Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por Opcard33 » 14/12/2025 18:00

.

Registado: 9/9/2013 15:13

por Investor Tuga » 14/12/2025 17:45

NirSup Escreveu:
Sertorio Escreveu:Este vídeo é interessante .

Oil Stocks Investing For 2026 - All You Need To Know! (XOM, CVX, PBR, SHEL, TTE, BP, EQNR)
https://www.youtube.com/watch?v=1zYz3NbSYBI

A Causa das Coisas

Preço do petróleo caiu quase 30% em quatro meses. E há quem diga que com o fim da guerra na Ucrânia o barril do petróleo irá baixar para 30 dólares.
Não me parece que seja um boa ideia investir em petróleo/Galp nesta altura do campeonato.

Petróleo.png

By Nirvana

Despende sempre do ponto de vista: eu já acho que investir na Galp quando a ação caiu 20% e o petróleo caiu 30% é uma boa ideia…sobretudo quando…os preços dos combustíveis só descem, no mesmo período, 5% (é o que diz a notícia partilhada!!).
E acreditar no fim da guerra na ucrânia é quase tão inocente como acreditar num mundo numa paz perfeita, sem conflitos e sem lideres que acham que podem ganhar guerras …
Editado pela última vez por Investor Tuga em 14/12/2025 18:02, num total de 1 vez.

Registado: 7/9/2024 8:51

por NirSup » 14/12/2025 17:35

Sertorio Escreveu:Este vídeo é interessante .

Oil Stocks Investing For 2026 - All You Need To Know! (XOM, CVX, PBR, SHEL, TTE, BP, EQNR)

A Causa das Coisas

Preço do petróleo caiu quase 30% em quatro meses. E há quem diga que com o fim da guerra na Ucrânia o barril do petróleo irá baixar para 30 dólares.
Não me parece que seja um boa ideia investir em petróleo/Galp nesta altura do campeonato.

Petróleo.png
Petróleo.png (79.7 KiB) Visualizado 269 vezes

By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Sertorio » 13/12/2025 19:29

Este vídeo é interessante .

Registado: 1/6/2025 14:58

por J.f.vieira » 13/12/2025 15:53

Para quem gosta...
Anexos
GALP 1 day (5).png
GALP 1 day (2).png
GALP 1 day.png
GALP 1 day (3).png

Registado: 29/11/2007 3:59

por Goya777 » 13/12/2025 14:03

niceboy Escreveu:E quanto desse encaixe teria a Galp de investir no curto prazo para poder começar a extrair petróleo comercialmente? Falam de €12 mil milhões de investimento no global.

Na altura falava se neste encaixe e que o operador seria outro. Sempre se soube que não seria a Galp a explorar por não ter capacidade

Registado: 17/7/2014 22:33

por trend=friend » 13/12/2025 11:25

Uma nota adicional, parece que ainda falta gastar cerca de 50 milhões do share buyback de 2025. Se o programa se completar até final do ano, estamos a falar de cerca de 3,5m de ações ou dois dias de volume integral (médio).

https://www.galp.com/corp/pt/investidor ... a-de-acoes

Com cerca de 10 trading days a faltar no ano civil, são potencialmente dois dias de volume médio - comprador (e com bom desconto face a Novembro, PER na casa dos 10)… - a cargo da Galp. Pelas regras tem de ser bem distribuído pelos dias, mas poderão aproveitar para defender a cotação.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por niceboy » 13/12/2025 10:54

E quanto desse encaixe teria a Galp de investir no curto prazo para poder começar a extrair petróleo comercialmente? Falam de €12 mil milhões de investimento no global.

Registado: 29/11/2007 4:19

por Goya777 » 13/12/2025 9:53

A questão da expectativa aqui bateu forte na cotação. Isto era o que se dizia no Caldeirão há uns meses:

"se a Galp vender entre 20% e 30% do Mopane, dependendo do preço do Brent, isso poderia gerar entre €2 e €7 mil milhões em encaixe"

A realidade foi que no imediato encaixou zero...

Ainda por cima anunciaram numa altura de preço do pitroil em baixa.

Mas nalgum momento terá de ressaltar, resta saber quando e até onde

por J.f.vieira » 13/12/2025 1:42

A recente queda da Galp (>20% em poucos dias) é desproporcional e técnica, sem relação com deterioração dos fundamentos. O mercado ajustou expectativas depois da redução de participação em Mopane, mas a realidade estratégica e financeira da empresa continua extremamente sólida.

Mopane – Redução de risco e certeza de execução
A entrada da TotalEnergies como operadora transforma Mopane de recurso promissor em projeto com alta probabilidade de desenvolvimento.
A Galp mantém 40% do ativo, reduzindo exposição a risco técnico e capex, sem comprometer o upside estratégico.
O projeto passa a ter financiamento mais seguro, cronograma claro e First Oil plausível
dentro de 2028–2030.
A participação torna-se essencial para qualquer major que queira entrar — especialmente a Shell — aumentando o potencial de movimentos estratégicos.

Bacalhau (Brasil) – geração de caixa previsível
Participação de 20%, produção atribuída à Galp 35–45 kbpd, geração anual de 350–450 M€ de cash flow com Brent 55–65 USD.
Margens elevadas, capex já amortizado, tornando este ativo cash generativo de forma consistente.

Gás e trading – estabilizadores de resultados
A operação de gás natural, trading e comercialização continua a entregar EBITDA
estável e recorrente, reduzindo a volatilidade do resultado mesmo em cenários de Brent moderado.

Refinação – aumento de lucros com maior procura
Mais barris refinados resultam diretamente em margens operacionais mais elevadas, reforçando o lucro da Galp.
A integração upstream-downstream aumenta resiliência face a flutuações de preços do Brent.

Outros poços e exploração – upside adicional
Existem ativos exploratórios na Namíbia e outros projetos em avaliação que podem acrescentar recursos recuperáveis e cash flow futuro nos próximos anos.

Dividendos e estrutura financeira
Dividend yield (>5%) a estes preços, com dívida controlada (net debt/EBITDA <1x).
Estrutura financeira robusta, disciplina de custos e capex otimizado aumentam FCF e capacidade de manter dividendos sustentáveis.

Transição energética – de forma gradual e equilibrada
A Galp está investindo em hidrogénio, descarbonização e energias renováveis, mas não à custa da robustez financeira ou do cash flow atual.
Esta abordagem permite acompanhar a transição energética com segurança, sem comprometer os ativos tradicionais que geram caixa agora.
Em vez de “desinvestir agressivamente” em upstream, a empresa faz crescimento equilibrado, combinando retorno imediato e posicionamento estratégico para o futuro.

Visão estratégica e M&A
A Total já assegurou posição de operador; a Galp mantém stake relevante.
Caso a Shell ou outras Majors que queiram presença em Mopane, só pode fazê-lo via Galp, criando potencial estratégico e opções de negócio corporativo no médio prazo.
Isto aumenta a probabilidade de movimentos estratégicos que não estão refletidos na cotação atual.
Conclusão
Queda >20%: exagerada, motivada por ajuste de expectativas, stops e liquidez baixa.
Fundamentos: intactos e reforçados.
Cash flow: Bacalhau e gás entregam resultados recorrentes.
Upside: Mopane, outros poços, refinação, dividendos estáveis (>5%) e potencial estratégico e M&A.
Transição energética: gradual e sustentável, sem comprometer resultados atuais.
Resumo final: para horizonte 2–5 anos, risco limitado e upside elevado. A assimetria do investimento está claramente a favor de quem mantém posição ou acumula a preços atuais.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por trend=friend » 12/12/2025 18:27

IX Hispana Escreveu:Eu não sei que filme é que vocês estão a ver, o que eu vejo é uma queda sustentada com grandes volumes ao longo de vários dias, sem sequer um deadcat bounce. O fecho de hoje também foi esclarecedor, mais vendas fortes e fecho no mínimo do dia e abaixo dos 14.00.

A maior parte dos analistas não gostou do negócio com a Total. Eu não sei dizer, mas fiquei algo surpreendido com a situação de total dependência a que se sujeitou a GALP, pensei que capaz de ser mais autónoma nestas coisas.

Olhando lá para fora, o petróleo está praticamente em mínimos de 5 anos e ameaça quebrar o suporte dos 55-58 USD.

Além disso, o Euro tem subido significativamente versus USD.

Eu não sei onde vai parar, mas tudo junto parece-me que a tendência é claramente negativa.

Conto com o dead cat bounce, apenas isso para já, e àquela zona que referi.

Nada mais do que isso. Mas para as próximas semanas. E com o petróleo a ajudar. Logo veremos no que dá.

Acrescento apenas que a Repsol, por exemplo, está a cerca de 1,5 euros dos máximos históricos nos 17 e picos. É talvez o melhor comparável. A Galp chega ao ridículo de que, se não tivesse descoberto nada na Namíbia, talvez estivesse melhor pois as expectativas não teriam sido frustradas :P não faz muito sentido
Clint Eastwood

por Abade19 » 12/12/2025 18:01

Há um ajustamento evidente de expetativas e a Galp, outrora preferida de muitos gestores de fundos, poderá ter deixado de o ser.

Registado: 23/6/2021 2:17

por IX Hispana » 12/12/2025 17:44

Eu não sei que filme é que vocês estão a ver, o que eu vejo é uma queda sustentada com grandes volumes ao longo de vários dias, sem sequer um deadcat bounce. O fecho de hoje também foi esclarecedor, mais vendas fortes e fecho no mínimo do dia e abaixo dos 14.00.

A maior parte dos analistas não gostou do negócio com a Total. Eu não sei dizer, mas fiquei algo surpreendido com a situação de total dependência a que se sujeitou a GALP, pensei que capaz de ser mais autónoma nestas coisas.

Olhando lá para fora, o petróleo está praticamente em mínimos de 5 anos e ameaça quebrar o suporte dos 55-58 USD.

Além disso, o Euro tem subido significativamente versus USD.

Eu não sei onde vai parar, mas tudo junto parece-me que a tendência é claramente negativa.

Registado: 21/2/2007 18:27

por trend=friend » 12/12/2025 16:48

Goya777 Escreveu:Têm voltado a sair notícias negativas para o secTor e isso não estará a ajudar. A vizinha Repsol também tem andado a corrigir nas últimas semanas

É verdade... ainda assim parece-me devido um reteste à zona dos 15,60/15,75 (vejam onde parou naquela manhã da venda à Total, já para não falar dos gráficos supra que mostram bem a sua relevância nos últimos meses e anos). Só um relief para ajudar o desgraçado do RSI abaixo de 20 (!).

E parece-me que deverá acontecer nas próximas semanas, recomposição de carteiras, etc. Qualquer coisa entre 10% e 12%.
Clint Eastwood

por Goya777 » 12/12/2025 16:11

Têm voltado a sair notícias negativas para o secTor e isso não estará a ajudar. A vizinha Repsol também tem andado a corrigir nas últimas semanas

por trend=friend » 12/12/2025 16:07

Toque nos 14… na grande LTA…

Se estava nos 16 quando descobriram o petróleo na Namíbia, têm 40% dele mais outros blocos e não vão afectar grandemente o Capex, não devia estar pelo menos a… 16??? Sendo os 40% e os outros blocos zero…

A 14? :lol:
Clint Eastwood

por Investor Tuga » 12/12/2025 14:36

@nmv! Escreveu:falas como nunca erras como sempre.
o suporte dos €14,40 permanece válido.
a resistência, anterior suporte €15,70, como ilustrado, será onde o preço tenderá a visitar pelo que decorre da sobrevenda, e pela simples razão que a galp no imediato, bem como numa janela de 6 a 12 meses, não deve negociar nos €10; €11, €12; €13- motivo => fundamentais da empresa, só se, existir uma hecatombe global, se for o caso já não digo nada.
dito isto, veremos quem tem razão, sendo que o preço irá em breve ajudar ao rumo que se irá estabelecer.

Nada disso nmv…não era uma critica à tua leitura…
Apenas constatava a perda desse suporte e partilhava alguma incompreensão por esta queda a pique…pois, como disseste, os fundamentais da empresa não justificam acho…

por @nmv! » 12/12/2025 14:19

falas como nunca erras como sempre.
o suporte dos €14,40 permanece válido.
a resistência, anterior suporte €15,70, como ilustrado, será onde o preço tenderá a visitar pelo que decorre da sobrevenda, e pela simples razão que a galp no imediato, bem como numa janela de 6 a 12 meses, não deve negociar nos €10; €11, €12; €13- motivo => fundamentais da empresa, só se, existir uma hecatombe global, se for o caso já não digo nada.
dito isto, veremos quem tem razão, sendo que o preço irá em breve ajudar ao rumo que se irá estabelecer.

Registado: 2/4/2025 19:55

por Investor Tuga » 12/12/2025 13:34

@nmv! Escreveu:bandeira de baixa :lol:
descer até aos €10 :lol:
o que vejo no gráfico de longo prazo é uma LTA com suporte na zona dos €14,40
:arrow: até pode descer a €8 com o petróleo a ficar negativo :mrgreen:
:arrow: antes porém, virá aos €15,70
atenção à sobrevenda

Bom, o suporte dos 4,40 € já foi há muito...está em queda livre, sem notícia ou acontecimento que a salve, no curto prazo pelo menos...
Será que a empresa perdeu assim tanto valor com este negócio ou é um ataque para colocar a ação a saldo?

por Investor Tuga » 12/12/2025 0:44

@nmv! Escreveu:não tem que ser os €15,70, é mais uma zona, entre os €15,60 e €15,80.

Certo…vai a essa zona…e depois desce até 8 € quando o petróleo for de borla é isso? :D

por @nmv! » 11/12/2025 23:48

não tem que ser os €15,70, é mais uma zona, entre os €15,60 e €15,80.
Anexos
IMG_2004.jpeg

por Investor Tuga » 11/12/2025 21:49

@nmv! Escreveu:bandeira de baixa :lol:
atenção à sobrevenda

Porquê 15,70 €, podes explicar?

por @nmv! » 11/12/2025 21:15

bandeira de baixa :lol:
atenção à sobrevenda
Anexos
IMG_9597.jpeg

por Investor Tuga » 11/12/2025 18:47

"
Galp revista em baixa pela Berenberg

Casa de investimento desceu o preço-alvo de €19 para €17 por ação e deixou de recomendar a compra dos títulos.
Galp tem sido alvo de múltiplos cortes de avaliação após a troca de participações em ativos na Namíbia com a TotalEnergies.
Preço-alvo médio atribuído pelos analistas é de €17,91 por ação (dados Bloomberg).
"

Que eu saiba 17,91 € ou mesmo 17 € não são ainda 14, 13, 12, 11, 10... :wall:

por yaya » 11/12/2025 18:24

Serrano1963 Escreveu:Movimentos normais na Galp pois tinha disparado muito alto :roll: O mesmo tipo de movimento aconteceu com a EDP :lol: :lol:
Analisando o gráfico, tudo indica poder estar a desenvolver uma bandeira de baixa e os 12 poderão estar no alvo :roll: :roll:

A sorte da Galp é que não tem de pagar IMI por postos de combustível.
E não falo em plataformas petrolíferas porque não as há no nosso país.

Agora falando em AT, o gráfico mensal apresenta um padrão muito semelhante a outras cotadas fora do psi.

Registado: 28/8/2013 22:19

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, marco1424, navaldoc, paulopereira.pp36.pp, PXYC, Youmeu e 5 visitantes