um terço dos 34 locais de culto muçulmanos está sob vigilância, devido a dirigentes conhecidos pelo islamismo ou a governação instável suscetível de tomada de controlo islamista.

• Seine-Saint-Denis: presença antiga e comprovada da mouvance islamista, nomeadamente frerista, com ecossistemas estruturados (La Courneuve, Saint-Denis, IESH).

• Norte (Lille, Villeneuve-d’Ascq): ecossistema muito desenvolvido em torno da Grande Mesquita de Lille, do liceu Averroès e do Centro Islâmico de Villeneuve-d’Ascq, com dirigentes que ocupam cargos municipais.

• Lyon e Rhône: forte pressão separatista dos Irmãos Muçulmanos, ligações internacionais (Genebra), dezenas de associações, cerca de 5.000 salafistas e influência do islamismo turco.

• Marselha: aumento do salafismo; um quarto das mesquitas são salafistas; coexistência de ecossistemas freristas e salafistas.

• Grenoble: o caso do burkini ilustra estratégias de entrismo através de associações inicialmente não comunitárias.


Os serviços de informações descrevem a criação de “ecossistemas separatistas”, organizados em torno de locais de culto fundamentalistas e de associações comunitárias (escolas, formação, emprego, atividades para jovens, caridade), com o objetivo de enquadrar toda a vida social segundo preceitos islâmicos.

A DGSE destaca o papel central da esfera frerista, estruturada a nível europeu, com ramificações em vários países e forte capacidade de influência política, inclusive em Bruxelas. Trata-se de uma ameaça «discreta mas profunda» à coesão nacional e aos valores republicanos.

No plano interno, a segurança territorial e a DGSI confirmam que o islamismo, mesmo sem recurso à violência, visa minar princípios fundamentais como a laicidade, a igualdade entre homens e mulheres e a liberdade de consciência. São relatadas tensões na escola, na saúde, nas empresas e nos transportes, com recusas de autoridade feminina ou exigências religiosas incompatíveis com o funcionamento republicano.

Conclusão dos serviços: é urgente reforçar a resposta do Estado, sensibilizar eleitos e decisores e encontrar instrumentos eficazes contra uma ideologia política que se instala gradualmente sem violência aberta.
 
Mensagens: 1778
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 6/2/2026 0:17

previsor Escreveu:Não sei se o André Ventura ainda vai a tempo de chamar os jornalistas para o filmarem a meter uma telha num telhado, como os imigrantes


Andar a meter imigrantes ao barulho nesta altura do campeonanto è andar a apagar fogos com gasolina.

Enfim é literalmente insultar toda a gente que está a passar dificuldades neste momento.

Vamos ver o sufrágio no Domingo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 6/2/2026 0:13

Neftis Escreveu:Se o Ventura está assim tão preocupado com as pessoas, faça-se útil e vá arranjar telhados. :twisted:


Pois e o Marcelo, Seguro e Montenegro preferem chamar os imigrantes para arranjar os telhados.

Nesta altura do campeonato penso que nao podiam insultar de pior forma o povo português que se entreajudou mutuamente nestes dias.

Estas declaraçoes sao completamente descontextualizadas. Eu nao entendo quem sao os concelheiros mas isto para mim nao é uma asneira, é uma total falta de tacto.

Governo chama imigrantes e vigia preços na construção


Nao sei se o governo vai ter condiçoes de governar se o Ventura conseguir 40% ou mais nas presidencias mas parece que estao a zelar por isso...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 21:16

Não sei se o André Ventura ainda vai a tempo de chamar os jornalistas para o filmarem a meter uma telha num telhado, como os imigrantes

Imigrantes já repararam 70 casas danificadas em Pedrógão Grande: “Fazemo-lo com o coração”

Várias famílias continuam a garantir que não têm ajuda e que pagam a vizinhos para repor os telhados. No meio da destruição, a equipa de reportagem da SIC encontrou um grupo de imigrantes que se juntou para ajudar portugueses.

https://sicnoticias.pt/meteorologia/202 ... o-deab1319
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 20:01

Neftis Escreveu:Não é possível mas não é isso que o parasita quer que passe para a opinião pública. O objectivo é que o Seguro fique como o mau da fita, por não deixar adiar as eleições, como se fosse à vontade do freguês. Se o Ventura está assim tão preocupado com as pessoas, faça-se útil e vá arranjar telhados. :twisted:


Também acho que é só uma manobra para ganhar votos. Ele faz coisas para conseguir votos que nem o Sócrates faria e ainda tem a ousadia de falar em dignidade.

IMG_5940.jpeg
IMG_5940.jpeg (99.29 KiB) Visualizado 844 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por Neftis » 5/2/2026 19:06

previsor Escreveu:O candidato que fingiu ter um problema de saúde antes das eleições legislativas, que fingiu apagar um foguinho numa árvore antes das eleições autárquicas, que deu espetáculo a entregar alimentos e água às vítimas de uma tempestade, benzendo-se e fingindo chorar enquanto os transportava da carrinha antes das eleições presidenciais, diz agora que o voto não é importante e que o que importa é a dignidade (coisa que ele não tem), e que as eleições deviam ser adiadas, quando isso já não é possível. Só é possível os presidentes das câmaras das zonas afetadas pedirem o adiamento como já aconteceu em alcácer do sal (e em arruda dos vinhos também estão a pensar em pedir), mas já não é possível no geral.


Não é possível mas não é isso que o parasita quer que passe para a opinião pública. O objectivo é que o Seguro fique como o mau da fita, por não deixar adiar as eleições, como se fosse à vontade do freguês. Se o Ventura está assim tão preocupado com as pessoas, faça-se útil e vá arranjar telhados. :twisted:
 
Mensagens: 109
Registado: 21/6/2024 18:13

Re: OT - Políticas para Portugal

por Neftis » 5/2/2026 18:25

Já cá faltava o chunga inútil vir propor mais uma inconstitucionalidade. :roll: 99% do país não tem problemas de maior, mas parava tudo só por causa de Alcácer do Sal e da Azambuja. O país está farto da campanha eleitoral. Já é suficientemente mau que só possamos saber o resultado final no dia 15, digam-me ao menos que o Marcelo sai mesmo de Belém no dia 9 de Março.
 
Mensagens: 109
Registado: 21/6/2024 18:13

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 17:23

O candidato que fingiu ter um problema de saúde antes das eleições legislativas, que fingiu apagar um foguinho numa árvore antes das eleições autárquicas, que deu espetáculo a entregar alimentos e água às vítimas de uma tempestade, benzendo-se e fingindo chorar enquanto os transportava da carrinha antes das eleições presidenciais, diz agora que o voto não é importante e que o que importa é a dignidade (coisa que ele não tem), e que as eleições deviam ser adiadas, quando isso já não é possível. Só é possível os presidentes das câmaras das zonas afetadas pedirem o adiamento como já aconteceu em alcácer do sal (e em arruda dos vinhos também estão a pensar em pedir), mas já não é possível no geral.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 5/2/2026 15:20

previsor Escreveu:Por falar em imigrantes, provavelmente vão chegar mais.


Perfeito meter gasolina num incendio descontrolado. Genial.

Na Arabia Saudita construíram o país com imigração. Aqui destroem o país.

Realmente deve ser muito difícil controlar entrada de imigrantes, dar formação nas áreas necessárias e vincular o visto ao trabalho nessas áreas.
Ah sim claro violar direitos... só não é violar direitos quando é expropriar rendimentos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 14:29

O que sei é que Portugal teve quotas de imigração até 2022 e que deixou de ter depois disso. Sei que o Moedas, depois de um incêndio que houve próximo do Martim Moniz, falou de voltar ao regime de quotas, e que o Ventura depois também passou a falar disso. Sei que a Alemanha tem algo parecido com quotas, e que é um dos países que tem um problema maior com a imigração, então isso não impediu nem resolveu o problema lá.
Portugal está muito longe de ter um problema com a imigração em comparação com a Alemanha e a França por exemplo, embora as pessoas falem muito sobre isso. Fiz uma edição no post anterior para dizer algo óbvio, mas que às vezes não parece: Portugal não é só Lisboa.


Por falar em imigrantes, provavelmente vão chegar mais.

Governo admite entrada de mais imigrantes para reconstrução de zonas afectadas
O executivo já falou com as empresas de construção civil, que se mostraram “disponíveis” para fazer esse recrutamento, garantindo condições de trabalho e alojamento, adiantou Castro Almeida.
https://www.publico.pt/2026/02/05/polit ... as-2163754
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 5/2/2026 14:17

Marcelo defende "canal de entrada" de imigrantes para reconstruir zonas afetadas pela tempestade Kristin


:lol: Não basta o tsunami de imigrantes dos últimos anos que não contruíram absolutamente nada?


Este presidente é o que deixa o pior legado de sempre.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 5/2/2026 13:56

O facto é que há falta de eletricistas, canalizadores, trolhas, enfermeiros, professores, carpinteiros, pedreiros.

E em mais de 1M que chegaram não se colmatou minimamente esta necessidade.

Ora o problema resolvia-se facilmente, quotas com visto indexado a profissão como fazem muitos países desenvolvidos. O Dubai (e boa parte do ME) foi todo construído com mão de obra estrangeira, mas era controlada. Aquela malta tinha visto para trabalhar nas obras senão era devolvido. E é assim que tem de ser, de outra forma é condutores de Uber e vendedores de capas de tlm.

Nem quero saber quando esta malta começar a dar problemas a sério no SNS porque entram 2 milhões com 0 médicos, chegam aos 50 que começam a dar mais que fazer ao SNS e ficamos literalmente sem SNS.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 12:27

O facto é que vejo pessoas a serem atendidas mesmo ha noite quando passo lá, e passo lá de vez em quando, tipo uma vez por semana ou no minimo de duas em duas semanas.
As barbearias mais perto do Martim Moniz nunca as vi vazias.

Além disso, como se vê no Oeste, Portugal não é só Lisboa
Editado pela última vez por previsor em 5/2/2026 13:57, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por HFCA » 5/2/2026 12:19

previsor Escreveu:
HFCA Escreveu:Esse é o grande problema, basta andar pelas ruas em Lisboa e são milhares nas ruas tenho a certeza que evidentemente não trabalham efetivamente mas isso ninguém diz, mas como é óbvio há gente alguns a trabalhar e têm todo o direito e sim esses são bem vindos, agora barbearias mini supermercados não queremos que são aos montes sem ninguém servem só para lavar dinheiro.


Em Lisboa, na zona do Martim Moniz e na Rua Benformoso, há várias barbearias e praticamente nunca estão vazias e ficam abertas até bem de noite, e com preços muito acessíveis, como 5 euros. Acho que entre 5 e 7 euros as barbearias de lá.


Isso é tudo de fachada, só serve para lavar dinheiro é impossível pagarem rendas na ordem dos 5000€ mês e cobrar 5 euros por corte de cabelo, basta fazerem as contas de qua tos cabelos era preciso cortar só para a renda, isto só serviu para expulsar o comércio tradicional português que não pode pagar esses valores de renda, uma vergonha o que estão a fazer às nossas cidades e ninguém faz nada, há muita gente a ganhar muito dinheiro com isto vai desde os senhorios aos advogados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 780
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 12:12

HFCA Escreveu:Esse é o grande problema, basta andar pelas ruas em Lisboa e são milhares nas ruas tenho a certeza que evidentemente não trabalham efetivamente mas isso ninguém diz, mas como é óbvio há gente alguns a trabalhar e têm todo o direito e sim esses são bem vindos, agora barbearias mini supermercados não queremos que são aos montes sem ninguém servem só para lavar dinheiro.


Em Lisboa, na zona do Martim Moniz e na Rua Benformoso, há várias barbearias e praticamente nunca estão vazias e ficam abertas até bem de noite, às 21 horas algumas ainda estão a atender clientes, e com preços muito acessíveis, como 5 euros. Acho que entre 5 e 7 euros as barbearias de lá.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por HFCA » 5/2/2026 12:02

BearManBull Escreveu:
previsor Escreveu:"Se, hoje, os trabalhadores estrangeiros se fossem embora, eu fechava a empresa imediatamente", vincou o empresário


Lol entraram mais de 1 milhão a caminho dos 2 milhões numa década, no entanto para encontrar um mecânico, um canalizador, um eletricista, um "trolha" é um bico de obra.

Por cada 100 que entram aproveita-se 1. O resto anda a vender capas de telemóveis.


Esse é o grande problema, basta andar pelas ruas em Lisboa e são milhares nas ruas tenho a certeza que evidentemente não trabalham efetivamente mas isso ninguém diz, mas como é óbvio há alguns a trabalhar e têm todo o direito e sim esses são bem vindos, agora barbearias mini supermercados não queremos que são aos montes sem ninguém servem só para lavar dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 780
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 5/2/2026 11:09

previsor Escreveu:"Se, hoje, os trabalhadores estrangeiros se fossem embora, eu fechava a empresa imediatamente", vincou o empresário


Lol entraram mais de 1 milhão a caminho dos 2 milhões numa década, no entanto para encontrar um mecânico, um canalizador, um eletricista, um "trolha" é um bico de obra.

Por cada 100 que entram aproveita-se 1. O resto anda a vender capas de telemóveis.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 10:52

No Oeste, Ventura ouve empresário dizer que sem estrangeiros o negócio fechava

"Só queria salientar um pouco do tema que é muito atual, que é o tema da mão-de-obra. Nós dependemos de mão-de-obra estrangeira a 100%. Na minha empresa, temos 80 colaboradores e só temos um português que é o técnico, o engenheiro", explicou Paulo Maria, que conduziu a visita de cerca de meia hora.
Antes de continuar, o empresário foi interrompido por André Ventura que considerou que isso acontece porque "os portugueses não querem trabalhar nisto" e que há "subsídios para toda a gente", apesar de a taxa de desemprego no país estar abaixo dos 6%.

Paulo Maria decidiu insistir: "É assim na agricultura e se nós formos à restauração temos o mesmo problema, se formos à construção civil temos o mesmo problema. Nós dependemos da mão-de-obra [estrangeira]".
"Se, hoje, os trabalhadores estrangeiros se fossem embora, eu fechava a empresa imediatamente", vincou o empresário, que é também o presidente da administração da Carmo & Silvério, organização de produtores de Torres Vedras, cujas instalações o candidato também visitou.

https://www.cmjornal.pt/mais-cm/especia ... echava?utm

https://www.facebook.com/share/v/1D3eFR ... tid=wwXIfr
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 5/2/2026 10:36

previsor Escreveu:No caso do ciclone de 1941)


Estás a comparar um tempo que mais de metade da tecnologia que existe actuamente nem sequer existia, enfim.

Sempre a tentar inventar desculpas para tragédias. Agora é comparar ah e tal há 100 anos era pior.

A resposta dos serviços de um estado no século XXI foram uma desgraça. Muito por fruto da corrupção provocada pelo socialismo.

Mas lá está quem acha que não é moderado trabalhar 40 horas por semana, o standard que foi um dos alicerces para o desenvolvimento do mundo moderno. Claro que aceita que é normal tudo o que seja falhanço e falta de serviço.
Defender ideologias comunistas das UGTs e CGTP... :lol:
Editado pela última vez por BearManBull em 5/2/2026 11:04, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 5/2/2026 10:32

Sim um incendio provocado porque uma linha de tensão criou um arco elétrico numa arvore, certo?

Não existiram mecanismo para prevenir no século XXI esta tragédia?

Ah sim o que importa é ter a tampita da garrafa acoplada. Isso sim é inovador. :wink:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 5/2/2026 1:29

Não dá para comparar as mortes nem a área ardida em incêndios no Estado Novo porque não eram registadas. O Estado Novo só contabilizava a área ardida das florestas do Estado, não das áreas privadas. Houve aldeias que arderam, mas não especificavam o número de mortos. Diziam apenas que algumas pessoas tinham morrido sem especificar quantas.

No caso do ciclone de 1941, alguns dizem que houve mais de 100 mortes, mas também não se sabe ao certo quantas, porque isso não era registado.

….
No incêndio de Pedrógão morreram 66 pessoas, mas no total dos incêndios de 2017 morreram 117 pessoas (116 civis + 1 bombeiro)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 5/2/2026 0:33

previsor Escreveu:Em 1941, quando o Salazar estava no poder, houve um fenómeno com ventos e chuva semelhantes ao que aconteceu agora. Nessa altura, morreram mais de 100 pessoas e houve centenas de feridos.



Isto faz-me lembrar as 116 pessoas falecidas no incendio de Pedrograo. Foi no governo socialista de Costa certo?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 4/2/2026 21:17

Em 1941, quando o Salazar estava no poder, houve um fenómeno com ventos e chuva semelhantes ao que aconteceu agora. Nessa altura, morreram mais de 100 pessoas e houve centenas de feridos.
Não voltou a haver algo semelhante. São fenómenos raros. Há quem diga que com as alterações climáticas podem tornar-se mais frequentes, mas não se sabe

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3500
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 4/2/2026 19:26

Num documento chamado “Trabalho com direitos XXI” a UGT reitera as linhas vermelhas e apresenta ao Governo propostas que passam pela redução do período normal de trabalho para 35 horas


Depois ficam surpreendidos quando há eventos inesperados, não está lá ninguém para ajudar. Enfim, os sonhos socialistas...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 4/2/2026 12:14



Este anuncio da Axe/Lynx é a coisa mais racista, humilhante, desrespeitosa, decadente que alguma vez vi em publicidade.

Inacreditável.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11418
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ASimoes, Diacoro, Google [Bot], Goya777, Kooc, luismsmonteiro1975, m-m, macau5m, malakas, mjcsreis, OCTAMA, Opcard33, PXYC, RFPB, SalvaFP e 45 visitantes