Teixeira Duarte - Tópico Geral
Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral
JUKIMSUNG Escreveu:Purificaçao Escreveu:Posições curtas nesta cotada e no BCP, é um erro fatal.
Também me parece muito arriscado nesta fase.
Quando as vendas na rubrica dos 50 milhões caem para 2 milhões e ainda assim temos um resultado de 46 milhões positivos não me parece que haja algum problema.
Aliás, nas construções foram reconhecidos custos de milhões neste semestre. As vendas relacionadas com estes custos surgirão e se há coisa que claramente dá lucros avultados neste momento é a construção de habitação seja em Portugal, no Brasil ou em qualquer outro lado.
É uma pena não sabermos ao certo quantos milhões foram gastos e a margem desse investimento.
A margem é enorme procurem na net condómino Vila Rio e vão ver a quanto são vendidas as casas e a quantidade já pré-vendida pois muitos já não estão disponíveis para venda, ainda não entraram nestas contas pois ainda não estão terminados os dois primeiros blocos estão quase este ano ainda vão estar habitados.
Purificaçao Escreveu:Posições curtas nesta cotada e no BCP, é um erro fatal.
Também me parece muito arriscado nesta fase.
Quando as vendas na rubrica dos 50 milhões caem para 2 milhões e ainda assim temos um resultado de 46 milhões positivos não me parece que haja algum problema.
Aliás, nas construções foram reconhecidos custos de milhões neste semestre. As vendas relacionadas com estes custos surgirão e se há coisa que claramente dá lucros avultados neste momento é a construção de habitação seja em Portugal, no Brasil ou em qualquer outro lado.
É uma pena não sabermos ao certo quantos milhões foram gastos e a margem desse investimento.
- Registado: 7/3/2007 19:42
A compra a 45 nem correu mal, a de 44 não entrou, mas talvez entre amanhã. O suporte da ação está em 44, isso aí está fácil de ver, tanto mais que ficará sobrevendida. A compra a 44 continua ativa, está aí um suporte importante. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
comprar a 44 . Treta. nunca tenho dúvidas e raramente me engano .
Houve uma grande acumulação por parte de alguma mao forte, agora toca a despejar papel.
Veredito , Stay and watch . Irá MT mais abaixo antes de voltar a grandes subidas

Houve uma grande acumulação por parte de alguma mao forte, agora toca a despejar papel.
Veredito , Stay and watch . Irá MT mais abaixo antes de voltar a grandes subidas

Aqui a maior dor de cabeça para os curtos é os ´´indices virarem para o verde e a TDSA fazer aqui um fundo. 

- Anexos
-
- tdsa.PNG (12.38 KiB) Visualizado 2489 vezes
Editado pela última vez por Àlvaro em 25/8/2025 22:28, num total de 1 vez.
Punitor Escreveu:Os resultados não são maus.
São os resultados possíveis nesta fase, e creio que o mercado sabe isso.
O que importa são as perspetivas e o aumento da carteira de encomendas.
Carteira de obras que já ultrapassa os 2.000 ME, é obra.
- Registado: 25/8/2025 14:15
Os resultados não são maus.
- Registado: 1/11/2015 12:47
Pela reação do mercado aos resultados eu diria que era mais ou menos esperados estes resultados, uma ação que subiu mais de 500% em meia dúzia de meses estar a cair 6% não me parece muito relevante.
Se os resultados foram bons ou maus é sempre subjetivo claro que a partida se a ação cai é porque foram maus mas a administração da TD tem lá uma rubrica que é a parte do imobiliário que podem "jogar" com esses valores conforme forem os seus interesses.
A Teixeira Duarte tem só em Portugal mais de 650 apartamentos em construção pelo que se prevê que nos próximos 1 a 3 anos eles vão aparecer nos resultados e se fizermos uma média de 500 mil euros cada são mais de 300M para distribuir nos próximos resultados alinhado a isto ainda temos mais de 500 apartamentos em construção no Brasil. O setor imobiliário é onde a empresa consegue maiores margens financeiras.
A carteira de encomendas para o setor da construção também continua a subir o que é positivo. Vamos aguardar pelas próximos apresentações de resultados mas o futuro parece-me promissor para esta empresa.
Se os resultados foram bons ou maus é sempre subjetivo claro que a partida se a ação cai é porque foram maus mas a administração da TD tem lá uma rubrica que é a parte do imobiliário que podem "jogar" com esses valores conforme forem os seus interesses.
A Teixeira Duarte tem só em Portugal mais de 650 apartamentos em construção pelo que se prevê que nos próximos 1 a 3 anos eles vão aparecer nos resultados e se fizermos uma média de 500 mil euros cada são mais de 300M para distribuir nos próximos resultados alinhado a isto ainda temos mais de 500 apartamentos em construção no Brasil. O setor imobiliário é onde a empresa consegue maiores margens financeiras.
A carteira de encomendas para o setor da construção também continua a subir o que é positivo. Vamos aguardar pelas próximos apresentações de resultados mas o futuro parece-me promissor para esta empresa.
- Registado: 25/8/2025 14:42
Àlvaro Escreveu:Que maus resultados? Mais especulação que realidade. Agora toca a fechar posições curtas antes que fiquem mais caras.

A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Posições curtas nesta cotada e no BCP, é um erro fatal.
Que maus resultados? Mais especulação que realidade. Agora toca a fechar posições curtas antes que fiquem mais caras. 

Eu diria que até se aguentou bastante bem, face aos maus resultados operacionais.
Recuperou do mínimo do dia mas prevejo que até ao final do dia vai voltar aos 0,45 ou perto.
Recuperou do mínimo do dia mas prevejo que até ao final do dia vai voltar aos 0,45 ou perto.
- Registado: 7/9/2024 8:51
Àlvaro Escreveu:Pmart, fui ao gráfico de longo prazo e vi que, mesmo no curto prazo, é mais provável ir a 61 no curto prazo do que o sonho de quem pediu ações ao bamco e vendeu à espera de as apanhar a 44.
Nos fundamentais acrescentaria a carteira de encomendas e outro aspeto importante: o crescimento na Europa virá essencialmente de obras. Se isso terá muito futuro? Isso aí já são outros quinhentos. Ora, se a carteira de encomendas é o que é, se houver mais, melhor será.
Bom dia.
E apesar disso, menos de 48 horas depois, logo nos primeiros momentos de negociaçao, vendeu a posiçao.
O gráfico mudou durante o fim-de-semana? Teve um sonho premonitório e achou melhor vender?
A possibilidade de dividendos, que foi referida por si na 6ª feira, já não é provavel e nem atrativa o suficiente para manter a posiçao aberta?
Álvaro a ser Álvaro, a dizer uma coisa e o contrário da mesma coisa. A dizer uma coisa e a fazer o contrário da coisa dita. nada de novo, portanto!
Boa continuação desses negócios que, valha-lhe isso, acabam sempre com mais valias, está sempre do lado certo do mercado.

- Registado: 28/8/2020 21:46
Parece haver um dumping agressivo tanto nesta como na EGL (Como aliás já se tinha visto na semana passada, pré-resultados), no entanto, parece que a Teixeira Duarte está a ser "segurada" nos 45.. vamos ver se precisa de paliativos muito tempo ou se se aguenta. Se for para entrar em C&H é agora, que já chegou ao fundo do aceitável, creio
- Registado: 25/8/2025 9:20
A TD está a pique e mandam comprar a 44 . Treta.
Por volta de 44 começam a fechar as posições curtas com receio de uma reação em alta e a ação voltará a aproximar-se do topo. 

As vendas a descoberto sentem que têm espaço para atacar e vão fazer isso. Venda da posição e ordem de compra a 44. 

Dêem as voltas q derem os resultados são maus. Salva se o acordo bancário q já foi assumido desde abril pelo mercado
Cotação, amanhã grande trambolao
Até onde cai ???
Futuro, se entrar no psi 17 a TD vai ser a estrela se não fica a patinar .
Por mim q desde abril q estou dentro obviamente quero q entre ...mas na bolsa o melhor é ter 1 olho no burro e o outro no dono do burro.
Cotação, amanhã grande trambolao
Até onde cai ???
Futuro, se entrar no psi 17 a TD vai ser a estrela se não fica a patinar .
Por mim q desde abril q estou dentro obviamente quero q entre ...mas na bolsa o melhor é ter 1 olho no burro e o outro no dono do burro.
Pmart 1 Escreveu:Caro Rolling fico feliz por ser um expert a puder comentar o que a IA diz ,no entanto a sua leitura que o valor está tudo incluido não me parece correcto
Em 30 de junho de 2025 estão classificados como “Ativos Não Correntes Detidos para Venda” os ativos das entidades que serão convertidas em SIC´s (Nota 5) no montante de 221.911 milhares de euros, o imóvel referente ao Pólo Automóvel de Talatona no montante
de 45.000 milhares de euros, sendo o remanescente respeitante à participada “AEBT – Auto-Estradas do Baixo Tejo, S.A.”, assim como
um conjunto de equipamento na área do Ambiente.
Aliás foi dito que estavam somente envolvidas 5 sociedades imobiliarias e até estão identificadas e também foi dito pelo Chairman que havia mais valor nessas sociedades , mas pronto depende sempre do ponto de vista
Ou seja não está tudo incluido como mencionou a participação na concessão de Auto-Estrada tem valor, o Polo automovel tem valor .
Nota penso que no quadro o valor do acordo até já está espresso "Adiantamentos de clientes 79.385 " aparece como passivo.
Se a IA fez mal as contas as suas á primeira vista ao omitir o valor do Polo autumovel 45M€ e o valor da participação na auto estrada e o tal valor adicional mencionado pelo CEO, eu diria que também partem de premissas menos correctas, bem lá está não inseriu todas as variavéis assim á primeira vista
Fico grato pela sua explicação e ensinamentos mas considere todas as linhas.
É do esclarecimento claro e objectivo mas sem camisolas vestidas que eu e os foristas precisamos
Pmart1,
O que quer dizer com "foi dito pelo Chairman que havia mais valor nessas sociedades"? Isso está no relatório de contas? Ou foi um desabafo do Chairman para constatar a dura realidade de que quem pede uma reestruturação da dívida fica sempre prejudicado em termos financeiros?
Quanto às contas creio que ficou claro para si que não pode considerar o valor das 5 cinco sociedades de investimento coletivo imobiliárias (SIC), certo? É que se elas já foram reconhecidas no resultado líquido (pela IFRS 9) então também já estão refletidas nos capitais próprios (porque, para efeitos contabilísticos, o resultado líquido do período é uma componente do capital próprio).
Excluíndo as 5 SIC, se ler a página 45 do RC, este diz que
In Relatório de Contas Teixeira Duarte 1S2025, página 45
Em 31 de dezembro de 2024, os “Ativos Não Correntes Detidos para Venda” incluem o imóvel referente ao Pólo Automóvel de Talatona, no montante de 45.000 milhares de euros, sendo o remanescente respeitante à participação na “AEBT – Auto-Estradas do Baixo Tejo, S.A.”, assim como um conjunto de equipamentos na área do Ambiente.
Ora a 31 de dezembro de 2024, os ativos detidos para venda totalizavam 46,39M€ e os passivos 8.64M€, o que significa duas coisas:
- 1. A "sua IA" estava a somar também os valores da SIC, que já estavam contabilizadas (o que é errado, mas a "culpa" não foi da IA, foi de data poisoning);
2. A sua IA estava a extrapolar o valor das vendas (sabe-se lá com base em quê). Se se extingue um ativo de 46,39M€ e se abate 8.64M€ ao passivo, se você não souber o valor da venda e o ganho (ou perda) com a venda destes ativos, então não consegue calcular o impacto no capital próprio.
Caro Rolling fico feliz por ser um expert a puder comentar o que a IA diz ,no entanto a sua leitura que o valor está tudo incluido não me parece correcto
Em 30 de junho de 2025 estão classificados como “Ativos Não Correntes Detidos para Venda” os ativos das entidades que serão convertidas em SIC´s (Nota 5) no montante de 221.911 milhares de euros, o imóvel referente ao Pólo Automóvel de Talatona no montante
de 45.000 milhares de euros, sendo o remanescente respeitante à participada “AEBT – Auto-Estradas do Baixo Tejo, S.A.”, assim como
Aliás foi dito que estavam somente envolvidas 5 sociedades imobiliarias e até estão identificadas e também foi dito pelo Chairman que havia mais valor nessas sociedades , mas pronto depende sempre do ponto de vista
Ou seja não está tudo incluido como mencionou a participação na concessão de Auto-Estrada tem valor, o Polo automovel tem valor .
Nota penso que no quadro o valor do acordo até já está espresso "Adiantamentos de clientes 79.385 " aparece como passivo.
Se a IA fez mal as contas as suas á primeira vista ao omitir o valor do Polo autumovel 45M€ e o valor da participação na auto estrada e o tal valor adicional mencionado pelo CEO, eu diria que também partem de premissas menos correctas, bem lá está não inseriu todas as variavéis assim á primeira vista
É do esclarecimento claro e objectivo mas sem camisolas vestidas que eu e os foristas precisamos
- Registado: 13/7/2011 20:38
Alucinações de IA
Pmart 1, esta sua frase de abertura no post de hoje de manhã já diz muito:
Cuidado quando usa prompts de IA omissas em informação. A maioria dos grandes modelos LLM das gigantes OpenAI, Google, Anthropic e xAI, quando questionados sobre factos que acabaram de acontecer (e são posteriores ao seu "knowledge cutoff"), usam agentificação para procurar informação na web. Basta irem buscar um dado errado (à fonte errada) e o contexto sofre "data poisoning" provocando resultados errados e imprecisos (as famosas alucinações de IA).
Em prol da reposição da verdade financeira, ficam aqui sucintamente os pontos em que a "sua IA" alucinou
Há um erro crasso que invalida todas estas conclusões da "sua IA".
Se ler o relatório de contas, na página 17 vai ver o seguinte:
O RC mostra que o impacto da reestruturação da dívida já está refletido no capital próprio a 30/06/25.
A entrega futura dos ativos reclassificados como "detidos para venda" não deverá impacto adicional. Note que essa venda não vai ser efetuada em mercado aberto, faz parte do acordo de refinanciamento com a banca onde os termos do acordo foram ditados por quem tinha alavancagem (i.e. a banca e não o potencial insolvente), logo a probabilidade de uma reavaliação surpresa que beneficie significativamente os capitais próprios da Teixeira Duarte neste contexto é, a meu ver, praticamente nula.
A simulação da "sua IA" projeta um capital próprio de 328,9 M€ após a venda, quando na realidade ele já está refletido no balanço e ficou (quase) igual ao do ano passado (147,14M€) o que significa que o que a sua IA referiu como VPPA (Valor Patrimonial por Ação, também chamado de Valor Contabilístico por Ação ou, em inglês Book Value Per Share (BVS)), para ser correto devia ter sido calculado da seguinte forma:
Ou seja a cotação está, neste momento, bem acima do que seria o valor contabilístico da empresa.
O pior de tudo é que os investidores institucionais poderão fazer outras contas e descontar, dos capitais próprios, o que é reportado no RC como "impacto positivo do Resultado Líquido Consolidado do Período de 42.688 milhares", o tal resultado líquido contabilístico resultante do refinanciamento (sem o qual a Teixeira teria tido prejuízo neste semestre, tal como referi neste post)
Note que um BVS de 0,24€ coloca o Price to Book nos 1,88x, acima da média do setor das maiores construtoras europeias... ups... e os hedge funds que abrem shorts não farão também estas contas?
Terminando a reposição da verdade financeira...
A "sua IA" alucinou e anualizou um resultado líquido contabilístico, não recorrente, não caixa e não operacional.
Tal como referi neste post, o resultado líquido deste semestre, sem efeitos recorrentes, foi negativo, logo o EPS, nesse contexto, é também negativo.
Qualquer investidor institucional conseguirá ver isso agora claramente no relatório de contas.
A "sua IA" alucinou forte e feio aqui, primeiro porque não citou a que rácios de solvência se refere e segundo porque ignorou o facto que a capacidade da TD de pagar a dívida se deteriorou.
Os principais rácios de solvência pioraram porque a degradação do EBITDA (-36%) e do EBIT (-65%) foi muito mais severa que a redução da dívida (-12%) afetando automatica e negativamente os quocientes:
Bem, escusado será dizer que esta conclusão, "da sua IA", assenta nas premissas erradas anteriores, para além de ser também bastante vago pois não menciona a que "múltiplos ajustados" é que nos estamos a referir.
Se for ao PER (Price/Earnings), o seu cálculo com base num lucro artificial (contabilístico) é inútil. Pior, atendendo a que o resultado líquido, sem recorrentes, foi negativo, o PER é também negativo o que lhe tira toda e qualquer expressão presente ou futura.
Se estivermos a falar do múltiplo EV/EBITDA, este seria castigado pela queda abrupta do EBITDA e pelo elevado endividamento remanescente, colocando-o também acima da média do setor.
A análise mais conservadora que um institucional pode fazer neste momento é ler e ajustar estes resultados para excluir os não recorrentes).
Em suma, apesar das parangonas dos jornais pintarem um cenário feliz para a Teixeira, a realidade é bem diferente.
Se o volume de negociação continuar elevado e a cotada entrar para o PSI, isso só colocará mais holofotes sobre estas contas e poderá potenciar a entrada de posições curtas.
Reitero que este meu post é informativo e visa essencialmente dotar todos, desde já, a tomarem decisões informadas, seja de compra, seja de venda.
PS: Este efeito de euforia desmedida aconteceu o ano passado na Mota Engil e eu alertei para isso várias vezes.
Pmart1 Escreveu:
Ontem coloquei aqui o grafico dos activos detidos para venda , entretanto pedi a IA , lol, eu não percebo nada disto ,uma projeção com o efeito da venda desses activos aos preços considerados no quadro do relatório do primero semestre.
(...)
Cuidado quando usa prompts de IA omissas em informação. A maioria dos grandes modelos LLM das gigantes OpenAI, Google, Anthropic e xAI, quando questionados sobre factos que acabaram de acontecer (e são posteriores ao seu "knowledge cutoff"), usam agentificação para procurar informação na web. Basta irem buscar um dado errado (à fonte errada) e o contexto sofre "data poisoning" provocando resultados errados e imprecisos (as famosas alucinações de IA).
Em prol da reposição da verdade financeira, ficam aqui sucintamente os pontos em que a "sua IA" alucinou
Pmart1 Escreveu:
(...)
Estes ajustes colocariam a Teixeira Duarte numa posição financeira muito mais sólida, com autonomia próxima dos 25% e capital próprio mais que duplicado.
Conclusão Estratégica
A concretização da venda dos ativos detidos para venda transforma o balanço da Teixeira Duarte.
O novo valor patrimonial por ação sobe para cerca de €0,74, o que coloca a cotação atual em desconto.
(...)
Há um erro crasso que invalida todas estas conclusões da "sua IA".
Se ler o relatório de contas, na página 17 vai ver o seguinte:
In Relatório de Contas da Teixeira Duarte, página 17
O Capital Próprio Atribuível a Acionistas manteve-se praticamente inalterado, passando de 147.043 milhares de euros em 31 de dezembro de 2024 para 147.140 milhares de euros em 30 de junho de 2025.
O Total do Capital Próprio registou um decréscimo de 1,1%, tendo-se fixado em 166.429 milhares de euros.
A variação negativa do Total Capital Próprio no montante de 1.927 milhares de euros resulta essencialmente:- do impacto negativo de 43.954 milhares de euros dos efeitos dos Ajustamentos de Conversão Cambial decorrentes da desvalorização das divisas dos países onde o Grupo opera; e,
- do impacto positivo do Resultado Líquido Consolidado do Período de 42.688 milhares.
O RC mostra que o impacto da reestruturação da dívida já está refletido no capital próprio a 30/06/25.
A entrega futura dos ativos reclassificados como "detidos para venda" não deverá impacto adicional. Note que essa venda não vai ser efetuada em mercado aberto, faz parte do acordo de refinanciamento com a banca onde os termos do acordo foram ditados por quem tinha alavancagem (i.e. a banca e não o potencial insolvente), logo a probabilidade de uma reavaliação surpresa que beneficie significativamente os capitais próprios da Teixeira Duarte neste contexto é, a meu ver, praticamente nula.
A simulação da "sua IA" projeta um capital próprio de 328,9 M€ após a venda, quando na realidade ele já está refletido no balanço e ficou (quase) igual ao do ano passado (147,14M€) o que significa que o que a sua IA referiu como VPPA (Valor Patrimonial por Ação, também chamado de Valor Contabilístico por Ação ou, em inglês Book Value Per Share (BVS)), para ser correto devia ter sido calculado da seguinte forma:
- VPPA = 147,14M€ / 420M (de ações) = 0.35€
Ou seja a cotação está, neste momento, bem acima do que seria o valor contabilístico da empresa.
O pior de tudo é que os investidores institucionais poderão fazer outras contas e descontar, dos capitais próprios, o que é reportado no RC como "impacto positivo do Resultado Líquido Consolidado do Período de 42.688 milhares", o tal resultado líquido contabilístico resultante do refinanciamento (sem o qual a Teixeira teria tido prejuízo neste semestre, tal como referi neste post)
- VPPA (ou BVS) = (147,14M€ - 42,688M€) / 420M (de ações) = 104,452M€ / 420M (de ações) = 0.24€
Note que um BVS de 0,24€ coloca o Price to Book nos 1,88x, acima da média do setor das maiores construtoras europeias... ups... e os hedge funds que abrem shorts não farão também estas contas?

Terminando a reposição da verdade financeira...
Pmart1 Escreveu:(...)
O Lucro por ação (EPS): €0,10 no semestre → anualizado pode superar €0,20 se o segundo semestre confirmar entregas imobiliárias.
(...)
A "sua IA" alucinou e anualizou um resultado líquido contabilístico, não recorrente, não caixa e não operacional.
Tal como referi neste post, o resultado líquido deste semestre, sem efeitos recorrentes, foi negativo, logo o EPS, nesse contexto, é também negativo.
Qualquer investidor institucional conseguirá ver isso agora claramente no relatório de contas.
A redução da dívida líquida: –€78M → melhora os rácios de solvência e reforça a estrutura de capital.
A "sua IA" alucinou forte e feio aqui, primeiro porque não citou a que rácios de solvência se refere e segundo porque ignorou o facto que a capacidade da TD de pagar a dívida se deteriorou.
Os principais rácios de solvência pioraram porque a degradação do EBITDA (-36%) e do EBIT (-65%) foi muito mais severa que a redução da dívida (-12%) afetando automatica e negativamente os quocientes:

Conclusão
A cotação atual de €0,496 parece conservadora face ao novo perfil financeiro da empresa. Se o segundo semestre confirmar entregas e ganhos adicionais, o mercado pode reavaliar a ação para níveis entre €0,60 e €0,80, com base em múltiplos ajustados e melhoria estrutural.
(...)
Bem, escusado será dizer que esta conclusão, "da sua IA", assenta nas premissas erradas anteriores, para além de ser também bastante vago pois não menciona a que "múltiplos ajustados" é que nos estamos a referir.
Se for ao PER (Price/Earnings), o seu cálculo com base num lucro artificial (contabilístico) é inútil. Pior, atendendo a que o resultado líquido, sem recorrentes, foi negativo, o PER é também negativo o que lhe tira toda e qualquer expressão presente ou futura.
Se estivermos a falar do múltiplo EV/EBITDA, este seria castigado pela queda abrupta do EBITDA e pelo elevado endividamento remanescente, colocando-o também acima da média do setor.
A análise mais conservadora que um institucional pode fazer neste momento é ler e ajustar estes resultados para excluir os não recorrentes).
Em suma, apesar das parangonas dos jornais pintarem um cenário feliz para a Teixeira, a realidade é bem diferente.
Se o volume de negociação continuar elevado e a cotada entrar para o PSI, isso só colocará mais holofotes sobre estas contas e poderá potenciar a entrada de posições curtas.
Reitero que este meu post é informativo e visa essencialmente dotar todos, desde já, a tomarem decisões informadas, seja de compra, seja de venda.
PS: Este efeito de euforia desmedida aconteceu o ano passado na Mota Engil e eu alertei para isso várias vezes.
De modo a tentar atenuar a pressão (E eu estou hipertenso com a TD...), apresento um exercício ludo-totobolístico, com um resumo de todas as opiniões que li acerca dos resultados nas diversas fontes que consulto, sendo que o 1 é considerado positivo, e o 2 como negativo:
1 - 17
2 - 10
Talvez o dito mercado olhe por agora somente para as "letras gordas" (Aumento lucros e redução dívida...), sendo que como leio várias vezes, o que mais interessa será a perspectiva futura, e essa parece melhor do que anteriormente.
Agora como todos sabemos, a maior parte das vezes após apresentação de resultados positivos, as cotações caem...
Amanhã saberemos qual o resultado do "jogo"
Grato pelas informações e conhecimentos divulgados
1 - 17
2 - 10
Talvez o dito mercado olhe por agora somente para as "letras gordas" (Aumento lucros e redução dívida...), sendo que como leio várias vezes, o que mais interessa será a perspectiva futura, e essa parece melhor do que anteriormente.
Agora como todos sabemos, a maior parte das vezes após apresentação de resultados positivos, as cotações caem...
Amanhã saberemos qual o resultado do "jogo"
Grato pelas informações e conhecimentos divulgados
- Registado: 25/10/2019 10:15
ATIVOS E PASSIVOS NÃO CORRENTES DETIDOS PARA VENDA
Efeito fundamental
O Lucro por ação (EPS): €0,10 no semestre → anualizado pode superar €0,20 se o segundo semestre confirmar entregas imobiliárias.
A redução da dívida líquida: –€78M → melhora os rácios de solvência e reforça a estrutura de capital.
A entrega de ativos imobiliários: €268M em ativos e €106M em passivos serão removidos do balanço, com impacto líquido positivo de €162M
Estes fatores sustentam uma revisão em alta dos múltiplos de mercado, como o P/E e EV/EBITDA, podendo justificar uma cotação entre €0,60 e €1,00 em cenário otimista.
Efeito Técnico
A ação valorizou +540% desde o início do ano (de €0,079 para €0,506 até 21 de agosto).
Indicadores como RSI, MACD e médias móveis apontam para tendência de compra forte.
Volume negociado desde o inicio do ano: +531milhões de ações → alta liquidez e interesse institucional.
Tecnicamente, a ação está em zona de consolidação, com suporte em €0,48 e resistência em €0,568. A quebra dessa resistência pode levar a novos máximos.
Efeito de Perceção de Mercado
O mercado já antecipava parte dos resultados, mas a confirmação do lucro líquido de €42M e a reclassificação dos ativos imobiliários reforçam a narrativa de recuperação.
A entrega das sociedades imobiliárias e a amortização da dívida criam uma história de turnaround financeiro que pode atrair novos investidores.
Conclusão
A cotação atual de €0,496 parece conservadora face ao novo perfil financeiro da empresa. Se o segundo semestre confirmar entregas e ganhos adicionais, o mercado pode reavaliar a ação para níveis entre €0,60 e €0,80, com base em múltiplos ajustados e melhoria estrutural.
Bem em suma cada um sabe de si e o mercado é soberano , foram 10 centimos por ação , aproveitaram para limpar a casa dos fundos e tem uns activos interessantes para venda e se porventura as sociedades comerciais forem criadas acima dos valores que estão neste RC os capitais próprios irão crescer doutra maneira.
Como disse antes a Teixeira Duarte está num caminho como alguém já referiu de recuperação semelhante á Martifer , o valor está lá , a entrada no PSI será importante não só para a Teixeira Duarte mas para o Euronext Lisboa após anos só com saídas , acredito que institucionais irão entrar na ação . Veremos
O mercado é soberano, abanam a arvoré e por vezes dão logo um esticão como na Martifer
Efeito fundamental
A entrega de ativos imobiliários: €268M em ativos e €106M em passivos serão removidos do balanço, com impacto líquido positivo de €162M
Estes fatores sustentam uma revisão em alta dos múltiplos de mercado, como o P/E e EV/EBITDA, podendo justificar uma cotação entre €0,60 e €1,00 em cenário otimista.
Efeito Técnico
A ação valorizou +540% desde o início do ano (de €0,079 para €0,506 até 21 de agosto).
Indicadores como RSI, MACD e médias móveis apontam para tendência de compra forte.
Volume negociado desde o inicio do ano: +531milhões de ações → alta liquidez e interesse institucional.
Tecnicamente, a ação está em zona de consolidação, com suporte em €0,48 e resistência em €0,568. A quebra dessa resistência pode levar a novos máximos.
Efeito de Perceção de Mercado
O mercado já antecipava parte dos resultados, mas a confirmação do lucro líquido de €42M e a reclassificação dos ativos imobiliários reforçam a narrativa de recuperação.
A entrega das sociedades imobiliárias e a amortização da dívida criam uma história de turnaround financeiro que pode atrair novos investidores.
Conclusão
Bem em suma cada um sabe de si e o mercado é soberano , foram 10 centimos por ação , aproveitaram para limpar a casa dos fundos e tem uns activos interessantes para venda e se porventura as sociedades comerciais forem criadas acima dos valores que estão neste RC os capitais próprios irão crescer doutra maneira.
Como disse antes a Teixeira Duarte está num caminho como alguém já referiu de recuperação semelhante á Martifer , o valor está lá , a entrada no PSI será importante não só para a Teixeira Duarte mas para o Euronext Lisboa após anos só com saídas , acredito que institucionais irão entrar na ação . Veremos
O mercado é soberano, abanam a arvoré e por vezes dão logo um esticão como na Martifer
Editado pela última vez por Pmart 1 em 24/8/2025 20:39, num total de 2 vezes.
- Registado: 13/7/2011 20:38
iniciado1 Escreveu:Não estou dentro , mas estou muito curioso como é que o mercado vai interpretar os resultados amanhã .....afinal é ele que manda independente das várias visões aqui expostas.
Boa sorte para quem está dentro
Muito curioso também, para ver a reação de amanha , e qual será o comportamento até a apresentação dos próximos resultados.
A empresa com estes resultados, transmite-me maior segurança relativamente a solvabilidade,, mantendo-se vários problemas, que se não existissem, pergunto : quanto valeria uma empresa que apresenta um resultado semestral de 43 ME, com uma carteira de encomendas a subir, um contexto macroeconômico a ajudar o setor. Se não tivesse divida qual seria o valor de mercado da TD ?
Parte das criticas aos resultados, são semelhantes aos que foram feitos a martifer durante anos, e a questão é , a TD conseguirá fazer um caminho idêntico ?
- Registado: 29/12/2016 23:06
Não estou dentro , mas estou muito curioso como é que o mercado vai interpretar os resultados amanhã .....afinal é ele que manda independente das várias visões aqui expostas.
- Registado: 12/4/2021 11:59
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Shimazaki_2 e 55 visitantes