Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral

do anterior máximo nos €5,77, aos €4,40 são mais de 23% de retracção, o que colocaria a mota em bear-market.
pessoalmente, não creio nesse movimento, nem mesmo se o contexto global for de descidas acentuadas face aos máximos históricos que se registam há semanas a esta parte.
voltar aos €4,80, anterior resistência, parece-me fazer sentido, num movimento de aliviar indicadores técnicos.
- Registado: 2/4/2025 19:55
níveis de Retração de Fibonacci segundo o ChatGpt:
Subida 3,50 → 5,77: linhas horizontais marcam os suportes típicos de correção
5,23
4,90
4,64
4,37
3,99
e o mínimo 3,50.
Subida 3,50 → 5,77: linhas horizontais marcam os suportes típicos de correção
5,23
4,90
4,64
4,37
3,99
e o mínimo 3,50.
- Registado: 2/4/2025 19:55
Tendo uma participação na Martifer de 37,5%, esta com quebra de 30% dos lucros e na Duro Felgueira com elevados prejuízos, certamente que vão impactar os resultados da Mota. A mota trabalha para pagar juros à banca e ajustes a terceiros.
Não basta fazer obras, construir, assinar contratos, mas sim saber lucrar com eles. A ver vamos dia 28.
Não basta fazer obras, construir, assinar contratos, mas sim saber lucrar com eles. A ver vamos dia 28.
Angola atribui à Mota-Engil contrato de 245 milhões na marginal da Corimba - Empresas - Jornal de Negócios
O ministro de Estado da Coordenação Económica, José de Lima Massano, referiu que a empreitada conta além dos recursos da linha de Portugal com uma componente também da banca local.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Update ao gráfico da Mota:

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Está bem oleada para a descida. Costuma ser mais rápida a descer que a subir. Os curtos agora já podem reforçar à vontade.
Chegou aos 5,20€. Virà aos 4,8€? E aos 4,40?
Só vou reentrar a 4,40€
Chegou aos 5,20€. Virà aos 4,8€? E aos 4,40?
Só vou reentrar a 4,40€
Editado pela última vez por Luzemburg em 22/8/2025 16:46, num total de 1 vez.
fosgass2020 Escreveu:fosgass2020 Escreveu:Foi alguém que vendeu 1 milhão de ações ao melhor...
Afinal foram "só" 611.174... preço médio 5.5368, a fazer crer na info no Mktviewer.
bom dia em que parte se encontra a profundidade de pediddos de venda e de compra nesse site sff
- Registado: 8/1/2008 11:47
fosgass2020 Escreveu:Foi alguém que vendeu 1 milhão de ações ao melhor...
Afinal foram "só" 611.174... preço médio 5.5368, a fazer crer na info no Mktviewer.
- Registado: 7/12/2020 19:33
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Estou em crer que os bons resultados esperados, já estão refletidos na cotação.
Se assim é, "compra no rumor, e vende na noticia".
Veremos nos próximos capítulos.
CumPrim/
ValeAquilino
Se assim é, "compra no rumor, e vende na noticia".
Veremos nos próximos capítulos.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Correção em curso...falta saber até onde...
Vai depender dos resultados: se forem muito bons inverte e sobe acima dos 6€...se forem bons ou assim assim vai continuar a descer até... (???).
Investidor Tuga, há uma terceira hipótese: os resultados serem bons e a Mota continuar a corrigir. Tudo depende da estratégia dos shorters, da própria Mota e da sorte (conjuntura económica e geopolítica).
No muito curto prazo a correção era previsível, o RSI e o MACD estavam em máximos e a Mota raramente aguenta esse nível por muito tempo.
Como referi no feriado de dia 15, fechei as posições antigas (mais de um ano) e mantive apenas as compradas em 2025. A minha ideia é “negociar o padrão” na fase da retração e ter os reforços feitos atempadamente quando a “handle” do padrão Cup & Handle se formar (como eu espero).
Vários foristas já apontaram formações de Cup & Handle, mas na minha leitura este é o mais relevante (como referi em novembro de 2024 e, mais recentemente, no início de agosto deste ano):O cenário mais provável agora é a tal retração (não superior a 50% da subida anterior, senão invalida o padrão).
o “cup” fechou na resistência de médio/longo prazo (5,90€), criando um duplo topo;
a “handle” deverá formar um triplo topo e só depois quebrar em alta
Rolling_Trader,
Agradeço os teus comentários e partilhas. Obviamente na parte técnica não me atrevo a emitir opinião porque não tenho conhecimentos suficientes para isso.
Mas só vejo uma hipótese efetivamente para esta correção não continuar no curto prazo: os resultados serem muito bons e muito acima do esperado pelo mercado.
A ver no dia 27...
- Registado: 7/9/2024 8:51
Investor Tuga Escreveu:Correção em curso...falta saber até onde...
Vai depender dos resultados: se forem muito bons inverte e sobe acima dos 6€...se forem bons ou assim assim vai continuar a descer até... (???).
Investidor Tuga, há uma terceira hipótese: os resultados serem bons e a Mota continuar a corrigir. Tudo depende da estratégia dos shorters, da própria Mota e da sorte (conjuntura económica e geopolítica).
No muito curto prazo a correção era previsível, o RSI e o MACD estavam em máximos e a Mota raramente aguenta esse nível por muito tempo.
Como referi no feriado de dia 15, fechei as posições antigas (mais de um ano) e mantive apenas as compradas em 2025. A minha ideia é “negociar o padrão” na fase da retração e ter os reforços feitos atempadamente quando a “handle” do padrão Cup & Handle se formar (como eu espero).
Vários foristas já apontaram formações de Cup & Handle, mas na minha leitura este é o mais relevante (como referi em novembro de 2024 e, mais recentemente, no início de agosto deste ano):

Correção em curso...falta saber até onde...
Foi alguém que vendeu 1 milhão de ações ao melhor...
- Registado: 7/12/2020 19:33
Algum Bot a fazer mais valias.
Com base em algum algoritmo deve ter sido atingido algum trigger.
Para já parece normal.
Com base em algum algoritmo deve ter sido atingido algum trigger.
Para já parece normal.
Bom dia,
Que descarga...a mim pareceu-me os curtos a contra-atacar...e a vocês?
Que descarga...a mim pareceu-me os curtos a contra-atacar...e a vocês?
Perto dos máximos de março de 2024:

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Outra hipótese...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Caro "corisco" das Ilhas de Bruma
obrigado pelas partilhas.
Quero acreditar mais na segunda hipótese, apenas por sentimento pessoal e não pelos desenhos, sempre muito elucidativos.
Que nunca por vencidos se conheçam
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Outra hipótese...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Curiosidades...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Mota-Engil vive "querido mês de agosto". Ações sobem há 10 sessões - Bolsa - Jornal de Negócios
A construtora liderada por Carlos Mota dos Santos tem vindo a reforçar a liderança como a cotada que mais brilha na bolsa de Lisboa. A capitalização bolsista acumula um ganho de 324 milhões de euros este mês.
NirSup Escreveu:Aquilo que escrevi não era para ser lido no sentido literal e restrito do termo, mas em sentido mais amplo.
(...)
mal seria que o facto da Mota-Engil ter um sócio chinês, em posição minoritária, a impedisse de concorrer a subempreitadas de empresas americanas, quer na Faixa de Gaza, quer na Ucrânia.Rolling_Trader Escreveu:NirSup Escreveu:Berkshire Hathaway (Warren Buffett) acaba de fazer um grande investimento (...) em duas das maiores construtoras dos EUA: Lennar e DR Horton.
(...)
E a Mota-Engil está no radar desses colossos como subcontratante p/projetos milionários.
(...)
(...)
como é que o Trump iria deixar duas construtoras americanas subcontrarem outra estrangeira (a Mota) cujo capital é detido, em um terço, pelo estado chinês?
Eu tenho tendência a ler os posts de fóruns financeiros em sentido literal, mas se calhar é defeito meu.
Ou então se calhar é mesmo assim que começam os rumores, o que você escreveu, literalmente foi:
NirSup Escreveu:(...)
E a Mota-Engil está no radar desses colossos como subcontratante p/projetos milionários.
(...)
E isso, literalmente, é um rumor. Era para ser lido como?
Sobre a possibilidade de colaboração com construtoras americanas, o ponto crítico não é “a China” ou “a Mota-Engil” em si, mas sim a política dos EUA. Qualquer empresa americana que estabeleça uma joint venture ou parceria relevante com outra empresa que tenha participação chinesa significativa pode ficar sujeita à revisão pelo CFIUS (Committee on Foreign Investment in the United States).
Mesmo sendo uma empresa portuguesa cotada na Euronext Lisbon, o facto de ter um acionista estatal chinês com 33% do capital é suficiente para ser vista com reservas em Washington e servir de argumento político para "bloquear" certas colaborações.
Já agora, conhece atualmente alguma subcontratação, joint venture, subempreitada ou consórcio entre a Mota e uma empresa americana?
O core business da Lennar e Dr Horton é a construção de habitações e o da Mota Engil é da construção de infra estruturas e engenharia... não vejo potencial de colaboração. Para além disso como é que o Trump iria deixar duas construtoras americanas subcontrarem outra estrangeira (a Mota) cujo capital é detido, em um terço, pelo estado chinês?
Aquilo que escrevi não era para ser lido no sentido literal e restrito do termo, mas em sentido mais amplo.
Malgré tout, tanto a Lennar Corporation como a D.R. Horton possuem unidades internas de land development para
realizar a urbanização/básica (loteamento, redes de água, esgoto, energia, estradas internas, etc.) bem como preparar os lotes para posterior construção de habitações.
Finalmente, mal seria que o facto da Mota-Engil ter um sócio chinês, em posição minoritária, a impedisse de concorrer a subempreitadas de empresas americanas, quer na Faixa de Gaza, quer na Ucrânia.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
NirSup Escreveu:Berkshire Hathaway (Warren Buffett) acaba de fazer um grande investimento (...) em duas das maiores construtoras dos EUA: Lennar e DR Horton.
(...)
NR: Não inventes.
(...)
Pegando na sua última frase (que coloquei a bold), pergunto-lhe a Mota-Engil está no radar da Lennar e Dr Horton? Porquê e onde leu isso?
O core business da Lennar e Dr Horton é a construção de habitações e o da Mota Engil é da construção de infra estruturas e engenharia... não vejo potencial de colaboração. Para além disso como é que o Trump iria deixar duas construtoras americanas subcontrarem outra estrangeira (a Mota) cujo capital é detido, em um terço, pelo estado chinês?
Wishfull thinking?
“ A divulgação da participação da Berkshire fez com que as ações da seguradora subissem até 9,6% nas negociações pós-mercado. Apple ou Bank of America ficaram na lista de desinvestimentos.”
É legal mas …. quando Warren Buffett compra ou vende ações de uma empresa, isso geralmente gera movimento imediato no preço, mesmo que a transação em si seja relativamente pequena para o mercado..
Isto ainda não é considerado manipulação de mercado, mesmo parecendo quase “trapaça”
É legal mas …. quando Warren Buffett compra ou vende ações de uma empresa, isso geralmente gera movimento imediato no preço, mesmo que a transação em si seja relativamente pequena para o mercado..
Isto ainda não é considerado manipulação de mercado, mesmo parecendo quase “trapaça”
- Registado: 14/3/2009 0:19
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 78 visitantes