Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por yaya » 13/8/2025 14:56

Goya777 Escreveu:Ver se é desta que os deixa para trás. Anda aqui a
Remoer...

um pouco à imagem do o psi que anda a moer nos 7.800, e engraçado que esta barreira já vem desde 2014

Registado: 28/8/2013 22:19

por Goya777 » 13/8/2025 11:31

Ver se é desta que os deixa para trás. Anda aqui a
Remoer...

Registado: 17/7/2014 22:33

por SalvaFP » 13/8/2025 11:02

não tem liquidez para arbitrar..e a com é só uma parte da SGPS
A sonaecom vale cerca de 4,5 eur, está muito desvalorizada, a sonae tentou tirar de bolsa com prejuízo para os pequenos investidores e não conseguiu.

Julgo se tentar outra vez a ação será considerada de baixa liquidez e terá de ser perito independente a fixar o preço
Ou a sonae muda de ideias «, não compra e faz uma OPV«, ou outra coisa qualquer..
Se fosse uma OPV seria ao valor justo , ele dispara, poderia voltar a entrar no psi...

Registado: 3/7/2023 13:03

por Sinedrio » 13/8/2025 10:36

Sonae a passar a resistência dos 1,3...

Registado: 20/11/2015 17:22

por Apramg » 8/8/2025 18:05

Quer dizer que vão tirar a com de bolsa como vão fazer com martifer?

Registado: 5/9/2013 12:26

por Bar38 » 8/8/2025 18:00

Sonae a negociar em canal junto a máximos com varias tentativas de rompimento mas sem sucesso....

Imagem

Registado: 20/6/2011 21:37

por Luzemburg » 8/8/2025 16:17

O grupo Sonae detém 88% do capital da Sonae.com, estando esta a subir 3,7% ea Sonae a cair 0,6%.
Algum motivo plausível para esta incoerência? Oportunidade de arbitragem?

Registado: 2/1/2024 11:03

por Goya777 » 8/8/2025 13:04

Por acaso estive para perguntar mas assumi que era venda.

Eu teria esperado o romper dos 1.30 para entrar/reforçar.

Mas espero que ganhes/ganhemos dinheiro com esta entrada

por marketisnotefficient » 8/8/2025 10:46

Goya777 Escreveu:Venda em zona de maximos de 8-10 anos nao é má venda.

Eu continuo a achar que a Sonae de hoje tem de valer mais que a Sonae de há 10 anos e o preço da acçao terá de reflectir isso nalgum momento

Lamento a falta de rigor no meu comentário.

A ordem executada foi uma compra.

Justificação : Recorde anual de volume + força relativa em relação ao PSI + diminuição da volatilidade.

Poderia ter esperado pela confirmação na forma de um BO com volumes, mas optei por entrar Pre-BO.

Eu tendo mais a comprar máximos históricos que a vender :)

Registado: 9/1/2025 12:03

por traderh » 8/8/2025 10:42

macau5m Escreveu:
Luzemburg Escreveu:Eles sabem bem o que fazem. A compra foi ponderada e se a Cláudia sai ao pai, não acredito que se tenha deixado levar. A família controla mais de 50% da holding e não está para perder 1 cêntimo, pois tem todo o interesse em obter sinergias e progredir com a internacionalização das marcas para outros países.

Podem saber bem o que fazem, quando compro ações também penso bem no que faço, mas por vezes erro e acho que acontece com todos mesmo os grandes "Gurus"

Com respeito ao negócio, ontem fui a uma loja para comprar comida para 2 gatos que costumam parar pelo meu quintal, por estar esgotado nas lojas onde costumo comprar, LIDL e Pingo Doce.

Aquilo que observei, se fosse gerente da empresa ficava certamente apreensivo, comida para gatos, há muito mais variedade nas lojas que referi anteriormente, caixas com 10 ou 12 saquetas nem rasto, aparentemente não comercializam.

Utensílios comuns como recipientes para comida com valores exorbitantes, com preços superiores aos pratos da Vista Alegre.

Para dar comida ou água a um gato, até o fundo de um garrafão serve.

Os animais de estimação são os novos filhos, e há muitos papás e mamas dispostos a gastar mais do que o narmal nos apetrechos pros bichinhos.

E cada vez vai serais só tem tendência a crescer.

Com menos pessoas a poder/querer ter filhos

Registado: 10/6/2014 9:24

por Goya777 » 8/8/2025 8:30

Venda em zona de maximos de 8-10 anos nao é má venda.

Eu continuo a achar que a Sonae de hoje tem de valer mais que a Sonae de há 10 anos e o preço da acçao terá de reflectir isso nalgum momento

por marketisnotefficient » 8/8/2025 7:01

Goya777 Escreveu:Pé ante pé a preparar novo ataque à resistencia nos 1.32?

No ultimo mes leva 4 topos relativos nesta zona, agua mole em pedra dura tanto dá até que fura? Passando penso que a proxima resistencia seria mesmo pela zona dos 1.50

Ordem executada ontem na minha conta de "trading" a 1.31.
tlrzSS0zQv.png

Registado: 9/1/2025 12:03

por Goya777 » 6/8/2025 16:39

Pé ante pé a preparar novo ataque à resistencia nos 1.32?

No ultimo mes leva 4 topos relativos nesta zona, agua mole em pedra dura tanto dá até que fura? Passando penso que a proxima resistencia seria mesmo pela zona dos 1.50

por Sinedrio » 5/8/2025 7:43

iniciado1 Escreveu:E não sobe porque.......

Em relação a não subir, ela está em máximos de 5 anos rapaz...
Na minha opinião e já o escrevi aqui, ela vai aos 2 euros, 2 euros e pouco. Depois logo se vê, consoante a performance da empresa. Mas acredito mesmo que a empresa está muito subavaliada e a seu tempo vai até esses valores.

por iniciado1 » 4/8/2025 21:32

E não sobe porque.......

Registado: 12/4/2021 11:59

por Sinedrio » 4/8/2025 20:12

Os resultados da Sonae foram muito bons. E a Musti foi uma excelente aquisição. É esperar para ver... Em 2024 o 2º semestre da Sonae contribuiu com 68,5% do resultado líquido(verão emigrantes, natal festas, etc.). Se acontecer da mesma forma neste ano de 2025 o lucro no total do ano será perto de 324 M€. Um marco absoluto na empresa.

por macau5m » 4/8/2025 18:16

Luzemburg Escreveu:Eles sabem bem o que fazem. A compra foi ponderada e se a Cláudia sai ao pai, não acredito que se tenha deixado levar. A família controla mais de 50% da holding e não está para perder 1 cêntimo, pois tem todo o interesse em obter sinergias e progredir com a internacionalização das marcas para outros países.

Podem saber bem o que fazem, quando compro ações também penso bem no que faço, mas por vezes erro e acho que acontece com todos mesmo os grandes "Gurus"

Com respeito ao negócio, ontem fui a uma loja para comprar comida para 2 gatos que costumam parar pelo meu quintal, por estar esgotado nas lojas onde costumo comprar, LIDL e Pingo Doce.

Aquilo que observei, se fosse gerente da empresa ficava certamente apreensivo, comida para gatos, há muito mais variedade nas lojas que referi anteriormente, caixas com 10 ou 12 saquetas nem rasto, aparentemente não comercializam.

Utensílios comuns como recipientes para comida com valores exorbitantes, com preços superiores aos pratos da Vista Alegre.

Para dar comida ou água a um gato, até o fundo de um garrafão serve.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por SalvaFP » 4/8/2025 17:10

também se enganam...o mercado vai para onde não se pensava, uma crise e a malta poupa na comida dos animais
Warren Buffet acaba de assumir uma perda de quase 4B na empresa do ketchup !! tb se engana

por Luzemburg » 4/8/2025 15:53

Eles sabem bem o que fazem. A compra foi ponderada e se a Cláudia sai ao pai, não acredito que se tenha deixado levar. A família controla mais de 50% da holding e não está para perder 1 cêntimo, pois tem todo o interesse em obter sinergias e progredir com a internacionalização das marcas para outros países.

Registado: 2/1/2024 11:03

por CarlosAP » 4/8/2025 14:36

De qualquer forma, sempre me pareceu uma má compra. Existe de facto uma tendência de crescimento no mercado Pet, mas o preço pago foi muito elevado face ao nível de receitas da empresa e níveis de crescimento apresentados até aqui. Para além de que não existem grandes sinergias, a Sonae não acrescenta nada à empresa (gestão manteve-se) e será (mais) uma área bastante sensível ao ciclo económico.

Também considero que foi um má aquisição, e principalmente um mau timming..

Aquele preço foi claramente excessivo. Se era de facto um target desejado, podiam ter aguardado mais uns trimestres e provavelmente podiam ter comprado por 1/2 ou 2/3 do preço pago. Os resultados dos trimestres seguintes á oferta de compra cairam bastante, o que provavelmente teria levado a queda da ação da Musti e ainda talvez tivessem conseguido os 90% para um OPA potestativa e retirada de bolsa.

O principal factor para o sucesso financeiro de uma qualquer aquisição é o preço pago.

Registado: 31/10/2013 10:19

por Eduardo R. » 4/8/2025 10:26

PXYC Escreveu:
Youmeu Escreveu:
yaya Escreveu:Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.

E no entanto quando se chega ao net income perdeu-se 1M€ com a Musti...

o relatório da Musti é bastante opaco a explicar o motivo da perda. mais para o final apresenta resultados por país (Finland, Norway, Sweden, Baltic), geralmente positivos, e um último segmento genérico a que chama "Group Functions" e onde finalmente encontramos valores negativos.
não se percebe realmente quais são estes custos, mas percebe-se que a administração tem vontade zero para explicar - o pdf nem permite copiar texto, deixo aqui o print screen.

Screenshot_20250802_165054_Chrome.jpg

https://www.mustigroup.com/wp-content/u ... 2-2025.pdf

eu acho que o mercado de Pets é muito interessante, gostava de saber porque não dá lucro.

Ainda não li o relatório, mas parece-me provável que tenha a ver custos com infraestrutura para suportar o crescimento da empresa. Isto é, comprar armazéns, expandir capacidade de produção, comprar lojas, etc. Os custos de entrar num mercado totalmente novo (Báltico) devem ser bastante elevados.

De qualquer forma, sempre me pareceu uma má compra. Existe de facto uma tendência de crescimento no mercado Pet, mas o preço pago foi muito elevado face ao nível de receitas da empresa e níveis de crescimento apresentados até aqui. Para além de que não existem grandes sinergias, a Sonae não acrescenta nada à empresa (gestão manteve-se) e será (mais) uma área bastante sensível ao ciclo económico.

Registado: 29/3/2022 14:04

por SalvaFP » 3/8/2025 16:46

sinceramente acho que a Sonae tinha melhores investimentos para tanto cash... mas valia comprar esse dinheiro em acoes da Nvidia e deixar ficar !!

por CarlosAP » 3/8/2025 11:47

PXYC Escreveu:
Youmeu Escreveu:
yaya Escreveu:Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.

o relatório da Musti é bastante opaco a explicar o motivo da perda. mais para o final apresenta resultados por país (Finland, Norway, Sweden, Baltic), geralmente positivos, e um último segmento genérico a que chama "Group Functions" e onde finalmente encontramos valores negativos.
não se percebe realmente quais são estes custos, mas percebe-se que a administração tem vontade zero para explicar - o pdf nem permite copiar texto, deixo aqui o print screen.

eu acho que o mercado de Pets é muito interessante, gostava de saber porque não dá lucro.

as "group functions" incluem tipicamente os custos da estrutura central, custos financeiros e outros que não podem ser alocados aos diferentes segmentos. é algo bastante comum.

Registado: 31/10/2013 10:19

por PXYC » 2/8/2025 21:54

Youmeu Escreveu:

Registado: 13/10/2014 16:44

por Goya777 » 31/7/2025 12:32

Sim, penso que para isso "basta" replicarem o 2H do ano passado. Lá continuará o dividendo a crescer de forma sustentada.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Cem pt, cisne3, iniciado1, macau5m, Mymous, Opcard, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, rg7803, trilhos2006 e 56 visitantes