Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Outra hipótese...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Caro "corisco" das Ilhas de Bruma
obrigado pelas partilhas.
Quero acreditar mais na segunda hipótese, apenas por sentimento pessoal e não pelos desenhos, sempre muito elucidativos.
Que nunca por vencidos se conheçam
Outra hipótese...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Curiosidades...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil vive "querido mês de agosto". Ações sobem há 10 sessões - Bolsa - Jornal de Negócios
A construtora liderada por Carlos Mota dos Santos tem vindo a reforçar a liderança como a cotada que mais brilha na bolsa de Lisboa. A capitalização bolsista acumula um ganho de 324 milhões de euros este mês.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
NirSup Escreveu:Aquilo que escrevi não era para ser lido no sentido literal e restrito do termo, mas em sentido mais amplo.
(...)
mal seria que o facto da Mota-Engil ter um sócio chinês, em posição minoritária, a impedisse de concorrer a subempreitadas de empresas americanas, quer na Faixa de Gaza, quer na Ucrânia.Rolling_Trader Escreveu:NirSup Escreveu:Berkshire Hathaway (Warren Buffett) acaba de fazer um grande investimento (...) em duas das maiores construtoras dos EUA: Lennar e DR Horton.
(...)
E a Mota-Engil está no radar desses colossos como subcontratante p/projetos milionários.
(...)
(...)
como é que o Trump iria deixar duas construtoras americanas subcontrarem outra estrangeira (a Mota) cujo capital é detido, em um terço, pelo estado chinês?
Eu tenho tendência a ler os posts de fóruns financeiros em sentido literal, mas se calhar é defeito meu.
Ou então se calhar é mesmo assim que começam os rumores, o que você escreveu, literalmente foi:
NirSup Escreveu:(...)
E a Mota-Engil está no radar desses colossos como subcontratante p/projetos milionários.
(...)
E isso, literalmente, é um rumor. Era para ser lido como?
Sobre a possibilidade de colaboração com construtoras americanas, o ponto crítico não é “a China” ou “a Mota-Engil” em si, mas sim a política dos EUA. Qualquer empresa americana que estabeleça uma joint venture ou parceria relevante com outra empresa que tenha participação chinesa significativa pode ficar sujeita à revisão pelo CFIUS (Committee on Foreign Investment in the United States).
Mesmo sendo uma empresa portuguesa cotada na Euronext Lisbon, o facto de ter um acionista estatal chinês com 33% do capital é suficiente para ser vista com reservas em Washington e servir de argumento político para "bloquear" certas colaborações.
Já agora, conhece atualmente alguma subcontratação, joint venture, subempreitada ou consórcio entre a Mota e uma empresa americana?
O core business da Lennar e Dr Horton é a construção de habitações e o da Mota Engil é da construção de infra estruturas e engenharia... não vejo potencial de colaboração. Para além disso como é que o Trump iria deixar duas construtoras americanas subcontrarem outra estrangeira (a Mota) cujo capital é detido, em um terço, pelo estado chinês?
Aquilo que escrevi não era para ser lido no sentido literal e restrito do termo, mas em sentido mais amplo.
Malgré tout, tanto a Lennar Corporation como a D.R. Horton possuem unidades internas de land development para
realizar a urbanização/básica (loteamento, redes de água, esgoto, energia, estradas internas, etc.) bem como preparar os lotes para posterior construção de habitações.
Finalmente, mal seria que o facto da Mota-Engil ter um sócio chinês, em posição minoritária, a impedisse de concorrer a subempreitadas de empresas americanas, quer na Faixa de Gaza, quer na Ucrânia.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
NirSup Escreveu:Berkshire Hathaway (Warren Buffett) acaba de fazer um grande investimento (...) em duas das maiores construtoras dos EUA: Lennar e DR Horton.
(...)
NR: Não inventes.
(...)
Pegando na sua última frase (que coloquei a bold), pergunto-lhe a Mota-Engil está no radar da Lennar e Dr Horton? Porquê e onde leu isso?
O core business da Lennar e Dr Horton é a construção de habitações e o da Mota Engil é da construção de infra estruturas e engenharia... não vejo potencial de colaboração. Para além disso como é que o Trump iria deixar duas construtoras americanas subcontrarem outra estrangeira (a Mota) cujo capital é detido, em um terço, pelo estado chinês?
Wishfull thinking?
“ A divulgação da participação da Berkshire fez com que as ações da seguradora subissem até 9,6% nas negociações pós-mercado. Apple ou Bank of America ficaram na lista de desinvestimentos.”
É legal mas …. quando Warren Buffett compra ou vende ações de uma empresa, isso geralmente gera movimento imediato no preço, mesmo que a transação em si seja relativamente pequena para o mercado..
Isto ainda não é considerado manipulação de mercado, mesmo parecendo quase “trapaça”
É legal mas …. quando Warren Buffett compra ou vende ações de uma empresa, isso geralmente gera movimento imediato no preço, mesmo que a transação em si seja relativamente pequena para o mercado..
Isto ainda não é considerado manipulação de mercado, mesmo parecendo quase “trapaça”
- Registado: 14/3/2009 0:19
Mota-Engil
Berkshire Hathaway (Warren Buffett) acaba de fazer um grande investimento na Nucor (steelmaker) e em duas das maiores construtoras dos EUA: Lennar e DR Horton.
Claro que assim é muito fácil ganhar dinheiro na Bolsa.
Basta o Warren Buffett dizer que comprou para o preço em Bolsa disparar. Assim, é fácil, muito fácil.
Se não os podes vencer, junta-te a eles.
ESTUDASSES!
Premarket
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Mota-Engil
Berkshire Hathaway (Warren Buffett) acaba de fazer um grande investimento na Nucor (steelmaker) e em duas das maiores construtoras dos EUA: Lennar e DR Horton.
É óbvio que a perspectiva do fim da guerra, quer na Ucrânia, quer em Gaza, vai abrir uma janela (janela não, um grande portão) de oportunidades para as empresas americanas de construção civil.
NR: Não inventes. NÃO QUEIRAS REINVENTAR A RODA.
Legal Disclaimer: estou investido na Mota-Engil.
É óbvio que a perspectiva do fim da guerra, quer na Ucrânia, quer em Gaza, vai abrir uma janela (janela não, um grande portão) de oportunidades para as empresas americanas de construção civil.
NR: Não inventes. NÃO QUEIRAS REINVENTAR A RODA.
Legal Disclaimer: estou investido na Mota-Engil.
Pode estar quente os indicadores, mas não se vende em sussessivos máximos..
Na descida nao respeitaram os indicadores e fundos shorts foi sempre a descarregar, logo agora com os resultados a 27 acredito q com as posições p fechar pode ainda n estar fechado o ciclo das subidas.
A vela de inversao basta esperar q sera bem identificado.
Na descida nao respeitaram os indicadores e fundos shorts foi sempre a descarregar, logo agora com os resultados a 27 acredito q com as posições p fechar pode ainda n estar fechado o ciclo das subidas.
A vela de inversao basta esperar q sera bem identificado.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Gioes Escreveu:Parece que o amigo Vale Aquino desta vez enganou-se prevendo uma correção. (não se pode acertar sempre) levaram-me 2/3 numa stopada com uma mais valia superior a 50%.
Teria sido bem melhor não me ter enganado, até para mim próprio, principalmente.
Estou a vender desde os 5,20 & picos, fiz algumas entregas e hoje já vendi umas dúzias a 5,565 e ainda tenho uns restos.
Continuo a acreditar numa boa correção
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Re: Sell the news
Dragon56 Escreveu:Rolling Trader,
Obrigado pelo esclarecimento " sell the news", como analisas o facto de a maior das operações de compra hoje terem sido feitas ao melhor preço?
Só reparei numas compras mirabolantes das 14:10 às 14:30, as tais que colocaram a Mota-Engil em ganhos de 3%.
Se as cruzar com os gráficos do Dow Jones e do S&P500, vai ver exatamente os mesmos movimentos de subida, seguidas de uma queda até perto das 16:30 (hora de fecho), que a Mota também seguiu.
Sei que correlação não é causalidade, mas, o meu melhor palpite é que a Mota mimetizou dois dos pricipais índices americanos.
Será que é porque temos já vários institucionais e fundos americanos com posições longas na Mota-Engil?

Investor Tuga Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:...
Caro,
Qual a tua opinião sobre a origem das “descargas” na Mota?
Ou seja, quem acompanhou hoje a sessão percebe claramente que há várias descargas…seja em compra seja em venda…
Qual a sua origem?
Para que não subsistam dúvidas, primeiro vamos elencar três constatações:

Face a estas premissas é normal existirem muitos investidores neste momento a fazer mais valias com "medo" que a cotação não vá acima dos 6, uma mega resistência psicológica. Especialmente quem possa ter ficado "escaldado" com o claramente especulativo (e desproporcionado) ataque shortista à Mota-Engil de há 1 ano atrás.
No entanto os indicadores que relacionam as compras com as vendas continuam a subir, o que denota contínua pressão compradora e superior à vendedora (caso contrário a cotação já teria corrigido).
Existirem muitos vendedores perto de uma resistência histórica não me surpreende, o contrário é que eu não esperava, ou seja que a cotação mantivesse esta trajetória ascendente sustentada, em contra-ciclo com quedas do PSI... mas, não me queixo, continuo "all in", em avaliação contínua da situação e com stop losses (generosos) "engatilhados".
O que me faz crer que desta vez não se passará o mesmo (i.e. nova queda astronómica)... bem, é ler este meu recente post.
Quanto à explicação sobre as compras... bem, fecho de shorts é a explicação mais plausivel e, se isso efetivamente estiver a acontecer é porque os shorters não estão muito confiantes que os resultados intercalares, a apresentar pela Mota-Engil no dia 27, sejam maus e justifiquem novas vendas a descoberto... mas isto é só uma opinião... se for verdade, em breve saberemos, é que os prazos para declaração, à CMVM, de alterações às vendas a descoberto qualificadas são relativamente pequenos.
Sell the news
Rolling Trader,
Obrigado pelo esclarecimento " sell the news", como analisas o facto de a maior das operações de compra hoje terem sido feitas ao melhor preço?
- Registado: 28/5/2025 23:55
Rolling_Trader Escreveu:Dragon56 Escreveu:Sell the news???? O que é isso???*
O @nmv! referia-se a uma expressão inglesa muito usada entre investidores: "Buy the rumor, sell the news", também muito usada em Portugal (e noutros países) na sua forma original.
A expressão ilustra uma subida acentuada de uma ação devido a um determinado rumor e a posterior queda quando a notícia se concretiza.
O racional por detrás deste comportamento é que os investidores (especialmente os amadores) tendem a sobrevalorizar certos rumores e, quando a notícia finalmente se concretiza, com factos que possibilitam calcular o impacto nas contas da(s) cotada(s), os investidores apercebem-se depois que a notícia afinal não justificava tal acentuada subida.
Agora... o @nmv! referiu apenas a palavra "acordo", pelo que deduzo que se esteja a referir à reunião entre a Rússia e EUA (+Ucrânia a fazer de arroz... i.e. a acompanhar). Assim sendo a expressão até está a ser abusivamente utilizada pois a reunião não é um rumor, mas sim, por si só, uma notícia. Mesmo não entrando neste nível de preciosismo (e entrando noutro), o rumor é precisamente contrário à viabilização de um acordo (que não satisfaça plenamente as pretensões da Rússia), daí que se um acordo for alcançado a notícia seria o oposto do rumor... mas chega de deambulações e vamos ao que interessa.
O PSI hoje pintou-se de vermelho enquanto as principais praças europeias negociavam no verde (ainda que com ganhos marginais inferiores a 1%), dois dos pesos pesados, a Galp (em ex-dividendo) e o BCP (com rumores duma taxa adicional sobre a banca polaca) pesaram no sentimento negativo e arrastaram as restantes cotadas. Nestes dias é típico a EDP fechar verde (o que aconteceu) fruto de ainda ser considerado uma blue chip sólida e ação de "refúgio" nestes dias (embora o seu potencial de rentabilidade futura atualmente seja ridiculamente baixo e incerto).
E este relato "estilo edição das manhãs da Renascença" serviu para quê? Para vos chamar à atenção do seguinte:
A Mota-Engil não costuma andar em contra-ciclo nestes dias e acaba por corrigir tanto quanto a média do PSI... porém, fechou no verde, chegando a valorizar 3% a meio da tarde;
A ação está com praticamente todos os indicadores de oscilação em sobrecompra (RSI, Awesome Oscillator, MACD, Momentum) o que, estatisticamente, aumenta a probabilidade de correção, mas... em tendências muito fortes (como a que se está a verificar) a sobrecompra pode ficar sustentada por dias ou até semanas, especialmente se houver rompimento do máximo dos 5,90€;
A cotação está colada à banda superior da Bollinger Band, praticamente a defini-la, ou seja, há momentum persistente e pressão compradora constante;
Já é a nona sessão de negociação com volume acima da média (dos últimos 180 dias), com o On Balance Volume em máximos relativos, o que revela entrada líquida e sustentada de muito capital (ou fecho de shorts, quem sabe)
E prognósticos para amanhã? Apesar de ser feriado, a Euronext Lisbon está aberta (aliás a única bolsa da Euronext que fecha a 15 de agosto é a de Milão)... já vi subidas astronómicas, perto dos dois dígitos em dias feriados... com esta pressão compradora e com grande parte dos institucionais nacionais de fim de semana grande... hummm, atingiremos finalmente os 5.90€ (só 7.76% separam a cotação desse valor), ou ocorrerá um breakout acima dos 6€? Ou irá a cotação corrigir?
Só sei que cancelei o fim de semana grande, amanhã é para passar em frente ao PC e tomar algumas decisões (uma possível será deixar os lucros rolarem... aliás, foi esse o mote que me levou à escolha do nick Rolling Trader).
Bom fim de semana a todos e que a Mota-Engil tenha uma sky-rocket friday... mas sem o final explosivo da SpaceX.
Caro,
Qual a tua opinião sobre a origem das “descargas” na Mota?
Ou seja, quem acompanhou hoje a sessão percebe claramente que há várias descargas…seja em compra seja em venda…
Qual a sua origem?
- Registado: 7/9/2024 8:51
Dragon56 Escreveu:Sell the news???? O que é isso???*
O @nmv! referia-se a uma expressão inglesa muito usada entre investidores: "Buy the rumor, sell the news", também muito usada em Portugal (e noutros países) na sua forma original.
A expressão ilustra uma subida acentuada de uma ação devido a um determinado rumor e a posterior queda quando a notícia se concretiza.
O racional por detrás deste comportamento é que os investidores (especialmente os amadores) tendem a sobrevalorizar certos rumores e, quando a notícia finalmente se concretiza, com factos que possibilitam calcular o impacto nas contas da(s) cotada(s), os investidores apercebem-se depois que a notícia afinal não justificava tal acentuada subida.
Agora... o @nmv! referiu apenas a palavra "acordo", pelo que deduzo que se esteja a referir à reunião entre a Rússia e EUA (+Ucrânia a fazer de arroz... i.e. a acompanhar). Assim sendo a expressão até está a ser abusivamente utilizada pois a reunião não é um rumor, mas sim, por si só, uma notícia. Mesmo não entrando neste nível de preciosismo (e entrando noutro

O PSI hoje pintou-se de vermelho enquanto as principais praças europeias negociavam no verde (ainda que com ganhos marginais inferiores a 1%), dois dos pesos pesados, a Galp (em ex-dividendo) e o BCP (com rumores duma taxa adicional sobre a banca polaca) pesaram no sentimento negativo e arrastaram as restantes cotadas. Nestes dias é típico a EDP fechar verde (o que aconteceu) fruto de ainda ser considerado uma blue chip sólida e ação de "refúgio" nestes dias (embora o seu potencial de rentabilidade futura atualmente seja ridiculamente baixo e incerto).
E este relato "estilo edição das manhãs da Renascença" serviu para quê? Para vos chamar à atenção do seguinte:

E prognósticos para amanhã? Apesar de ser feriado, a Euronext Lisbon está aberta (aliás a única bolsa da Euronext que fecha a 15 de agosto é a de Milão)... já vi subidas astronómicas, perto dos dois dígitos em dias feriados... com esta pressão compradora e com grande parte dos institucionais nacionais de fim de semana grande... hummm, atingiremos finalmente os 5.90€ (só 7.76% separam a cotação desse valor), ou ocorrerá um breakout acima dos 6€? Ou irá a cotação corrigir?
Só sei que cancelei o fim de semana grande, amanhã é para passar em frente ao PC e tomar algumas decisões (uma possível será deixar os lucros rolarem... aliás, foi esse o mote que me levou à escolha do nick Rolling Trader

Bom fim de semana a todos e que a Mota-Engil tenha uma sky-rocket friday... mas sem o final explosivo da SpaceX.
Vender jornais!
Sell the news???? O que é isso???*
Actualizado (provisório, sessão em andamento):

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
se amanhã houver acordo será a oportunidade para o sell the news na segunda-feira e ser a descida vertical
, que precisa fazer tecnicamente, e muito já nos habituou…

- Registado: 2/4/2025 19:55
R Mota Engil - Tópico Geral
Nao me espantaria nada que se amanhã houver acordo para cessar fogo na Ucrânia, esteja nos planos da ME a compra de uma empresa de construcao ucraniana, mas isto sou eu a pensar....
Sim tem uma resistência a 5,64 mas nao quer dizer trambolhão ,a tendência tem sido d3 forte compra .
Do Mali ao México boas prospectives , mas olho mais para assinatura de contratos com a Petrobras no valor de €500 milhões, além da aquisição de 50% de uma construtora local , sei que poucos empresas portugueses tiveram sucesso no Brasil .
Sim tem riscos algum processos judiciais em andamento em alguns países, mas até os pode ganhar ‘
Do Mali ao México boas prospectives , mas olho mais para assinatura de contratos com a Petrobras no valor de €500 milhões, além da aquisição de 50% de uma construtora local , sei que poucos empresas portugueses tiveram sucesso no Brasil .
Sim tem riscos algum processos judiciais em andamento em alguns países, mas até os pode ganhar ‘
- Registado: 14/3/2009 0:19
Luzemburg Escreveu:Sempre ouvi dizer, Quanto maior a subida, maior será o trambolhão. Mais vale um pássaro não que dois a voar.
Isso foi dito pelo Peter Lynch ou por uma avó?
- Registado: 28/12/2015 16:15
Isso aplica se à nvidia!!!
- Registado: 5/9/2013 12:26
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Cem pt, Google [Bot], iniciado1, macau5m, Mymous, Opcard, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, rg7803, trilhos2006 e 55 visitantes