OT - Mundo Automóvel
Re: OT - Mundo Automóvel
Deixo a evolução desde 2022 (fonte dos dados para a elaboração do gráfico: ACEA).
Os HEV estão agregados (inclui os plug-in). EV refere-se aos puramente eléctricos.

Os HEV estão agregados (inclui os plug-in). EV refere-se aos puramente eléctricos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: OT - Mundo Automóvel
Vendas de automóveis elétricos aceleram na Europa. Tesla perde terreno face à BYD - Automóvel - Jornal de Negócios
A transição acelera: híbridos lideram com 34,7% das vendas na UE, elétricos sobem para 15,6% e combustão desce para 37,7%
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: OT - Mundo Automóvel
Fabricantes de carros dizem "não ser viável" o prazo para fim dos motores poluentes na UE - Automóvel - Jornal de Negócios
Dependência externa e custos crescentes alimentam dúvidas sobre o ritmo da descarbonização automóvel na Europa.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: OT - Mundo Automóvel
depois de 10 anos sem precisar de carro (oh vida boa esta que não me obrigava a investir em activos que apenas desvalorizam!!) , novos compromissos obrigaram-me a voltar ao asfalto.
parti decidido a comprar um carro europeu, de gama média, não familiar. excluídas as marcas mais caras (Mercedes e afins), foquei-me nas marcas Stellantis, mas as críticas que encontrei na internet dão uma péssima imagen da qualidade dos motores puretech.
acabei por optar por Mazda (Japão), que além de fiável, ao menos parece não ter um interior de plástico. a verdade é que mais do que competencia, e regulação, as marcas da Stellantis não têm produtos fiáveis nem particularmente atractivos.
parti decidido a comprar um carro europeu, de gama média, não familiar. excluídas as marcas mais caras (Mercedes e afins), foquei-me nas marcas Stellantis, mas as críticas que encontrei na internet dão uma péssima imagen da qualidade dos motores puretech.
acabei por optar por Mazda (Japão), que além de fiável, ao menos parece não ter um interior de plástico. a verdade é que mais do que competencia, e regulação, as marcas da Stellantis não têm produtos fiáveis nem particularmente atractivos.
Re: OT - Mundo Automóvel
No romance de Júlio Verne era em 80 dias a Mercedes faz 10 vezes melhor com um Mercedes AMG GT XX - 7 dias, 13 horas e 24 minutos exatamente
40 075 km o que é equivalente à circunferência da Terra no equador, falta dizer que fazia 35 °C Nardò .
Pelo meio bateu 25 records , isto deve mudar a imagem do carro elétrico .

40 075 km o que é equivalente à circunferência da Terra no equador, falta dizer que fazia 35 °C Nardò .
Pelo meio bateu 25 records , isto deve mudar a imagem do carro elétrico .

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Chinesa Xiaomi quer entrar no mercado europeu de veículos elétricos em 2027 - Automóvel - Jornal de Negócios
A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta terça-feira que vai começar a vender os seus veículos elétricos na Europa a partir de 2027, segundo indicou o presidente da empresa, Lu Weibing.
O anúncio foi feito a vários meios especializados do setor, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre de 2025.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Elétrico na Autoeuropa com apoio estatal de 30 milhões. "É muito mais do que um investimento industrial" - Automóvel - Jornal de Negócios
Foi assinada hoje a Declaração Conjunta de Intenções entre o Grupo Volkswagen e o Governo Português com vista à produção do ID. EVERY1. O citadino, com um preço base de 20 mil euros, começa a ser produzido em 2027.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
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Re: Mundo Automóvel
Só 3 milhões acho justo de nome Fenomeno, um novo supercarro híbrido plug-in que utiliza os elementos técnicos do Revuelto (com seu chassi de carbono, seu motor e seu fabuloso V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros.

De 0 a 100 km/h em 2,4 segundos (contra 2,5 segundos do Revuelto) e de 0 a 200 km/h em 6,7 segundos (velocidade máxima de mais de 350 km/h).
Opcionalmente, o carro pode ser equipado com pneus Bridgestone semi-slick.

De 0 a 100 km/h em 2,4 segundos (contra 2,5 segundos do Revuelto) e de 0 a 200 km/h em 6,7 segundos (velocidade máxima de mais de 350 km/h).
Opcionalmente, o carro pode ser equipado com pneus Bridgestone semi-slick.
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Re: Mundo Automóvel
Mercedes alerta que setor automóvel pode entrar em colapso com regulamentação europeia - Automóvel - Jornal de Negócios
'Na Europa, as atuais rigorosas regulamentações ameaçam o colapso do mercado automóvel', afirmou o presidente executivo do grupo Mercedes-Benz, Ola Källenius, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Em 1938, o herdeiro do ketchup Heinz criou o primeiro supercarro da história.


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Re: Mundo Automóvel
Opcard Escreveu:Para encorajar a dar o passo seguinte
— Motor 8 litros quad-turbo com 1.600 cv e 1.600 Nm de torque a 7.050 rpm
— Base no chassi do Chiron e Mistral, feito de fibra de carbono e alumínio, pesando cerca de 1.900 kg
— , Deve mesmo a superar os 454 km/h do Mistral.
Preço é negociado no momento da encomenda nunca menos de 10 milhões mas pode ir aos 30 milhões ,hoje em dia, falar em milhões virou tão comum que parece até que estamos falando de trocados
Na minha opinião virou comun falar em milhoes por causa da bola e outros desportos. É por isso estes carros vão em grande parte para desportistas....
Qualquer transferencia são dezemas de milhoes e ordenados estratosfericos....não tenho nada contra mas deveria existir uma lei internacional em que X% do valor das transferencias revertesse para quem realmente necessita. My whishfull thinking...
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
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Re: Mundo Automóvel
Para encorajar a dar o passo seguinte
— Motor 8 litros quad-turbo com 1.600 cv e 1.600 Nm de torque a 7.050 rpm
— Base no chassi do Chiron e Mistral, feito de fibra de carbono e alumínio, pesando cerca de 1.900 kg
— , Deve mesmo a superar os 454 km/h do Mistral.
Preço é negociado no momento da encomenda nunca menos de 10 milhões mas pode ir aos 30 milhões ,hoje em dia, falar em milhões virou tão comum que parece até que estamos falando de trocados
— Motor 8 litros quad-turbo com 1.600 cv e 1.600 Nm de torque a 7.050 rpm
— Base no chassi do Chiron e Mistral, feito de fibra de carbono e alumínio, pesando cerca de 1.900 kg
— , Deve mesmo a superar os 454 km/h do Mistral.
Preço é negociado no momento da encomenda nunca menos de 10 milhões mas pode ir aos 30 milhões ,hoje em dia, falar em milhões virou tão comum que parece até que estamos falando de trocados
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Re: Mundo Automóvel
Já é possível comprar um Bugatti personalização chamado Solitaire.
Este primeiro modelo, chamado Brouillard, homenageia o cavalo de Ettore Bugatti. Estão previstos apenas dois modelos totalmente personalizados por ano.
O primeiro será para um adepto do Sporting , ou alguém apaixonado pelo verde porque só há verde no carro .


Este primeiro modelo, chamado Brouillard, homenageia o cavalo de Ettore Bugatti. Estão previstos apenas dois modelos totalmente personalizados por ano.
O primeiro será para um adepto do Sporting , ou alguém apaixonado pelo verde porque só há verde no carro .


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Re: Mundo Automóvel
Os números anteriores dizem respeito ao mercado europeu. Aqui a tendência para o mercado nacional:
Vendas de elétricos aceleram. Y trava queda da Tesla - Automóvel - Jornal de Negócios
Vendas de elétricos aceleram. Y trava queda da Tesla - Automóvel - Jornal de Negócios
Foram colocados nas estradas portuguesas 124.026 ligeiros de passageiros até junho. Um em cada cinco são veículos 100% elétricos, com a fabricante liderada por Elon Musk a manter a liderança do mercado, apesar da travagem.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Vendas de veículos ligeiros a gasolina mais gasóleo juntos representam agora menos de 40% das vendas.

O mercado é dominado ainda assim pelos híbridos, puros eléctricos continuam relativamente estáveis.
Fonte: ACEA
O mercado é dominado ainda assim pelos híbridos, puros eléctricos continuam relativamente estáveis.
Fonte: ACEA
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
“ Em Chicago, a Ford suspendeu a produção do seu SUV Explorer durante uma semana em maio devido à falta de terras raras. Se as empresas americanas foram as primeiras a serem afetadas e as primeiras a reagir em 9 de Maio em uma carta ao governo Trump, a tensão subiu um pouco nos últimos dias na Europa.
"A indústria automotiva precisa de ímãs de terras raras para tudo, desde motores de limpador a sensores de freio. Pode ser difícil manter a produção em boas condições"
Hildegard Mueller, director da Associação dos fabricantes alemães à Reuters
A preocupação obrigou muitas empresas a tranquilizar os investidores sobre as suas cadeias de abastecimento. Assim, a Alemã Thyssenkrup assegurou ontem que tinha "tomado medidas muito precoces para diversificar as nossas cadeias de abastecimento e reforçar a segurança do abastecimento destas matérias-primas especiais". Uma vez que as licenças são distribuídas gota a gota e as alternativas à China são raras, as empresas travam uma batalha pelo abastecimento, A fim de evitar a escassez.
Ontem, o Comissário Europeu para o comércio, Maro, disse que estava a exercer pressão sobre o Ministro do comércio chinês, Wang Wentao. De acordo com o Financial Times, as negociações estão em curso e as empresas europeias, formadas como lobby, pedem a Pequim que abra um canal especial para continuar a importar. A proposta foi feita" durante uma reunião entre empresas europeias e funcionários do Ministério do Comércio chinês", relata a mídia britânica que também indica que o canal especial incluiria uma lista branca de empresas europeias com as quais a China concordaria em negociar terras raras. Este último não teria de se candidatar a uma transacção para obter uma licença.
Poucas alternativas
Se alguns estão a considerar transferir a sua produção para a China, a fim de se aproximarem da matéria-prima e evitarem o bloqueio de Pequim, outros estão a procurar obter a matéria-prima noutro local. Assim, a Australian Lynas Rare Earths, o maior produtor de terras raras fora da China, viu ontem a sua quota de mercado aumentar quase 12%. A empresa opera a mina Mount Weld (Austrália) desde 2011 e assinou um acordo com a Malásia há 3 dias para explorar os recursos do país. A Lynas já tem aí uma fábrica de transformação, abastecida por terras raras da Mount Weld.
O tratamento das terras raras é um processo particularmente complexo em que o know-how chinês está à frente.
Como prova, a China é o único país do mundo que controla toda a cadeia de concepção: extracção, transformação, separação de terras raras, refinação e criação de ímanes permanentes. Em 2019, o país forneceu 92% da produção desses ímãs.
"A indústria automotiva precisa de ímãs de terras raras para tudo, desde motores de limpador a sensores de freio. Pode ser difícil manter a produção em boas condições"
Hildegard Mueller, director da Associação dos fabricantes alemães à Reuters
A preocupação obrigou muitas empresas a tranquilizar os investidores sobre as suas cadeias de abastecimento. Assim, a Alemã Thyssenkrup assegurou ontem que tinha "tomado medidas muito precoces para diversificar as nossas cadeias de abastecimento e reforçar a segurança do abastecimento destas matérias-primas especiais". Uma vez que as licenças são distribuídas gota a gota e as alternativas à China são raras, as empresas travam uma batalha pelo abastecimento, A fim de evitar a escassez.
Ontem, o Comissário Europeu para o comércio, Maro, disse que estava a exercer pressão sobre o Ministro do comércio chinês, Wang Wentao. De acordo com o Financial Times, as negociações estão em curso e as empresas europeias, formadas como lobby, pedem a Pequim que abra um canal especial para continuar a importar. A proposta foi feita" durante uma reunião entre empresas europeias e funcionários do Ministério do Comércio chinês", relata a mídia britânica que também indica que o canal especial incluiria uma lista branca de empresas europeias com as quais a China concordaria em negociar terras raras. Este último não teria de se candidatar a uma transacção para obter uma licença.
Poucas alternativas
Se alguns estão a considerar transferir a sua produção para a China, a fim de se aproximarem da matéria-prima e evitarem o bloqueio de Pequim, outros estão a procurar obter a matéria-prima noutro local. Assim, a Australian Lynas Rare Earths, o maior produtor de terras raras fora da China, viu ontem a sua quota de mercado aumentar quase 12%. A empresa opera a mina Mount Weld (Austrália) desde 2011 e assinou um acordo com a Malásia há 3 dias para explorar os recursos do país. A Lynas já tem aí uma fábrica de transformação, abastecida por terras raras da Mount Weld.
O tratamento das terras raras é um processo particularmente complexo em que o know-how chinês está à frente.
Como prova, a China é o único país do mundo que controla toda a cadeia de concepção: extracção, transformação, separação de terras raras, refinação e criação de ímanes permanentes. Em 2019, o país forneceu 92% da produção desses ímãs.
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Re: Mundo Automóvel
Quando os carros eram obras de arte o carro pessoal de Ettore Bugatti. , só o podemos ver em Mulhouse, e mais precisamente no Museu Nacional do Automóvel - Coleção Schlumpf.


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- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Mundo Automóvel
Novo modelo pesa na Autoeuropa, mas a Stellantis produz em ritmo de recorde - Automóvel - Jornal de Negócios
A produção automóvel em Portugal nos primeiros quatro meses do ano ficou 14% abaixo do registado um ano antes. A 'culpa' é quase em exclusivo da Volkswagen Autoeuropa, a maior fábrica do setor no país.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Mundo Automóvel
Para perceber como a Ferrari é um valor segura das ações que menos oscilou nos mercados .
Lucro por cada automóvel vendido dá para ver .
https://x.com/lovecarindustry/status/19 ... 3029608553
Lucro por cada automóvel vendido dá para ver .
https://x.com/lovecarindustry/status/19 ... 3029608553
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- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
MVP Escreveu:Quem me dera 80-90%
Os carros deviam ter poucos kms e fizeram uma condução aborrecida.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
m-m Escreveu:O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...
Porque?
Até entendo a grandes velocidades mas o teste foi feito nos limites da lei ou seja deve ter sido numa velocidade média que nem chegou aos 100km/h (pararam muitas vezes).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:
Os fabricantes mentem sobre a autonomia máxima chegando a real a ser 80% da anunciada. A Tesla anda na ordem dos 90%.
Duvido desses numeros. Salvo melhor opinião, a minha experiencia com um EV é de conseguir até 65% da autonomia anunciada em trajeto misto (urbano e AE), e já com alguma "poupança", senão era 55-60%
Quem me dera 80-90%

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
A autonomia anunciada pelos fabricantes é o resultado de um teste normalizado conhecido como WLTP, que combina circulação em cidade, fora da cidade e autoestrada numa proporção fixa: https://pplware.sapo.pt/informacao/o-que-e-e-como-funciona-o-teste-wltp/
O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...
Agora, também é verdade que o WLTP é demasiado optimista, e vai ser alterado em breve.
O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...
Agora, também é verdade que o WLTP é demasiado optimista, e vai ser alterado em breve.
Editado pela última vez por m-m em 31/3/2025 17:21, num total de 1 vez.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Os fabricantes mentem sobre a autonomia máxima chegando a real a ser 80% da anunciada. A Tesla anda na ordem dos 90%.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
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