Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estratégia de dividendos pra vida faz sentido

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Estratégia de dividendos pra vida faz sentido

por escolástico » 4/6/2025 19:55

Goya777 Escreveu:
traderh Escreveu:Gostava de ouvir a vossa opinião relativamente ao seguinte racional.
Pretendo criar uma carteira de dividendos para o futuro.

O objectivo é comprar acções que ofereçam um dividendo acima de 5% com alguns anos de histórico.

Agora a minha dúvida é a seguinte comprei acções imaginemos a 10€ o dividendo estava a 6% dividendo 0,60€

Agora na data de distribuição do dividendo a acção esta a cotar a 9€.

Não faz mais sentido eu vender as ações no dia anterior ao dia do ex-dividendo e voltar a comprá-las a 8,40€ mais coisa menos coisa no dia do ex-dividendo.

Ficando assim com o dividendo a 7,1%

Para mim a DY é sempre do teu preço de compra. Se compras a 10 e vendes a 9 aí perdeste €1...

E assumir que no ex-div corrige a totalidade do dividendo nao é garantido. Pode corrigir mais ou corrigir menos

Estou a pensar na tua estratégia: compras a 10, vendes no dia anterior ao ex-dividend e compras no dia do ex-dividend a 8,40. É isso, certo?

Então vamos lá por partes:
    Vais ter uma menos-valia de 1 euro, isso é certinho. Pode ser interessante se tiveres realizado mais-valias.
    Não vais receber dividendos de 60 cêntimos. Logo não vais ter de pagar 28% de IRS sobre dividendos (que não recebeste).
    Podes não conseguir recomprar a 8,60. (Hoje, a Ageas estava em ex-dividend (vai pagar 2 euros) e consegui comprar a menos 2 euros do que a cotação de fecho de ontem. Mas no dia de ex-dividend do BNP, não consegui comprar a menos 4,79, que foi o valor de dividendo que pagou.)
    Agora, imaginando que consegues comprar a 8,40. Podes comprar mais ações do que aquelas que vendeste. Comprar mais 7% não me parece desprezável. Se tiveres vendido 100 ações podes recomprar 107.

Na minha perspetiva, a tua estratégia, no longo prazo, é capaz de não ser totalmente descabida.
Mas assim de repente, parece interessante. Principalmente pelo facto de poderes recomprar mais ações, num valor maior equivalente ao dividendo bruto pago pela empresa.
Tenho de pensar melhor nesta tua estratégia...

Registado: 11/12/2007 22:47

por Goya777 » 4/6/2025 14:47

traderh Escreveu:
Goya777 Escreveu:
traderh Escreveu:Certo mas não precisei pagar 28% de irs. E no limite ainda posso evitar imposto em outras mais valias que tenha nos 5 anos seguintes.
De outros investimentos mais especulativos.

Nos dividendos pagas 28% em metade do dividendo. EMbora agora duvide se tens de englobar os rendimentos para ter essa vantagem.

Se recompraste a 8.40, imaginando que vendes a posiçao qunado chega a 10, vais sempre pagar imposto. nao no dividendo mas na mais valia

Mas a minha estrategia nao envolveria vender as posições com mais valias mas apenas as que tem menos valias para recomprar mais baratas no dia do ex dividendo.

Ficando assim o meu DY mais baixo do que tinha.

So venderia posicoes com mais valias caso o DY ficasse abaixo dos 3% e nesse caso só tendo uma outra oportunidade de ir buscar outra accao com um DY acima dos 5%

Mas o teu DY nao fica mais baixo. Porque o capital inicial investido é o que é. Ou quando compras a 10 e vendes a 9 para recomprar a 8.40 borrifas na perda de €1?

Para alem do mais insisto, ha acçoes que nao descontam o dividendo todo no dia de ex-div. As tantas no teu exemplo recompras a 8.70 e perdeste o dividendo de 0.60

Registado: 17/7/2014 22:33

por traderh » 4/6/2025 14:27

Goya777 Escreveu:
traderh Escreveu:Certo mas não precisei pagar 28% de irs. E no limite ainda posso evitar imposto em outras mais valias que tenha nos 5 anos seguintes.

Nos dividendos pagas 28% em metade do dividendo. EMbora agora duvide se tens de englobar os rendimentos para ter essa vantagem.

Se recompraste a 8.40, imaginando que vendes a posiçao qunado chega a 10, vais sempre pagar imposto. nao no dividendo mas na mais valia

Mas a minha estrategia nao envolveria vender as posições com mais valias mas apenas as que tem menos valias para recomprar mais baratas no dia do ex dividendo.

Ficando assim o meu DY mais baixo do que tinha.

So venderia posicoes com mais valias caso o DY ficasse abaixo dos 3% e nesse caso só tendo uma outra oportunidade de ir buscar outra accao com um DY acima dos 5%

Registado: 10/6/2014 9:24

por tami » 3/6/2025 19:28

Goya777 Escreveu:

Sim, tem que englobar para recuperar 50% do imposto retido - e tem que ser um banco nacional.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Goya777 » 3/6/2025 17:43

por Ferreiratrade » 3/6/2025 15:32

Estrategia de dividendos para a vida é uma estratégia de buy and hold. E a maioria não tem estomago nem paciencia para isso... e não não é a mesma coisa vender ações ou receber dividendos. Quem é contra os dividendos não entende a diferença.

Registado: 4/11/2019 21:29

por tami » 3/6/2025 15:21

Se não venderes também não pagas irs, e se as mantiveres alguns anos ainda consegues alguns benefícios fiscais no momento da venda. Na minha visão, uma "estratégia de dividendos para a vida" não envolve esse tipo de trading.

Registado: 28/12/2015 16:15

por traderh » 3/6/2025 15:12

Certo mas não precisei pagar 28% de irs. E no limite ainda posso evitar imposto em outras mais valias que tenha nos 5 anos seguintes.

por Goya777 » 3/6/2025 15:06

traderh Escreveu:Gostava de ouvir a vossa opinião relativamente ao seguinte racional.

O objectivo é comprar acções que ofereçam um dividendo acima de 5% com alguns anos de histórico.

Agora a minha dúvida é a seguinte comprei acções imaginemos a 10€ o dividendo estava a 6% dividendo 0,60€

Não faz mais sentido eu vender as ações no dia anterior ao dia do ex-dividendo e voltar a comprá-las a 8,40€ mais coisa menos coisa no dia do ex-dividendo.

Para mim a DY é sempre do teu preço de compra. Se compras a 10 e vendes a 9 aí perdeste €1...

E assumir que no ex-div corrige a totalidade do dividendo nao é garantido. Pode corrigir mais ou corrigir menos

Estratégia de dividendos pra vida faz sentido

por traderh » 3/6/2025 14:15

Gostava de ouvir a vossa opinião relativamente ao seguinte racional.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, Pedromoreiraaaa, PMP69, rg7803 e 66 visitantes