Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dragon56 Escreveu:Questionei o Rolling Trader, sobre a denuncia feita pelo Ceo da Mota Engil numa entrevista ao Jornal de Negocios, ano passado, acerca dos Fundos Hedge na cotação da ação , e da falta de regulacao da CMVM, e o Rolling disse que tinha sido pelo facto de ter havido concertação desses fundos, mas não disse se houve investigação da CMVM e quais as conclusões.
Existe alguma norma legal que impeça os fundos ou os Hedge Funds de atuarem concertadamente com vista à queda ou à subida de um ativo financeiro?
Se não existir qualquer norma legal que impeça isso, bem pode o CEO da Mota-Engil fazer uma denúncia todos os dias.
Só vai encher o caixote do lixo da CMVM.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Questionei o Rolling Trader, sobre a denuncia feita pelo Ceo da Mota Engil numa entrevista ao Jornal de Negocios, ano passado, acerca dos Fundos Hedge na cotação da ação , e da falta de regulacao da CMVM, e o Rolling disse que tinha sido pelo facto de ter havido concertação desses fundos, mas não disse se houve investigação da CMVM e quais as conclusões.
Na minha opinião, é claro que existe concertação dos varios Fundos, basta o profile e o momento de atuação..
Na minha opinião, é claro que existe concertação dos varios Fundos, basta o profile e o momento de atuação..
- Registado: 28/5/2025 23:55
Cousa mais fácil, criar grupos de WhatsApp. Reportem. Essa gente toda que trabalha aí nessa entidade só vão lá para marcar o ponto, por a conversa em dia e polir os bancos, quando não ficam em casa em teletrabalho estão de férias. Enfim
Agradeçam à supervisão da CMVM, é claro que existe concertação dos vários fundos , só não vê quem não quer....
AAA_ Escreveu:Luzemburg Escreveu:4,65€ são 50% de Retração do movimento de subida anterior. A ver se a param aí ou então o quadro pode ficar bem negro.
Bem negro, porquê?
A empresa tem bons fundamentais, os resultados foram bons, por isso só temos que nos focar nisso. Como diz o Warren Buffet, o jogo joga-se no campo e não no placard.
Concordo, e creio que recuperará mais tarde ou mais cedo, passando até o máximo anterior, mas considerando os resultados financeiros e o que estamos a ver hoje, este jogo está claramente a ser jogado no placard
- Registado: 25/8/2025 9:20
Luzemburg Escreveu:4,65€ são 50% de Retração do movimento de subida anterior. A ver se a param aí ou então o quadro pode ficar bem negro.
Bem negro, porquê?
A empresa tem bons fundamentais, os resultados foram bons, por isso só temos que nos focar nisso. Como diz o Warren Buffet, o jogo joga-se no campo e não no placard.
- Registado: 21/10/2010 13:08
4,65€ são 50% de Retração do movimento de subida anterior. A ver se a param aí ou então o quadro pode ficar bem negro.
Lucros da Mota-Engil sobem 20% para 59 milhões até junho
A Mota-Engil registou um resultado líquido de 59 milhões de euros na primeira metade deste ano, o que representa um aumento de 20% face aos 49 milhões apurados no mesmo período de 2024 e que é um “valor recorde num primeiro semestre”
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -ate-junho
A Mota-Engil registou um resultado líquido de 59 milhões de euros na primeira metade deste ano, o que representa um aumento de 20% face aos 49 milhões apurados no mesmo período de 2024 e que é um “valor recorde num primeiro semestre”
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -ate-junho
- Registado: 29/11/2007 1:33
Re: Curto, Não Curto, Curto, Não Curto
Rolling_Trader Escreveu:A "Algert Global LLC" comunicou hoje redução da posição curta na Mota Engil.
Como ficou abaixo dos 0,5%, amanhã deverá deixar de constar como informação pública e a Mota-Engil passará apenas a ter visível posições a descoberto que totalizam "apenas" 1,08% do capital.
Não sei se têm reparado mas nestes últimos meses tem sido uma roda viva de hedge funds a abrir e fechar posições curtas, algumas que não ficam abertas mais de um mês. Pessoalmente, ainda não consegui perceber bem esta estratégia algo atípica atendendo ao histórico de posições a descoberto na Mota.
Será desnorte? desespero? especulação pura e/ou concertação? Não sei, mas sei quem devia investigar... a "nossa dream team" de investigadores financeiros forenses que dá pelo nome de CMVM (Comissão Muito Vagamente Monitorizadora)
Vou desde já clarificar que sou, na melhor das hipóteses, um curioso destas coisas do trading, e por defeito um pessimista. Dito isto, quando temos dumps significativos a acontecer a valores de oferta, e oferta contínua de pequenos grupos de acções para manter o quadro o mais vermelho possível em dias consecutivos, o tal pessimista em mim é forçado a escolher a opção "concertação". Como diria o outro senhor - "imbestigue-se"
tecnicamente a mota fechou ontem na zona dos €4,80, anterior resistência, a ida a estes valores não foi por acaso.
viewtopic.php?p=1921806#p1921806
os resultados foram bons, num contexto de grande incerteza face ao turbulhão internacional conhecido, para além dos conflitos existentes, há a questão das tarifas, que poderá complicar a performance dos trimestres seguintes.
quanto ao tema dos juros poderá ser a componente dos efeitos cambiais associados.
sinto que estes resultados poderão estar já incorporados no preço, sendo certo que, mais logo poderão não existir grandes oscilações no preço.
penso que, quem já realizou mais valias, fê-lo nos movimentos de subida anteriores.
julgo ainda que, sem entrada de mais investidores na mota, quer sejam eles institucionais, ou particulares, onde exista interesse comprador com volume, a mota não conseguirá catapultar o preço ao patamar dos dois dígitos, embora a resiliência dos resultados no presente seja bem diferente dos apresentados no passado.
a terminar, é notório que a mota está num caminho bem mais positivo, que anteriormente.
resta saber se o mercado também julga desta maneira, brindando o preço mais logo com impacto positivo e regresso à casa dos €5.
manifestamente, estou muito curioso.
viewtopic.php?p=1921806#p1921806
os resultados foram bons, num contexto de grande incerteza face ao turbulhão internacional conhecido, para além dos conflitos existentes, há a questão das tarifas, que poderá complicar a performance dos trimestres seguintes.

sinto que estes resultados poderão estar já incorporados no preço, sendo certo que, mais logo poderão não existir grandes oscilações no preço.
penso que, quem já realizou mais valias, fê-lo nos movimentos de subida anteriores.
julgo ainda que, sem entrada de mais investidores na mota, quer sejam eles institucionais, ou particulares, onde exista interesse comprador com volume, a mota não conseguirá catapultar o preço ao patamar dos dois dígitos, embora a resiliência dos resultados no presente seja bem diferente dos apresentados no passado.
a terminar, é notório que a mota está num caminho bem mais positivo, que anteriormente.

manifestamente, estou muito curioso.
- Registado: 2/4/2025 19:55
Resultados 1S2025 bons e acima das expetativas
Caros,
Como de costume a Mota-Engil disponibilizou apenas o powerpoint da apresentação de resultados que terá lugar oficialmente amanhã.
Portanto, enquanto não tivermos o relatório de contas completo, não poderão ser tiradas conclusões detalhadas.
Porém, esta apresentação já permite aferir que os resultados foram bons, acima dos do período homólogo do ano passado e acima das estimativas dos analistas para o 1º semestre:
Notem também que a notícia de quarta feira passada, referente à extensão da tarifa de 50% sobre aço e alumínio a mais de 400 produtos, entre os quais muitos são usados na construção (como guindastes, escavadeiras e outros equipamentos pesados, carruagens ferroviárias, móveis, compressores e bombas), marcou o início das quedas, quer da Mota quer da Teixeira.
Efetivamente estas tarifas, a vingarem, podem ter algum impacto sobre as (já magras) margens das construtoras mas, no caso da Mota, estes resultados trazem esperança que tal não venha a impedir um desempenho de 2025 superior ao de 2024.
Em contraponto, tal como já foi referido aqui neste fórum, a notícia de mais 560 milhões em contratos no México, Portugal e Ruanda poderá servir de catalisador adicional à cotação da Mota-Engil amanhã, bem como o "fecho" da posição a descoberto qualificada detida pela "Algert Global LLC" que referi neste post.
Por fim, não esquecer também que, dia 02 de Setembro, faz um ano que a Muddy Waters comunicou, em 2024, o short original à CMVM (após a comunicação dos resultados do primeiro semestre de 2024).
Portanto, não me admiraria que houvesse também alguma decisão por parte da Muddy, no sentido de fechar ou reforçar o short.
Como de costume a Mota-Engil disponibilizou apenas o powerpoint da apresentação de resultados que terá lugar oficialmente amanhã.
Portanto, enquanto não tivermos o relatório de contas completo, não poderão ser tiradas conclusões detalhadas.
Porém, esta apresentação já permite aferir que os resultados foram bons, acima dos do período homólogo do ano passado e acima das estimativas dos analistas para o 1º semestre:

Notem também que a notícia de quarta feira passada, referente à extensão da tarifa de 50% sobre aço e alumínio a mais de 400 produtos, entre os quais muitos são usados na construção (como guindastes, escavadeiras e outros equipamentos pesados, carruagens ferroviárias, móveis, compressores e bombas), marcou o início das quedas, quer da Mota quer da Teixeira.
Efetivamente estas tarifas, a vingarem, podem ter algum impacto sobre as (já magras) margens das construtoras mas, no caso da Mota, estes resultados trazem esperança que tal não venha a impedir um desempenho de 2025 superior ao de 2024.
Em contraponto, tal como já foi referido aqui neste fórum, a notícia de mais 560 milhões em contratos no México, Portugal e Ruanda poderá servir de catalisador adicional à cotação da Mota-Engil amanhã, bem como o "fecho" da posição a descoberto qualificada detida pela "Algert Global LLC" que referi neste post.
Por fim, não esquecer também que, dia 02 de Setembro, faz um ano que a Muddy Waters comunicou, em 2024, o short original à CMVM (após a comunicação dos resultados do primeiro semestre de 2024).
Portanto, não me admiraria que houvesse também alguma decisão por parte da Muddy, no sentido de fechar ou reforçar o short.
Será que estes resultados vão dar um impulso à cotação da ação , amanhã??
Vamos ver ...
Vamos ver ...
Eu acho pouco. Primeiro aumentou a exposição a países críticos, com Governos frágeis, e que querem obra feita, mas depois pagam tarde e a más horas, como Angola. Em Angola a produção de petróleo está em queda e o risco político em alta. Em Espanha ou França não ganham concursos.
Outro aspecto menos conseguido foi EBITDA que só aumentou 13% e a cotação já subiu 46% em igual período.
Outro aspecto menos conseguido foi EBITDA que só aumentou 13% e a cotação já subiu 46% em igual período.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 27/8/2025 1:19, num total de 4 vezes.
"
A Mota-Engil registou um resultado líquido de 59 milhões de euros na primeira metade deste ano, o que representa um aumento de 20% face aos 49 milhões apurados no mesmo período de 2024 e que é um “valor recorde num primeiro semestre”.
Em comunicado à CMVM, o grupo liderado por Carlos Mota dos Santos adianta que o volume de negócios somou 2.745 milhões de euros, mais 0,5% em termos homólogos, com a área de engenharia e construção a recuar 2% para 2.380 milhões.
O EBITDA do grupo aumentou 13% para 448 milhões de euros na primeira metade deste ano, com a margem a melhorar para 16%.
A carteira de encomendas somava no final de junho 14,7 mil milhões de euros, não incluindo ainda contratos de 1,36 mil milhões assinados já depois, como o do primeiro troço de alta velocidade em Portyugal (800 milhões de euros), de um projeto de construção civil de um edifício em Lisboa (108 milhões), do projeto ferroviário de Queretaro-Irapuato no México (292 milhões) e de trabalhos adicionais no âmbito do Work Stream II do Aeroporto Internacional de Bugesera no Ruanda (162 milhões).
A dívida líquida diminuiu em 64 milhões de euros, para 1.695 milhões, melhorando o rácio de dívida líquida/EBITDA para 1,68x.
Na apresentação dos resultados semestrais, a Mota-Engil afirma ter alcançado “de forma transversal níveis inéditos de atividade e rentabilidade”, reafirmando a concretização dos objetivos previamente ao delineado no seu plano de negócios e que levará à apresentação de um novo plano estratégico até final do primeiro trimestre de 2026 com novos objetivos e ambições até 2030.
"
Eu diria que resultados bons e que perspectivam um ano de 2025 muito bom.
A Mota-Engil registou um resultado líquido de 59 milhões de euros na primeira metade deste ano, o que representa um aumento de 20% face aos 49 milhões apurados no mesmo período de 2024 e que é um “valor recorde num primeiro semestre”.
Em comunicado à CMVM, o grupo liderado por Carlos Mota dos Santos adianta que o volume de negócios somou 2.745 milhões de euros, mais 0,5% em termos homólogos, com a área de engenharia e construção a recuar 2% para 2.380 milhões.
O EBITDA do grupo aumentou 13% para 448 milhões de euros na primeira metade deste ano, com a margem a melhorar para 16%.
A carteira de encomendas somava no final de junho 14,7 mil milhões de euros, não incluindo ainda contratos de 1,36 mil milhões assinados já depois, como o do primeiro troço de alta velocidade em Portyugal (800 milhões de euros), de um projeto de construção civil de um edifício em Lisboa (108 milhões), do projeto ferroviário de Queretaro-Irapuato no México (292 milhões) e de trabalhos adicionais no âmbito do Work Stream II do Aeroporto Internacional de Bugesera no Ruanda (162 milhões).
A dívida líquida diminuiu em 64 milhões de euros, para 1.695 milhões, melhorando o rácio de dívida líquida/EBITDA para 1,68x.
Na apresentação dos resultados semestrais, a Mota-Engil afirma ter alcançado “de forma transversal níveis inéditos de atividade e rentabilidade”, reafirmando a concretização dos objetivos previamente ao delineado no seu plano de negócios e que levará à apresentação de um novo plano estratégico até final do primeiro trimestre de 2026 com novos objetivos e ambições até 2030.
"
Eu diria que resultados bons e que perspectivam um ano de 2025 muito bom.
- Registado: 7/9/2024 8:51
Mais q o problema dos fundos abutres é a informação previgiliada que obteem, dinheiro manda nisto tudo, creio que o que fugiu hoje ganhou o dia.
Amanha temos touros n rua
Amanha temos touros n rua
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
MarcoAntonio Escreveu:Mota-Engil soma mais 560 milhões em contratos no México, Portugal e Ruanda - Construção - Jornal de NegóciosO contrato de maior valor é para a construção de um troço ferroviário no México, com um valor de 290 milhões de euros.
Bom, agora falta saber os resultados do 1 sem 2025 mais logo.
Pareceu-me hoje ter um bom suporte nos 4,80 €.
Como tenho a expetativa que sejam bons comprei umas “motitas”.
A mim parece-me que desta vez vai contrariar os que acham que vai continuar a cair a pique.
Mas claro na Mota tudo é possível…e por isso vou colocar um stop-zito não vá…

- Registado: 7/9/2024 8:51
Mota-Engil soma mais 560 milhões em contratos no México, Portugal e Ruanda - Construção - Jornal de Negócios
O contrato de maior valor é para a construção de um troço ferroviário no México, com um valor de 290 milhões de euros.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui como noutras, pedem emprestadas e depois terão de as devolvar. É uma questão de tempo. A Mpta vem certamente uns furos mais abaixo e depois dispara como de costume.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Curto, Não Curto, Curto, Não Curto
A "Algert Global LLC" comunicou hoje redução da posição curta na Mota Engil.
Como ficou abaixo dos 0,5%, amanhã deverá deixar de constar como informação pública e a Mota-Engil passará apenas a ter visível posições a descoberto que totalizam "apenas" 1,08% do capital.
Não sei se têm reparado mas nestes últimos meses tem sido uma roda viva de hedge funds a abrir e fechar posições curtas, algumas que não ficam abertas mais de um mês. Pessoalmente, ainda não consegui perceber bem esta estratégia algo atípica atendendo ao histórico de posições a descoberto na Mota.
Será desnorte? desespero? especulação pura e/ou concertação? Não sei, mas sei quem devia investigar... a "nossa dream team" de investigadores financeiros forenses que dá pelo nome de CMVM (Comissão Muito Vagamente Monitorizadora
)
Será desnorte? desespero? especulação pura e/ou concertação? Não sei, mas sei quem devia investigar... a "nossa dream team" de investigadores financeiros forenses que dá pelo nome de CMVM (Comissão Muito Vagamente Monitorizadora

Já a apanhar facas?
"Se os não podes vencer, junta-te a eles". È o que eu faço e tenho-me dado bem.
Pois também eu Vale. Por isso investi na Flow Traders que tem 600 traders a negociar diariamente e ganham com a flutuação diária , ganham com as subidas e ganham com as descidas, com margem bruta a 100%. Quanto maior a volatilidade, mais eles ganham. A outra é a Euronext, monopólio que lucra com todos nós e risco zero.
Pois também eu Vale. Por isso investi na Flow Traders que tem 600 traders a negociar diariamente e ganham com a flutuação diária , ganham com as subidas e ganham com as descidas, com margem bruta a 100%. Quanto maior a volatilidade, mais eles ganham. A outra é a Euronext, monopólio que lucra com todos nós e risco zero.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 26/8/2025 13:51, num total de 1 vez.
Normalmente esperava ca em baixo pelo indicador, desta vez paguei p ver.
o ressalto dos resultados..., acredito em bons resultados e a mota costuma ter uns spikes de 6%.
o ressalto dos resultados..., acredito em bons resultados e a mota costuma ter uns spikes de 6%.
.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Luzemburg Escreveu:Pois os curtos não a largam porque têm a boca doce do ir ao pote de mel.
A Muddy está dentro há 9:meses por algum motivo será.
Os "curtos" estão no Mercado pelos mesmos motivos que nós, ganhar o mais possível, a diferença é eles trabalharem com ações emprestadas (?). E os Mercados fazem-se de volatilidades.
" Se os não podes vencer, junta-te a eles". È o que eu faço e tenho-me dado bem.
De acordo com o meu Boneco, um pouco mais acima, já tirei uns bilhetes (antes que se me acabem os Cascanhóis) e estou sentado bem no fundo...da sala para não me fazer doer a vista. Só tenho de esperar, observar e seguir o Mercado
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Parece haver de facto um esforço muito significativo para fazer descer isto.. Se os resultados não forem espetaculares, vem cá parar a baixo num instante
A CMVM já devia ter feito o que fizeram outras bolsas europeias ( Turquia, Chequia Noruega) proibir os short selling, enquanto não fiset vai ser um maná para os fundos abutres ...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], nbms2012, PAULOJOAO, Pmart 1 e 99 visitantes