Caldeirão da Bolsa

OT - Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 18/8/2025 22:24

PIKAS Escreveu:não aconteça nada em Sintra, na arrábida ou a norte do Porto.

Nessa zona não há interesse. Ganha-se muito com turismo portanto há protecção.

No interior não há grandes benificiários em manter o mato e a floresta portanto está sempre mais exposto á sorte.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por previsor » 18/8/2025 17:45

A ministra da administração interna tem 68 anos e não parece estar preparada para acompanhar incêndios, mesmo à distância, nem para falar com os jornalistas.
Cometeu uma gafe ao dizer que os meios eram ilimitados e quando a jornalista questionou se ela queria mesmo dizer “ilimitados”, respondeu com arrogância que já tinha dado a resposta à questão.
Ela se calhar até tem muita experiência, mas acho que já não tem idade para este cargo, e ainda por cima é arrogante.

Registado: 15/3/2023 3:21

por previsor » 18/8/2025 15:27

A mobilização de bombeiros entre regiões é normal noutros países

Em muitos países existe um sistema de mobilização nacional ou regional de bombeiros e forças de combate a incêndios. Por exemplo:
• Estados Unidos: Existem brigadas federais e estaduais. Quando um incêndio florestal é muito grande, bombeiros de outros estados são chamados para ajudar, e até forças federais (como o US Forest Service) podem ser mobilizadas.
• Austrália: Existe o Rural Fire Service e outros serviços estaduais; em grandes incêndios, bombeiros de outros estados ou voluntários são deslocados para zonas críticas.
• Canadá: Os bombeiros provinciais e municipais podem receber reforços de outras províncias através de acordos de cooperação.
• Europa (França, Espanha, Itália, etc.): Muitos países têm planos de mobilização inter-regional ou nacional; bombeiros de uma região vão para outra se houver incêndios grandes.

Em resumo, é prática comum em países com risco elevado de incêndios mover equipas de bombeiros entre regiões para garantir resposta rápida e suficiente.

por PIKAS » 18/8/2025 15:13

previsor Escreveu:O problema é mesmo a gestão.
O problema é mesmo esse. É a má gestão de meios e a responsabilidade disso não é dos bombeiros
Acho que faz todo o sentido que os bombeiros de outras regiões vão apagar fogos,
Não faz sentido nenhum, é um risco enorme e extremamente perigoso.
Imagina-te no meio de uma serra que não conheces, de noite ou até mesmo de dia, nunca lá estiveste, nem sabes para que lado é o norte ou o sul, nem sabes onde está a aldeia mais próxima, a clareira mais próxima, a estrada suficientemente larga mais próxima, não sabes o que se passa para lá do cabeço que vês à frente dos teus olhos, estás no meio de vegetação que cresceu desordenadamente tipo selva, e estás ali sujeito a que em meia dúzia de minutos o fogo chegue até ti. Estás a imaginar?
Por exemplo, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL) tem mais de 700 bombeiros profissionais, mas apenas 33 foram mobilizados.

Bombeiros Sapadores de Lisboa combatem incêndios no norte do país
O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) tem atualmente duas equipas no terreno, num total de 33 operacionais e dez viaturas, com missão de proteger habitações, população e floresta, em colaboração com outras corporações de bombeiros.
https://informacao.lisboa.pt/noticias/d ... hatgpt.com
700 bombeiros do regimento para a cidade de Lisboa não são demais, são até talvez poucos mas tem servido para aguentar as 7 companhias que a cidade tem. E os voluntários complementam.
Para além disso, não são voluntários. São funcionários municipais que cumprem o seu horário como qualquer outro, embora com especificidades. Se o regimento cedeu 33 olha que as escalas não devem estar completas ou o quartel da Graça tem 33 bombeiros em falta.
Isto é muito mais complexo, ver só pela rama não leva a nada.
Cumprimentos e que a Senhora de Fátima faça mais um milagre.

Registado: 23/8/2006 18:53

por BearManBull » 18/8/2025 15:09

PIKAS Escreveu:O que há a fazer é louvar o enorme esforço e abenegação de milhares de mulheres e homens, boa parte voluntários, que vestem a farda de bombeiro em Portugal. Por mim, a todos eles, e não é só de hoje o meu muito obrigado.

Nada disso, deve-se mesmo é louvar o povo indiano. Um exemplo para o mundo de como coexistir e respeitar a natureza.

Ás águas puras do Ganges são a cara do avanço civilizacional que deve servir de exemplo a Portugal. Grande referencia, bravo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por previsor » 18/8/2025 14:55

PIKAS Escreveu:Pois claro, boa ideia.
E depois ocorre um incêndio em Mafra, Setubal ou Odemira e não há bombeiros. Estão todos a combater as asneiras que o regime tem feito na protecção civil.
Quem está a combater os incêndios rurais no interior norte e centro são, em grande parte, os corpos de bombeiros da área de Lisboa e da área do Porto e mais algumas áreas do litoral. Deus queira que, por agora, não aconteça nada em Sintra, na arrábida ou a norte do Porto.
Meu caro: tem que se manter o minimo de protecção em todos os cantinhos do país e, tanto mais, que os bombeiros portugueses não apagam só fogos rurais, há os rurais noutros locais, há os urbanos e industriais, há a emergência médica INEM, há o transporte de doentes, há o buscar o gatinho da senhora que fugiu para cima da árvore e não sai de lá e... e... e quem faz isso tudo? não serão os outros 23 mil?
Um ponto muito importante que importa esclarecer:
- o combate e comando é da responsabilidade - única - dos orgãos da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil que, operacionalmente, se socorrem de vários agentes de protecção civil: GNR ( GIPS e unidades territoriais ), outras forças policiais ou militares, bombeiros, meios aéreos, INEM e outros.
Mas que fique bem claro que o comando, a organização ( ou desorganização ) é da protecção civil e todos os operacionais tem que cumprir as ordens dali emanadas.
Quem manda no combate e nos postos de comando não são os bombeiros, é a ANPC e os seus comandantes.
O que há a fazer é louvar o enorme esforço e abenegação de milhares de mulheres e homens, boa parte voluntários, que vestem a farda de bombeiro em Portugal. Por mim, a todos eles, e não é só de hoje o meu muito obrigado.
O que está a acontecer só não viu ou vê quem não quer e, se nada de sério não se fizer ( o que é o mais natural que aconteça porque quando chegar o inverno a crise já passou ), muito pior aí virá. Mas bem pior, mesmo.
Cumprimentos,

Quase toda a gente elogia o trabalho dos bombeiros. A intenção não é critica-los. O problema é mesmo a gestão. O comentário que ouvi ontem na televisao também tinha essa intenção. Cinco mil bombeiros para apagar fogos pode ser pouco para Portugal inteiro e parece ser um limite máximo, porque o valor parece coincidir com o do ano passado. Acho que faz todo o sentido que os bombeiros de outras regiões vão apagar fogos, e isso não significa que essas zonas fiquem desprotegidas. Por exemplo, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL) tem mais de 700 bombeiros profissionais, e apenas 33 foram mobilizados.

Bombeiros Sapadores de Lisboa combatem incêndios no norte do país
O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) tem atualmente duas equipas no terreno, num total de 33 operacionais e dez viaturas, com missão de proteger habitações, população e floresta, em colaboração com outras corporações de bombeiros.
https://informacao.lisboa.pt/noticias/d ... hatgpt.com

por PIKAS » 18/8/2025 14:25

BearManBull Escreveu:Retirado de redes sociais.

Um grande abraço a todos os Incendiários.
Estou convosco.
Que m"#% ...
Sou apanhado a 80 quilometros horas numa estrada de 50 vou logo no dia seguinte a tribunal fico sem carta e pago uma multa.
Sou apanhado a falar com o MEU telemóvel a conduzir o MEU carro, tribunal e multa...
Sou apanhado sem cinto, pago multa.
Sou apanhado com vidros escuros no meu carro apanho uma valente multa e apreendem me o carro.
Tenho uma casa, não pago imi, o estado rouba-ma.
Apanhei uma multa, não a pago, penhoram ordenado.
Oh incêndiarios vocês sao os maiores.
A mim, f****-me com multas, tiram me pontos na carta ...
Vocês, destroem todo o país, destroem sonhos alcançados, tiram vidas, e não se passa nada.
No final são maluquinhos, estavam com uma depressão, descobriram que a mulher vos traiu e têm um par de cornos ...
Coitadinhos ,vamos ser humanos e ter pena destes homens que tiram vidas e queimam portugal inteiro.
Onde estão os juízes com os tomates no sítio ?
Onde estão os ministros com tomates, os ministros eleitos pelo povo para estar ao serviço do povo?
Onde anda essa escumalha toda??
E onde está o povo, também com c***ões para exigir justiça???
Que ***** de país é Portugal???
Um PAI por dar um estalo a um filho, tá completamente lixado.
Estes lixos da sociedade, (incendiários, ministros, juízes, e outros de igual valor, (ou falta dele)), fazem o que querem, e fica por aí????
ACORDEM POVO
Um forte abraço para todos os Bombeiros."
By autor desconhecido....
Triste realidade

Bravo, muito bem, aplaudo o autor.
Independentemente de uma ou outra coisa não ser bem assim, no geral o autor merece o meu aplauso.
Este País bateu no fundo, bem no fundo ( o pior é que o fundo ainda pode estar mais abaixo ... )
Este regime está completamente podre: a saúde está como está, a justiça e prisões nem se fala, a organização do território ( a verdadeira causa da gigantesca dimensão dos incêndios rurais no interior, não esquecer ) é o que é, o controlo de fronteiras nem se fala, a cidadania portuguesa dá-se nas caixas da farinha amparo, a habitação é inacessível, a organização do estado é inexistente, e muito mais, mais, mais...
Para tudo temos que ir de mão estendida pedir à europa, desde investimento público ( notícia de há dias revelava que 90% do investimento publico que o estado faz é financiado com subsídios europeus ) até ao combate aos fogos, e pagamos impostos como cidadãos de um país de primeiro mundo.
Até o poço de dinheiro publico que é o SIRESP ( que deveria ser a melhor e mais fiável rede de comunicações ) é um fiasco completo, ora tanto opera como falha.
Isto é uma tristeza, este país bateu bem lá em baixo.
Cumprimentos,

por PIKAS » 18/8/2025 14:16

previsor Escreveu:Ontem ouvi uma pessoa na televisão a dizer que Portugal tem mais de 28 mil bombeiros, mas que apenas cerca de 5 000 estão a combater os incêndios.
Tentei confirmar e vi que no ano passado Portugal tinha 29 mil bombeiros ativos e que 5 000 estiveram mobilizados para apagar fogos.
Então, o comentário faz sentido.
Talvez devesse haver mais bombeiros a combater os incêndios. Sei que um deles decidiu participar no Big Brother, mas não sei o que acontece com os restantes
Pois claro, boa ideia.
E depois ocorre um incêndio em Mafra, Setubal ou Odemira e não há bombeiros. Estão todos a combater as asneiras que o regime tem feito na protecção civil.
Quem está a combater os incêndios rurais no interior norte e centro são, em grande parte, os corpos de bombeiros da área de Lisboa e da área do Porto e mais algumas áreas do litoral. Deus queira que, por agora, não aconteça nada em Sintra, na arrábida ou a norte do Porto.
Meu caro: tem que se manter o minimo de protecção em todos os cantinhos do país e, tanto mais, que os bombeiros portugueses não apagam só fogos rurais, há os rurais noutros locais, há os urbanos e industriais, há a emergência médica INEM, há o transporte de doentes, há o buscar o gatinho da senhora que fugiu para cima da árvore e não sai de lá e... e... e quem faz isso tudo? não serão os outros 23 mil?
Um ponto muito importante que importa esclarecer:
- o combate e comando é da responsabilidade - única - dos orgãos da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil que, operacionalmente, se socorrem de vários agentes de protecção civil: GNR ( GIPS e unidades territoriais ), outras forças policiais ou militares, bombeiros, meios aéreos, INEM e outros.
Mas que fique bem claro que o comando, a organização ( ou desorganização ) é da protecção civil e todos os operacionais tem que cumprir as ordens dali emanadas.
Quem manda no combate e nos postos de comando não são os bombeiros, é a ANPC e os seus comandantes.
O que há a fazer é louvar o enorme esforço e abenegação de milhares de mulheres e homens, boa parte voluntários, que vestem a farda de bombeiro em Portugal. Por mim, a todos eles, e não é só de hoje o meu muito obrigado.
O que está a acontecer só não viu ou vê quem não quer e, se nada de sério não se fizer ( o que é o mais natural que aconteça porque quando chegar o inverno a crise já passou ), muito pior aí virá. Mas bem pior, mesmo.
Cumprimentos,

por macau5m » 18/8/2025 13:57

BearManBull Escreveu:Retirado de redes sociais.

Estou convosco.
Que m"#% ...
Sou apanhado a 80 quilometros horas numa estrada de 50 vou logo no dia seguinte a tribunal fico sem carta e pago uma multa.
Sou apanhado a falar com o MEU telemóvel a conduzir o MEU carro, tribunal e multa...
Sou apanhado com vidros escuros no meu carro apanho uma valente multa e apreendem me o carro.
Vocês, destroem todo o país, destroem sonhos alcançados, tiram vidas, e não se passa nada.
No final são maluquinhos, estavam com uma depressão, descobriram que a mulher vos traiu e têm um par de cornos ...
Coitadinhos ,vamos ser humanos e ter pena destes homens que tiram vidas e queimam portugal inteiro.
Onde estão os ministros com tomates, os ministros eleitos pelo povo para estar ao serviço do povo?
Estes lixos da sociedade, (incendiários, ministros, juízes, e outros de igual valor, (ou falta dele)), fazem o que querem, e fica por aí????
ACORDEM POVO
Triste realidade

Esse artigo, está cheio de mentiras.

Começo logo pela primeira.

Desde quando o excesso de velocidade está tipificado como crime?
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por previsor » 18/8/2025 13:41

Ontem ouvi uma pessoa na televisão a dizer que Portugal tem mais de 28 mil bombeiros, mas que apenas cerca de 5 000 estão a combater os incêndios.
Tentei confirmar e vi que no ano passado Portugal tinha 29 mil bombeiros ativos e que 5 000 estiveram mobilizados para apagar fogos.
Então, o comentário faz sentido.
Talvez devesse haver mais bombeiros a combater os incêndios. Sei que um deles decidiu participar no Big Brother, mas não sei o que acontece com os restantes

por previsor » 18/8/2025 13:10

BearManBull Escreveu:Ás tantas forma eles que o provocaram...

Espetáculo

por BearManBull » 18/8/2025 13:06

Ás tantas forma eles que o provocaram...
Não me admirava nada, há gente que faz tudo por protagonismo.

Já agora vamos só esquecer uma tragédia de homens que são um exemplo de coragem e homenagear meia dúzia de gaijos aleatórios com um balde... :wall:

Pelo menos um morto e quatro feridos graves em acidente com viatura dos bombeiros na Covilhã
― Leon C. Megginson

por previsor » 18/8/2025 12:52

Uns indianos decidiram ajudar a apagar o fogo. Aparentemente trabalham num restaurante indiano em Oliveira do Hospital, Coimbra. Fizeram mais vídeos, mas este foi o que se tornou mais viral

https://www.instagram.com/reel/DNYI4n6s ... 9jZHM3Zw==

por BearManBull » 18/8/2025 1:24

Retirado de redes sociais.

Estou convosco.
Que m"#% ...
ACORDEM POVO
Triste realidade
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 18/8/2025 1:11

Os justos morrem pelos injustos. -> sociedade de m#$&$

Mais de 172 mil hectares ardidos e três vítimas mortais. O balanço dos incêndios
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 18/8/2025 1:10

[quote="Opcard"]Era uma jovem muito bonita, loira, de olhos azuis. Casou, construiu uma vida de sucesso, teve filhos e netos. Penso muitas vezes na grandeza daqueles homens, que olharam para o futuro da rapariga em vez de a condenarem.[/quote]

Sou absolutamente contra a impunidade de quem comete atrocidades.

Quem provoca sofrimento tem pagar pelo menos na mesma medida do sofrimento causado a terceiros.

Olho por olho, dente por dente.
― Leon C. Megginson

por previsor » 17/8/2025 23:15

MarcoAntonio Escreveu:
Opcard Escreveu:Este tipo de crime tem 2 soluções pulseira electrónica e estaria durante o verão impedido de se aproximar de florestas .

Não me parece nada má ideia não, havendo evidência/condenação em casos anteriores.

Este é um crime muito grave, com sérias implicações quer em património, quer em vidas humanas.

Austrália, Reino Unido e EUA fazem isso para reincidentes.

Portugal já tem drones para vigilância da floresta, mas é um numero muito baixo e acho que devia investir mais nisso e na limpeza de terrenos tambem

por Opcard » 17/8/2025 21:39

Das 1200 condenações desde 2011 , mas nao sei ano a anos mas em 2020 condenações foram assim , d: 45 % foram multas, 42 % pena suspensa, e só 5 % resultaram em prisão efetiva .

Registado: 14/3/2009 0:19

por previsor » 17/8/2025 20:49

"Os incêndios em Portugal interessam e dão de comer a muita gente"
https://sicnoticias.pt/especiais/incend ... e-3b4a66ae

Existem várias pessoas que pensam coisas semelhantes a esta, mas a percentagem de incendiários detidos que comete o crime por interesse de terceiros não parece alta. Por isso, acho que as teorias da conspiração são bem maiores que os factos.

Por detrás dos "interesses" nos incêndios, sobram teorias da conspiração
https://rr.pt/fotoreportagem/pais/2024/ ... hatgpt.com

Acho que o dado mais relevante sobre os incendiários é que cerca de 50% são considerados inimputáveis, ou seja, têm problemas psicológicos ou mentais graves ou algo do género. E o que acho que devia ser analisado é se são esses que reincidem mais, tendo em conta que também existe uma percentagem semelhante de reincidentes.

por Opcard » 17/8/2025 20:22

Será uma causa , comentário de alguém que foi ministro neste país .

“ Experiência própria
Herdei um eucaliptal em Albergaria e outro em Oliveira de Azeméis. Durante 10 anos investi na limpeza e preservação. Ao fim do período percebi q o trabalho custava substancialmente mais que o resultado da venda da madeira e q a situação não era alterável.”

E se fosse pinho o prejuízo seria muito maior .

por MarcoAntonio » 17/8/2025 19:51

Os incêndios florestais, para uns, são um drama; para outros, negócio. É triste, mas é verdade. As causas, são variadas e não são propriamente desconhecidas. Causa humana, são muitos. Há negligência e há fogo posto. Dentro do fogo posto, a motivação também varia e vai desde o pirómano ao interesse financeiro (o que, por sua vez, também é diverso: desde questões ligadas às propriedades, até a todo o negócio e atividade em torno dos incêndios). Por isso, o problema é complexo e toca em muita coisa. Mas, havendo vontade política, é possível fazer bem melhor do que tem sido feito ao longo dos anos. Ainda pensei que o episódio dantesco de Pedrógão Grande (já caminha para uma década!) tivesse servido para mudar algo de fundo. O que foi feito não é suficiente. A tragédia continua...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Opcard » 17/8/2025 19:30

Nasci rodeado de árvores. Quando era miúdo, em duas épocas de muito calor, deflagraram dezenas de incêndios. Depois disso, durante mais de quarenta anos, nunca mais houve nenhum.

Quando fui para o serviço militar, o meu pai contou-me a origem desse surto de fogos. Ele, juntamente com três homens, decidiu investigar e descobriu que a responsável era uma rapariga de 15 anos. Levaram-na à família, que prometeu que aquilo nunca mais se repetiria. Não houve GNR, não houve autoridades e, de repente, os incêndios cessaram por completo.

Era uma jovem muito bonita, loira, de olhos azuis. Casou, construiu uma vida de sucesso, teve filhos e netos. Penso muitas vezes na grandeza daqueles homens, que olharam para o futuro da rapariga em vez de a condenarem.

Hoje, creio ser o único vivo que conhece esta história. Agradeço a confiança do meu pai, que sabia que eu a guardaria em silêncio. É a primeira vez que a partilho.

por previsor » 17/8/2025 19:24

Estudos dizem que cerca de 50% dos incendiários são reincidentes. E há um outro estudo que diz que cerca de 50% dos incendiários foram considerados inimputáveis. Não sei se existe relação entre as duas coisas. Acho que não há estudos que relacionem as duas coisas. Acho que quem analisa estas coisas deveria ver se existe relação.

Mas as estatísticas também dizem que a percentagem de incendiários é semelhante à percentagem de pessoas que provocam incêndios por negligência, então o problema está em ambos, e não só nos incendiários
Editado pela última vez por previsor em 17/8/2025 20:39, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 17/8/2025 18:59

Opcard Escreveu:Este tipo de crime tem 2 soluções pulseira electrónica e estaria durante o verão impedido de se aproximar de florestas .

Não me parece nada má ideia não, havendo evidência/condenação em casos anteriores.

Este é um crime muito grave, com sérias implicações quer em património, quer em vidas humanas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Opcard » 17/8/2025 18:52

Eu sei que nem tudo é fogo posto , mas muitos são .

“Tribunal liberta bombeiro de Ourém suspeito de ter ateado quatro fogos. Apesar das suspeitas que recaem sobre o homem, foi colocado em liberdade, pese embora o “perigo real” de continuar a atividade criminosa.
Alegadas “dívidas” impedem que lhe seja cobrada uma caução.”

Este tipo de crime tem 2 soluções pulseira electrónica e estaria durante o verão impedido de se aproximar de florestas .

Ou a condenação seria só para os meses de verão no inverno ficaria em liberdade .

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Carlos73, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, macau5m, Phil2014, Pmart 1, rg7803 e 42 visitantes